O temido poder do Capitão-Mor

This topic is classified in rooms: Cargos | Pessoas | Brasil | Bibliografia | Arquivos

O temido poder do Capitão-Mor

#32686 | Ricardo de Oliveira | 03 janv. 2003 10:45

Boas Entradas para todos e que tenhamos um 2003 repleto de novas descobertas genealógicas.

O principal e mais temido poder de um Capitão-Mor era o poder de recrutamento. Transcrevo abaixo um documento destinado ao Capitão-Mor Manoel de Miranda Coutinho, da vila de Guaratuba, então litoral Sul da Capitania de São Paulo. Ele era meu Tio-Avô, fiho do fundador da referida vila de Guaratuba em 1771, o Capitão Miguel de Miranda Coutinho - meu 6° avô. No documento aparece certo conceito de nobreza da terra, ainda operacionalizado no início do século XIX, no final do Antigo Regime.

ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DOCUMENTOS INTERESSANTES

PARA A HISTÓRIA E OS COSTUMES DE SÃO PAULO
CORRESPONDENCIA OFICIAL DO CAPITAL GENERAL ANTONIO JOSE DE FRANCA E HORTA (1808-1810)
VOL. LVIII

EDIÇÃO DO INSTITUTO HISTORICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO
1937
CXII

Pa. O Capmor. Da Villa de Guaratuba [extranhando o numero diminuto de recrutas enviadas para Santos e instruindo sobre as inserções permitidas]

Recebi o Officio, q’ Vmce. Me dirigio em 30 do Mez passado remettendo-Me a rellação das recrutas, q” dessa Villa Mandou ao Tente. Corel. Comde. do Regimto. De Cassadores da Praça Santos, muito me admira q”mandasse tão poucos recrutas e mto. Mais ainda Me surpreende ver o detalhe q’ Vmce, faz a gente do seu Comdo. Fazendo a huns auzentes, e outros pr. Homens de bem destinados só pa. serviço da governança, outros doentes, e outros filhos únicos.
Sou a dizer a Vmce. q’ os auzentes soltros de 15 ans. a 40 a proporção q’forem aparecendo os deve Vmce. Ir remettendo prezos áquelle Regimto. Pa. se lhes assentar praça não tendo elles moléstias, q’ os impossibilite, pa. o q’devem ser examinados pr. hú Cirurgião, a cujo exame deve Vmce. mdar. proceder tão-bem nesses q’inculca doentes. Os filhos únicos só são atendidos os de mer. Viúva, e q’ se sua agencia licita sustente realmente, suas Mãis, e Irmans, mas não os dois homens principalmente. quando elles não estejão em ide. decrepita, q’ necessitem de arrimo de taes filhos; os q’ não estiverem nestas circunstancias devem ser recrutados. Quanto aos q’ Vmce chama destinados pa. os cargos de Governança deve entender-se, q’semelhantes cargos se devem confiar a Homens cazados, ou solteiros estabelecidos de 25 ans. de ide. pa. cima na forma da Lei os quaes já não estão sugeitos a recrutas, mas nunca a rapazes, ou a Homens, q’não tem estabelecimto. seu próprio, e caza sua, q’ são os sugeitos a recrutas aquelles devem ficar excuzados, e estes porem não ainda q’sejão dos melhores da Terra antes estes com mais razão devem vir servir a S.A.R. já pr. q’a mma. Nobreza a isso os obriga mais do q’ a nenhú outro, já pr. própria utilide., percizandosse nos Regimtos. de Linha pessoas q’ saibão ler, e escrever pa. serem empregados nos Postos ( a q’actualmte. se estão elevando recrutas pr. falta de gente) os q’ tiverem esta circunstancia tem seguro accesso.
Enfim só deve haver attenção em não recrutar nessa Villa gente do mar; pr. q’ S.A.R não quer destruir a navegação onde ella he tão necessária. Para tirar todas as duvidas, e eu ser mais bem instruído do modo; pr. q’ Vmce. cumpre as minhas ordens lhe ordeno Me remetta com toda brevide. hua relação exacta dos filhos, e aggregados, q’tem os Offes.de Milicias, e Ordenanças do seu Districto com declaração de suas ides., estados e occupaçoens. Ds.ge. a Vmce. S. Plo. 30 de Janeiro de 1809. Antonio Jozé de Franca e Horta ═ Sr. Manoel de Miranda Coutinho Cap.mor da Va. de Guaratuba.

Ricardo Costa de Oliveira
Barra do Saí, Itapoá, Norte de Santa Catarina

Reply

Direct link:

RE: O temido poder do Capitão-Mor

#32708 | Prince1 | 03 janv. 2003 17:26 | In reply to: #32686

Caro Ricardo de Oliveira,

Muito apreciei os seus comentários sobre este tambem meu parente, José de Franca Horta, Capitão-General e Governador de S. Paulo.
Existe ainda uma particularidade que gostaria de lhe salientar e que se prende com a nomeação do 1º Barão de Santa Comba Dão, em Portugal. Este titulo surge como resultado dos feitos heróicos deste nosso comum ascendente em nome do futuro marido que casasse com a filha primógénita deste Senhor.

Um grande abraço,

Vasco Corrêa Martins

Reply

Direct link:

RE: O temido poder do Capitão-Mor

#32880 | Ricardo de Oliveira | 07 janv. 2003 10:28 | In reply to: #32708

Caro Vasco Corrêa Martins

Somente agora retornei da praia. Eu descendo da família Miranda Coutinho e não do Capitão-General Franca Horta. Li muitas coisas dele enquanto Governador de São Paulo e muito apreciaria novas referências bibliográficas sobre o seu parente.

Nossos cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira
Curitiba
Paraná

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 mai 2024, 12:29

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen