Briteiros
This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Títulos
Briteiros
Especialmente para o nosso confrade Vasco Briteiros e para o meu primo Magalp, encontrei na ascendência de Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes, * 1830, Senhor da Casa do Poço, Lamego,um D. Gonçalo Anes de Briteiros, * c. 1300, + a. 1323, cc Sancha Perez de Guzman (suspeito nome!), e cuja filha, Maria de Berredo cc Rui Vasques Pereira, Senhor de Paiva e Baltar, filho de Vasco Pererira, Conde Trastâmara. Estará assim entroncado com a ascendência do Poço o nosso Vasco Briteiros, a quem, se me dá licença, passarei a tratar por Con de Trastâmara.
Cumpts
Trâstamara Briteiros
Direct link:
RE: Briteiros
Caríssimo y mui estimado primo bis-Vis
Bem me queria parecer...
O Manelzinho já suspeitava igualmente, desde o 1º dia!
Confirma-se assim q. somos todos parentes mais ou menos próximos na nossa távola vínica-gastronómica/heráldica e genealógica - com ice tea de mistura...
Hoje já devo pernoitar em m/ casa por 2 a 3 horas!!!
Abraços, e cmptos. da tua prima Catharina Burmester, aqui ao pé de mim.
MMM
Direct link:
RE: Briteiros
Caríssimo Primo e Co-Taveleiro,
Devo acrescentar que a informação pode ser procurada em Gayo, nos títulos de Briteiros e Pereiras.
Folgo muito em saber que estás voltando a penates, e espero ardentemente a hora em que te reconectarás, pois tem sido sentida a tua falta aqui no Forum!
Retribuo os cumprimentos à minha prima Kathy, filha do eminente investigador da genealogia das famílias Burmester e Katzenstein, Óscar Burmester, a quem, por intermédio dela, também mando um forte abraço.
Mais abraços
AAB
Direct link:
RE: Briteiros
Ilustrissimo Trastâmara e Eminentissimo Purpurado de Mesão-frio Y Lobão da Beira.
Vergado ao peso de tantas Dignidades outorgadas(até já me dói novamente a clavícula acidentada)custosamente vou teclando estas linhas para agradecer tamanhas Mercês.
Me gusto mucho la Abuela Sancha que seguramente no olvidare.
Vou fazer mais incursões no ADB par ver se encurto os cinco séculos de distância entre o meu avoengo José Maria Briteiros e o D. Gonçalito Anes de Briteiros... e depois caio no Poço. E eu a julgar que era só vizinho do Poço, mas das Patas, pela minha 5ª Avó Teresa Ermelinda , proprietária em Mijavelhas!!!
Saludos cordiales
Vasco Briteiros y Perez
Direct link:
RE: Briteiros
Manel
Só agora me lembro que o nosso ilustre bis-Vis não se deleitou com aquele inesquecível "Tinto do Primo Miguel". Ai! que ainda me lembro do paladar! Que veludo! Quaquer dia descrevo-o no Wine Exp.
A propósito deste encontro , por favor verifica se o livro do Sá Machado sobre os Postais de Tondela , está em ordem. O meu exemplar não tinha postal algum, mas já mo trocaram
Um abraço
Vasco
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Vasco de Trastâmara,
Não me deleitei com o "Tinto do Primo Miguel" mas o Ice Tea era de excelente colheita. Em Castro Daire a GNR mandou-me parar e soprar para o balão. Não calculam o prazer que me deu fazê-lo, tendo-me feito rogado,de modo a levantar nos gendarmes a suspeita de que ali havia gato. Perguntei-lhes inclusive se o Ice Tea acusava alguma coisa, mas eles não acharam grande piada!
Prossigo as buscas sobre "Briteiros" e "Pereiras": o já citado Vasco Pereira, conde de Trastâmara, cujo filho era genro de D. Gonçalo Anes de Briteiros, era 5º avô de Nun'Álvares.
Abraços
Pereira Briteiros
Direct link:
RE: Briteiros
Alexandre,
Descendo de D. Vasco Pereira, conde de Trastâmara: se lhe puder ser útil!?
Renovadíssimo abraço
Artur
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Artur,
Regozijo-me por termos encontrado este antepassado comum, embora esteja certo que os encontraremos mais recentes.. Aproveito a sua oferta, especialmente em termos biográficos (a ascendência creio que estará no Gayo).
Grande abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Alexandre,
Vou procurar bibliografia sobre os Briteiros: enviar-lhe-ei depois as informações.
Grande abraço
Artur
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Alexandre Burmester e demais interessados
Para este assunto de Pereiras, Briteiros e demais linhagens medievas, recomendo vivamente as “Linhagens Medievais Portuguesas” de José Augusto Pizarro (aqui nas Fontes em LMP).
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Vasco Jácome,
Obrigado pela sugestão. Proponho-o para membro da Ordem da Távola de Lobão da Beira (não estou a entrar consigo, os membros desta distinta associação filantrópico-gastronómico-genealógica sabem do que estou a falar e com certeza que o aceitarão por aplauso).
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Alexandre
Lamento só agora responder-lhe, mas tive, hoje, um funeral!
O Vasco jácome tem razão: as L.M.P. são uma boa fonte: Briteiros-Sousa (vol. II, págs. 153-185; Trastâmara, "Pereira" (vol. II, págs. 283-309). O vol. III é interessante porque tem várias árvores genealógicas.
Espero dar-lhe mais informações.
Um abraço
Artur João
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Alexandre Burmester
Realmente não sei do que está a falar, mas desde agradeço essa distinção que me deixa muito honrado!
Se tem alguma coisa a ver com o apelido Lobão, aproveito para dizer que também tenho um antepassado desse nome e até já me referi a ele aqui no Fórum, há quase 2 anos, no tópico Família LOBÃO - Muxagata - Vila Nova de Foz Côa, (http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=694#lista)
Parece é que era de Trás-os-Montes e não da Beira.
Mais uma vez com os meus agradecimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Vasco,
Autorizo o GP a fornecer-lhe o meu endereço de email para melhor o poder esclarecer sobre a tal distintíssima tertúlia, ou, em alternativa, forneça-me o seu.
Não tenho conhecimento, à primeira vista, de ascendentes de nome Lobão, mas nunca se sabe!
O nome da tertúlia deriva da localidade beirã de Lobão da Beira, concelho de Tondela (ver mais informações no tópico "Morgadio de Tonda").
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Briteiros
Caro Vasco:
Muito contente fiquei com a sua proposta para membro da Tertúlia de Lobão.Não me tinha apercebido que tem na sua ascendência Lobões-um texto do Francisco Serpa Brandão é que me alertou para o facto.Acontece que tenho andado em buscas sobre esta família-que efectivamente é transmontana.É um apelido de pesquisa muito difícil,porque-aliás como é comum em transmontanos-aparece numa geração,desaparece na seguinte,volta a aperecer duas após...De qualquer modo é da região de Moncorvo(origem)sendo que o meu ramo é de VILARES,Torre de D.Chama.Estou numa fase de recolha de dados,para os quais têm contribuido o Eng Morais Sarmento(genelogias transmontanas),o Dr Luis Filipe Campos,de Bragança,e D.Conceição Lobão Mascarenhas,dos mesmos Lobões.Como julgo teres o meu email, se quiseres contacta-me
Abraços-e um especial para o Pai do
Gonçalo
Direct link:
RE: Briteiros
Vasco
Está tudo na devida ordem e muito completo. Há vários candidatos para verem as preciosidades que nos conseguiste!
Cá para mim, a figadeira e os altos valores da gama GT, foram uma desculpa do Alexandre para não ter maus encontros com a BT. Vai daí escudou-se com as latinhas de Ice Tea!
Estou a re-inaugurar o PC recem desempacotado!
Já tinha saudades...
Abraços
Manel
Direct link:
RE: Briteiros
Eminência Púrpura,
Então agora esse regresso está consumado? Ainda bem que o teu PC já está desempacotado. Não te falta aqui pelo Forum matéria para o exercitares e fazeres jorrar um pouco da tua luz sobre sobre as trevas persistentes.
Retomando um assunto genealógico antigo: chegaste a conseguir entroncar os Cirnes com a Casa do Poço, anteriormente ao casamento do meu trisavô e teu tio-bisavô, Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes com a minha trisavó Maria da Purificação, do Poço das Patas?
Aguardo notícias
Alexandre
PS Nem GT, nem figadeira, de nada disso já me queixo! As virtudes do Ice Tea!
Direct link:
VALES e LOUREIROS, da zona de Tondela
Caro Vasco Briteiros,
Disse-me a Senhora D. Maria (nickname aeiou2) que o Senhor tem elementos sobre estas Famílias:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=596947
Todas as informações e partilha de conhecimentos serão bem-vindas!
Obrigado.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: VALES e LOUREIROS, da zona de Tondela
Caro Luis GMG,
Segui o tópico que a Dr.ª Maria lhe indicou, mas lamento informá-lo que desconheço essa descendência Valle que é indicada. Todos os dados que possuo , sobre Valles de Tondela, estão nas respostas dadas nos tópicos aqui tratados.
Mais não sei.
Julgo que os Confrades Maurício Pereira Pinto,Dr João Almiro e João Paulo Bandeira terão mais informações do que eu, como se pode ver pelas intervenções nos diferentes tópicos.
Como não tenho acesso fácil ao AD de Viseu não me é possível desenvolver uma pesquisa por assentos de baptismo,matrimónio e óbito. como habitualmente faço.
Talvez 2010 me traga essa possibilidade.
De qualquer modo estou à sua disposição para alguma pergunta específica sobre este tema mas não anterior ao Sec XIX.
Pode dizer-me de que região me escreve?
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 nov. 2024, 03:32