Aos Genealogistas

This topic is classified in rooms: Arquivos

Aos Genealogistas

#3879 | SMP | 08 mai 2001 20:25

Algum genealogista que me possa responder a esta questão:
Um indviduo que não tivesse sido baptizado, como era feito o seu registo (meados do séc. XIX)?

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#3885 | António Forjó | 08 mai 2001 23:37 | In reply to: #3879

O Registo Civil teve início em 1832 ou 34 mas sem carácter obrigatório, o que veio a acontecer só depois de 1910.
Cumprimentos :-)

António

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#3889 | SMP | 09 mai 2001 00:50 | In reply to: #3885

Antes de mais,obrigado pela sua atenção.
Então o que me está a dizer é que um indviduo que não fosse baptizado podia ter o seu registo nas paróquias.E se sim como era colocado.

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#3895 | JCC | 09 mai 2001 11:49 | In reply to: #3889

Não, não foi isto que o António Forjó disse.

O que ele disse foi que o registo civil existiu desde 1834. Se alguem recorreu a esse registo então estará registado nos competentes livros nas Conservatórias do Registo Civil (ou nos Arquivos) conforme acontece hoje em dia.

Os Registos Paroquiais são isso mesmo, registos das paróquias. Logo aí apenas se inscreviam os factos relevantes da vida religiosa. Baptismo, casamento e sepultura. Se estes actos religiosos não existiram, não existem registos paroquiais.

Deixe-me acrecentar, no entanto, que, ao que sei, o número de pessoas que recorriam apenas ao registo civil não tinha significado. Só depois da implantação da republica, em que tal registo se tornou o registo oficial, é que passou a ter relevancia.

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#3902 | SMP | 09 mai 2001 20:20 | In reply to: #3895

Muito obrigado pelo seu esclarecimento.

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#6502 | jantpserra | 01 juil. 2001 10:54 | In reply to: #3879

Tenho documentos do Século XIII e não consigo decifrar algumas palavras. Como poderei arranjar quem me dê alguma ajuda nesse sentido?
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#6504 | Eduardo Albuquerque | 01 juil. 2001 12:50 | In reply to: #6502

Ex.mo Senhor,

Na sequência da sua petição, cumpre informar que, não obstante não ser um perito na matéria, possuo alguma prática fruto das muitas horas gastas em redor de documentos análogos.

Assim, manifesto-lhe a minha disponibilidade para o efeito, sem qualquer tipo de encargos e, também, como é óbvio sem qualquer compromisso de resultados.

Para o efeito deixo-lhe aqui o meu endereço de correio electrónico:

eduardo.albuquerque@clix.pt

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: Aos Genealogistas

#6519 | mm81 | 02 juil. 2001 01:07 | In reply to: #6502

Ex Senhor:

Não sendo tambem eu um perito no assunto conheço quem talvez possa ajuda-lo se me puder expecificar melhor que tipo de documento esta com dificuldades em ler; ou mesmo envia-lo por e-mail.
Espero puder ser-lhe util

o meu e-mail é rickon81@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 juil. 2024, 08:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen