Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

This topic is classified in rooms: Pessoas | Bibliografia | Famílias | Cargos

Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#38881 | Portuguez | 03 avril 2003 01:52

Caros Confrades

Na enciclopédia Verbo, no verbete sobre o Miguel de Vasconcelos morto na revolução de 1640 pelos conjurados, diz-se:

«Miguel de Vasconcelos e Brito – Politico português que * Lx 1590, + ibd. 1640. Valido do conde duque de Olivares desempenhou em Potugal os cargos de escrivão da Fazenda e de secº de estado da Regente Duquesa de Mântua. Apoiado por seu cunhado Diogo Soares alcançou na Corte de Madrid plenos poderes para aplicar em Portugal pesados impostos que deram origem aos motins de Vila Viçosa - o Manuelinho em 1637 – e outras terras do Alentejo. A correspondência que manteve com Diogo Soares mostra claramente quanto ambos se entendiam e se empenharam para abater a economia do Pais e desprestigiar a nobreza e o povo... Na revolta de 1640 foi morto a tiro, no Paço, pelos conjurados, quando refugiado num armário. Foi autor de alguns poemas e de um nobiliário que ficaram manuscritos.

Bibl. G. Lobato H.P IV / Pe. J. Esperança, Comp. Not. de Vila Viçosa, Redondo /Pinheiro Chagas H.P. V.»

Em alguns lados lhe dão o dom... D. Miguel de Vasconcelos. Pergunto, a que família pertencia o defenestrado, era casado, deixou descendência? Tendo sido linhagista, alguém conhece e sabe do que trata o nobiliário que compôs? Quem era e donde vinha o Diogo Soares secretário de estado filipino, que alguns lhe dão por sogro, outros por cunhado?

Cumprimentos

Portuguez

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#38883 | zepas | 03 avril 2003 05:55 | In reply to: #38881

Caro Confrade Portuguez,

Da grande enciclopédia Portuguesa e Brasileira posso-lhe adiantar o seguinte sobre Miguel de Vasconcelos:

Era filho do Dr. Pedro Barbosa de Luna, magistrado, desembargador de agravos e corregedor cível da corte, e de sua mulher D. Antónia de Mello ou de Vasconcelos, de nobres famílias. Deste matrimónio houve quatro filhos que usaram apelidos muito diferentes: Miguel de Vasconcelos, D.Pedro Barbosa de Eça, que foi Bispo de Leiria, o padre Luis de Melo, deão de Braga, e D. Mariana de Eça que casou com o dito Diogo Soares.

Todos estas pessoas eram afectas à causa Filipina, o que lhes veio em vida a causar grandes dissabores. O pai de Miguel de Vasconcelos foi inclusivamente assassinado em 1621 devido à sua afeição ao Rei espanhol.

Miguel de Vasconcelos escreveu poesias, que ficaram inéditas, e, efectivamente, o dito "Nobiliário de famílias portuguesas" que também não foi impresso.

A fonte consultada não refere qualquer casamento ou descendência por parte de Miguel de Vasconcelos.

Quanto a Diogo Soares, personagem que é igualmente pintada em tons muito sombrios nos livros de história de Porugal, foi cunhado de Miguel de Vasconcelos em primeiras núpcias, e, seu genro em virtude de um terceiro casamento.

Não disponho de informação sobre a sua origem, mas terá morrido em Madrid em 29-VIII-1649.

Esperando ter sido útil, apresento-lhe os meus cumprimentos.

JP

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#38895 | jpcmt | 03 avril 2003 10:55 | In reply to: #38881

Meu Caro Alexandre:
Julgo que no livro “Casas de Viana Antiga”, de autoria de minha prima-tia D. Mª Emília de Vasconcelos e de D. Maria Augusta d’Alpuim (1983) encontrará algumas respostas:
Transcrevo alguns parágrafos:

«A «Casa dos Medalhões» ou «Casa dos Lunas» é um bonito exemplar da arquitectura renascentista vianense. [...] na pedra da sua frontaria, está gravada a seguinte legenda, encurtada por numerosas abreviaturas: «esta caza mandou fazer Jacome Roiz cavaleiro fidalgo da caza deI Rei Nosso Senhor e Comendador de Brito na Ordem de Cristo e sua mulher Maria Barbosa bisneta de Fernão Gonçalves Barbosa e bisneta de Martim da Rocha, Fidalgo do Snr. Infante Dom Pedro».
Na face virada à Rua do poço achavam-se armas dos Lunas, Rochas e Barbosas.
João Jácome de Luna era filho de Rui Fernandes de Luna, natural da Galiza, - que se expatriou devido a uma morte ali perpetrada. Fixou-se em Viana, e aqui casou seu filho, Miguel Jácome de Luna com D. Genebra Barbosa, neta de Rui Vaz Aranha e de D. Maria da Cunha da Rocha, gente ilustre que vivera primeiro em Caminha, depois em Viana. (Era D. Genebra irmã do «Insigne» Dr. Pedro Barbosa Aranha, grande jurisconsulto com várias honrosas mercês, que certos estudiosos confundiam com seu filho Pedro Barbosa de Luna nalgumas notícias sobre a família de qualquer deles).
Teve Miguel Jácome de Luna mais dois irmãos: Pedro Barbosa, que morreu sem descendência, e João Jácome de Luna, que a teve, -- mas fora de Viana. Pelo contrário manteve aqui o primeiro a casa feita por seu pai [...]
Foi Vereador da cidade de Lisboa e Juiz dos Cavaleiros. E teve por sua vez três filhos: Pedro Barbosa de Luna, António Barbosa, deputado do Santo Oficio, e Luís Barbosa, Maltez.
Casou Pedro Barbosa de Luna com D. Antónia de MeIo e Vasconcelos; recebeu insígnias doutorais, foi admitido no Colégio Real de S. Paulo, Desembargador do Porto e da Casa da Suplicação e Corregedor da Corte. Mas, «por não administrar rectamente estes lugares» esteve depois detido vinte e dois anos, chegando a ser condenado a despir a Béca, sentença no entanto revogada (v. Babosa Machado). Parece aliás, que sempre se manteve português de coração naquela época conturbada. [...]
Não obstante foi pai do tristemente célebre Secretário de Estado Miguel de Vasconcelos, homem de confiança do conde de Olivares e da duqueza de Mântua, morto na Revolução de 1640.
Também Pedro Barbosa de Luna fôra assassinado em 1621, com uma estocada, ao entrar uma noite para a sua casa situada ao Chafariz d'el-Rei, em Lisboa. Outros dizem que com um tiro de pistola ao recolher da Relação a sua casa, que era um palácio na Ribeira (nota 5ª, na versão de Camilo Castelo Branco em «O Regicida»)... [...]
É voz corrente em Viana ter nascido Miguel de Vasconcelos na Casa dos Lunas, frente à Matriz, afirmando outros que em Lisboa é que nasceu.
Uma sua irmã, D. Mariana d'Eça, casou com Diogo Soares, secretário de Estado em Madrid. Tendo ela enviuvado, de novo casou Diogo Soares -- agora com uma filha de Miguel de Vasconcelos, que assim foi seu cunhado e sogro. Outros irmãos deste eram D. Pedro d'Eça, bispo de Leiria, e D. Luís d'Eça, Deão em Braga.
Perdeu-se em Viana a representação dos Lunas. [...] »

Também meu avô escreveu, sobre o tema, em 4-12-1938, um artigo n’”O Primeiro de Janeiro” em que refere a descendência legítima de Miguel de Vasconcelos, que teve igualmente uma filha bastarda, D. Maria de Brito, casada com António Corrêa Baharém, homónimo e representante do famoso herói das Índias, c.g. .
O artigo é demasiado extenso para colocar aqui. Se estiver interessado, posso enviá-lo para o seu mailbox.

Grande abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#38896 | jpcmt | 03 avril 2003 11:09 | In reply to: #38881

Errata:
No penúltimo parágrafo, leia-se:
"tendo ele enviuvado..."
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#38900 | doria_gen | 03 avril 2003 13:01 | In reply to: #38881

Era dos Vasconcellos Alvarengas (está em Braamcamp). Devo ter aqui a ascendência dele, cheia de quebras na varonia.

fa

Reply

Direct link:

Nova Hipótese Sobre a Vera Causa da Defenestração

#38990 | aburma | 03 avril 2003 18:10 | In reply to: #38881

Caro Confrade,

Já que esta vilipendiada figura da História Pátria surge agora referenciada como genealogista, planta-se no meu espírito a dúvida sobre o real móbil da defenestração.

Todos sabemos em que iras os genealogistas por vezes incorrem, ao omitirem de suas obras eminências que não se consideram omitíveis, ou ao desvendarem ancestrias que os visados consideram pouco abonatórias, ou, muito prosaicamente, ao reporem a verdade de factos incorrectamente transmitidos e repetidos ao longo das décadas, quando não dos séculos.

Torna-se assim da mais alta importância apurar-se que famílias ou linhagens teriam sido estudadas pelo Defenestrado, e de seguida aplicar a máxima de Poirot "À qui profite le crime?"

No final, nada como apelar ao talento revisionista de alguns conhecidos "historiadores" nossos contemporâneos e aí teremos a nova e verdadeira interpretação das causas da Revolução de 1640. Eu, por mim, sugeria já uma investigação dos costados do Manuelinho.

Cumprimentos

Germano-Portuguez

Reply

Direct link:

Diogo Soares, secretário

#39029 | abivar | 03 avril 2003 19:51 | In reply to: #38881

Caro Alexandre:

Pensava encontrar-te hoje, mas como tiveste falta, aqui vai a promessa de procurar nos meus apontamentos o que lá tenho do Secretário Diogo Soares, a menos que esteja a confundir com Cristóvão Soares (desse já encontrei a referência). Tenho de memória que estará ligado a Monção onde terá pelo menos apadrinhado algum acto ("padrinho [ou testemunha] Diogo Soares, secretário", soa-me a Monção, mas tenho de confirmar). Também tenho ideia de ter ouvido uma palestra do nosso confrade Augusto Ferreira do Amaral em que falava em Diogo (?) Soares e família, se não me engano a propósito de uma sepultura armoriada em Carnide. Tudo isto é despejado directamente da minha quiçá confusa memória, pelo que terás de esperar por confirmação ou infirmação e mais pormenores, mas talvez suscite algum post mais douto.

Um abraço,

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39038 | Vasco Jácome | 03 avril 2003 20:19 | In reply to: #38881

Caro Alexandre

Em complemento ao que já foi dito, acrescento o que Eduardo Carcavelos escreveu na sua “Bibliografia Nobiliárquica Portuguesa”, mesmo no fim do vol. II, pg. 226 227 (ortografia actualizada):

“Miguel de Vasconcelos – Escrivão de fazenda do reino em Lisboa, secretário de Estado da vice-rainha, duquesa Margarida de Mantua, e traidor à Pátria, no domínio de Castela.
N. na 2ª met. do séc. XVI, sendo filho do dr. Pedro Barbosa de Luna, deseb. dos Agravos, o qual foi assassinado por ser também partidário de Castela, e de D. Antónia de Mello.
M. no memorável dia 1 de dez. de 1640, assassinado a tiro, nos seus aposentos, pelos fidalgos conjurados.
Foi casado com D. Catarina de Macedo Leite; - c. g., da qual procede o 1º Conde de Murça.”

Escreveu:

2177) Nobiliário de Famílias Portuguesas – Ms. In-fol. Em vários vols.
Este ms. é uma formidável charge nas famílias nobres portuguesas, as quais tinham por isso pelo autor o mais profundo desprezo.”

Parece que com esta última frase Eduardo Carcavelos já estava a responder a Alexandre Burmester :)

Quanto à sua genealogia, o imprescindível Gayo fala dele no ttº de Aranhas §35 N11. Teve uma filha legítima D. Antónia de Melo que foi a 3ª m.er de Diogo Soares, Secretário de Estado em Madrid, Sr. das vilas de Serem, Punhete e Préstimo, Alcaidaria-Mor de Marialva, Moreira e Pinhel, Comendador na O.C. fº de João Alz Soares, Escrivão e vedor da Fazenda e sua m.er D. Paula da Silva. Estes foram bisavós de D. Miguel de Abreu Soares Vasconcelos Brito Barbosa e Palha, senhor do Morgado da Fonte Boa (aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=28508), avô paterno do 1º conde de Murça.

Mas teve também a tal filha bastarda D. Maria de Brito (havida em D. Catarina Lobo fª de Simão Lobo de Andrade e m.er Sebastiana Correia; neta paterna de Lucas Lobo e de D. Genebra Freire de Andrade; neta materna de Simão Correia, Juiz Ordinário em Alenquer, ou, segundo outros, de Fernão Pires Caldeira e m.er D. Ana Correia Pereira) c.c. António Correia Baharem, bisavós da 1ª condessa da Lousã, pois eram avós maternos de Luís António de Basto Baharem, alcaide-mór de Linhares, em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49615

Termino com a curiosidade de que a tal casa dos Lunas, em Viana, consta do site www.monumentos.pt

Cumprimentos,
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39104 | Portuguez | 04 avril 2003 13:12 | In reply to: #38883

Caro Zepas, e Todos

Muito obrigado pela vossa rica e bem documentada ajuda.

Gratos cumprimentos

Portuguez

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39106 | Portuguez | 04 avril 2003 13:19 | In reply to: #38895

Meu Caro João

Foi com todo o interesse e atenção que li o seu contributo valioso, como todos aliás, para este tópico. Curiosa a sequência de acontecimentos nessa família... Gostaria evidentemente de ler o artigo de seu Avô, que peço mande pela caixa habitual.

Abraço obrigado

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39107 | Portuguez | 04 avril 2003 13:20 | In reply to: #38900

FA

Este Vasconcelos é o mesmo de Vasconcelos e Sousa?

Abc

ATF

Reply

Direct link:

RE: Diogo Soares, secretário

#39109 | Portuguez | 04 avril 2003 13:27 | In reply to: #39029

Olá Tó

Obrigado. Também tive pena de não te ver, não foi possível. Cá ficamos então à espera de infirmações e confirmações. Descobri que também houve um Francisco SA morto no 1º de XII (não dos meus ramos). Era magistrado, e vem no GP. Já agora, para refrescar a memória, proponho duas listas, uma dos mortos e presos no 1º de Dezembro, outra dos Conjurados.

Gd abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

D. Catarina de Macedo Leite

#39114 | Portuguez | 04 avril 2003 13:59 | In reply to: #39038

Caro Vasco

Mt. obrigado por tudo isso. Quem seria esta D. Catarina de Macedo Leite, mulher do Defenestrado? Não consegui localizar os pais do Diogo Soares, mas isto tudo formava uma rede de clientelismo intrincado interessante de estudar, sob os Habsburgos.

Não sei porquê, não consegui abrir a página dos monumentos. Deve estar avariada.

Um abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

Tição do Vasconcelos

#39117 | Portuguez | 04 avril 2003 14:16 | In reply to: #38990

Ilustre Confrade Luso-Hamburguês

Faço minhas as suas palavras... e frenética busca ocorre já enquanto escrevemos estas linhas a fim de localizar um manuscrito quiçá capaz de ofuscar o Tição de Gayo que em breve saltará a lume, segundo li em conturbadas paragens deste mesmo fórum. Será uma luta feroz para o top das vendas.

Cumprimentos

Luso-Gaulês

Reply

Direct link:

RE: D. Catarina de Macedo Leite

#39143 | Vasco Jácome | 04 avril 2003 19:50 | In reply to: #39114

Caro Alexandre

Do Gayo ttº de Leites §15

N1 JOÃO LEITE fº de .... foi morador em Santarém e Cap.am de uma Nau da Carga da Índia em 1506 c. c. Isabel Rz Pacheco, de Santarém, fª de Nuno Vaz, o Cavaleiro e sua m.er Branca Anes.

N2 DIOGO LEITE PACHECO foi n.al de Portel c. c. Mª, ou Joana ou Catarina Dias fª de Francisco Dias Castelo, natural de Portel, Almoxarife dos Passos de Santarém, Cav. da Ordem de X, Fid. da CR e m.er Maria Rz.

N3 ANTÓNIO LEITE PACHECO c. c. Branca de Macedo fª de Jorge de Macedo e m.er Catarina de Macedo (ttº de Macedos §20 N14). Tiveram entre outros:

N4 DIOGO LEITE PACHECO c. a 1ª c. D. Isabel Soares de Melo fª de João Soares de Melo e m.er D. Mª Pedro de Meireles fª de Jerónimo de Meireles. Tiveram:
N5 D. Catarina de Macedo Leite c.c. Miguel de Vasconcelos

C. a 2ª c. D. Luisa Sodré fª de Duarte Sodré da Gama e m.er Filipa Soares, neta p.ta de Paulo Vaz Pimenta e D. Francisca Sodré. C.G.

De notar que a filiação de N3 ANTÓNIO LEITE PACHECO é duvidosa, havendo outra hipótese exposta no §18.

Quanto ao site dos Monumentos, também não consigo abrir. Já costuma acontecer mas depois passa... Falei de memória.

Cumprimentos,
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39193 | doria_gen | 06 avril 2003 12:07 | In reply to: #39107

Bom dia, ATF, tudo bom?

O Vasconcellos do Miguel de Vasconcellos é dos autênticos. Provem do ramo dos chamados Vasconcellos, srs. de Alvarenga, duplos descendentes de Ega Moniz `Aio'. O ramo dos Vasconcellos e Sousa é colateral, e com uma quebra de ilegitimidade.

Depois posto aqui (e mando a vc) a linha do Miguel.

Gdes abcs, fa

PS: Interessa a varonia do Conde Osório, ancestral dos Vasconcellos, segundo visão mais recente?

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39196 | zea | 06 avril 2003 15:06 | In reply to: #39193

Primo Francisco,
Segundo o primo me disse, também eu descendo do Conde Osório e sou dupla descendente de Egas Moniz, o Aio.
Faça favor de mandar a tal varonia para ver se acerta com o que aqui tenho (para cima segue até Nuno Belchides,(via Condes Vermudez da Casa de Cea /Zea/, para baixo vem via Martim Moniz, Martim Mendes de Vasconcelos, etc). Já sabe que eu agora ando "em pulgas" com estas descobertas portuguesas no meu passado.
Um abraço grande.
Maria José

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39199 | doria_gen | 06 avril 2003 15:16 | In reply to: #39196

E' essa, a varonia. Como toda ascendência medieval, deve ser vista com cuidado. O ponto crucial é identificar-se o ``Conde Osório'' com Osório Martínez. María Emma não concorda com essa identificacão, mas Manoel Cesar Furtado descobriu os senhorios de Osorio Martínez, entre os quais o de Ribera, o que a torna plausível.

Monío Osores seria um bastardo, como já argumentei.

Tudo de bom, prima :))

fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39205 | magalp | 06 avril 2003 15:51 | In reply to: #39199

Carísimo Francisco Doria

Poderá fazer o favor de me confirmar se foi o seu amigo MCF quem desenvolveu uma interessante linhagem desde Egas Moniz, o Aio, até ao Embaixador J.A. Moya Ribera?
Creio que é por este mesmo Conde Ozorio, não estou muito seguro.

A dita linhagem, um trabalho muito curioso, é feita em paralelo epor outras vias, com a mulher (agora viúva) do mesmo Embaixador.

Terá igualmente descoberto q. a origem deste Ribera, são em Cuenca, Castilla, Espanha, quando se supunha serem em Alcañices, a nordeste da fronteira portuguesa.
Conseguirá averiguar?

Muitos cumprimentos
Manuel Maria Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39212 | Portuguez | 06 avril 2003 17:18 | In reply to: #39193

Boa Tarde FA

Então os do M de V são «autênticos» e os do grande Castelo Melhor são lateralidades?! :) Falando sério, não percebo nada de Vasconcelos e nunca ouvira falar nesse Conde Osório. Lá o descobri aqui em GP e será interessante que o FA diga de sua justiça sobre ele. Mas curiosamente o nosso António Júlio, que traz nas suas mãos santas a pesquisa dos costados em Basto dos Salvaterra, ontem me falou numa Torre de Vasconcelos, suponho que no Minho. Não a encontrei no Anafre, e embora o DFP refira que V. é sobrenome retirado de terra também não descobri nenhuma assim chamada.

Há aqui na base de dados um 1º Vasconcelos, de alcunha Tenreiro, sr. da dita Torre ex-templária. Será que os Tenreiro se originam deste alcunhado? É dado como filho do grande Martim Moniz de que se orgulhava a Casa Castelo Melhor. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16811. Também aqui na BD não vi senhorio para Alvarenga, mas sim para Amares. O que reparei é que as armas de Alvarenga são parecidas com as de Vasconcelos. E aonde fica a história de «Vaz com Sellos» se o nome vier de terra, em vez de ter sido dado a uma terra por um funcionário?

Um abraço e um bom domingo

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: D. Catarina de Macedo Leite

#39214 | Portuguez | 06 avril 2003 17:31 | In reply to: #39143

Caro Vasco

Tenho andado distraido de lhe agradecer... curiosamente esses dados todos gaianos penso que interessam tb ao MM, e a mim por outras razões. Muito obrigado.

Abc

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39217 | aburma | 06 avril 2003 18:07 | In reply to: #39212

Caro Alexandre,

Sobre Vasconcelos pode ler-se vasta informação genealógica em Manuel de Souza da Silva, "Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-e-Minho" (pub. 1680-1705), Título 6º, I Vol., pág 121, "Em que se trata da geração dos VASCONCELOS deste Reino, que procedem dos REYS DE LEÃO, por varonia, e dos RIBEIROS (tem também § 8º sobre Vasconcelos das Ilhas e do Brasil). Destaco a introdução:

"Há solar da geração de Vasconcelos a quinta de Vasconcelos, em a freguesia de Santa Maria de Ferreiros, do concelho de Entre Homem e Cávado, aonde ainda se veem as casas antigas, mas já destelhadas,e , junto a elas, a capela de Santa Luzia. João Pires de Vasconcelos, por ser Senhor da dita quinta e morar nela, tomou este apelido; e, por seo falecimento, a herdou seu filho, Rodrigo Anes de Vasconcelos, a qual a dividio entre seos filhos; e hum terço dela continuou em sua geração, pelos Condes de Penela e Senhores de Mafra; e outros dous terços levou sua filha D. Maria Rodrigues de Vasconcelos, que casou com Vasco Paes de Azevedo; e os lograrão seos descendentes e depois passarão ao Machados, senhores do dito concelho de Entre Homem e Cávado, que hoje os logrão os desta geração."

Ao dispor

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39223 | doria_gen | 06 avril 2003 18:54 | In reply to: #39212

Alexandre,

Estou saindo para ir ao Rio, porque minha sogra está com uma crise de flebite e minha mulher está lá com ela. No retorno posto pra nós a linha dos Vasconcellos, e depois ponho-na aqui.

A casa de Castelo Melhor é primogênita; o Miguel tinha várias quebras na varonia.

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39224 | doria_gen | 06 avril 2003 18:57 | In reply to: #39205

Prezado Manuel Maria,

*Prometo* que amanhã posto, com comentários, essa linhagem dos Vasconcellos. Não, Manoel Cesar está inocente desta...

Forte abraço do amigo, fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39226 | Portuguez | 06 avril 2003 19:12 | In reply to: #39217

Caríssimo Homónimo Picado Picanço

Não confundir com Picanceira... :) Cuidado com as varonias em reis de Leão, suponho que no sempiterno Ordonho o Cego... vd. Coelhos etc. Há sempre quem tenha gosto ou necessidade de contestá-las! Aguardemos pois as notícias a respeito da linha varonil do conde Osório que o FA vai aqui por.

Grande Abraço

Coelho

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39228 | Portuguez | 06 avril 2003 19:16 | In reply to: #39223

FA

Relembrei a sinuosa estrada Petrópolis/Rio... e ao domingo. Vá com calma, e as melhoras da sua sogra. Então Cº Melhor era Vasconcelos primogénito, suponho que com quebra?

Abcs

ATF

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39229 | Portuguez | 06 avril 2003 19:34 | In reply to: #38896

Pelo seu interesse para o tópico, reproduzo aqui uma carta recebida de João de Castro e Mello Trovisqueira:

"Meu Caro Alexandre:
Ainda Miguel de Vasconcelos: Nos "Grandes Vultos da Restauração" de Rocha Martins (Edição da ENP, 1940, pg. 46)
encontrei a seguinte nota:
"Pedro Barbosa de Luna, célebre jurusconsulto, casara com D. Antónia de Vasconcelos, descendente de D. João de Eça, alcaide-mor de Vila Viçosa, e do seu matrimónio nasceram: Pedro barbosa, que foi bispo de Leiria, sagrado em 16 de Julho de 1606; Luís de Melo, jesuíta e deão de Braga, conselheiro do Santo Ofício; D. Maria de Eça, que casou com Diogo Soares, e de cujo consórcio nasceu D. Leonor Soares, que desposou seu primo Diogo, filho de Miguel de Vasconcelos, cunhado de Soares pela união deste, em segundas núpcias, com D. Maria de Eça.
Outra filha do Dr. Pedro Barbosa chamou-se D. Maria Antónia e foi mulher de Pedro Macedo Leite. O mais novo dos filhos do jurisconsulto era Miguel de Vasconcelos.
O apelido provinha do casamento de sua antepassada D. Margarida de Eça com João Mendes de Vasconcelos, senhor de Alvarenga, de quem teve Bernardo de Vasconcelos Almeida, que se matrimoniou com Violante de Almeida, filha de Cristovão de Almeida, nascendo D. Guiomar de Vasconcelos, que veio a ser esposa de Miguel da Franca Moniz Serzedelo, corregedor no Porto. D. Antónia de Vasconcelos foi a mãe de Miguel de Vasconcelos."

Sobre a origem dos Vasconcelos existem várias versões. Pessoalmente agrada-me "começar" com o que dizem Mattoso e Sotto Mayor Pizarros (...).

Sobre outras pontos, pode também ver o meu site:

http://www.geocities.com/trovisqueira/

No fundo da página inicial há um link: "Outras famílias de apelido Vasconcelos", que talvez lhe interesse. Esta página é da autoria do meu primo Francisco Vasconcelos.

Um grande abraço,
João".

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39230 | jpcmt | 06 avril 2003 19:54 | In reply to: #39229

Meu Caro Alexandre:

As notícias circulam depressa...!

Novo abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealogista

#39231 | Portuguez | 06 avril 2003 20:25 | In reply to: #39230

Meu Caro João

É a principal característica do nosso tempo... :)

Abc

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39235 | LCM | 06 avril 2003 20:47 | In reply to: #39228

Alexandre,

Os Castelo Melhor tinham varonia Vasconcelos que só perderam no séc. XIX. Os Marqueses de Santa Iria e de Belas e os Condes das Alcaçovas têm varonia Vasconcelos, dos Marqueses de Castelo Melhor.

abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39238 | Portuguez | 06 avril 2003 20:52 | In reply to: #39235

Lourenço

Obrigado. Sem quebra então, pelo que percebi (desculpa a preguiça de clicar + na BD...).

Abç

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39252 | zea | 06 avril 2003 22:50 | In reply to: #39212

Alguém perguntou quem foi o Conde Osorio Martinez. Este texto é da autoria do meu primo Francisco Lopez Becerra de Solé (Ayamonte) e refere-se à genealogia de sua mulher Pilar-Paloma Osório de Moscoso (Astorga). Foi escrito por ocasião da recuperação de uma torre muito bela. Há bastante mais publicado em livro, pois o Francisco, para o amigos Frank Capra (por também é conde de Cabra ...) apesar de ser professor catedrático de direito internacional, também escreve sobre história e genealogia. É, portanto, vosso colega. Espero que o texto seja útil mas se for preciso mais eu tenho o livro em casa.

"Tras remontarnos a sus remotos antepasados conocidos, podemos hacer un breve esbozo genealógico del Conde Santo, Don Osorio Gutiérrez, para enlazarlo con los Señores del Torreón de los Osorio en Turienzo de los Caballeros : fue efectivamente esposo de Doña Urraca Núñez, y éste, padre de Don Gutierre Osorio, Alférez Mayor del Rey Don Bermudo Segundo con su mujer Doña Sancha Pelaez, tuvo a Don Osorio Gutiérrez, Conde y Rico Hombre fallecido en 1.088, que tras casar con Doña Urraca, tuvo al Conde Don Martín Ossorio, el cual casó con Doña Mayor Pérez Anzurez, hija del Conde Don Pedro Anzurez, Señor de Valladolid y de su mujer doña Ello. Fue su hijo el Conde Don Osorio Martínez que casó con Doña Teresa Fernández de Castro, hija de Don Fernando de Castro y de la Infanta de Navarra Doña Estefanía., y fue su hijo Don Rodrigo Osorio, que fue padre de Don Rodrigo Rodríguez Osorio que fue Ricohombre del Rey Fernando II, y habiendo casado con Doña Mayor Álvarez de las Asturias, tuvieron por hijo a Rodrigo Rodríguez Osorio, que estuvo con el Rey San Fernando en la conquista de Sevilla, en cuyo repartimiento participó en 1273 y fue Merino Mayor de León."

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39284 | doria_gen | 07 avril 2003 10:59 | In reply to: #39228

Pode deixar; já fui e voltei... Obrigado pelo cuidado: e minha sogra está, graças a Deus, melhor (minha mãe morreu quando eu era moço, de modo que ao me casar ganhei em D. Noemia, aliás, filha de portugueses de Guimarães, uma outra mãe). Que me lembre, a primogenitura dos Vasconcellos está, sim, nos Castelos-Melhores. A linha é legitimada na origem.

Já já posto a reconstrução tentativa que fiz.

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39302 | doria_gen | 07 avril 2003 13:04 | In reply to: #39228

1. Joane Mendes de Vasconcellos, sr. de Alvarenga, c.c. D. Margarida de Eça. P.d.:

2. Bernardo de Vasconcellos de Almeida c.c. D. Violante de Almeida, fa. de Cristóvão de Almeida. P.d.:

3. D. Guiomar de Vasconcellos, c.c. Miguel da Franca Moniz Serzedelo, corregedor no Porto. P.d.:

4. D. Antonia de Vasconcellos, c.c. Pedro Barbosa de Luna, jurisconsulto. P.d.:

5. Miguel de Vasconcellos.

Fonte: Rocha Martins, _Grandes Vultos da Restauracão em Portugal_, Lisboa, 1940, pp. 46 e 47, nota.

Não conferi ainda em Gayo, e nem com os dados neste tópico.

fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39303 | doria_gen | 07 avril 2003 13:09 | In reply to: #39226

Sempiterno D.Ordonho o Cego, ``filho'' de D. Fruela II o Leproso - que não deixou descendentes sabidos além da 2a. geração...

fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39306 | doria_gen | 07 avril 2003 13:13 | In reply to: #39235

A varoa dos Marqueses de Belas não está agora nos Macedos Soares, aqui do Estado do Rio?

fa

Reply

Direct link:

Possível varonia para os Vasconcellos

#39309 | doria_gen | 07 avril 2003 13:18 | In reply to: #39214

1. Nuno “Belchites.”
Personagem semi-lendário, juiz de Castela no século VIII. Seu nome seria um locativo, derivado de Belchite, talvez já uma praça forte no século VIII, perto de Zaragoza. P.d.:

2. Nuno “Rasura.”
Juiz de Castela em 21.12.804, quando Afonso I confirma a fundação da sede episcopal de Valpuesto. P.d.:

3. Munío Nunes.
Juiz de Castela depois de 839, e governador de Liebana, que fundou em 15.10.824, e povoou Brañosera. C.c. Argilo, talvez filha do Conde Diogo Dias. P.d.:

4. Diogo Muñoz.
Segundo Vajay, pai de:

5. Flaín Diaz [Laín “Calvo”].
Juiz de Castela. C.c. Flamula. P.d.:

6. Munío Flaínez.
Atestado entre 928 e 962. C.c. Froiloba Bermudez, da Casa de Cea, filha do Conde Vermudo Nuñez e de Argilo, sendo — talvez Vermudo Nuñez filho de um infante Nuño Ordoñez, dito “o cego,” porque teve os olhos arrancados, filho de Ordonho I. P.d.:

7. Conde Flaín Muñoz.
† 1000. C.c. a parenta Justa Fernández “de Cea,” filha do Conde Fernando Vermúdez e de Elvira Diáz, n.p. do Conde Vermudo Nuñez e de Argilo. Justa era irmã da rainha Jimena de Navarra. P.d.:

8. Conde Fernando Flaínez.
† 1049. C.c. Elvira Peláez, filha do Conde Pelayo Rodríguez e de Gontiña Fernández “de Cea,” irmã de Justa e da rainha Jimena, supra. P.d.:

9. Conde Flaín Fernández.
† 1070. C. (1) c. Toda; c. (2) c. Sancha. Do primeiro casamento:

10. Conde Martín Flaínez.
† na batalha de Uclés, 1108. C.c. Sancha Fernández, da família dita “dos Alfonsos,” de onde se originam os Meneses. Era filha de Fernando González e de Tigrídia Guterrez, esta filha do Conde Guterre Alfonso, † 1050, e de Goto, sendo Guterre Alfonso filho de Munío Alfonso, e filhos do Conde Alfonso Díaz e de Maria. P.d.:

11. Conde Osorio Martínez.
† 1160 na batalha de Lobregal. C.c. Teresa Fernández, filha do Conde Fernando Fernández e da infanta Elvira Alfonso, bastarda de Afonso VI de Leão. Era tenente da terra de Ribera.
Teve um filho bastardo que se fixa em Portugal:

12. Monío Osores.
Atestado em Grijó em 1139, já casado com Boa Nunes “de Grijó.” P.d.:

13. Martim Moniz.
Ancestral dos Vasconcellos. Dele se conta um fato lendário, que teria defendido até a morte a chamada “Porta de Martim Moniz” na tomada de Lisboa, 1147. O fato é com certeza lendário, pois este personagem não seria adulto ainda à época da tomada de Lisboa. C.c. Teresa Afonso. P.d.:

14. Pedro Martins “da Torre.”
O nome sugere-lhe tenha sido já senhor da Torre de Vasconcellos. C.c. Teresa Soares, filha de D. Soeiro Pires “Torta” e de s.m. Fruilhe Viegas, filha de D. Egas Fafes “de Lanhoso,” que segundo Braamcamp fora o primeiro senhor da honra de Vasconcellos, sendo D. Soeiro Peres um dos primeiros da linhagem dos Silvas. P.d.:

15. João Pires “de Vasconcellos,” dito “o Tenreiro.”
Ou “o temeiro,” personagem dado na história como de caráter dúbio, o que não elaboramos aqui. Recebeu em 1228 o arcebispo de Braga D. Estevão Soares da Silva, e esteve no cerco de Sevilha em 1248. C.c a Condessa Maria Soares Coelho, filha de Soeiro Viegas “Coelho,” primeiro dessa gente, descendente de Egas Moniz “Aio,” cujo sangue entrará nessa linha também pelos Alvarengas, abaixo. P.d.:

16. Rodrigo Anes de Vasconcelos.
Trovador. Atestado na freg. de Santa Maria de Ferreiros desde 1258. † antes de 1297. C.c. Mecia Rodrigues de Penela, filha de Rui Vicente de Penela, alcaide-mor de Alenquer. P.d.:

17. Mem Rodrigues de Vasconcellos.
Alcaide de Guimarães e meirinho-mor de Entre-Douro-e-Minho. Documentado a partir de 1297. Presente na corte de D. Diniz desde 1318, surge designado meirinho em 1321, cargo que exerceu até 1324. Casara em 1297 com Maria Martins Zote, a quem doara uma quintã de Penela em ato solene “por compra de seu corpo.” Viúvo antes de 1308, c.g., casou em segundas núpcias nesse ano com Constança Afonso de Brito, filha de Afonso Anes de Brito.

Reply

Direct link:

Sobre a origem dos Vasconcellos

#39315 | doria_gen | 07 avril 2003 13:26 | In reply to: #39214

Bom, primeiro devemos ver com extremo cuidado todas as genealogias se perdendo nos séculos X, IX, etc. Essa linha que acabo de postar é uma tentativa de restauração da origem dos Vasconcellos, apenas.

A filiacão de Laín Calvo [Flaín, Flagin[us]] é conjectura de Vajay.

*Se aceitamos a notícia do LL*, que os Vasconcellos descenderiam de um conde Osório, ``sr. de Cabrera e Ribera,'' este seria Osório Martínez, tenente de Ribera, e ancestral, no século XIV, dos condes de Cabrera e Ribera. O status inferior de Monío Osores, e o fato de não ser citado em relações de filhos de Osório Martínez, dele faria um bastardo, penso.

fa

Reply

Direct link:

RE: Sobre a origem dos Vasconcellos

#39358 | zea | 07 avril 2003 19:30 | In reply to: #39315

Caríssimo FA
Há tempos visitei o Convento de Cea (Galiza). Na família dizia-se que o título de condes de Cea tinha sido oferecido há muitos séculos, ao abade do mosteiro de Oseira (conde) e à abadessa do Convento de Cea (condessa), para todo o sempre. Curiosamente, há um mês, verifiquei que alguém usa, neste momento, o título de conde de Cea, em Espanha. Hei-de saber quem é, pois não quero entrar na fantasia do meu marido, que para se divertir à minha custa, diz que o título deve ter sido vendido na Bolsa pelos abades ...
Tudo isto para lhes dizer que Fernando Flainez de que fala, era casado com sua prima Elvira Pelaez. Há um documento de 1028 em que eles oferecem o convento à população. Ora esse convento (Santa Maria) tinha sido construido pelo avós de AMBOS, Fernan Bermúdez e Elvira de Cea cerca de 950 ou 980.
Espero que este detalhe lhe sirva para alguma coisa.
Vou falar com o meu primo Alvaro de Iznajar, filho do Francisco, para ver se ele tem algum documento (tem milhares) sobre o tal Monio Osores filho ilegitimo do antepassado (legitimo) dele, Conde Osorio Martinez.
Um abraço.
MJ

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39361 | Vasco Jácome | 07 avril 2003 19:56 | In reply to: #39302

Caro Francisco Dória

Pelo Gayo, está confirmado. Só acrescento que o Joane Mendes de Vasconcelos do início da sua mensagem é o que está em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49368

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Sobre a origem dos Vasconcellos

#39407 | doria_gen | 08 avril 2003 10:38 | In reply to: #39358

Prezada prima Maria José,

Obrigado pela oferta. Perguntei sobre Condes Osórios, certa vez, e María Emma, sempre prestativa, chegou-nos com uns dois, acho. Aí o Manoel Cesar descobriu que Osório Martínez era tenente de Ribera - além de seus descendentes, no século XIV, serem condes de Cabrera e Ribera, com o nome Ozorio.

E, enfim há Nuño (= Monío) e Martim, na família.

Obrigado pela busca. Me informe, por favor.

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

RE: Miguel de Vasconcelos o Defenestrado, Genealog

#39408 | doria_gen | 08 avril 2003 10:41 | In reply to: #39361

Obrigado, Vasco, pelo trabalho de ir lá conferir :))

Grato, fa

Reply

Direct link:

RE: Sobre a origem dos Vasconcellos

#39432 | zea | 08 avril 2003 16:13 | In reply to: #39407

Caro FA,
Já escrevi ao Alvaro de Iznájar mas não meti no fórum pois achei pessoal de mais. Ele faz anos amanhã, etc. Porém, a msg. vai com cópia para si com a devida explicação sobre quem o professor representa no campo da genealogia, além de que é meu primo também. Espero que ele tenha "material" sobre o nosso Munio Osorez de Cabrera e não seja demasiado ciumento com os seus antepassados. Normalmente é um garoto amoroso. Vamos ver.
Um abraço.
MJ

Reply

Direct link:

RE: Sobre a origem dos Vasconcellos

#39440 | doria_gen | 08 avril 2003 17:26 | In reply to: #39432

Obrigado, MJ :))

fa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 12:02

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen