Família Santos Moreira - Baía

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Família Santos Moreira - Baía

#25304 | aburma | 13 août 2002 16:30

Gostaria de pedir a ajuda dos nossos amáveis confrades do Brasil, para obter informações sobre esta família, abastada proprietária no estado da Baía no século XIX.
Obrigado
aburma

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25314 | aeiou2 | 14 août 2002 08:47 | In reply to: #25304

Caro Alexandre
Há um site brasileiro,dicionariodasfamilias que foi divulgado aqui no GP e que talvez lhe traga alguma novidade.
Beijinhos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25322 | aburma | 14 août 2002 15:12 | In reply to: #25314

Maria,
Obrigado. Vou procurar, para além das pesquisas 'Mormónicas'.
Beijinhos
Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25393 | doria_gen | 18 août 2002 13:42 | In reply to: #25304

Bom dia, Alexandre.

Desculpe a demora na resposta. Na Bahia, que eu saiba, existiram duas famílias de nome Moreira:

1 - Moreiras do Socorro. Descendem de Martim Afonso Moreira, chegado a Salvador em 1567, n. em Setúbal c. 1550, filho de Antonio Moreira, dado como dos de Basto - identifico-o ao Antonio filho de André Moreira.

O nome Moreira desaparece, na descendência pelo meio do século XVII - mas em várias linhas agnáticas sugem Martins Afonsos, até o século XIX.

2 - Moreira de Pinho. Família do historiador Wanderley Pinho. O mais antigo vem de Portugal no século XVIII e logo seus descendentes se estabelecem como senhores de engenhos.

Sobre seus Santos Moreira, sugeriria uma busca no Arquivo Público do Estado da Bahia, à Quinta do Tanque, em Salvador, um dos melhores arquivos brasileiros.

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25428 | aburma | 18 août 2002 23:14 | In reply to: #25393

Caro Amigo,
Não tem nada que pedir desculpa. Seguirei o seu conselho. Os dados de que disponho são escassos: meu bisavô, Eduardo de Sousa Santos Moreira, genro do explorador Serpa Pinto, nasceu na freguesia de Conceição da Praia, Salvador, a 15.4.1865 e faleceu em Lisboa a 18.4.1935. Era filho de Francisco de Sousa Santos Moreira + 11.8.1877 e de Andrelina Gomes dos Santos + em Lisboa a 26.12.1906. Ele terá nascido em Portugal e ela no Brasil. Sei que possuíam vastas fazendas na Baía. O arquivo que me indica pode ser contactado por email? Se sim, agradecia o contacto.
Grande abraço
Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25441 | doria_gen | 19 août 2002 10:38 | In reply to: #25428

Alexandre,

Se eram proprietários, e se alguém faleceu na Bahia, no Recôncavo, o inventário há de estar no APEBA. Não têm e-mail; o melhor contacto é por telefone (que v. pode pedir a Informações, internacional). Ou através de correspondência comum, com o endereço:

Arquivo Público do Estado da Bahia,

Quinta do Tanque,

Salvador Bahia.

(Cito de memória; esse endereço funcionou comigo uma vez. Mas vou ver se consigo mais detalhes.)

Forte abraço, Francisco Antonio Doria

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25492 | ítalo | 20 août 2002 13:34 | In reply to: #25393

Caro Francisco Doria, terá você alguma informação sobre uma grande família Moreira da Zona da Mata de Minas Gerais? Já procurei no Dicionário de Famílias Brasileiras mas nada encontrei. Agradeço-lhe de toda forma.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25528 | doria_gen | 21 août 2002 10:59 | In reply to: #25492

Essa família é de quando? Parte do verbete Moreira, no dic. do Barata/Bueno, veio de informações que passei ao Barata, sobre os da Bahia, provavelmente os mais antigos fixados aqui.

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25542 | ítalo | 21 août 2002 15:17 | In reply to: #25528

Caro Francisco, infelizmente não tenho muitas informações sobre essa família mas posso lhe garantir que está em Minas há pelo menos mais de cem anos. Não sei se a informação ajuda mas a ela pertence o jornalista Cid Moreira (e também minha noiva, daí meu interesse) e se concentra principalmente na região ao redor de Viçosa-MG (Guaraciaba, Ponte Nova, Ubá etc.). Ao consultar o Dicionário realmente imaginei que o senhor teria sido o "informante" sobre a família Moreira da Bahia, por isso resolvi interpelar-lhe. De toda forma agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Reply

Direct link:

RE: Família Santos Moreira - Baía

#25546 | doria_gen | 21 août 2002 17:41 | In reply to: #25542

Italo,

Entra em contacto comigo em pvt, que te dou alguma orientação, ao menos um começo.

doria_gen@yahoo.com.br

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 02:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen