Comendador-mór

This topic is classified in rooms: Cargos

Comendador-mór

#33764 | JD | 20 janv. 2003 10:37

Alguém me poderá fornecer a noção de comendador mor das ordens militares, bem como onde poderei consultar a lista de comedadores mores da ordem de Avis durante o século XVIII?

Antecipadamente grato,

JD

Reply

Direct link:

RE: comendador mor

#33770 | jpcmt | 20 janv. 2003 11:07 | In reply to: #33764

Caro Confrade:
Das "Diffiniçoens e Estatutos dos Cavaleyros, e Freyres da Ordem de Nosso Senhor Jesu Christo" (1718):
"A segunda dignidade he o Commendador Mór, que precede nos Capítulos, e mais actos a todas as outras Dignidades, e em ausencia do D.Prior definimos que fique presidindo em seu lugar; a elle toca por falecimento do Mestre, conforme ao capitulo 30 das Definições delRey D. Manuel, governar o Mestrado até nova eleição [......] e no Capitulo Geral tem seu assento na ponta do estrado à parte esquerda, em almofada de veludo.[....]Elle ha de levar o estoque do Mestre, e tello.[....] A elle deve o Mestre commeter o lançar do Habito, e aceitar as Profissões aos cavalleiros em ausencia do D. Prior".

Também pode ter interesse para si a leitura das "Ordens Militares e o Estado Moderno" de Fernanda Olival (2002).

Quanto ao que pergunta sobre a O. de Avis, não tenho presente onde encontrará a lista, embora no PA&M se citem algumas pessoas que tiveram o cargo de Comendador-mór de Avis.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: comendador mor

#33771 | JD | 20 janv. 2003 11:38 | In reply to: #33770

Exmº Senhor
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Agradeço a sua muito esclarecedora resposta.

No que à Ordem de Avis diz respeito, tenho conhecimento que este cargo andou na Casa dos condes de V. N de Portimão. A minha dúvida surge a propósito de uma lápide que menciona o "visconde de vila nova" como comendador-mór da O. de Avis. Afiguram-se-me apenas duas hipóteses: ou houve engano da designação do título ou trata-se-á do visconde de Vila Nova de Cerveira.

Atentamente,

JD

Reply

Direct link:

RE: comendador mor

#33775 | jpcmt | 20 janv. 2003 12:29 | In reply to: #33771

Caro Confrade:
De facto, foram Comendadores-mores de Avis os 4º, 5º e 6º Condes de V.N. de Portimão. Não encontro o cargo nos visc. de V.N. de Cerveira,
pelo que sou da sua opinião, i.e erro na inscrição da lápide.
Cumprimentos,
JPCMT

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 mai 2024, 11:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen