Viscondes de São Gião
This topic is classified in rooms: Títulos | Pessoas
Viscondes de São Gião
Título criado em 1890 a favor de João Rodrigues de Deus.
O Genea só dá indicação do 2º Visconde, José Alexandre Rodrigues de Deus, nascido em 8.5.1909.
Quem tiver indicações sobre esta gente, agradece-se.
Obrigado
Direct link:
RE: Viscondes de São Gião
O Visconde de São Gião foi proprietário agrícola na zona de Torres Novas e Riachos.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
RE: Viscondes de São Gião
A Quinta de São Gião situa-se, de facto, em Torres Novas.
O último Visconde morreu há uns anos (talvez 10) e era Silveira Mexia e Serpa. Não consigo recordar-me dos nome próprios.
Se não estou em erro teve 4 filhos:
- Joao manuel Lindim silveira de serpa, casado com uma Maria de Jesus, Prof. primária reformada;
- maria da graça Lindim silveira de serpa;
- maria da conceição Lindim silveira de serpa;
- outro rapaz, julgo que o filho mais velho, de quem também não recordo o nome.
O apelido Lindim era da mulher do Visconde, de quem também não me recordo o nome próprio. Sei que era de Alcanena e parente dos Reis, do pintor Carlos Reis.
Se precisar de alguma informação mais precisa posso tentar saber uma vez que conheço alguns descendentes do Visconde.
Cumprimentos
Pedro henriques.
Direct link:
RE: Viscondes de São Gião
Segue descrição dos Viscondes de S. Gião incluída no livro Mosaico Torrejano de Artur Gonçalves:
1º Visconde de S. Gião
“João Rodrigues de Deus, filho de António Rodrigues de Deus e de D. Maria da Conceição Deus, nasceu a 29 de Novembro de 1826 no lugar de Alcanena, no tempo concelho de Torres Novas.
Proprietário e lavrador importante, capitalista abastado e industrial de grande iniciativa, conseguiu adquirir avultada fortuna de que fazia bem louvável aplicação,distribuindo sempre a ocultas, abundantes esmolas, o que só a sua morte revelou; o seu benemérito nome ficou ligado à instituição de um asilo para inválidos, que dotou com casa própria e o rendimento anual de 500$000 reis, garantidos por algumas propriedades.
Desempenhou por várias vezes alguns dos principais cargos do concelho, como vereador, procurador à Junta Geral do Distrito e provedor da misericórdia.
Por tudo isto Sua Magestade el-rei D. Carlos o agraciou por decreto de 27 de Maio de 1890 com o título de Visconde de S. Gião, em duas vidas, pelo que se lhe passou a competente carta de mercê em data de 29 do mesmo mês e ano, por ele assinada e referendada pelo Ministro do Reino António de Serpa Pimentel.
S. Gião é o nome da sua magnifica quinta, situada nos subúrbios desta vila, freguesia de S. Pedro.
Casado com D. Maria Delfina da Costa Magalhães da Silveira e Serpa, natural das Lapas, filha de José Alexandre da Silveira e Serpa e de D. Ana Deodata Freire da Costa Magalhães, dela houve um filho, o Sr. José Alexandre Silveira de Serpa Rodrigues, o actual Visconde de S. Gião, por nele se ter verificado a segunda vida do mesmo título.
Faleceu o primeiro Visconde de S. Gião nesta vila a 8 de Abril de 1894 e jaz depositado no seu jazigo do antigo cemitério de Torres Novas; a Viscondessa viúva faleceu a 12 de Maio de 1911.”
2º Visconde de S. Gião
“Por carta de mercê de 28 de Junho de 1894, assinada por el-rei D. Carlos e referendada pelo Ministro do Reino João Ferreira Franco Pinto de Castelo Branco, se verificou a segunda vida do título de Visconde de S. Gião, concedida ao 1º Visconde João Rodrigues de Deus, na pessoa de seu filho único o Sr. José Alexandre Rodrigues de Deus, o qual por anuncio publicado no Diário do Governo, nº 22, de 31 de Outubro de 1910, mudou o nome para José Alexandre Silveira de Serpa Rodrigues.
Filho dos 1º Viscondes de S. Gião, nasceu o 2º Visconde do mesmo título nesta Vila de Torres Novas a 13 de Julho de 1866. Casou a 6 de Setembro de 1899 com a Exma. Sra. D. Elisiária Eugénia Nunes Mexia, filha de João Francisco e de D. Joaquina Eufrásia Nunes Mexia, de Móra.
Possuidor de grande fortuna, disfruta o Sr. Visconde de S. Gião de grande consideração e influência no concelho, pelo que no deposto regime chegou a ser o chefe do partido regenerador local.
Tem sido várias vezes vereador e presidente da câmara municipal, juiz de direito substituto e administrador do concelho, substituto também”
Foi filho do 2º Visconde de S. Gião, João Mexia da Silveira e Serpa, que foi casado com D. Maria da Conceição Cravo Lindim, filha de João dos Santos Lindim e de D. Maria da Luz da Silva Cravo (S. João do Loureiro), tiveram:
1. D. Maria dos Anjos Lindim Silveira de Serpa
2. D. Maria da Conceição Lindim Silveira de Serpa c.c. Luís Vaz Pinto. Cg.
3. José Luís Lindim Silveira de Serpa. Sg.
4. João Manuel Lindim Silveira de Serpa cc D. Maria de Jesus Gonçalves. Cg.
5. Maria José Lindim Silveira de Serpa.
6. Maria da Graça Lindim Silveira de Serpa
7. Duarte Lindim Silveira de Serpa, casado sg.
A mãe do actual representante desta família, D. Maria da Conceição Cravo Lindim, João Manuel Lindim Silveira de Serpa, descende por varonia dos pais do 1º Visconde de S. Gião, António Rodrigues de Deus e D. Maria da Conceição, sendo o seu avô José Rodrigues de Deus Lindim irmão do 1º Visconde. O nome Lindim surge sem explicação, uma vez que não existe qualquer avô com este apelido (o nome foi igualmente usado pelo seu irmão, o 1º visconde, na menoridade, deixando cair posteriormente). A varonia desta família tem origem em Agostinho Gonçalves, de Souto da Carpalhosa, Leiria, cerca 1670
Cumprimentos,
FM
Direct link:
RE: Viscondes de São Gião
Há cerca de nove meses mudei de casa passando a viver na Rua do Vale do Pereiro, perto do Rato, em Lisboa. Segundo a porteira, que aqui reside há mais de 40 anos, todo este edifício pertenceu aos Viscondes de São Gião (segundo ela, da família Nunes Mexia). O prédio é de 1902.
Cumprimentos
Pedro
Direct link:
Viscondes de São Gião
Actualmente é viscondessa de São Geão Maria José Serpa ( Zezita São Geão
ReplyDirect link:
Viscondes de São Gião
Também existe uma filha que conheci bem, mas que perdi o contato
Maria José Lindim Serpa ( Zezita São Gião)
A filha mais velha que eu tratava por Minan e vivia no edifício sombra na Av da República em Lisboa . Cheguei á ir á Quinta de São Gião onde estive com o visconde e mulher que me mostraram todo o edifício. Tive agora conhecimento que a Quinta está á venda por 2.5000.000€.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 janv. 2025, 08:45