Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
This topic is classified in rooms: Famílias | Títulos
Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Uma das muitas ascendências interessantes, dos ilustres confrades q. figuram em DDJ, bem como uma singela homenagem à minha querida e nobre prima "Polsky/Irish" Helene Janina Domachowsky, Doutorada pela Sorbonne e Oxford, Prof. de Filologias Romanas, q. muito honra os Magalhães, embora não figure na nesta BD...
oooooooooo
REIS DA POLÓNIA
O primeiro soberano conhecido na Polónia foi Lezek I (550), irmão de Zecko, Duque da Boémia. À sua morte, sem sucessão, foi o governo entregue aos 12 principais senhores da sua Côrte (Palatinos) e assim se foi mantendo esta forma de governo até que as desinteligências foram crescendo, tornando necessária a eleição dum Príncipe.
Recaiu esta em Cracus (700), que tomou o título de Duque. A este sucedeu a Rainha Wanda (750), e após, sucedendo novamente o governo de 12 Palatinos, Premislaw (760), um interregno, Lezek II (810), Leszek III (815), Popiel I (830). Popiel II, a que se seguiu novo interregno.
1. PIAST, Duque da Polónia. Primeiro desta família a ser eleito soberano, em 842. Morreu em 861. Não se sabe com quem casou, mas foi pai de:
2. ZIEMOWIT, Duque da Polónia, sucedeu em 861 e m. em 892. Foi pai de:
3. LESEK IV, Duque da Polónia, sucedendo em 892, abdicou em 913 e morreu em 921. Segue seu filho:
4. ZIEMONISLAW, Duque da Polónia. Sucedeu em 913 e morreu em 964. Casou c. Gorka e dela teve:
- Adelheide, Princesa da Polónia. Casou em 973 c. Gáza, Príncipe Soberano da Hungria, viúvo da Princesa Sarolta da Transilvânea, q. veio a morrer em 997, filho de Taksony, Prícipe Soberano da Hungria, e de s. mer. que era uma Princesa da Kumânia. C.G.
- Mieczyslaw I, Duque da Polónia, segue.
- Cydburd, Príncipe da Polónia.
5. MIECZYSLAW I, Duque da Polónia, sucedeu em 964 e foi o primeiro Soberano Cristão na Polónia. N. em 931, m. 25.5.992. Casou duas vezes. A 1ª em 965, c. Duvravka, Princesa da Boémia, que m. em 977, filha de Vratislaw I, Duque da Boémia e de s. mer. Drahomira; neta pat. de Borzivoy I, 1º duque cristão na Boémia (845), e de s. mer. Ludmilla (depois feita Santa). Pela 2ª vez, em 978 c. Oda da Marca Oriental, filha de Dietrich, Marquês da Marca Oriental (Austria).
Casamento I:
SIEGRID, Princesa da Polónia. C. em 996 c, Sven I, Rei da Dinamarca, já viúvo de Grunhild, Princesa dos Wendos; n. 965, m. 2.2.1014, filho de Harald I, Rei da Dinamarca, e de s. 2ª mer. Grunhild (tb.); neto pat. de Gorm, “O Velho”, 1º Rei da Dinamarca, e de s. mer. Thyra Danebod; divorciaram-se... mas tiveram como única filha, Astrid, q. foi a 1ª mer. de Richard II, Duque da Normandia.
BOSESLAW I, Rei da Polónia. Segue.
VLADIWOY, Príncipe da Polónia, Duque da Boémia, m. solteiro e s. g., em Janeiro de 1003.
Casamento II:
MIECZYSLAV, Príncipe da Polónia. Nasceu em 978.
SWANTOPOLK, Príncipe da Polónia. Nasceu em 979
BOLESLAV, Príncipe da Polónia. Nasceu em 980 e foi Frade.
6. BOLESLAW I, “Czobry”, Rei da Polónia. Sucedeu em 992. Titulado Rex em 999, por mercê do Imperador OTTO III, posteriormente confirmado por Bula Pontifícia em 1025, pelo Papa Silvestre II. N. 967, m. 17.7.1025. Fez 4 casamentos. O 1º em 986, c. Heminilde, da Mísmia, filha de Rikdag, Marquês da Mísmia, de quem se divorciou, s. g. A 2ª, em 988, c. s. prima Judith, Princesa da Hungria, fª de Gaza, Príncipe Soberano da Hungria e de s. 2ª mer. Adeleihd, Princesa da Polónia. Novo divórcio, mas c.g. A 3ª em 999, com Emilde (ou Brunilde ?), fª de um nobre polaco Dobremir. Pela última vez, em 1018, c. Oda da Mísmia, fª de Eckehard I, Marquês da Mísmia, e de s. mer. Suanehild; neta materna de Günther, Marquês da Mísmia, e de s. 1ª mer. N. ... ; neta mat. de Hermann Billung, Marquês e Duque da Saxónia, e de s. mer. N. ...
Casamento II:
OTTO, Duque dos Polacos, em 1031. N. 988, assassinado em 1032.
MIECZYSLAV II, Rei da Polónia, segue.
Casamento III:
DOBREMIR, Príncipe da Polónia, noticiado em 1025. m. depois de 1032.
REGINLINDE, Princesa da Polónia. C. (cerca de 1010) c. Hermann, Marquês de Mísmia e Lusácia, irmão da sua madrasta; m. em 103\, filho de Eckeard I, Marquès da Mísmia, e de s. mer. Suanehild, da Casa dos Billungos, acima referidos. S.G.
N. ..., Princesa da Polónia. C. c. Sviatopolk, Gram-Príncipe de Kiev (1015), n. 980, m. 1019, fº de Iaropolk I, Gram-Príncipe de Kiev, e de s. mer. Mafalda; neto pat. de Sviatoslav I, Gram-Príncipe de Kiev, e de s. mer. Predslawa. S.G.
Casamento IV:
Mathylde, Princesa da Polónia. C. em 1035 c. Otto de Svinvorde.
7. MIECZYSLAW II, Rei da Polónia. Sucedeu em 1025. N. 990, m. 25.04.1034, c. em 1013 c. Richese, Condessa Palatina do Reno, a qual reinou depois da morte do seu marido, até 1040, vindo a morrer em 21.3.1063, fª de Ezzo, Conde Palatino do Reno, e de s. mer. a Princesa Imperial Mathylde (abaixo); neta pat. de Hermann I, Conde Palatino de Lorena, e de s. mer. Hedwig. A referida Princesa Imperial Mathylde, era fª de Otto II, Imperador dos Romanos e Rei da Alemanha, e de s. mer. Theophano, Princesa de Bizâncio, (fª de Romano II, Imperador de Bizâncio, e de s. 2ª mer. Anastazia Theophano Krateros; neta pat. de Constâncio VII, Profiriogeneta, Imperador de Bizâncio, e de s. mer. Helene Lekapenos, fª de Romano I, Lekapenos, Imperador de Bizâncio; bisneta de Leão VI, Imperador de Bizâncio, e de sua amiga, Zoe Karbunopsina; 3ª neta de Basílio I, Imperador de Bizâncio, da dinastia Macedónia, em 867, e de s. mer. Eudoxia Ingerina); neta pat. de Otto I, “O Grande”, Imperador dos Romanos e Rei da Alemanha, e de s. 2ª mer. Adeleïhde, Princesa da Borgonha, (filha de Rudolf II, Duque da Baixa Borgonha e Rei de Itália, e de s. mer. Berthe da Suábia, - cfm Condes de Blois e Champagne); bisneta de Heinrich I, Imperador dos Romanos e rei da Alemanha, e de s. 2ª mer. Mathylde da Saxónia (filha de Dietrich, Conde da Westfalie); 3ª neta de Otto da Saxonia, e de s. mer. Hedvige; 4ª neta de Liudolf, Duque da Saxonia, e de s. mer. Oda (fª do Conde Billung I). Tiveram:
RICHEZA, Princesa da Polónia, c. c. Bela I, Rei da Hungria.
KAZIMIERZ I, Rei da Polónia, segue.
GERTRUD, Princesa da Polónia, M. 4.1.1107. C. cerca de 1043, c. Isiaslav I, Gram-Príncipe de Kiev, n. 1025, m. (em combate) a 3.10.1078, fº de Iaroslav I, Gram-Príncipe de Kiev, e de s. 2ª mer. Ingegerd (ou Ermengarde ?), Princesa da Suécia; neto pat. de Vladimir I, “O Grande”, Gram-Principe de Kiev, e Príncipe de Novgoro, e de s. 2ª mer. a Princesa Rogneda de Polotzk; neto mat. de Olav III, Rei da Suécia, e de s. mer. Astrid. C.G.
8. KAZIEMIRZ I, Rei da Polónia. Sucedeu em 1040. N. 1016, m. em 28.11.1058. C. em 1043 c. Maria Dobroneza, Princesa de Kiev, que m. em 1087, fª de Iaroslav I, Gram-Príncipe de Kiev, e de s. 2ª mer. Ingegerd, Princesa da Suécia.
Restante ascendência, consultar título de Reis de França, (Teil 1.), tratando da sua irmã, a Princesa Anna de Kiev, 2ª mer. de Henri I, Rei de França.
oooooooooooooooo
Se gostarem e se eu tivesr pachorra, acabo esta e boto muitas cousas do mesmo "Real" género...
MMM
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Caríssimo Manuel Maria
Mas onde foi desencantar esta árvore frondosa?
Já viu os frutos que deu...!?
Um abraço
Artur
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Meu caro Artur
A fonte é nui vieja... Almanach Gotha.
Ainda teria mais 3 partes dos Reis da polónia para "postar", mas já vi q. são de pouco interesse para aqui.
Os frutos... bem os frutos são bem queridos e conhecidos do nosso LA! Tantos quantos pertencem a DDJ e alguns outros q. Fernando C.S. Canedo aparentemente esqueceu ou ignorou.
Por acaso até tenho um parque muito jeitoso com árvores semelhantes, mas não ta~emriquecido quanto o do meu querido amigo José Alberto Allen!!!
Outro abraço
ManuelM/
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Muy Nobre Capellom,
Por quem sois! Continuai que a leitura ia assaz agradável. Estou certo que todos os Dêdêjotas gostam de massajar o seu ego com estas profícuas leituras!
Aguardo ansiosamente os próximos capítulos.
Saúda-vos efusivamente
O Chanceler-Mor
PS Onde arranjásteis o Gotha em língua lusa? Tenho aqui um mas no idioma de Donne e Milton.
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
E estás cheio de sorte...
Os meus, muito velhinhos são em alemão e (ainda por cima...) em caracteres góticos!
Alguns nomes mais arrevezados só à lupa se conseguem descortinar.
Mas não te esqueças q. tenho uma tradutora licenciada em casa, especializada em alemão e inglês, bem capaz de me carregar ainda mais de dúvidas!
MMM
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
caro confrade
eu se fosse a si dedicava-me á genealogia da casa imperial japonesa e publicáva-a aqui em japonês lol
Abraço
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Aligato. Saionaro!
PS-Watch your tooth... they’re falling down!
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Boa tarde, Sr. “Magalp”:
Permita-me colocar mais um ramo de ascendência real estrangeira entre os Lencastres. Ou seja os descendentes de D. Luís de Lencastre, neto de D. João II de Portugal e sua esposa D. Madalena de Granada, neta do penúltimo Rei de Granada. Só para citar alguns deles : o Conde de Povolide (Tristão da Cunha de Ataíde e Melo), o Conde de Resende (António José de Castro – desta linha sai à esposa do grande Eça de Queiróz), o 3º Conde de Unhão (Fernão Teles de Menezes e Castro), o 2º Conde de Valadares (Carlos de Noronha e Abranches), os Condes de Atalaia, os Barões de Alvito, dentre tantos outros.
D. Madalena de Granada pertencia a dinastia Nasserita (de Nasser, vencedor ou salvador) que reinou em Granada entre 1232 a 1492. Eles são conhecidos também como Banu al´Alhamar (os da manta vermelha) e provinham do Iêmen. São muitos reis desta dinastia. Mas a linha de Dona Madalena pode ser estabelecida assim:
I – Yusuf, que gerou a
II – Ismail, que gerou a
III – Faraj (ibn Nassar ?), que gerou a
IV – Abu Walid Ismail I (reinou entre 1333 a 1354), que gerou a
V – Mohammed V (reinou entre 1351 a 1359, 1362 a 1391), que gerou a
VI – Yusef II (reinou entre 1391 a 1392), que gerou a
VII – Ali, que gerou a
VIII – Sad, ou Ibn Ismail (o “Ciriza” dos crônistas espanhoís, reinou entre 1454 a 1464), que gerou a
IX – Abu-I-Hassan (reinou entre 1464 a 1485). Foi o penúltimo Rei de Granada. Alguns genealogistas árabes afirmam que seu pai foi Iusef III, da mesma dinastia. De uma esposa cristã-nova Soraia (Isabel de Solís), filha de Sancho Ximenez de Solís teve dois filhos. Um deles, Nasser, que ao converter-se adotou o nome de D. Juan de Granada, este por sua vez, pai de D. Madalena de Granada.
Esta árvore ainda está sendo montada. Este é apenas um esboço sujeito a defeitos originários de má interpretação.
Atenciosamente,
Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Caro Paulo Valadares
Muito obrigado fico por esta sua simpática e esclarecedora contribuição.
Conhecia naturalmente Dona Magadalena, como minha remota e mui ilustre antepassada, bem como de todos aqueles (e alguns mais) que o T.Coronel Fernando Canedo cita nos seus três grossos volumes de DDJ...
"Dom Luiz de Lencastre, com Honras de Marquez e tratamento de “Sobrinho” por mercê de El-Rei Dom João III. 1º Comendador Mor da Ordem de Aviz. Comendador e Alcaide Mor em Coruche, Veiros, Sedas, Alcanede, Landroal e Fronteira.
C.c. Dona Magdalena de Granada, Dama Camarista da Rainha Dona Catharina. Filha do Infante Don Juan de Granada e de s. m., Dona Brites Sandoval. C.G."
Mas de facto nada tenho à mão sobre as origens desta Princesa de Granada.
Tenho muita e boa documentação sobre a ascendência da Nobre Casa de Coimbra e Aveyro, tal como: Reis de França, Casa Imperial Carolíngea, Reis das Astúrias e de Leão, Reis de Navarra, Reis de Inglaterra e Duques da Normandia, Reis da Escócia e primitiva Casa Real Inglesa, Reis da Hungria, Reis da Polónia, Duques da Silésia e Duques da Grã-Polónia, Imperadores de Bizâncio, Duques da Suábia, Duques de Caríntia, Duques de Brabante, Duques da Aquitânea, Condes de Luxemburgo, Flandres e do Heihnhaut (Henau), de Blois e de Champanhe.
Bem como alguns sub-títulos a estes ligados.
Mas, fico-me pelo papados de Gregório XI, Urbano VI e Bonifácio IX, portanto bem antes da Reforma e Contra-reforma, da nossa gloriosa Expansão!
Creio q. o meu modesto PC não teria capacidade para actualizar tantos títulos...
Como disse já, (e como se vê) este tema não merece interesse para a esmagadora maioria dos nossos confrades (talvez por tal a BD seja tão omissa em informações) pelo q. tomei a devida nota do seu endereço eletrónico e poderemos tratar desta "coisa" que é do nosso real agrado...
Muitos cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Caro Manel,
Reitero o interesse do tópico, pelo menos para mim, e agora também para o nosso estimado confrade de além-mar.
Mais curioso ainda (e digo-o sem ponta de ironia, ao menos uma vez) seria tentar apurar se destes reis todos que mencionas e de outros mais, seria possível descobrir - ou ao menos sobre tal especular - ascendência a alguns dos mais famosos chefes bárbaros, e estou a pensar em figuras tão meritórias como Alarico, Genserico, Odoacro e todo o cortejo de visigodos, vândalos, suevos e alanos!
O vetusto Almanach de Gotha não chega a tanto, mas nada como apelar aos especialistas das trevas mais profundas da Alta Idade Média, que os há decerto.
E, em memória de nossa avó D. Madalena, despeço-me com o teu peculiar saudar
Salam Salamalé
Alexandre
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
....com que então do "nosso real agrado"!
Mas eu julgava que isso só acontecia nos tumulados! Assim aqui tão perto é de espantar.
..............Começa já a tomar umas pastilhas.
Reverenciadamente,
VasIII , jacente no túmulo do lado da espístola, no Monasterio de las Monjas descalzas del Ayuntamento del Pilar de Conejo.
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Alexandre
Tenho topado amiúde com Panoramix, Abracoucix, Asterix, Obelix, e outros mais, mas ao q. consta não deixaram geração...
Todavia, já ouvi dizer que Milou, de Tin-Tin, representa Ideiafix.
Mas às tantas é um diz que se diz, por dizer, tal como Tantanplan descender dum Rafeiro Alentejano que Colombo teria levado para as Américas...
Devemos vigiar as fontes.
Shalom
Manel
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Carissimo Manel
Tambem eu nalguns costados cheguei ao maomé....será que isto me faz e a voces tb pelo que ja vi num alvo proximo do bush....
tremo de pensar stealtes a bombardear évora e as vacarias em redor como importantes origens de armas quimicas...
alah é grande e bush o seu profeta....
jorge
Direct link:
RE: Ascendências de D. Jorge de Lencastre, (DDJ)
Boa tarde, caro Magalp:
Este tópico é muito interessante. Tenho a maior curiosidade por estas genealogias que podem abrir caminho para um passado bem distante.
Estou disposto a continuar o tema. No momento estou mexendo numa genealogia dos Reis armênios e o parentesco deles com a última casa real de Israel.
Estou a disposição neste e-mail, quartas e domingos.
Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 06:28