Apelidos; do Pai ou da Mãe?

This topic is classified in rooms:

Apelidos; do Pai ou da Mãe?

#3779 | José Maya | 04 mai 2001 10:36

Segundo a actual tradição Portuguesa, o Apelido do Pai fica á frente, e o da Mãe atrás. O do Pai mantem-se e o da mãe fica uma geração e vai caindo.
Quando se começa a investigar para trás, esta regra é muitas vezes alterada, mamtendo-se por muitas vezes o nome da Mãe, e caindo o nome do Pai, o que leva a que na realidade pelas regras actuais, de transmissão do nome da via varonil, o nome de muitas familias deveria ser outro totalmente diferente. É esta alteração da regra aceite? em que condições? Quando das investigações, não deveriam os nomes ser corrigidos?
Jose de Faria e Maia

Reply

Direct link:

RE: Apelidos; do Pai ou da Mãe?

#3789 | amaral | 04 mai 2001 20:11 | In reply to: #3779

Outro hábito que hoje é comum, é as mulheres colocarem os apelidos do marido, o que deve ser um transtorno ao nível da renovação dos docs. Nenhuma das nossas antepassadas fazia tal coisa. Não parece que tal procedimento é renegar a própria família? Por vezes, substituem os apelidos por outros que são um atentado às normas de estética.

Reply

Direct link:

RE: Apelidos; do Pai ou da Mãe?

#3815 | Vasco Jácome | 05 mai 2001 11:43 | In reply to: #3779

Caro José Maya

É verdade que talvez desde meados do séc. XIX, se introduziu a moda de se colocar primeiro o(s) apelidos da mãe e só depois o(s) do pai, começando-se assim a usar o(s) apelido(s) da varonia no fim. Julgo que isto é de inspiração francesa. Este hábito enraizou-se mais ainda durante o séc. XX, a pontos de hoje em dia, quando se quer saber o nome mais resumido de alguém, lá vem a sacramental (e irritante...) afirmação: “só o primeiro e o último”.

No entanto, isto é contrário à tradição da Península Ibérica. Com efeito, ainda hoje em Espanha é o contrário: o nome do pai (a varonia) vem logo em primeiro lugar. Se vir o seu nome “resumido” por espanhóis, vai ver que lhe só põem o primeiro apelido!

Em tempos idos, também em Portugal era assim. Pelos séc. XV e inícios do XVI usava-se eventualmente um patronímico e quando muito um apelido. Pelos fins de 500, começa a aparecer o hábito de acrescentar apelidos da linha feminina. A partir daqui (séc. XVII em diante), começa a anarquizar-se os modos de adopção dos apelidos pelas gerações seguintes. Verifica-se que determinadas famílias adoptam tradições diferentes: umas mantém a varonia em primeiro lugar e acrescentam para o fim apelidos da linha feminina, escolhidos, um bocado ao acaso (ou na busca dos mais sonantes). Numas, todos os elementos usam os mesmos apelidos, noutras “faz-se gala” de cada irmão ter um conjunto diferente destes. Surge o hábito, nalgumas famílias, de os rapazes só terem os do pai e as raparigas os da mãe. A complicar mais as coisas, alguns Morgados ou Vínculos, impõem o uso de determinado(s) apelido(s) aos seus administradores. Há ainda senhoras herdeiras de Casas que casam com filhos segundos de outras e, por isso, a geração seguinte “inclina-se” mais para continuar os apelidos da mãe.

Enfim, verdadeiramente, tal como até já foi dito noutras mensagens aqui no Fórum, a única regra que havia era não haver regras rígidas e gerais!

Isto é a minha opinião, baseada em leituras de muitas genealogias. Não corresponde ao estudo de nenhuma sumidade no assunto.

O que realmente não deve fazer, de modo algum, é alterar os apelidos daqueles que encontra nas suas pesquisas genealógicas, ainda para mais para seguir qualquer regra pseudo tradicional. É normal, é fazer-se a actualização da ortografia, como nesse caso do Maya ou Maia. Julgo, tal como diz José Arnaud, que o melhor é seguir como está no BI e não embarcar em situações do tipo “fulano-de-tal” com dois “ll”, ou coisa parecida, como se isso acrescentasse alguma coisa!

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Apelidos; do Pai ou da Mãe?

#3828 | JMBM | 06 mai 2001 11:43 | In reply to: #3779

Caro José Faria e Maia

É com agrado que o vejo aqui no fórum !
Continuo a tratar dos elemntos dos nossos primos Faria e Maia dos Açores !
Quanto ao tema , gostaria de dar a minha humilde e amadora opinião :
Eu tenho na minha família muitos ramos Ingleses e Americanos ( Ivens , Hickling , etc... ) e os apelidos são apenas do Pai! quase sempre ! Ora para os diferenciar , costumo por o nome da mãe !
Exemplo : Thomas Hickling - há 2 ou 3 com este nome !!! se puser Thomas Sale Hickling , já sei de imediato de quem se trata ...
William Ivens , também há 3 ou 4 , ou mais até!! se puser William Breakspeare Ivens , também já sei de quem se trata !!
Com os nomes Portugueses também por vezes acontece , com menos frequência !
Será que estou a proceder mal , em termos genealógicos ?
um abraço . José Manuel Bela Morais.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 22:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen