Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Cargos

Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29116 | Vasco Jácome | 20 oct. 2002 00:21

Na bibliografia, normalmente dizem que o meu trisavô Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos (aqui em: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=40660) foi cavaleiro da Ordem de Vila Viçosa. Aliás, tal está escrito na legenda do seu retrato.

No entanto, o seu nome não consta na lista publicada por Francisco Belard da Fonseca na sua obra “A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa”, o que me deixa na dúvida.

Mas, quer num manuscrito que tenho, quer na pg. 149 de “Os Meus Costados”, de Francisco Carlos de Azeredo Pinto Melo e Leme, o facto é reafirmado e inclusivamente é avançada uma data de admissão na Ordem: Decreto de 19-12-1832, o que parece conferir autenticidade.

Será que alguém conhece algum registo oficial, ou publicação onde figurassem estas mercês, onde se pudesse confirmar se ele realmente foi membro da Ordem?

Não sei se o facto de ele ter sido um fervoroso e activo Miguelista, pode ter influência no modo como foi feito esse registo.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29117 | vbriteiros | 20 oct. 2002 00:31 | In reply to: #29116

Caro Vasco Jácome.
Pode consultar

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29118 | LCM | 20 oct. 2002 00:54 | In reply to: #29116

Caro Vasco,

Existe na Torre do Tombo, Ministério do Reino, um livro de registo dos agraciados com a Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição mas penso ter sido o que serviu de base ao trabalho de Bélard da Fonseca.

Abraço,
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29120 | vbriteiros | 20 oct. 2002 02:54 | In reply to: #29116

Caro Vasco Jácome
A minha mensagem de há pouco ficou incompleta.
Queria dizer que tentasse fazer a pergunta directamente à TT para os e-mails divcomarrobaiantt.pt ou dcarrobaiantt.pt
Tenho tido respostas rápidas.
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29153 | Vasco Jácome | 20 oct. 2002 18:43 | In reply to: #29118

Caro Lourenço

Pois aí é que me parece que está o problema! Eu ponho a hipótese é que dadas as circunstâncias da época, se calhar estamos perante uma concessão “miguelista”, eventualmente sem passar por todos os tramites que seriam normais em alturas mais pacíficas.

Também não excluo a possibilidade que esta admissão na Ordem tenha sido anunciada nalguma publicação da época, como terá acontecido com outro antepassado meu cuja atribuição da Real Efígie de D. Miguel e Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria terá sido anunciada na “Gazeta de Lisboa”.

Agradecendo a sua intervenção,
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29154 | Vasco Jácome | 20 oct. 2002 18:48 | In reply to: #29120

Caro Vasco Briteiros

Agradeço a sua indicação. Não sei é se os arquivos da TT serão a melhor solução, mas vou ver se tento.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29247 | Eduardo Albuquerque | 21 oct. 2002 23:13 | In reply to: #29154

Caro Vasco Jácome,

Em aditamento às mensagens anteriores, e para o caso de pessoalmente pretender investigar, o livro de Maria do Carmo Dias Farinha e de Anabela Azevedo e Jára,

“ MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS”,

Lisboa, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1997,

poderá ser um precioso auxiliar de pesquisa.

Nele encontrará todos os livros descritos, bem como catálogos e índices parciais actualmente existentes.

É óbvio que encontrará esta publicação na sala do catálogo...

Conferir, ademais,

Guia da Torre do Tombo, Mesa da Consciência e Ordens, do IANTT.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Registo de Cavaleiros de Vila Viçosa

#29290 | Vasco Jácome | 22 oct. 2002 20:26 | In reply to: #29247

Caro Eduardo Albuquerque

Agradeço-lhe essa indicação. Quando tiver oportunidade de passar pela TT, é mais um elemento a consultar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 juin 2024, 15:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen