Morgadio de S. Francisco

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Património | Regiões

Morgadio de S. Francisco

#40353 | vbriteiros | 22 avril 2003 23:22

Pretendia saber a identificação dos primeiros 5 Administradores do Morgadio de S. Francisco em Barcelos, para corrigir os apontamentos que possuo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Morgadio de S. Francisco

#40365 | jpcmt | 23 avril 2003 08:03 | In reply to: #40353

Meu Caro Vasco:
Segundo o Revº A.J. Trigueiros, no "Barcelos Monumental...." (pg. 117 e seg.):
1.- Diogo da Costa, filho de Aires Gonçalves da Costa e de s.m. Filipa Fernandes, foi o 1º Morgado de S. Francisco (s.g).
2.- Sucedeu-lhe seu sobrinho Mendo da Costa, fº de Pedro da Costa Chaves e de s.m. D. Cecília Mendes de Vasconcelos, s.s.g.
3.- Francisco da Costa Chaves, irmão do anterior, s.g
4.-António da Costa Chaves, irmão do anterior, s.g.
5.-Manuel da Costa Botelho, fº legitimado de Gil da Costa, prior da Colegiada e de Mariana Botelho, primo do anterior. C.c. D. Constança Ruana e teve
6- fernão da Costa Chaves, que sucedeu no vínculo.
Grande abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Morgadio de S. Francisco

#40466 | vbriteiros | 24 avril 2003 22:50 | In reply to: #40365

Caro João.
Só agora posso responder. Muito obrigado pela sua intervenção, mas é exactamente no Manuel da Costa Botelho que tenho nos meus apontamentos casado com D. Violante da Silva Pereira ,talvez 2ª mulher.Tiveram uma filha D. Isabel da Costa Botelho , ascendente de D. Inocencia de Lima e Abreu, mãe de António Faria Machado, da Casa das Hortas. Tomei nota para esclarecer isto com AJ nas férias de verão.
Aproveito para lhe dizer que estive em Braga e vi a Casa dos Vilhenas, na Praça do Municipio, com o interior totalmente demolido, pois vai dar origem a um hotel. Lamentável!
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Morgadio de S. Francisco

#40476 | jpcmt | 25 avril 2003 11:30 | In reply to: #40466

Meu Caro Vasco:
Creio que AJT se baseou no Gayo. A dúvida que levantou deve resultar das habituais confusões deste, como se pode ver no ttº “Costas”, §§ 168 e 177:
§ 168, nº 4
“N 4 M.EL DA COSTA BOTELHO f.º B. de Gil da Costa N 3 foi legitimado por seu Pay Cavalleiro Fidalgo e Comendador da Ordem de X.o na Comenda de Alegrete a q.m ElRey mandou chamar p.& as guerras de Affrica; em hua memoria q me veyo a mão de Vallenca do Minho se dezia ser este M.el da Costa Botelho f.º do insigne Botelho de Villa Real q teve m.tos benefícios o q será engano isto pois o contrario consta de papeis autenticos q tem os sres. do Morgado de S. Fran.co desta Villa q eu vi; era f.o de Marianna Botelho amiga do d.o Gil da Costa e esta filha do d.o insigne Botelho; teve M.el da Costa demanda com seus pr.os Mendo da Costa, e Fran.co da Costa dIzendo q aquelles admenistravão o dito vincullo como admenistradores digo como procuradores de seu pay Gil da Costa, de q decayo, e correndo o tempo caducando a linha daquelles sucedeo este no vincullo e seu f." Fernão da Costa, e por isso se denunciou a Croa a qual se opoz Calixto da Costa dizendo era descendente de João Lourenco da Costa Irmão da Instituidora Ignez Annes de q decayo, por não mostrar concludentm.te ser o d.o João Lourenco Irmão da d.a Instituidora como consta de papeis q eu vi e foi julgado a esta Linha (1). Casou M.el da Costa Botelho com D. Constanca Ruana f.a de Rodrigo Roano Escrivão Publico do numero de Salamanca como consta da escriptura de dote feita em Salamanca a 2 de Mayo de 1526 q eu vi a qual Constanca Roana era Irmãa, digo sobrinha do Sacretario do Rey D. Fernando
5 Fernão da Costa Chaves
5 Lucas da Costa Botelho § 169
5 D. Izabel da Costa Botelho 2.a m.er de Pedro de Ar.º o Podre c. g. no tt.o de Ar.os e neste § 177 “

§ 177
N 5 D. IZABEL DA COSTA BOTELHO f.a de M.el da Costa Botelho N 4 do § 168 como seguem huns poucos de Genealogicos em hum vi ser f.o de M.el da Costa Botelho, e sua m.er D. Violante da S.a Pr.a q se diz igualm.te ser Comendador de Alegrete poderia ou o d.o M.el da Costa casar 2.ª vez com esta D. Violante da S.a Pr.a e a pr.a com Constanca Ruana ou haver equivocação pois das Memorias de Barcellos não consta mais q ter aquella m.er Constanca Ruanna; casou D. Izabel da Costa Botelho com Pedro de Ar.º Cerqueira chamado o Podre de Barcellos f.o de Goncallo Rz Cerq.ª, e sua m.er Constanca Rz de Ar.º no tt.o de Ar.os § 148 N 23. Consta ter os f.os abaixo de hua esctiptura de Compozição q fizerão seus f.os na Nota de João Alz de Olivr.ª da era de 1622 q eu vi, e de outra na Nota de João An,to das Neves e Brito de 18 de Julho de 1614 em cujas escripturas não aparece D. Constanca de Ar.º q leva por filha
6 M.el de Ar.o Botelho
6 Diogo de Ar.o Botelho § 178
6 An.to de Ar.o Botelho § 179
6 Simão de Ar.o Botelho servio na India
6 D. Elena da Costa Botelho § 191
6 D. Felipa da Costa Botelho § 180
6 D. Cat.ª da Costa Botelho § 188
6 D. Izabel da Costa Botelho § 192
6 D. Constanca de Ar.o q não aparece nas d.as escripturas mas lha dão § 183”

Infelizmente o “progresso” vai destruindo o património deixado pelos nossos antepassados. Espero que, na casa de Braga, se salve ao menos a fachada, para ficar um testemunho do que foi um marco na história da cidade.

Grande abraço e muito obrigado,
João

Reply

Direct link:

RE: Morgadio de S. Francisco

#40495 | vbriteiros | 25 avril 2003 17:21 | In reply to: #40476

Caro João
Obrigado por se ter dado ao trabalho da descrição feita, assim posso corrigir os meus apontamentos que por vezes tenho dificuldade em perceber a caligrafia do meu primo que os escreveu. Não tenho o FG e por isso estas dificuldades.
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 22:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen