Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34343 | Maggie | 28 janv. 2003 20:51

Boa noite, procuro ligações aos apelidos abaixo mencionados. Obrigada. Margarida margarida8@netcabo.pt


Ø Duarte
Ø Fernandes
Ø Ferreira
Ø Pires
Ø Ribeira
Ø Ribeiro
Ø Rodrigues
Ø Simões

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34446 | rmfrp | 29 janv. 2003 18:43 | In reply to: #34343

Cara Prima Margarida:

Também eu tenho ascendentes da freguesia de São Paio da Farinha Podre, mas não dos apelidos que indica.

O meu ramo provém de Isabel Antunes, que casou duas vezes, a primeira com Pedro Fernandes, do lugar de Sail, freguesia de São Martinho da Cortiça, e a segunda em 1693 com António Rodrigues, do mesmo lugar de Sail, sendo dispensados em terceiro grau de afinidade.

Isabel Antunes, nascida presumivelmente cerca de 1660, era filha de João Antunes e Maria Gonçalves (cujo registo de casamento não encontrei), moradores no lugar de Cavaleiro, da freguesia de São Paio da Farinha Podre.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34499 | JCALD | 30 janv. 2003 15:40 | In reply to: #34343

Caros Maggie e Rui Pereira:

Permitam-me uma pequena correcção.
A povoação de Cavaleiro está dividida por 2 freguesias: S. Martinho da Cortiça, concelho de Arganil, e S. Pedro de Alva, concelho de Penacova. S. Pedro de Alva é o nome actual de Farinha Podre.
S. Paio do Mondego, Penacova, é o nome actual de Travanca de Farinha Podre ou S. Paio de Travanca ou S. Paio de Farinha Podre.
Cumprimentos,

José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34523 | jliberato | 30 janv. 2003 17:24 | In reply to: #34499

Caro José Caldeira
Sabe aonde fica Riba de Cima, em Penacova? Presumo que fica na freguesia da sede do Concelho. Mas não tenho a certeza.
Um abraço
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34531 | JCALD | 30 janv. 2003 18:49 | In reply to: #34523

Caro JLiberato:

A sua informação está correcta.
Riba de Cima é lugar da freguesia da vila de Penacova (N. S. da Assunção), segundo Agostinho Rodrigues de Andrade, «Chorographia Historico-Estatistica do Districto de Coimbra», Coimbra, Imprensa da Universidade, 1896.

Retribuindo o abraço,

José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34539 | jliberato | 30 janv. 2003 19:50 | In reply to: #34531

Muito obrigado. A minha mulher também tem um pequeno ramo aí. Quando tiver tempo, abordarei o tema
Um abraço
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#34577 | rmfrp | 31 janv. 2003 10:27 | In reply to: #34499

Caro Primo José Caldeira:

Agradeço a correcção relativamente à localização de Cavaleiro. A confusão foi minha, pois no único registo que tenho destas pessoas a freguesia indicada é "S. Pº" e eu sabia da existência das duas freguesias, São Pedro e São Paio.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#207153 | joão reis | 03 sept. 2008 17:22 | In reply to: #34343

Cara Margarida


Após tantos anos, não sei se ainda está interessada em pessoas desta região com estes apelidos, de qualquer modo aqui vai:

Os meus x.avós António Francisco (n. Castinçal e bp. em S. Pedro Far. Podre a 20/7/1687) e Isabel Nogueira (n. Cruz do Souto e bp. em S. Pedro F. P. a 27/2/1678) casaram em 20/7/1711 na Igreja de S. Pedro.

O António era filho de José Rodrigues, natural de Covas, freguesia de Travanca de Farinha Podre (outro nome de S. Paio) onde foi baptizado em 4/12/1653 e de sua mulher (casaram em Travanca em 5/9/1670) Helena Gonçalves, nascida no Castinçal mas baptizada em Travanca em 1/11/1640; neto paterno de Manuel Rodrigues e Maria dos Santos, das Covas; neto materno de António Francisco do Paço e Águeda Gonçalves.

A Isabel era filha de Domingos Nogueira, nascido em Pereira, freg. de Santiago de Cortegaça, Mortágua, sendo baptizado em 10/8/1644 e de sua mulher Maria Rodrigues, n. da Cruz do Souto ou da freg. de Figueira de Lorvão; neta paterna de Domingos Francisco e Isabel Nogueira.

Espero que sejam úteis estas informações para si ou para o meu primo Rui Pereira, também interveniente neste tópico.

Cumprimentos


João Reis

Reply

Direct link:

RE: Freg. São Paio de Farinha Podre, Penacova, Coimbra

#341177 | luisacl | 19 janv. 2014 03:34 | In reply to: #34343

O meu bisavo (Paradela da Farinha Podre, agora Paradela da Cortica) chamava-se Antonio Duarte Roma

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 juin 2024, 11:30

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen