Sebastião de Caldas
This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos
Sebastião de Caldas
Ex.mos Senhores
Aproveitando a oportunidade, coloco uma nova questão. Alguém me poderá ajudar a localizar a ascendência de SEBASTIÃO DE CALDAS, n.c. 1600, S. Salvador de Paderne (Melgaço), sacerdote em Badim. Teve, de MARIA SOARES, n. S. Lourenço do Prado (Melgaço), dois filhos (João de Caldas e Maria de Caldas (Soares).
Apenas sei que é antepassado dos "Pereira Caldas" (há um trabalho muito importante e infelizmente não publicado que recua até este Sebastião, em relação à Família "Pereira Caldas"). Provavelmente, será também antepassado dos "Castro Caldas".
Muito obrigado
Miguel Gorjão-Henriques
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Miguel Gorjão-Henriques:
Também ando em busca de dados sobre este P.e Sebastião de Caldas, que encontrei referido no assento de casamento de seu filho João de Caldas (em 1666, na freguesia de Ceivães, actual concelho de Monção) como vigário de Badim. Terá, porventura, obtido já informação sobre ele que possa fornecer-me? Ficava grato.
Cumprimentos
Marcos Sousa Guedes
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Revendo apontamentos sobre o P.e Sebastião de Caldas (e admitindo que possa interessar) encontro que o seu filho João de Caldas casou a 7 de Novembro de 1666, em Ceivães, com Luísa de Castro, filha de Pedro Gomes Vidrº (?) e de Luísa de Castro (já falecida então), moradores nessa freguesia. Testemunham o P.e Antonio de Castro, o P.e João Gonçalves Valexa (?) e Manoel Gonçalves, todos de Ceivães.
E deve ser filho deste (portanto neto do P.e Sebastião) o P.e Francisco Caldas de Araújo, que tem esta filiação na inquirição de genere (não consultada por mim) efectuada nesta freguesia de Ceivães a 27 de Janeiro de 1694 [ADBraga, Inquirições de genere, proc. 15012, pasta 638]. Dará esta inquirição informação sobre a identidade dos bisavós do habilitando, pais do P.e Sebastião?
Talvez isto seja ainda útil.
Cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caros Miguel e Marcos
O nosso confrade abivar enviou-me há algum tempo um obra por ele publicada com o título de "Erros em obras de carácter heráldico e genealógico" onde aparecem vários Caldas. Consta lá um Sebastião de Caldas legitimado por alvara regio a 2/9/1698 que casou em Badim (MOnção) a 23/8/1676.
Outro Sebastião, natural de paderne e vigário de S. Julião de Badim, desde 1647 / Maria Soares solteira de S. Lourenço do Prado, Melgaço.
Pelas vossas mensagens, pesquisam os paroquiais de Ceivães. Se por acaso se cruzarem com os seguintes casais (em maiuscula), agradecia informação:
Antónia Pereira c. 1711 filha de MANUEL PEREIRA DE ARAÚJO e CATARINA FERNANDES
Isabel Pereira de Puga f. 1658 e casou com João de Araújo e Castro filho de DOMINGOS VAZ DO REGO e MARIA DE CASTRO E AS, ele, filho de MANUEL PEREIRA e ANA DE SEIXAS
João Trancoso de Araújo c. 1673 filho de JOÃO TRANCOSO DE ULLOA e de MARIA DE ARAÚJO
COm os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Eduardo:
Vivendo emigrado em Lisboa, os paroquiais de Ceivães (e outros de Viana) são apenas tema de férias... Mas não me esquecerei. O nome é CASTRO E AS? E, já agora: dá-me uma pista para a obra que me indicou, se está publicada?
Melhores cumprimentos
Marcos Sousa Guedes
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Marcos
Que outros paroquiais de Monção pesquisa?
Sobre a obra do nosso confrade António Bivar aqui vão alguns dados:
Separata do Tomo VI - Jan-Dez /95
da
Revista Armas e Trofeus
Erros em obras de carácter heráldico e genealógico
por
António Manuel REis de Bivar Weinholtz
De momento, por razões de ordemprofissional, não tenho possibilidade de transcrever os dados que busca.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Eduardo:
Muito obrigado pelos dados, não sei se tenho esse tomo mas consigo encontrar. Este interesse por Monção vem-me de uma daquelas historias que, transmitidas familiarmente como "coisa certa" (embora imprecisa na transmissão) dificilmente poderão alguma vez vir a ser apoiadas em documentos: o meu quarto avô António Luiz Pereira seria filho bastardo ou natural de um dos Velho de Moscoso da Brejoeira. De modo que tive curiosidade em confirmar o que em muitos sitios se indica sobre as gerações da Brejoeira, mas que me apareceu não documentado, e às vezes contraditório. E fui parar a Ceivães precisamente por causa dos Pereira Caldas, desembocando no P.e Sebastião que vim aqui encontrar...
A mãe desse António Luiz Pereira era natural de Belas, mas, solteira, foi ter o filho a outra freguesia. Tinha um apelido que (se li bem os assentos) é frequente na região, embora desconhecido para mim: Borrajo.
De resto, os meus ramos Alto-Minhotos centram-se em Valença - elas, que eles vão sendo soldados que chegam das mais variadas partes :-)
Obrigado pela sua disponibilidade e os melhores cumprimentos.
Marcos Sousa Guedes
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Marcos
A Brejoeira é mata grossa... está no caminho certo. Vai ter a Badim, a S. João de Longos Vales, à Bela (e não Belas), enfim... parece que vai encontrar muitos parentes presentes no F.Gayo.
Quanto ao nome Borrajo, aparece sobretudo na freguesia de Troviscoso, Bela e S. João L Vales
Cumprimentos
Eduardo
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Eduardo:
Se me permite, hei-de voltar a recorrer a si quando regressar à "mata grossa" e aos Borrajos, que têm a vantagem comparativa de estar documentadinhos :-) Pois não lhe parece que mais vale um parente num documento que um (a)parente no F.Gayo?!
Bela, pois claro, e "Nossa Senhora a Bela" como diz o assento de baptismo desse meu avô "desmatado"... Devo estar já influenciado com Belas daqui. E a mãe dele era de Troviscoso, de facto.
Cumprimentos, e disponha sempre
Marcos
Direct link:
RE: Sebastião de Caldas
Caro Confrade (e provável parente):
O Padre Sebastião de Caldas é meu antepassado através dos filhos João de Caldas e Maria de Caldas; essa ascendência está aqui na base de dados do GP onde encontrará algumas respostas às suas dúvidas. Por exemplo, o sogro de João de Caldas era Pedro Gomes Villarinho, escrivão dos Orfãos de Valladares, cargo herdado por João de Caldas.
Terei muito gosto em mandar-lhe uma separata do artigo referido pelo Confrade Eduardo Domingues; o meu mail é:
abivar arroba sapo ponto pt
Tenho muitos dados acerca deste grupo familiar (Caldas, Pereiras Velhos de Moscoso, Villarinhos, Castro e Araújos de Ceivães, Marinhos Falcões, etc.), mas tenho ainda muitas mais dúvidas que talvez consigamos investigar conjugando esforços... A referência que faz á inquirição de genere do Padre Francisco de Caldas Araújo é para mim uma importante novidade que talvez traga algumas agradáveis surpresas. Há outro irmão também Padre, Manuel de Araújo Caldas (se não me engano), para além dos irmãos Leandro de Caldas Castro (meu antepassado, casado com Caetana Maria Sarmento, dando origem a um ramo de Pereira Caldas e ascendente por varonia do primeiro Conde de Silves), Pedro de Caldas Castro e Sousa (ascendente dos Moscosos da Brejoeira e, por aí, dos Pereira Caldas do Largo do Caldas de Lisboa) e José de Caldas Soares, Pai do Fidalgo de Cota de Armas João dos Santos Pereira Caldas (curiosamente o "Pereira" destes três ramos Pereira Caldas tem três origens próximas distintas).
Teria muito gosto em que me contactasse por e-mail para me indicar uma morada para onde lhe possa enviar a separata e para troca de informações.
Com os melhores cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 déc. 2024, 06:33