descendentes do barão da retorta
This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias | Pessoas | Brasil
descendentes do barão da retorta
Estou procurando familiares que sejam descendentes de Domingos Miguel da Cunha Velho Sotomaior, Barao da Retorta, pois parte da familia veio para o Brasil, e perdemso o contato com familiares. Estarei aberta à qualquer informação.
Atenciosamente,
Eliana (Emotive)
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Cara Eliana
Com efeito, os barões da Retorta tiveram numerosa descendência (17 filhos) e alguns elementos passaram ao Brasil. No “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”:
Pg. 727, nota 34: do filho varão mais velho dos barões, Domingos Sotto Mayor, (aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=181498) e sua m.er, foi filho mais novo (e 7º) Francisco da Cunha Velho Sotto Mayor, que embarcou para o Brasil.
Pg. 728: do 7º filho dos barões, Lourenço da Cunha Velho Sotto Mayor (1840-1911), que foi Sargento de Infantaria, Escrivão da Fazenda e empregado na respectiva repartição de Braga e c. a 1ª vez c. D. Carlota Elvira Carneiro de Vilhena (1835-1876), senhora da Casa da Ordem, em S. Martinho de Dume, Braga, de quem teve 7 filhos, entre eles Gaspar Augusto Carneiro da Cunha Sotto Mayor, (1868), natural de Barcelos, que c. 2ª vez com sua prima co-irmã, D. Laura da Cunha Velho Sotto Mayor (1882), filha de seu tio Fernando de quem teve descendência, hoje no Brasil.
Este Fernando (pg. 729) era o 11º filho dos barões: Fernando da Cunha Velho Sotto Mayor (1847-1893), nascido na casa do barão da Retorta e falecido no largo das Carvalhas, em Braga, e c. em Gualtar (Braga) com D. Albina Rosa de Faria Vivas, natural de S. Lázaro (Braga), filha de Manuel de Faria Vivas e de sua mulher D. Felizarda Rosa Durães, de quem teve dois filhos, sendo um deles a D. Laura, acima.
Pg. 730: o 14º filho dos barões, Alberto da Cunha Velho Sotto Mayor (1851), nascido na casa do barão da Retorta, veio a falecer em Ponte da Barca, tendo c. a 23.10.1877, em São Martinho de Dume (Braga), com D. Sofia Maria Dourado, natural de Cedofeita, Porto, filha de António Venceslau da Costa Dourado e de sua mulher D. Ludovina Cândida Miranda, senhores da Quinta dos Dourados, em S. Mamede Infesta, de quem teve 10 filhos. Um deles, foi Boaventura Dourado da Cunha Sotto Mayor, falecido em S. Mamede Infesta, c. c. D. Maria de Assunção Mesquita, de quem teve geração, no Porto, no Brasil e em Paris.
E julgo que será tudo. Pelo menos com indicação de terem descendência no Brasil. Mas convém recordar que o próprio barão era nascido no Brasil, no Rio de Janeiro (12.4.1806). Era filho de Domingos Miguel da Cunha Sotto Mayor de Azevedo e de sua mulher D. Maria Joaquina Antunes Maciel, moradores na freguesia do Sacramento da Sé, Rio de Janeiro; neto paterno de Miguel da Cunha Sotto Mayor, que foi para Minas Gerais e aí casou com D. Gertrudes de Castro e Albergaria. Será que ainda existem ramos colaterais do barão no Brasil?
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Caro Vasco Jácome
Muito obrigada pelas informações prestadas, pois ha muito venho buscando o "elo perdido".Sou bisneta de Gaspar Augusto Carneiro Sotto Mayor, pai de Romeu Sotto Mayor da Cunha, que fixou residencia no Brasil, na região de Jundiaí - Sao Paulo. Creio que existam descendentes, tanto aqui no Brasil, quanto em Portugal, e com persistência e determinaçao iremos recosntruindo a História!
Mais uma vez, obrigada pela atenção!
Um abraço
Eliana R.de Paula
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Cara Eliane R. de Paula:
Fiquei muito contente com as suas mensagens e estou em condições de lhe dar uma grande ajuda.
Tenho vindo a fazer desde há já alguns anos um grande estudo sobre a vasta descendência do Barão de Retorta. Uma parte foi publicada no "Barcelos Histórico Monumental e Artístico",de que sou co-autor e que o Vasco Jácome teve já a amabilidade de fornecer.
Tenho no entanto vários ramos de descendentes do Barão actualizados e com mais informação do que aquela que saiu no "Barcelos Histórico...".
Uma outra coisa que tenho em meu poder e que certamente lhe interessará muito são fotografias de dois retratos a óleo do Barão, de um da Baronesa e uma fotografia de Lourenço da Cunha Velho Sotto Mayor (filho do Barão e pai de Gaspar Augusto e por consequência seu trisavô).
Tenho ainda informações sobre os Carneiro de Vilhena, da Casa da Ordem, em Dume, da mãe de Gaspar Augusto, que lhe posso igualmente fornecer.
Posso igualmente pô-la em contacto com os vossos parentes portugueses mais próximos que conheço bem e apreciarão concerteza...
Terei todo o gosto em lhe enviar por mail esse estudo, bem como as fotografias que tenho digiltalizadas.
Gostaria igualmente de lhe pedir se poderia eventualmente completar a descendência do seu ramo brasileiro, que no meu estudo está sem mais notícia.
Pedia pois se me poderia contactar para o meu mail, para lhe fazer chegar toda essa informação.
Aguardando as suas noticias, envio os meus melhores cumprimentos
António Júlio Limpo Trigueiros
ajtrig@hotmail.com
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Eu sou descendente em 4º grau desse barão, o meu mail é:
cpaulinha@hotmail.com
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Olá.......Tomei a liberdade de te adicionar no messenger! Espero que no encontremos! Um abraço,
Eliana
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Boa Tarde Eliana
Sou nova neste fórum e por mero acaso dei de caras com este tópico!
Só para lhe dizer (e a titulo de curiosidade) que minha mãe é proprietária actual da Quinta do Dourado, em S.Mamede Infesta. Esta Quinta veio parar à nossa familia por herança de m/avô que a comprou aos herdeiros de Boaventura da Costa Dourado da cunha Sotto Mayor (que eram imensos). Há na capela da Quinta uma laje que julgo que seria onde esteve em tempos sepultado Boaventura da Costa Dourado, pois tem as inscrições com o seu nome.
SEmpre ouvi o meu avô dizer que este Senhor teria ido para o Brasil onde perdeu a sua fortuna e dai a venda da Quinta nos principios do SecXX.
Sei que não ajudo em nada nas suas buscas, mas aqui fica esta informação, porque achei piada, as voltas que o mundo dá.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Minha Cara Ana
Bem-vinda seja a este fórum mais uma mamedense.
Também tenho alguma informação sobre a Quinta do Dourado uma vez que me interesso muito pela história desta freguesia/cidade? onde nasci.
Cumprimentos cordiais
Iza Luso Barbosa
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
Boa tarde Iza,
Em primeiro lugar muito obrigada pela Sua resposta!
Se não fôr grande incomodo para si, gostaria de saber a informação que tem sobre a Quinta, porque o que sabemos foi o pouco que o m/avô me contou quando era pequena e o resto são "histórias"(pouco crediveis) que se houvem contar pelas gentes de S.Mamede.Como tenho grande ligação, afectiva, a esta Quinta, gosto de saber tudo o que a ela diga respeito.Se o quizer fazer por mail, o meu é anaipontocoimbra@sapopontopt.
Desde já o meu muito obrigada.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: descendentes do barão da retorta
ola boa noite ,sou neto de amavel da cunha velho sotto mayor falecido em 1948 minha mae chama-se maria arminda da cunha sotto mayor nascida em barcelos em 1940 gostaria saber mais sobre minha familia obrigada.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 janv. 2025, 04:32