Família Roda

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Roda

#25337 | gonçalo calheiros | 15 août 2002 12:36

Tem aparecido esporédicamente o apelido Roda em alguns indivíduos transmontanos,SécXVII/XVIII.Não consta tal apelido na Base de Dados-o que julgo dever-se a não ser hoje utilizado.Costuma aparecer com apartícula DA(Roda) o que leva a supor ser um topónimo.No entanto também não encontro nenhum local chamado Roda,em Trás-os Montes ou perto.Alguém saberá alguma coisa sobre estes da Roda ,suas origens etc.Aparecem ligados aos apelidos Teixeira,Araújo e Menezes,prlo menos.
Cumprimentos.
GBandeira Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#25402 | Rodarte | 18 août 2002 15:43 | In reply to: #25337

Pode ser um comentário tolo de minha parte, mas vou arriscar assim mesmo: não seria referência a um enjeitado ("da Roda" referindo-se à Roda dos Expostos)?

Com meus cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#25813 | gonçalo calheiros | 01 sept. 2002 10:00 | In reply to: #25402

Não creio,e pelo seguinte:
O ser-se exposto na roda não seria ,mesmo nesses tempos,motivo de orgulho e até suponho que se tentaria ocultar.Ora nestes casos que citei conhecem-se filhos a usar o mesmo apelido e ainda conjugações do tipo-de Araújo da Roda e -da Roda e Menezes.Suponha que deva ser outra coisa.DE qualquer modo obrigado.
G.Bandeira Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26002 | vbriteiros | 04 sept. 2002 17:29 | In reply to: #25813

Caro Gonçalo Calheiros
Antes de tudo espero que experimente já francas melhoras. Espero numa próxima oportunidade em Tondela ter a honra e o prazer de o conhecer.
A propósito do apelido Roda, consegui encontrar numa lista de alunos do Liceu de Braga um aluna com os apelidos Silva Rodas (cerca de 1959) portanto é provável que exista naquela cidade alguém com esse nome.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26040 | gonçalo calheiros | 05 sept. 2002 09:24 | In reply to: #26002

Caro Vasco
Obrigado.Creio que isto vai bem encaminhado.Quanto aos Roda,julgo será um topónimo.Só que ainda não descobri de onde.Precisava de contactar o seu cunhado,pois julgo saber que ele anda a estudar o Luis Magalhães e sei quem tem imensa correspondência dele e não se importa que seja consultada.
Um ABRAÇO
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26041 | jpcmt | 05 sept. 2002 10:03 | In reply to: #26040

Caro Gonçalo Calheiros:
Também eu fiquei intrigado com o possível topónimo. Embora inconsistente com o que diz
(Trás-os-Montes, etc.) lembrei-me se poderá estar na origem deste nome qualquer ligação com o Morgado da Roda (ou Rhoda) na Ponte da Barca.
Como provávelmente sabe, uma filha de Miguel da Costa Pereira Calheiros, Maria Pimenta da Costa Bernardes, casou com João Soares da Costa, 2º Morgado da Roda. O Morgado esteve na posse dos seus descendentes (entre os quais me incluo- meu 4º avô Gaspar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, ainda foi senhor do Morgado) e depois continuou no ramo Ferreri de Gusmão, que, segundo julgo, ainda hoje o possue, estando a casa dedicada a turismo de habitação.

Não encontro nenhum ramo que tivesse adoptado o apelido "da Roda", mas admito a hipótese de o haver (bastardo?)

Estarei assim atento ao que descobrir.
Cumprimentos,
J. de Castro e mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26048 | vbriteiros | 05 sept. 2002 12:02 | In reply to: #26040

Caro Gonçalo
Ainda bem que vai melhor. Sei bem o que me custou recompor da minha clavícula há dois anos, mas tudo já passou.
Efectivamente o Zé estuda o Luis de Magalhães e inclusivé publica uns cadernos sobre isso. Até o levei ao Mosteiro para o apresentar lá, porque meus contra-primos pelos Sottomayor.
O Zé mora agora no Porto e vou dar-lhe o telem. para o seu e-mail. Creio que estes dias estará em Lx . mas voltará no fim de semana.
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26088 | aburma | 05 sept. 2002 23:48 | In reply to: #25813

Caro Gonçalo,

Espero que não esteja a escrever com o cotovelo, pois isso pode prejudicar a sua recuperação:)
Quanto aos Roda, e pegando na informação do nosso confrade JCM Trovisqueira, o Canaes refere realmente uma Casa da Roda em Braga, e no índice das árvores refere António Luís da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, que pelo nome poderia ser irmão ou pai do tetravô do JCMT. No entanto, indo à própria árvore (tomo II, pág.218), os nomes de pessoas e casas são completamente diferentes, ou então sou eu que não percebo patavina do Canaes!.

Um abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26097 | jpcmt | 06 sept. 2002 11:32 | In reply to: #26088

Caro Alexandre Burmester:
Já agora, clarifico a genealogia dos Morgados da Roda:
1-(Miguel da Costa Pereira Calheiros)
2- D. Maria Pimenta da Costa Bernardes c.c. João Soares da Costa, 2º Morg. da Roda.
3-D. isabel da Costa Pereira, 3ª Morg.da Roda, c.c. Lic. Manuel de Gouveia Figueiredo, FCCR.
4- Luís Manuel da Costa Pereira,FCR, 4º morg da Roda c.c. D. Josefa Antónia de Abreu Soares
5- Rodrigo António da Costa Pereira, FCR, 5º morg.da Roda, c.c. D. Inácia Rosa de Vilhena Coutinho
6-Gaspar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, FCCR, 7º Morgado da Roda, c. 2ª vez c. Clara Barreto.
7. António Luís da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, FCCR, c.c. D. Doroteia de Noronha Meneses Portugal.
8. D. Guiomar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho c.c. Duarte Guilherme Ferreri de Gusmão.
8. Adriano de Vilhena Coutinho Ferreri de Gusmão c.c. D. Joaquina Pimenta
etc.

Eu descendo do 3º casamento de Gaspar (nº 6, acima)e tenho muitos mais elementos sobre estes meus antepassados, que poderei dispensar a quem estiver interessado. Estão também resumidos no meu site "A Família Costa Pereira de Vilhena Coutinho".
O Morgado da Roda é em Bravães, Ponte da Barca
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26098 | gonçalo calheiros | 06 sept. 2002 11:42 | In reply to: #26097

Meus Caros
Estou efectivamente a escrever só com a mão direita-experimentem tentar as maíusculas e o 2ºteclado só com uma mão e verão que é geitoso.
quanto ao morgado da Roda tenho algumas dúvidas-os apelidos que me aparecem relacionados são outros-Menezes e Teixeira-deve ser outra coisa.
Cumprimentos
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26102 | aburma | 06 sept. 2002 12:25 | In reply to: #26098

Caro Gonçalo,

Aquando da minha recente fractura da clavícula esquerda tive a mesma experiência: escrever só com a mão direita no teclado. Verdadeiramente frustrante. Parecia um principiamte das antigas escolas de dactilografia!

Um abraço e as melhoras

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#26112 | amtf | 06 sept. 2002 13:18 | In reply to: #26097

Caro João,

Há coincidências curiosas, no livro que lhe referi por mail, há pouco, vem o seguinte acerca de Gaspar José da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, meu 6º Avô pelo seu primeiro casamento com D. Maria Casimira Lúcia do Carmo Roby Soutomaior:

“Gaspar José da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, FCR, COXtº, Alcaide-mor de Ervededo, Bacharel formado em Leis pela UC. Proprietário do Ofício de Escrivão da Câmara Eclesiástica de Braga, 6º (?) Morgado da Roda, na freguesia de Salvador de Bravães, têrmo da Barca. 4º Administrador do Vínculo de S. José, nos Arcos de Valdevez, Senhor da Casa do Terreiro, na mesma Vila, da do Campo da Vinha e do Paço de Palmeira (Braga)”

Tenho, assim, o maior interesse na sua ascendência. Dos endereços que me enviou há tempo houve um que não consegui abrir (o que tem sua ascendência pela Avó Materna) será aqui que devo procurar?

Um abraço do,

António Maria

Reply

Direct link:

RE: Costas Pereiras de Vilhena Coutinho

#26115 | jpcmt | 06 sept. 2002 13:45 | In reply to: #26112

Caro António Maria:
Somos, portanto, parentes próximos!
Já tinha respondido ao seu mail quando vi este posting.
Vou mandar um interessante trabalho de meu avô materno, anotado por mim, para o seu mailbox.
Grande abraço, João

Reply

Direct link:

RE: Costas Pereiras de Vilhena Coutinho

#26117 | jpcmt | 06 sept. 2002 14:49 | In reply to: #26112

Caro António Maria:
Gralha minha: Gaspar da Costa foi, de facto, o 6º, e não o 7º, morgado.
O 7º foi Rodrigo António Pinto Roby Pacheco da Costa Pereira, fº de sua 6ª avó, s.s.g.
Sucedeu no morgado da Roda o seu meio-irmão António Luís (na nota anterior)
João

Reply

Direct link:

RE: Costas Pereiras de Vilhena Coutinho

#26120 | amtf | 06 sept. 2002 15:15 | In reply to: #26117

Caro João,

Muito me honra sabermo-nos parentes!

Desta vez consegui abrir a sua Página, a qual, como as outras que enviou, é interessantíssima e tem informações que muito me auxiliam.
Obrigado por toda a ajuda que me tem dado.

Um grande abraço

António Maria

Reply

Direct link:

Arcos de Valdevez

#211602 | joaoggralves2 | 25 oct. 2008 20:20 | In reply to: #26097

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,

Estou interessado em algumas informações sobre a família Vilhena Coutinho, nomeadamente em relação a bens imóveis em Arcos de Valdevez. São pormenores aos quais talvez não me saiba responder, mas de qualquer forma questionarei.

A minha avó materna, juntamente com um irmão, é actualmente a proprietária da quinta e capela de S. José, localizadas na vila de Arcos de Valdevez. Esta quinta é, na verdade, uma porção do antigo vínculo que pertenceu ao seu tetra-avô Gaspar. Pergunto se saberá mais sobre esta quinta e, em especial, sobre a dita capela.

Sei também que a casa do Terreiro pertenceu a esta família. Sabe por acaso, apenas para satisfação da minha curiosidade pessoal, porque foi vendida?

Com os melhores cumprimentos,
João Rodrigues Alves

Reply

Direct link:

RE: Arcos de Valdevez

#211646 | jpcmt | 26 oct. 2008 10:20 | In reply to: #211602

Caro João Rodrigues Alves:

Infelizmente não tenho informações sobre os imóveis que refere. Sei apenas a quem pertenceram, através das notas genealógicas de meu tio-avô Dr. Gaspar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho. Desconheço também o destino que teve o arquivo deste meu ramo materno. Talvez esteja na Casa do Ameal, em Meadela, Viana do Castelo.
Após a morte de Gaspar da Costa (+1820) , dois de seus filhos (meio-irmãos) disputaram os bens da herança, e os imóveis firam divididos entre ambos.

Fico ao seu dispor.

Melhores cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#268460 | Mafi | 12 janv. 2011 16:48 | In reply to: #25337

Eu sou neta/bisneta de pessoas que moram no lugar da roda e costumo ir lá várias vezes. Ponte Da Barca-Bravães. É pena não aparecer no mapa o lugar da roda.

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#268462 | Mafi | 12 janv. 2011 16:56 | In reply to: #26002

É normal que haja alguém com esse apelido em Braga ou no Liceu de Braga porque há lá uma família Silva. E são de Ponte da Barca-Bravães e foram para Braga trabalhar mas passamos quase todos os dia na aldeia. Acho que devem estar a falar com a própria ou com a própria família.

Reply

Direct link:

RE: Família Roda

#268479 | vbriteiros | 12 janv. 2011 19:08 | In reply to: #268462

Chamava-se Cecília da Silva Rodas, nº 5 do 2º A

Reply

Direct link:

Família Roda

#391083 | Marcio P Couto | 15 avril 2018 02:36 | In reply to: #25337

Boa noite, srs e sras.
Gostaria de saber se alguém saberia responder se existe mais de um "morgado da roda". Pois um ancestral meu João do Couto do Amaral, da freguesia de mesquitela, concelho de mangualde, aparece no geneall como senhor do morgado da roda. Sei q existe em mangualde um lugar com o nome de Roda, mas não consigo encontrar nada sobre a existência desse morgado.

Reply

Direct link:

Família Roda

#391143 | FFigueiredo | 16 avril 2018 17:23 | In reply to: #25337

Existe uma casa da Roda na aldeia de Servos, concelho de Montalegre. Pertenceu, ao que parece, a uma família com esse apelido e depois foi adquirida por familiares meus.
Francisco Figueiredo

Reply

Direct link:

Família Roda

#412277 | Henrique de Portugal | 13 févr. 2019 01:17 | In reply to: #391083

O Morgado da Roda de Ponte da Barca nada tem relacionado com o que procura.
Este foi instituído ainda na dinastia filipina.
O registo do Morgado e a sua Capela no Mosteiro de Bravães foram instituídos na segunda metade do século XVII. Teve Morgados ilustres como o Dr.Manuel Gouvêa de Figueiredo, Rodrigo António da Costa Pereira de Gouvêa, cunhado do 1° Marquês de Soydos, Gaspar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, homem de grande confiança do Marquês de Pombal e seu afilhado, Dr. António Luís da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, casado com D.Dorotea de Noronha e Meneses de Mesquita e Mello de Portugal, descendente dos marqueses de Vila Real e dos Condes da Vidigueira. A última Morgada até a extinção da lei dos morgadios foi D.Guiomar da Costa Pereira de Vilhena Coutinho, casada com Duarte Guilherme Ferreri de Gusmão, Barão de São Martinho de Dume, de Braga. O seu pai, 2° Barão de São Martinho, tem o famoso Largo em seu nome mesmo no centro da cidade onde fica a Brasileira.
Creio que o Morgado da Roda seguiu com o filho varão Adriano de Vilhena Coutinho Ferreri de Gusmão, Morgado da Roda e Barão de São Martinho de Dume. A Casa da Roda creio estar hoje no seu descendente directo, o escritor e poeta Jaime Ferreri. Pelo menos é o que indicam os livros dos seus primos Villas Boas, Pintos Bastos e Livro de Oiro da Nobreza, mais os Anuários. Creio que seja o único Morgado da Roda em Portugal. Eu próprio sou de um ramo dos Noronha, ainda primo afastado da mãe da última Morgada da Roda.

Deus guarde.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 mai 2024, 23:47

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen