Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos

Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37140 | LCM | 04 mars 2003 21:23

Caros confrades,

Agradeço informações sobre diplomatas de Portugal no antigo Reino das Duas Sicílias e deste em Portugal (séc. XVIII e XIX).
Todos os elementos sobre as relações entre estes dois países são bem vindas.

Obrigado.
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37143 | amtf | 04 mars 2003 22:33 | In reply to: #37140

Caro Lourenço Correia de Matos,

Do livro "Estudos Históricos", ed. Ministério dos Negócios Estrangeiros, 1984, (colectânea de estudos históricos do Embaixador Teixeira de Sampayo):

Representantes diplomáticos de Portugal em Nápoles:
1756-1759-D. José da Silva Pessanha, Ministro Plenipotenciário
1760-1764-Aires de Sá e Melo, idem
1764-1786-(Junho) José de Sá Pereira, idem
1786-1788-(Fevereiro) José Agostinho de Sousa, Enc. Negócios
1788-1798-(Julho) José de Sá Pereira, Min. Plenipotenciário
1798 (Julho)-1802 (Junho) - José Agostinho de Sousa, Enc. Negócios
1802-1807-José de Sá Pereira, com o título de Visconde de Alverca desde 1806
1809-1818-João Pedro Quin, Enc. Neg., com credencial assinadaa pelo Princípe Regente
1818-1821-Visconde de Torre Bela, Enviado Extraordinário e Min. Plenipotenciário
1821-1822-António Jorge Demony, Enc. Negócios
1821-Luís Francisco Risso, idem
1823-1828-José Amado Grehon, idem

Representantes diplomáticos de Nápoles em Portugal:
1758-1761-D. Carlos de Guevara, Min. Plenipotenciário
1762-1763-Conde de Pignatelli, idem
1764-1766-Príncipe de San Severino, idem (em 1764 e 1765, encarregaturas do Príncipe de Cimitalle)
1767-1772-D. Vespasiano Macedónio, idem
1772-1775-Abade Piamante, Enc. Negócios
1777-1782 (?)-Príncipe de Raffadalli, Min. Plenipotenciário
1788-1790-Príncipe de Castelcicala, idem
1790-Capobianco, Enc. Negócios
1791-1793-Marquês de Galatane, Min. Plenipotenciário
1793-1798-Álvaro Ruffo, idem
1798-1799-F. Nicole Pignatelli, idem
1800-1812-Vicente Mazziotti, Enc. Negócios
1813-1817-V. Mazziotti (filho), Enc. Negócios
1817-1825-José Callejja, idem
1828- Pignatelli Ruffo, idem

De 1828 em diante terá que consultar o Anuário Diplomático, para os nossos representantes no Reino de Duas Sicílias, e o Almanaque Gotha para os seus representantes em Portugal.

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37145 | LCM | 05 mars 2003 00:33 | In reply to: #37143

Caro António Maria,

Muito obrigado pelas informações. Já sabia da existência do livro de Teixeira de Sampaio que pensava consultar nos próximos dias.

Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37148 | arezdasilva | 05 mars 2003 02:17 | In reply to: #37143

caro fevereiro
eu estou interessado no representante do reino da dinamarca em lisboa no tempo do marques de pombal frederic stiefken ou frederico estefique

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37159 | amtf | 05 mars 2003 10:20 | In reply to: #37145

Caro Lourenço,

Não tem que agradecer.

Um abraço
António Maria
PS- Se me quiser contactar: antfevearrobamegacopontopt

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37161 | amtf | 05 mars 2003 10:26 | In reply to: #37148

Caro Arez da Silva,
Logo à noite poderei consultar e informá-lo-ei. Faço notar que o livro não tem dados biográficos, limita-se, somente a indicar os nomes dos representantes diplomáticos.
Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37167 | abivar | 05 mars 2003 12:23 | In reply to: #37148

Caro Confrade Arez da Silva:

Não sei se lhe interessará muito, mas em arquivo de família temos um documento do século XVIII, pública-foma de 3/1/1797 de uma certidão genealógica relativa aos meus ascendentes Weinholtz e Wedderkop passada a 27/1/1774 por Christiano Gottfried de Johnn, “Gentilhomem da Camara delRey de Dinamarca meu Amo, e seu Enviado Plenipotenciario nesta Corte de Sua Magestade Fidellissima”, sendo a respectiva assinatura certificada a 28/1/1774 por Frederico Stiefken, “Consul Geral por Sua Magestade o Rey de Dinamarca e Noruega etc. etc. etc. nestes Reynos e Senhorios de Portugal”. Esta certidão, juntamente com outra que a confirma, de Dom Alexandre de Souza e Holstein, encontra-se publicada, se não me engano, na História do Exército Português de Cristóvão Ayres de Magalhães Sepúlveda (estou a citar de memória esta referência...) e existem cópias no ANTT.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37199 | jhuet | 05 mars 2003 19:14 | In reply to: #37140

Caro Lourenço Correia de Matos,

Descobri num documento que Lourenço Huet de Bacellar Pinto Guedes Sotto Mayor (1773-1834), foi Agente e Comissário encarregado dos negócios consulares do Reino das Duas-Sicílias em Penafiel (16-IX-1825).

Cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37200 | LCM | 05 mars 2003 19:18 | In reply to: #37199

Caro José,

Muito obrigado pela informação que desconhecia. Deve ter sido Vice Consul pois era esse o "posto" na provincia.
Para efeitos de arrumação e citação, qual é a fonte? A data que indica é a da nomeação?
Se me puder indicar outros dados biográficos de Lourenço Huet muito lhe agradeço.

Cumprimentos
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37204 | amtf | 05 mars 2003 21:18 | In reply to: #37161

Caro Arez da Silva,

Reportando-me ao livro por mim citado:

"1759 - Fred. Stieffen, Cônsul"

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Portugal - dinamarca: diplomatas

#37205 | arezdasilva | 05 mars 2003 21:48 | In reply to: #37167

meus caros antónio bivar e torres fevereiro muito grato pela resposta rapida
num fax que gentilmente me enviou ha uns anos do ministerio neg estrangeiros penso que uma parente sua fevereiro aparecia stieffen .posteriormente vi uma fotocopia em casa do meu primo luis bivarweinholtzde azevedo penso que do decomento que me transcreve mas nao o li concentramonos na assinatura e de facto trata se stiefken que aparentemente tem a forme dum patronimico típico do norte da alemnanha filho de estêvão que emcalemão se lerá "estifeken" mas em dinamarques "estefikín" .nunca tinha posto a hipotese que fosse uma transcriçao dum nome estrangeiro mas no livro familia macaense o jorge forjaz refere que na certidao de batismo na igreja da penha de frança penso que antes de 1774 o padrinho e descrito como frederico estefique consul do reino da dinamarca.
o meu 4º avõ joão cabral de estefique *1780+1854, governador de macau que casou em 1833 ,macau com dona maria frederica machado de mendonça, era filho de joao cabral e antónia de estefique é uma hipotese plausivel que dona antonia seja filha ou sobrinha ou irmã do dito frederico
deixo em aberto a questão pelo menos sabe-se que entre 1759 e1774 ele era o consul da dinamarca
um abraço
jorge arez

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37208 | jhuet | 05 mars 2003 22:24 | In reply to: #37200

Meu caro Lourenço,

Espero que os elementos que possuo lhe sejam de alguma utilidade:

Lourenço Huet de Bacelar Pinto Guedes Sotto Mayor, foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (5-VII-1815), cadete do regimento do Porto que fez as campanhas do Roussilon, senhor dos morgadios da Casa do Paraíso, nasc. a 29 Jan 1773, na Casa do Fôfo, em S. Martinho de Recezinhos (Penafiel), e fal. solt. a 19 Maio 1834, na Casa do Paraíso, em Santo Ildefonso (Porto), deixando 4 filhos naturais reconhecidos por testamento.
O cargo de "vice-cônsul" das Duas-Sicílias consta de um documento do Arquivo da Casa de Carrapatelo, em minha posse, e que é uma "Carta requisitória e executora geral passada a requerimento de Lourenço Huet de Bacellar contra António da Cunha, e mulher, em 3 de Fevereiro de 1826, na cidade do Porto".

Lourenço era o filho primogénito de Duarte Cláudio Huet de Bacellar Sotto Mayor, e de sua 1.ª mulher D. Ana Joaquina Guedes de Carvalho Vasconcelos e Menezes, senhora da Casa do Fôfo.
Espero que estes dados lhe sejam de utilidade, se necessitar de mais alguma coisa estou à sua disposição.

Só como curiosidade, Lourenço Huet, foi um péssimo administrador da Casa, que após a sua morte estava bastante onerada. Sucedeu em todos os bens vinculados o irmão António Huet, meu 5.º avô.

Um abraço,
José Huet de Bacelar

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37248 | jliberato | 06 mars 2003 17:11 | In reply to: #37143

Meu caro António Fevereiro,
Será que os elementos que refere abrangem o início do Século XVIII (1705 a 1734)? Será que existe algum Mayoral na representação diplomática de Espanha nesta época?
Muito obrigado
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37258 | abivar | 06 mars 2003 18:45 | In reply to: #37140

Meu Caro Lourenço:

Como prometido, aqui vão os elementos acerca do “meu” Joaquim João Júdice, “teu” provável vice-cônsul (ou cônsul ?) do Reino das Duas Sicílias em Lagos (ou Lagoa ?). Nasce em Estômbar (Concelho de Lagoa, Distrito de Faro) a 4/2/1816, baptizado a 18/10 (já crescidinho, para a época) e casa na mesma freguesia a 18/6/1838 com a sua duas vezes prima (pelos Júdices - consanguinidade de terceiro grau por um tronco e de terceiro e quarto por outro), D. Maria Augusta Júdice dos Santos, nascida a 11/7/1823 e baptizada a 3/8, também em Estômbar (casa portanto ainda com catorze anos). Era Tenente, à data do casamento.

Joaquim João era bisneto do Juíz Dr. José Júdice (tronco dos Júdices do Algarve), através do filho deste, Joaquim Paulo, e do neto, António Joaquim, e a sua Mulher, D. Maria Augusta, era bisneta do mesmo José Júdice através da filha D. Escolástica Maria Clara Júdice e do neto José Júdice dos Santos e trisneta ainda do mesmo Juíz pela filha deste D. Ângela Maria Guaglia Júdice, neta D. Ângela Maria da Silva e bisneta D. Maria José Carlos Júdice.

Se quizeres mais dados genealógicos diz qualquer coisa.

Um abraço,

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37262 | amtf | 06 mars 2003 19:32 | In reply to: #37248

Caríssimo J. Liberato,

No período que refere não encontro nenhum Mayoral, no entanto, o autor avisa que as listas dos "Representantes diplomáticos portugueses no estrangeiro e estrangeiros em Portugal de 1640 a 1834" têm lacunas "e porventura erros". Por outro lado faço notar que só os chefes de posto são mencionados.

Transcrevo os nomes que figuram entre 1705 e 1746. Poderá, eventualmente, ser-lhe útil:
1705 - Alvaro Cienfuegos, Ministro
1707 - Marquês de Miraflores, Embaixador
1709 - Conde de Stampa, Embaixador
1710 - Alvaro Cienfuegos, Embaixador
1723 - Marquês de Capecelatro, Embaixador
1727 - Marquês de los Balbazes, Embaixador
? - Candia (?)
1746 - Duque de Sotomaior, Embaixador

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37269 | LCM | 06 mars 2003 21:22 | In reply to: #37258

Caro Tó,

Amanhã confirmarei o nome e o local, mas acredito tratar-se da mesma pessoa.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37286 | jliberato | 07 mars 2003 07:48 | In reply to: #37262

Meu caro António Maria Fevereiro,
Agradeço a sua pronta resposta.
Na realidade, tenho uma antepassada, Isabel Jacinta Maoral (ortografia adoptada no assento) natural de Zafra, Espanha, aonde nasceu em 1705 e que casou em Lisboa em 1734 com Eusébio Ribeiro Machado, de quem aliás não sei nada. Mas de Isabel Jacinta reconstituí grande parte dos seus ascendentes em Zafra e Alcantara, através dos registos da Colegiada de Zafra. O que nunca consegui perceber é o que a fez vir de Zafra casar a Lisboa.
Melhores cumprimentos,
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#37354 | LCM | 07 mars 2003 21:05 | In reply to: #37258

Caro Tó,

Estive hoje na Torre e confirmei as informações: Joaquim João Judice foi nomeado Vice Consul das Duas Sicílias em Lagos pelo Consul Geral José Testa, sendo a nomeação confirmada pelo Rei a 10-1-1859 (Reg. Geral de Mercês, D. Pedro V, Lv. 16, fl. 211-211v.º).

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#90938 | LCM | 14 mai 2005 23:38 | In reply to: #37208

Caro José Huet de Bacelar,

Estava hoje a organizar os meus apontamentos sobre os Consules das Duas Sicílias e fiquei com uma dúvida sobre Lourenço Huet. Nesta mensagem diz que consta como "Vice-Cônsul" num documento de 3-2-1826. Na outra mensagem dizia-o "Agente e Comissário encarregado dos negócios consulares do Reino das Duas-Sicílias em Penafiel (16-9-1825)". A que corresponde esta última data? Qual é de facto o cargo, Vice-Cônsul ou Agente consular?

Mais uma vez muito obrigado.
Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Portugal - Duas Sicílias: diplomatas

#91101 | jhuet | 16 mai 2005 20:37 | In reply to: #90938

Caro Lourenço

Retifico a infomação e passo a transcrever o que consta da referida escritura de 1826:
«Joze Joaquim Vaz de Guimarães, cavaleiro profeço na ordem de Christo, Consul Deputado de Sua Magestade El-Rey do Reyno das Duas Secillias na villa de Vianna e encarregado do mesmo Consulado nesta cidade, coronel graduado da Sua Real Marinha, com confirmação de Sua Magestade Fidelissima que Deos goarde etc. e attesto em como o Senhor Lourenço Huet de Bacellar Souto Maior, rezidente no Fojo da cidade de Pennafiel, hé meu Agente e Comissário encarregado dos negócios pertencentes à minha Caza, assim como de meu Consulado, e para constar onde convier e poder requerer a sua Carta de Privillegios que goza em consequencia deste emprego lhe mandei passar a prezente debaixo de meu signal e sello consular. Porto dezasseis de Setembro de mil oito centos vinte e cinco. Joze Joaquim Vaz de Guimarães »

Um abraço,
José Huet

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 juin 2024, 01:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen