Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38327 | jliberato | 24 mars 2003 10:01

Meus caros amigos,

Lanço hoje um dos meus temas favoritos: a ilha de Moçambique, aonde nasceu a minha avó e aonde viveram várias gerações dos meus antepassados. Os elementos que disponho resultam da memória familiar, dado que nunca consegui ter acesso aos arquivos paroquiais, embora haja agora uma pequena esperança.
Assim, a minha avó, Alda Ana Castelão Cortez nasceu na Ilha de Moçambique, em 9-03-1901, casou em Lisboa em 22-07-1922 com Victor Manuel Liberato e faleceu em Lisboa em 30-08-1980. Veio para Lisboa em 1919.
Era filha de Joaquim José Cortez (ver "Família Cortez de Olhão") e Maria Florentina Miranda Gomes Castelão.
Esta (minha bisavó) nasceu na Ilha de Moçambique em 21-02-1873 e faleceu também na Ilha em 20-12-1918. A sua ascendência na Ilha desenvolve-se assim:

Pais
2. José Maria Castelão, nasceu em 1845 na Ilha de Moçambique, casou em 14-01-1872 com Maria Joana Garcia de Miranda Castelão e faleceu em 24-02-1886, sempre na Ilha. Foi Presidente da Câmara da Ilha de Moçambique, então capital da Província.
3. Maria Joana Garcia de Miranda Castelão, nasceu em 06-02-1858 e faleceu em 16-03-1907, sempre na Ilha.

Avós
4. António Duarte Gomes Castelão, nasceu em 30-12-1811 em Pedrouços, Ajuda, Lisboa. Foram seus padrinhos de baptismo o Marquês de Tancos e D. Maria da Madre de Deus Lacerda. Casou na Ilha de Moçambique em 06-02-1839 com Efigénia Cândida Antunes de Melo Castelão e faleceu na Ilha em 05-03-1855. Tenho a ascendência muito bem estudada.
5. Efigénia Cândida Antunes de Melo Castelão nasceu em 1820 na Ilha de Moçambique e faleceu na Ilha em 05-03-1896. Filha de Benjamim Antunes de Melo, de Goa, e de Maria António Guerreiro de Almeida, de Moçambique. De ambos não sei mais nada.
6. Luís Carlos Garcia de Miranda nasceu no Santissimo Sacramento, Rio de Janeiro em 15-08-1827 e faleceu em Santa Isabel, Lisboa em 20-12-1903. Foi juíz do Supremo Tribunal de Justiça. O pai era de Margão, Índia. Em breve criarei tópico sobre ele.
7. Maria Joana de Almeida Miranda, solteira, nasceu em Lisboa e faleceu na Ilha de Moçambique em 12-02-1858. Não sei nada dela.

Apelo a quem possa ter informação sobre estas pessoas a intervir no Forum. Muito obrigado.

JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38627 | arezdasilva | 29 mars 2003 15:21 | In reply to: #38327

caro liberato
não sei se sabe mas interessam-me as familias de goa de que descendo .contacte me para jorge_arez@hotmail.com
garcia e mirandas ha familias goesas e luso descendentes melo tb ,antunes parece luso descendente .os mirandas de margão sao um ramo dos mirandas de lotoulim e conheço descendentes
um abraço
jorge arez

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38637 | magalp | 29 mars 2003 16:46 | In reply to: #38627

Caros Confrades

A Drª Mª Inez Mello Magalhães apresentou há anos uma interessante tese sobre famílias goesas, na Clássica de Lx. depois duma prolongada pesquisa feita "in loco". Se vos interessar poderei conseguir o seu contacto.

cmptos.
Manuel M/

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38689 | arezdasilva | 31 mars 2003 00:17 | In reply to: #38637

sim manuel
agradecia
jorge_arez@hotmail.com
jorge

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38704 | jliberato | 31 mars 2003 10:44 | In reply to: #38627

Meu caro
Agradeco-lhe a sua mensagem. O e-mail que deixou está correcto?
Estou em Brazzaville e o que lhe mandei foi devolvido. Mas pode ser das condicoes locais que nao sao brilhantes. Assim que regressar à Europa (domingo) escrevo-lhe.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Famílias da Ilha de Moçambique (Castelão)

#38719 | arezdasilva | 31 mars 2003 13:23 | In reply to: #38704

sim mas como aparece sublinhado nao se ve o undescore entre o e e o a de arez

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#242938 | IsabelFont | 27 oct. 2009 12:07 | In reply to: #38327

Bom dia,
Caro confrade JLiberato,

Não sei se ainda anda por este fórum; mas, caso assim seja, p. favor receba esta mensagem!
Não sabia que tinha essa ascendência nem que lhe interessavam paroquiais de Moçambique!

A minha ascendência é de Goa, Lisboa, Trás os Montes e Alto Douro, etc.. mas, nasci e vivi em Moçambique e os meus Pais casaram lá. Foi, como para muitas famílias uma passagem temporária.
Por razões dos meus colaterais, interessam-me agora paroquiais de Maputo, Inhambane e, eventualmente, mais alguns sítios em Moçambique »» nunca sabemos onde vamos parar!
Será que tem lá algum contacto que me permita obter os ditos paroquiais em Moçambique?
Se tiver poderá passar-mo?

Já agora conheceu alguma família de apelido Ribeiro (da zona de Inhambane ou Beira)? Ele era um estrangeiro descendente de suiços de apelido Wartburg, e era tea-maker (como lá se diza) e ela Maria Eduarda Ribeiro, era de Moçambique. Tiveram lá filhos, que provavelmente teriam o apelido Ribeiro Wartburg??! Não sei mais nada, infelizmente; mas são os dados que tenho para os relacionar com a família de meu marido, a quem chamavam primos!

Agradeço a atenção que me puder dispensar,
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#247254 | jliberato | 06 janv. 2010 21:25 | In reply to: #242938

Cara Maria Isabel,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Eu tive acesso aos paroquiais da Ilha de Moçambique. Levei mais de 20 anos até os localizar. Mas desconheço tudo sobre os restantes paroquiais.
Devo dizer que o nome de Wartburg não me é estranho. Mas sem datas é como procurar agulha em palheiro. Se me der datas talvez possa buscar na Ilha.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#247271 | IsabelFont | 07 janv. 2010 00:56 | In reply to: #247254

Caro confrade JLiberato,

Já agora e por curiosidade onde conseguiu localizar os paroquiais da Ilha de Moçambique? se é que pode partilhar esta informação!
Ainda bem que viu esta minha mensagem, pois estou a começar a desesperar para encontrar dados paroquiais de Moçambique, sejam de onde forem!
Daquilo que me lembro por a minha mãe falar, esta Maria Eduarda Ribeiro devia ser da época em que a minha Mãe viveu em Moçambique; ou seja, entre os anos de /1944/1945 (?), ela casou lá e eu nasci em 1946. Os meus Pais só voltaram em 1954, para Lisboa. Portanto foi nessa época que ela conheceu este tea-maker e sua mulher, que aliás é considerada prima do meu actual marido, mas ninguém sabe como são primos. Nesse período da vida dos meus Pais, eles andaram por Maputo, antiga Vila Gouveia (não sei o nome actual (distrito ou provínica de Tete), Jangamo, Beira. O meu Pai era do quadro administrativo. Mas não sei onde conheceram esta Maria Eduarda Ribeiro; com certeza numa das regiões onde se plantava mais chá?!

Mais tarde, não sei bem quando, esta Maria Eduarda (que já é falecida) não sei se por ter enviuvado lá, ou porquê, veio viver para Lisboa e suponho que faleceu na Suiça.
Já ouvi dizer que ela era filha de um Governador de Inhambane, mas já pesquisei por ai e não encontrei ninguém com este apelido.

A família com que pretendo relacionar, que é a de meu marido, é de apelido Sousa Teixeira - da região de Inhambane.

Não sei se anda em viagem por essas bandas , mas também gostava de obter uma certidão de óbito do meu avô - Mário Júlio Neves da Fontoura, que faleceu em Quelimane em 5/9/1958. Bem como da minha avó paterna, que também faleceu em Moçambique, em Ribaué (não sei onde é) em 21/04/1938.
Mas estas duas últimas são madurices minhas - seria apenas para ter a documentação completa, porque tenho a certeza que as datas e os locais estão certos.

Mas, desculpe a curiosidade, sabe de alguém que eu possa contactar para obter estes elementos?
É que eu tentei o Arquivo Ultramarino e mandei um e-mail a Joel Tembe, até HOJE sem resposta! Deve estar tudo muito desorganizado e se calhar até perdido!

Peço desculpa de tanta verborrreia, mas quando encontramos alguém que tem um ponto comum, até apetece falar!
Acaso descubra alguma coisa ou algum contacto, fico-lhe muito grata.
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#247277 | PML | 07 janv. 2010 08:00 | In reply to: #247254

Caro Confrade JLiberato

Aproveito este tópico para lhe perguntar se me pode ajudar a descobrir se existe ou existiu a freguesia de São Luís Gonzaga na Ilha de Moçambique.
Se me puder ajudar, peço-lhe que me responda pelo tópico por mim lançado há tempos:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=241154

Muito obrigado!
Cumprimentos

Paulo Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#247440 | IsabelFont | 10 janv. 2010 01:06 | In reply to: #247277

Caro confrade PML,

Por favor leia a minha resposta no seu outro tópico.

Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#248063 | jliberato | 20 janv. 2010 00:40 | In reply to: #247271

Cara Maria Isabel,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Consegui que me tirassem umas fotocópias de bastantes assentos da Ilha de Moçambique. Mas os arquivos estão pouco organizados e as fotocópias estão por vezes mal tiradas. Mas, para mim foram preciosas.
Muito interessante o que conta.
Mas a informação de que disponho é apenas da Ilha de Moçambique.
Fico atento se encontrar algo.
Preciso que me diga precisamente o que pretende e as datas aproximadas.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Moçambique

#248498 | jliberato | 26 janv. 2010 15:09 | In reply to: #247271

Cara Maria Isabel,
Verifiquei os assentos de que disponho e não encontrei nada.
Evidentemente que, como disse, não são exaustivos e são apenas da Ilha de Moçambique.
Lamento.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juin 2024, 23:48

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen