Henriques de Almeida (Sottomayor)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Henriques de Almeida (Sottomayor)

#35679 | alentejo | 16 févr. 2003 19:45

Procuro elementos que me permitam completar a descendência de D. Manuel Henriques de Almeida.

Agradeço desde já qq informação.

NB



I D. MANUEL HENRIQUES DE ALMEIDA - filho de D. Diniz de Almeida Sottomayor (cf.Tomo IV, pág. 342) - nasceu na freguesia de Santa Catarina, de Lisboa. Foi Fidalgo Escudeiro, acrescentado a Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, por alvará de 11-VI-1671; Comendador da Ordem de Cristo, por alvará de 15-V-1651; serviu na guerra da Aclamação como Mestre de Campo de 1 Terço do Alentejo; General de Batalha com o governo de Olivença; Governador da Ilha de São Miguel, etc. Casou com D. FILIPA DA VEIGA, baptizada na freguesia da Conceição Nova, Lisboa, filha de Don Filipe Ramirez de Arellano, espanhol, e de sua mulher D. Maria de Barbuda. Tiveram filhos a:

1 (II) Frei DINIZ DE SANTO ANTÓNIO, frade Franciscano no Algarve.
2 (II) D. JOÃO HENRIQUES DE ALMEIDA, que casou com D. MARIA DE SOUSA E VASCONCELOS. Com geração Livro de Portalegre.
3 (II) D. ELVIRA HENRIQUES, freira no Convento de São Bernardo, Portalegre.
4 (II) D. ANTÓNIO, baptizado na Matriz de Campo Maior a 12-V-1655, servindo de padrinho o Comissário João da Silva de Sousa.

Teve em MARIANA DE FARIA, natural da Ilha de São Miguel, Açores:

5 (II) D. FRADIQUE HENRIQUES DE ALMEIDA, nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Luz, Lugar de Fanais, Ilha de São Miguel, em 1661. Foi Sargento-Mor de Ordenanças de Arronches. Em 13 e 30-VII-1697 , sendo morador na freguesia dos Mártires, Lisboa, obteve licença para casar com D. INÁCIA MARIA PIMENTEL, nascida na freguesia dos Mártires e moradora na freguesia de São Julião, filha de Fernando da Costa da Rocha e de sua mulher Inês de Andrade Pimentel.

Teve filhos ilegítimos em INÊS LOPES (que usou também o nome de DOROTEIA DE ALMEIDA), baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Setúbal, como filha de pais incógnitos, posteriormente reconhecida por seu pai, o P.e Luís Prostes ):

6 (II) D. HENRIQUE HENRIQUES DE ALMEIDA, baptizado na Matriz de Castelo de Vide, a 17-XI-1665, servindo de padrinhos João Barrento a sua mulher Maria Dias. Foi acrescentada, à posteriori, a palavra legitimo no seu assento de baptismo. Morreu em Abril de 1732. Foi Capitão de Cavalaria no Algarve, por carta de 01-I-1695, Comissário de Cavalaria, em 18-VII-1704, com o soldo de Capitão, e em 1708 foi nomeado Coronel do Regimento de Cavalaria do Algarve. Em 11-XII-1690 obteve licença para casar com D. GUIOMAR MARIA PAES, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, filha de Estevão da Costa Paes e de sua mulher Maria Antónia, que procuraram impedir o casamento. Tiveram filhos a:

1 (III) D. MARIA JOSEFA HENRIQUES DE ALMEIDA, baptizada na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 18-IX-1691, por D. João Telo de Menezes, clérigo do Hábito de São Pedro, servindo de padrinhos o Marquês de Marialva, D. Pedro de Menezes, e D. Inês Maria, por quem tocou D. Leonor. Casou na mesma freguesia, a 29-IV-1705, com LUÍS DE ABREU DE SOUSA, natural de Aljezur e Capitão-Mor dessa vila, filho do Capitão-Mor João de Abreu de Sousa, natural de Aljezur, e de sua mulher D. Violante de Freitas, natural de Alvor. Casou 2ª vez, na freguesia, dos Anjos, Lisboa, a 21-X-1715, casou com D. FRANCISCO DE SALAZAR COUTINHO MOSCOSO DE SEQUEIRA, natural da freguesia de São Bartolomeu, Lisboa, filho de D. Luís de Salazar Coutinho e de sua mulher D. Luísa de Novais. Teve do 1.º casamento:

1 (IV) D. BRUNO DE SOUSA HENRIQUES DE ALMEIDA, baptizado em Aljezur, a 18-X-1713. Foi COX, Governador de Faro, FSO por carta de 26-X-1773. Casou 1ª vez na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 10-XI-1731, com D. ANA LEONOR HENRIQUES DE CASTRO, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa, filha de João da Rocha de Vasconcelos e de sua mulher D. Madalena Catarina Inês de Castro. Casou 2ª vez com D. HILÁRIA TERESA DE AZEVEDO COUTINHO, natural da freguesia das Mercês, Lisboa, filha de João de Campos de Andrade, FSO, e de sua mulher D. Margarida Freire de Andrade.

2 (III) D. ESTEVÃO, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 25-IX-1693, foi padrinho D. João de Lancastre.
3 (III) D. MANUEL HENRIQUES
4 (III) D. PEDRO HENRIQUES, casou na Índia. S. m. n.
5 (III) D. LUÍS HENRIQUES, passou à Índia.
6 (III) D. TERESA FRANCISCA HENRIQUES DE ALMEIDA, nasceu em Lagos. Casou 1ª vez na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 14-VII-1716, com CAETANO DE MELO DE ATAÍDE; natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e falecido na freguesia dos Anjos, filho de Luís Correia da Paz e de sua mulher D. Josefa de Melo Ataíde. Casou 2ª vez, em 1738, com DOMINGOS ANTÓNIO COUCEIRO DE ABREU, nascido na freguesia do Socorro, Lisboa, filho de João Couceiro de Abreu e Castro e de sua mulher D. Inês Inácia Manrique.
7 (III) D. DINIZ, baptizado na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 02-XI-1699, foi padrinho João da Costa Pais.
8 (III) D. JOSÉ, baptizado na mesma freguesia, a 16-XI-1705, foi padrinho D. Estevão Henriques.
9 (III) D. RODRIGO, baptizado na mesma freguesia, a 12-IX-1707, foi padrinho o Secretário de Estado Diogo de Mendonça Côrte-Real.

7 (II) D. MÉCIA HENRIQUES
8 (II) D. ANTÓNIO HENRIQUES DE ALMEIDA, natural Castelo de Vide, foi Capitão de Infantaria no Regimento do Conde de Vimioso. Casou 1ª vez na freguesia da Sé, Portalegre, a 11-I-1699, (serviu de padrinho D. Fradique Henriques. Neste assento consta à margem que é filho de D. Filipa da Veiga. Diz o dito assento que D. António é natural da Ilha Terceira), com D. JOANA EUGÉNIA MARIA, natural da freguesia da Sé, Portalegre, filha de Silvestre Martins e de sua mulher Margarida Rodrigues, naturais da mesma freguesia. Tiveram filhos:

1 (III) D. ANA ARCÂNGELA DE ALMEIDA, baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 19-V-17101, foi padrinho Pantaleão Paes de Lacerda. Casou na Sé de Elvas a 22-VII-1725 com o Dr. AFONSO SOARES DA MOTA, filho de António Pinto Soares e de sua mulher Margarida da Mota. S. m. n.
2 (III) D. MARGARIDA MADALENA DE ALMEIDA, baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 20-XII-1702, foi padrinho Francisco Caldeira Paes Castel-Branco, Juiz dos Órfãos. Casou na Sé de Elvas a 28-II-1728 com BENTO DE LEMOS SOARES, natural de Elvas, irmão de seu cunhado, filho de António Pinto Soares e de sua mulher Margarida da Mota. S. m. n.
3 (III) D. VICENTE HENRIQUES DE ALMEIDA, baptizado na freguesia da Sé, Portalegre, a 30-I-1710, serviu de padrinho D. Fradique Henriques. Foi Moço Fidalgo da Casa Real; em 02-XI-1737 foi colocado como Capitão no Regimento de Cavalaria de Estremoz; nomeado Sargento-Mor do Regimento de Campo Maior, estava colocado como Capitão em Elvas, em 17-I-1754; Tenente Coronel agregado ao mesmo Regimento, em 01-XII-1763. Casou na freguesia do Salvador, Elvas, a 11-VII-1733 com D. LEONOR LUÍSA DE MORAES E VARGAS, natural do Alandroal, filha do Dr. Félix de Vargas e de sua mulher Clara de Sousa, natural de Monsaraz. Tiveram:

1 (IV) D. RITA INÁCIA HENRIQUES DE ALMEIDA E VARGAS
2 (IV) D. TERESA BALBINA XAVIER HENRIQUES DE ALMEIDA, nasceu na freguesia da Alcáçova, Elvas. Casou na freguesia do Beato, Lisboa, a 08-IX-1774, com FRANCISCO DE PAULA HOLBECHE GRANATE DE OLIVEIRA DA CUNHA E SILVA, nascido na freguesia do Sacramento, Lisboa, e falecido com testamento a 31-V-1790 , (casou 2ª vez com D. Bernarda Teresa Caupers Sande e Vasconcelos, de quem teve geração). S. g.

Casou 2ª vez na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Arronches, a 24-V-1730, com D. CATARINA JOSEFA, natural de Arronches, já viúva de João Homem, e filha do Capitão Manuel Rodrigues Margalho e de sua mulher D. Francisca Baptista Brandão, naturais de Arronches, de quem teve a:

4 (III) D. JOÃO HENRIQUES DE ALMEIDA, nasceu em Arronches, MFCR, COX por carta de 13-VII-1770, Sargento-Mor no Pará. O sua habilitação na Ordem de Cristo é riquíssima do ponto de vista genealógico, mais parece um processo do Santo Ofício, pois fazia seu pai filho de D. Filipa da Veiga, com registos paroquiais emendados e outras tropelias dessa natureza. Teve:

1 (IV) D. ANTÓNIA DO ROSÁRIO HENRIQUES

Reply

Direct link:

RE: Henriques de Almeida (Sottomayor)

#35684 | LCM | 16 févr. 2003 21:42 | In reply to: #35679

Caro Nuno,

Quando encontrares o Pedro Leite de Faria na Torre pergunta-lhe desta gente. Sei que viu coisas do D. Bruno e talvez tenha apanhado elementos de outros.
Vais à Torre amanhã?

Abraço
LOurenço

Reply

Direct link:

RE: Henriques de Almeida (Sottomayor)

#35685 | alentejo | 16 févr. 2003 21:52 | In reply to: #35684

Obrigado Lourenço, vou perguntar-lhe. Ainda n sei, sou capaz de ir ao A.D. Setúbal, espreitar umas linhas de Carneiro Zagalo e Melo.

Abraço
NB

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 janv. 2025, 13:34

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen