Ponce de León

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias

Ponce de León

#39715 | NISGM | 11 avril 2003 13:48

Alguém sabe como se entronca Juan Ponce de León- que foi governador das américas espanholas, padrinho de baptismo da Florida, (sim a dos hoje EUA), e buscador da Fonte da Junventude-com Aldonça de Leão, filha de Afonso IX, rei de Leão?
não consegui descobri-lo aqui no genea

Reply

Direct link:

RE: Ponce de León

#39744 | miguellabrego | 11 avril 2003 17:52 | In reply to: #39715

Juan Ponce de Leon, explorador, nasceu em San Servas na província de Campos em 1460(?) em Espana e morreu em Cuba em 1521. Foi descido de uma família antiga e nobre; o sobrenome de León foi adquirido com a união de seus antepassados, D. Pedro Ponce de Cabrera (1210-?) com D. Aldonca de Leon (1215-?), uma filha de Alfonso IX, rei de Leao e Castela (um descendente de Rei Afonoso Henriques). D. Pedro era a segunda casamento para Dona Aldonca. É através de seu filho, Fernando Perez Ponce de Leon (1285-1331), Senhor de Cangas e Marchena, e sua esposa, Isabel Perez de Guzman, de que Juan desce.
Veja esta ligação de Genea:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=298
Eu espero este ajudo-se.
Desculpo-me por minha escrita portuguese pobre.
Miguel da Rocha Labrego

Reply

Direct link:

RE: Ponce de León

#39842 | NISGM | 14 avril 2003 09:59 | In reply to: #39744

Agradeço a sua pronta informação, no entanto a minha questão é mais precisa.
Sei que Juan Ponce de León descende de Afonso IX -e até de Carlos Magno e de Maomé- mas subsiste a minha dúvida.
Que relação exacta tem ele com Fernando Perez Ponce de Leon? Reformulo: é neto em que grau?


Obrigado e com os melhores cumprimentos,

nuno magalhães

Reply

Direct link:

RE: Ponce de León

#39845 | zea | 14 avril 2003 11:16 | In reply to: #39715

Como sabem, Juan Ponce de Léon e Juan Bermúdez foram companheiros. Desde o século XI que as famílias tinham ligação entre si. Juan e seu irmão Diego de 12 anos, partiram com Colombo logo na 1ª. expedição, foram e vieram várias vezes e na célebre procura pela "fonte da juventude" (que mais não seria do que uma justificação para obter fundos de mecenas), estiveram sempre juntos. Juan Ponce de Leon e o pequeno Diego (já grande) ficaram por Cuba.
Há tempos, descobri que quem mais sabe sobre este assunto é o prof. Julio Izquierdo que vem desenvolvendo um trabalho enorme sobre os marinheiros de Los Palos. Enviou-me muito material sobre Juan Bermúdez. De tal ordem que perdi completamente a vontade de prosseguir com a minha curiosidade... Fiquei a saber que o primeiro carregamento de escravos de África (Guiné) para Cuba foi feito num barco de que ele próprio era comandante e dono. O prof. Izquierdo chegou ao requinte de me enviar cópia da factura que Juan Bermúdez apresentou aos reis pelo transporte e alimentação de um nativo americano que veio para "amostra". Restou-me a consolação de ver que tiveram a caridade e a sensatez de, depois de devidamente inspeccionado, terem devolvido o nativo à prodecência e à família (a factura cobrava o regresso).
Por isso, dou-lhe o email do prof. Izquierdo e espero que ele o ajude nas suas pesquisas:
julioil@teleline.es
Um abraço
MJ

Reply

Direct link:

RE: Ponce de León

#39863 | miguellabrego | 14 avril 2003 14:50 | In reply to: #39842

Juan Ponce de Leon era o quarto neto grande de Fernando Perez Ponce de Leon através de seu filho, Pedro Ponce de Leon (1310-1352) e de sua esposa, Beatriz de Aragon. Pedro e Beatriz tiveram um filho que viveu para ter filhos, Pedro Ponce de Leon, quarto senhor de Marchena (1330-1387). Este Pedro casou-se com Sancha de Baeza y Haro. Tiveram 3 filhos que todos tiveram crianças, Pedro Ponce de Leon, Fernando Perez de Leon, e Luis Ponce de Leon. Juan é um descendente de um destes três homens. Mas eu penso que ninguem sabe qual homem. Um destes três homens era avô grande de Juan. Pessoalmente, eu penso era Luis. Luis casou-se com Eliva Perez de Munguia em Sevilha circa de 1385.
Meus melhores cumprimentos,
Miguel Labrego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 13:12

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen