Cabido da Sé do Porto

This topic is classified in rooms: Património | Formação

Cabido da Sé do Porto

#31708 | loms | 06 déc. 2002 01:05

Caros confrades


Tendo encontrado um livro, publicado em 1982, onde se descrevem os "casais" pertencentes ao cabido da Sé do porto, começei a indagar a várias pessoas o que entendiam por "Cabido da Sé do Porto".
Não tendo, até à data, encontrado nenhuma resposta satisfatória, gostaria de ser colher as vossas opiniões no que se refere a este assunto.

Pedindo desde já desculpa pela minha ignorância.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Reply

Direct link:

RE: Cabido da Sé do Porto

#31709 | Genea Portugal | 06 déc. 2002 07:25 | In reply to: #31708

Luis Moura Serra,

O cabido, ou o capítulo, é conjunto dos cónegos de uma Sé. Trata-se de uma assembléia com regras e património próprio.

A gestão desse património foi frequentemente tratada com rigor e, em Portugal, vários arquivos distritais guardam os tombos do cabido da respectiva Sé, nos quais se podem encontrar elementos importantíssimos para a genealogia.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Reply

Direct link:

RE: Cabido da Sé do Porto

#31978 | loms | 11 déc. 2002 23:53 | In reply to: #31709

Ao Genea Portugal

Fico muito grato pela informação.
Efectivamente, no livro que mencionei na primeira mensagem, pude descobrir diversos antepassados o que me permitiu ter a acesso a 15 gerações da família do avô paterno.

Contudo, o que ainda não percebi foi a questão dos casais.
Os meus antepessados estão mencionados como "proprietários" e herdeiros de vários casais, como por ex.º o Casal de Mosteirõ, o Casal de Real ou o Casal de Mosteirô, entre outros.
Não obstante e apesar de ter descoberto ainda as características e as dimensões dos Casais, constatei que havia "uma renda" a pagar ao Cabido da Sé do Porto.
Assim sendo, de quem eram afinal os casais?

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 sept. 2024, 17:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen