Siqueira Preto do Algarve

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos | Heráldica

Siqueira Preto do Algarve

#39686 | zmcm | 11 avril 2003 09:06

Caros confrades :

alguém conhece a ascendência e descendência do Alferes António de Siqueira Preto nascido em Albufeira, Fidalgo de Cota de Armas por carta de D. José de 1735?
A carta de armas tem algumas incongruências relativamente aos avós que gostava de ver esclarecidas!

qualquer ajuda é importante,
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Siqueira Preto do Algarve

#40154 | zmcm | 18 avril 2003 14:07 | In reply to: #39686

Caros Confrades :
A carta de armas do Alferes António de Siqueira Preto passada no ano de 1735 diz :
António de Siqueira Pretto, filho do Capitão Afonso Álvares Mião e de Isabel Antónia Siqueira, neto pela parte paterna do Capitão Martinho de Arez e pela materna de Vicente Rodrigues Vieira todos de conhecida nobreza. Vicente Rodrigues Vieira alcançou por mercê um brazão de armas no ano de 1589 por ser da antiga e nobilíssima linhagem dos Vieiras e que de direito as suas ditas armas lhe pertencem.

Chamo a atenção para os seguintes factos mencionados nesta carta de armas :

O Capitão Afonso Álvares Mião mencionado na carta só poderá ser o 2ª capitão com esse nome ( já que houve 3 : avô, pai e filho: o 1º nasceu cerca de 1610 e casou com Maria Álvares na década de 30 do séc. XVII, o 2º foi baptizado em Alfontes-Guia a 4-2-16casou 3 vezes )

Reply

Direct link:

RE: Siqueira Preto do Algarve

#40156 | zmcm | 18 avril 2003 14:31 | In reply to: #39686

continuando :
o 2º Capitão Afonso Álvares Mião ( filho do 1º atrás mencionado )casou com Maria Grade filha de Álvaro Pires Grade e Maria Afilhada em Alfontes-Guia a 14-2-1678, o 3º ( filho do 2º e neto do 1º)foi baptizado a 4-2-1680 em Alfontes-Guia, tendo casado 3 vezes: a 10-7-1701 com Isabel de Mesquita na Guia, filha de Bartolomeu Affonso Santos e Maria de Mesquita de Albufeira, casou 2ª vez com Catarina dos Santos, natural de S. Bartolomeu de Messines e ai casada, filha de Vicente Afonso e Maria Lourenço aos 12-11-1708, a 3ª com Francisca ( ou Maria como tb aparece) de Siqueira, filha de Francisco de Siqueira e de Maria Gonçalves a 9-11-1734.

Assim sendo ponho as seguintes questões :
1º - Pela data da carta ( 1735 ) o referido Capitão Afonso Alvares Mião mencionado como pai do António de Siqueira Preto só poderá ser o 2º casado com Maria Grade. Assim sendo a referida Isabel Antónia de Siqueira só poderá ser um 2º casamento que nunca encontrei!
Sendo o 2º Capitão Afonso Álvares Mião o pai de António de Siqueira Preto, o avô paterno não poderá ser o Capitão Martinho de Arez como menciona a carta, mas sim o 1º Capitão Afonso Alvares Mião casado com Maria Álvares.

O apelido "Preto" só poderá vir da sua mãe ( se fôr verdade que o Capitão Afonso Álvares Mião casou uma 2ª vez com a dita Isabel Antónia de Siqueira)

2ª questão : Parece-me incongruente as datas no que toca ao avô materno Vicente Rodrigues Vieira que teve carta de armas em 1589....sensivelmente 150 anos a separar o avô do neto? em 1589 o dito Vicente Rodrigues Vieira teria no mínimo 30 anos! apesar de não ser impossível que todos tivessem sido pais aos 50 anos, tenho que quando nasceu o 1º filho do Capitão Afonso Álvares Mião e de Maria Grade , este tinha 40 anos!!

Alguém saberá destrinçar este puzzle??
Quanto a mim, os avòs mencionados na carta de armas estão errados....mas esta é a minha teoria, se alguém tiver em mãos dados que me faltam, agradecia ajuda para deslindar este mistério!

uma boa Páscoa para todos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 12:11

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen