Cartão enigmático

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Regiões

Cartão enigmático

#33616 | regina | 17 janv. 2003 17:19

Após o falecimento da minha avó, encontrei entre os seus objectos pessoais um cartão de visita de aspecto bastante antigo, onde se lê:

"Francisco Joaquim Ferreira Elias Luís Alves Pereira Mathias Urbano Sousa Castro Dias César Leal Machado Zacharias Abedanago Sampaio Parreirinha Malaquias
Lisboa
Quinta das Prestes
Alto de Chellas"

Desde então tenho procurado encontrar a origem deste cartão e pessoa a que remete, para tentar estabelecer a sua relação com a minha família.
Com tal nome, cheguei a lançar um apelo à Real Associação de Lisboa, mas sem sucesso.
Procuro agora quem conheça este nome, apelidos de família, ou informações de antigos moradores da referida Quinta das Prestes.
Espero que me possam ajudar a saciar a curiosidade.
Obrigada.

Regina

Reply

Direct link:

RE: Cartão enigmático

#33682 | Luiz Alberto | 19 janv. 2003 10:43 | In reply to: #33616

Regina:
Apenas uma hipótese:
Será que não juntaram o nome de várias pessoas, que poderiam ser, por exemplo:
"Francisco Joaquim Ferreira
Elias Luís Alves Pereira
Mathias Urbano Sousa Castro Dias
César Leal Machado
Zacharias Abedanago Sampaio
Parreirinha
Malaquias
Lisboa
Quinta das Prestes
Alto de Chellas" ?

Fica registrada a hipótese.
Boa sorte!
Luiz Alberto

Reply

Direct link:

RE: Cartão enigmático

#33776 | regina | 20 janv. 2003 12:34 | In reply to: #33682

É, definitivamente, uma hipótese.
Mas não é um pouco estranho que coloquem os nomes de várias pessoas seguidos? Porquê essa disposição? Com que propósito?
Parece-me que a Quinta das Prestes, em Chelas, seria uma direcção domiciliária e não um local onde fixar escritório ou sociedade.
Obrigada de qualquer das formas.

Regina

Reply

Direct link:

RE: Cartão enigmático

#33949 | JD | 22 janv. 2003 15:18 | In reply to: #33616

Cara Regina,

Penso que o nome que consta do cartão não faz qualquer sentido, que pela sua extensão, quer pela sua composição.
Provavelmente tratar-se-à de um cartão criado por alguém com intutito humorístico. De facto, o número de sobrenomes e a sua composição são claramente ridiculos, mesmo à luz dos usos do séc. XIX.De qualquer modo, a ser assim, será agora muito dificil reconstituir o seu propósito ou sentido original.

JD

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 10:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen