"Brasões Inéditos"

This topic is classified in rooms: Heráldica | Pessoas | Cargos | Bibliografia

"Brasões Inéditos"

#33170 | rgc | 12 janv. 2003 12:38

Prezados Confrades

A fotocópia que possuo da carta de brasão de-Afonso Guerreiro de Aboim(que foi Capitão-Mór do Campo de Ourique)está quase ilegível.
Mas,vem referida em"Brasões Inéditos"-de José de Sousa Machado.
Como não posso,ainda,sair para me deslocar à Bib.Nacional ou à T T,para consultar o mencionado livro,peço o favor,a quem possuir esta obra,me transcreva a referida carta de brasão.
Um bom Domingo e desde já o meu agradecimento.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: "Brasões Inéditos"

#33195 | Vasco Jácome | 12 janv. 2003 18:10 | In reply to: #33170

Caro Rafael Carvalho

Logo com o nº 2, pg. 3:

“Affonso Guerreiro de Aboim, capitão-mór da comarca de Campo de Ourique e morador na villa de Aljustrel; filho de Estevão Vaz de Aboim e de sua mulher Barbara Mestra, da villa de Padrões – filha de Affonso Martins Soeiro e de sua mulher Catharina Mestra, moradores na villa de Padrões; e neto de Affonso Guerreiro de Aboim e de sua mulher Violante Fernandes, moradores na villa de Almodovar.
Aboins e Guerreiros. D. um cardo verde florido de prata. B. p. ... de julho de 1665.
Livro 2º fl. 378v.”

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: "Brasões Inéditos"

#33206 | rgc | 12 janv. 2003 19:46 | In reply to: #33195

Caro Vasco Jácome

Como sempre agradeço a sua ajuda,sempre em cima do acontecimento e na altura oportuna.Mas,foi distracção minha,por não me ocorrer no momento do envio da mensagem que Afonso Guerreiro de Aboim foi também Capitão Mor de Aljustrel,onde faleceu.E isto está tudo desenvolvido no magnífico trabalho do Padre António Júlio Limpo Trigueiros SJ(ainda inédito.
Todavia,a sua informação tem muito valor,porque veicula informação,talvez desconhecida,para os consulentes interessados no tópico.

Contudo,e isto ficará para quem estiver bem dentro do assunto,subsiste uma dúvida para mim:

Tenho um apontamento(que tirei) de um casamento aos 4 de Julho de 1593,em Almodôvar,onde aparece o casamento de ESTÊVÃO VAZ,filho de Afonso Guerreiro e de Violante Fernandes,mas casado com M.ªGUERREIRO,filha de Francisco Anes e de Catna.Gls.
Padrinhos:António Frs(Correia?),Af.ºGuer.º e M.ªMestra.
O padre Cosme da Silva (?)
Este-Estêvão Vaz suponho que seja Estêvão Vaz de Aboim(da maior nobreza do Campo de Ourique)nat.de...termo de Almodôvar.Teria casado 2.ª vez?ou será outro?
Os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: "Brasões Inéditos"

#33293 | Vasco Jácome | 13 janv. 2003 20:58 | In reply to: #33206

Caro Rafael Carvalho

Infelizmente, não me parece que tenha mais alguma coisa sobre essa gente, pelo que não lhe poderei ser útil nessa dúvida.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: "Brasões Inéditos"

#33306 | rgc | 13 janv. 2003 22:23 | In reply to: #33170

Caro Vasco Jácome

Não se apoquente;porque,de facto,investigação feita há pouco tempo,por pessoa de família:genealogista idóneo e com grandes conhecimentos veio dar razão e confirmar o que sempre tive como certo,sobre um ramo familiar meu,relacionado com este tópico.E,ainda mais:também,por outro ramo familiar.E os documentos são a prova insofismável de toda a investigação genealógica.E alguns tinha,aqui,em casa sem suspeitar da sua importância.Louvado seja Deus.
O grande genealogista-Braancamp Freire,referia-se ao "faro"-cheiro genealógico.Realmente,a intuição é imprescindìvel,algumas vezes,para vencer o desânimo que se apodera do investigador.
Os meus cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 mai 2024, 12:12

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen