Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Cargos | Bibliografia

Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#33448 | LL | 15 janv. 2003 16:16

Caros Senhores

No registo de nascimento do meu bisavô (Alfredo Pinto Leão, nascido em Oliveira do Douro em 1871) consta como padrinho:
Joaquim d’Amaral Pinto Tojal – Escrivão de Notas do Concelho e morador em Vila Nova

Ao lêr o livro de Nuno Miguel Jorge Mendes “Retratos da Terra e de Família” deparei no Capítulo VIII – Apontamentos Genealógicos da Casa do Pinheiro – pág. 121 - com os seguintes dados segundo quais:

Cassiano do Amaral Campelo era filho de Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal, senhor da Casa de Cimo de Vila, Notário em Cinfães, e de D. Ermelinda de Jesus Magalhães Campelo, sua mulher e prima.

Alguém conhece a ascendência desta Senhora Ermelinda de Jesus Magalhães Campelo ?

Cumprimentos

Luisa Pinto Leão Lopes

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#33454 | PA | 15 janv. 2003 18:14 | In reply to: #33448

Cara Luísa Lopes,

Ao ler a sua mensagem, reparei que o seu bisavô nasceu em Oliveira do Douro, Cinfães. Pelo que não possa deixar de lhe perguntar se terá informações adicionais sobre algumas das famílias da região.

Para ser mais específica, iniciei recentemente a tarefa de reunir e aumentar a informação disponível sobre a família Pinto de Abreu da Casa da Calçada em Oliveira do Douro.

Procuro informações sobre o Dr. Luis Gonzaga da Silva Pinto de Abreu, n. a 15.2.1883, filho de António Manuel da Silva Pinto de Abreu, nascido em Maiorca, Cantanhede a 1.5.1803 e de sua 2ª mulher D. Francisca da Conceição Rangel, nascida em Vila Juzã, Mesão Frio, a 14.1.1843, casado com D. Maria da Assunção Arnao Taveira Paixão Metello, nascida na Quinta do Fojo, em Barrô, Resende a 10.2.1899.

António Manuel da Silva Pinto de Abreu é filho de Vicente José da Silva Pinto e de D. Joaquina Cândida (ou Maria Cândida ?)da Veiga Figueiredo Negrão e,

D. Francisca da Conceição Rangel é filha de José Carreira Pinto e de D. Felizberta de Jesus Rangel.

Desde já os meus agradecimentos a quem me puder auxiliar nesta pesquisa. Cumprimentos,

A Pinto Abreu

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#33855 | LL | 21 janv. 2003 11:57 | In reply to: #33454

Cara A Pinto Abreu

Desde já peço imensa desculpa de só agora responder.

Infelizmente também eu sou nova nesta coisas.
Tenho tentado através de registos de baptismo saber algo mais sobre o meu apelido paterno. Segundo o pouco que sei, de origens humildes, todos nós temos as nossas raízes. Consegui chegar a ca. de 1720 e todos são de Oliveirinha, Picão e Montão. Com a morte precoce do meu bisavô, a minha bisavó viu-se forçada a vir com o meu avô e filha mais nova para Lisboa para casa de um cunhado. Sei muito pouco acerca da família que apesar de numerosa ia tendo cada vez menos descendentes. A filha mais velha ficou no Norte e faleceu à poucos anos (penso que em Caldas de Aregos).
Por um lado fácil de pesquisar, por outro difícil visto encontrar-me na zona de Lisboa.

Não sei se também é esse o seu caso. Nestas coisas só mesmo pesquisando localmente no Arquivo. Caso surga alguma informação entrarei em contacto.
Cumprimentos
Luisa Pinto Leão Lopes

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#33856 | PA | 21 janv. 2003 12:06 | In reply to: #33855

Cara Luisa Lopes,

Desde já os meus agradecimentos pela sua resposta. No decurso das minhas pesquisas (por enquanto ainda poucas), se me deparar com alguma informação sobre os nomes que referiu, dar-lhe-ei nota.

Com os melhores cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#87070 | LL | 28 mars 2005 16:15 | In reply to: #33856

Cara/o A Pinto de Abreu,

Em busca dos meus 'Pinto Leão' encontrei recentemente um documento que foi muito útil. No decurso da pesquisa no site do arquivo encontrei referência a Antonio Manuel da Silva Pinto Abreu. Encontra-se no título 'Agravo de instrumento cível'. Talvez lhe possa também ser útil.

cumprimentos

Luisa Pinto Leão Lopes

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal

#87072 | PA | 28 mars 2005 16:24 | In reply to: #87070

Cara Luísa Pinto Leão Lopes,

Muito obrigada pela sua mensagem. Ultimamente tenho andado afastada das pesquisas por total falta de tempo, mas de qualquer forma, o interesse mantém-se.

Fiquei com dúvidas no entanto sobre qual o site do arquivo a que se refere. Quando tiver oportunidade agradecia a sua resposta.

Melhores cumprimentos,

A Pinto Abreu

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 mai 2024, 13:37

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen