Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

This topic is classified in rooms: Cargos | Pessoas | Regiões

Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#41628 | BARATA DE LIMA | 14 mai 2003 11:00

Agradecia quAlquer informação sobre Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar pois o meu 4º avô José Baratta Freire de Lima era Fidalgo da Casa Real de Tomar(carta de mercê datada de 1839).
Obrigado
Antonio Barata de Lima

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42252 | BARATA DE LIMA | 23 mai 2003 10:45 | In reply to: #41628

Caros amigos:

Agradecia qualquer informação que esteja ligada a casas senhoriais,titulos ou morgadios relativas a Tomar, pois o meu 3º avô era "...Fidalgo de Minha Real Casa de Tomar..." . Qualquer informação é bem vinda.
Atenciosamente

Antonio Barata Freire de Lima

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42265 | Lobo | 23 mai 2003 13:52 | In reply to: #41628

Meu caro Barata Lima
O seu pedido é muito abrangente pois que há muitos fidalgos da Casa Real ligados a Tomar, basta ter presente que Tomar foi sede da Ordem dos Templários, cujos bens e arquivos foram trnaferidos para a Ordem de Cristo por D. Dinis e que teve a sua sede na mesma cidade.
Pela data da carta de mercê que refere a mesma foi concedida por D. Maria II pelo que será aconselhável consultar a respectiva Chancelaria ou o Registo de Moradores da Casa Real.
Se o que pretende é elaborar a árvore genealógica da sua família será conveniente munir-se préviamente dos dados certos de que possa dispor, por exemplo, a certidão de casamento dos seus pais ou avós, certidões essas que normalmente referem a ascendência dos nubentes.
Com os dados que dá pouca ajuda lhe poderei dar, de qualquer modo estou à sua disposição para qualquer colaboração que esteja ao meu alcance.
Cumprimentos de um tomarense.
A. Correia

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42276 | BARATA DE LIMA | 23 mai 2003 15:28 | In reply to: #42265

Caro amigo A.Correia:

Muito obrigado pela sua disponibilidade.Somente sei que José Baratta Freire de Lima natural de Castelo Rodrigo casado c/Anna Benedicta Barata Freire de Lima tiveram um filho Manoel Baratta Freire de Lima,este moço Fidalgo,natural da Freguesia da Encarnação Lisboa casado c/ Rosa Emília de Magalhães . Segundo a carta de mercê o dito José Baratta F. de Lima,era Fidalgo da Casa Real de Tomar.
Já enviei os dados referentes para o Arquivo Nacional Torre do Tombo,pedindo o assento de baptismo de Manoel Baratta F.de Lima o que me foi respondido não existir .
De qualquer forma muito obrigado pela sua resposta ao meu pedido.Se necessário fôr concerteza que o irei incomodar.
Muito obrigado
Antonio Barata

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42287 | Lobo | 23 mai 2003 18:29 | In reply to: #42276

Meu caro António Barata
Se o seu antepassado José Barata Freire de Lima é natural de Castelo Rodrigo é possível que ali tenha sido baptisado e, sendo assim, o livro de Registo Paroquial respectivo deve estar no Arquivo Distrital da Guarda de que é Directora a Dra. Maria Cecília Falcão Dias. A moarada é a seguinte: Largo Gen. Humberto Delgado - 6300 Guarda. O telefone é 071 27100770.
Boa sorte
Cumprimentos
Augusto Sepúlveda Correia

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42449 | BARATA DE LIMA | 27 mai 2003 12:02 | In reply to: #42287

Amigo Augusto:
O meu grande problema é que os arquivos referentes a Castelo Rodrigo dos finais de 1700 inicios de 1800 (data provavel do seu nascimento)arderam,como era hábito na altura.
A minha única solução é procurar o assento de baptismo de seu filho Manoel Barata Freire de Lima na freguesia da Encarnação, Lisboa e lá encontrarei o nome de seus avós ,pais de José.
Obrigado pela sua colaboração
Cumprimentos
Antonio Barata

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42471 | Miguel Mora | 27 mai 2003 20:09 | In reply to: #41628

Caro António Barata de Lima

No fundo documental da "Mesa da Consciência e Ordens" existente na Torre do Tombo encontram-se três livros de matrículas, que, apesar de dizerem respeito a um período imediatamente anterior à carta de mercê do seu 4.º Avô, poderão ter interesse para as suas pesquisas, até porque muitos indivíduos acabaram por se fixaram em Tomar devido a algum tipo de ligação à Ordem de Cristo.
Os respectivos títulos e cotas são os seguintes:

-Matrícula dos comendadores, cavaleiros e freires clérigos da Ordem de Cristo, 1802-1832 (IAN/TT; MCO, OC/CT 237)

-Matrícula dos Freires Clérigos da Ordem de Cristo, 1802-1832 (IAN/TT, MCO, OC/CT 43)

-Matrícula dos moços fidalgos do convento de Tomar, 1795-1830 (IAN/TT, MCO, OC/CT 42)

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Reply

Direct link:

RE: Fidalgos da Casa Real ligados a Tomar

#42514 | BARATA DE LIMA | 28 mai 2003 16:43 | In reply to: #42471

Amigo Miguel Mora:
Muito obrigado pela sua atenção.Gostaria imenso de poder ter acesso a essas informções só que a minha situação geográfica não me permite ter um acesso como eu pretendo,pois sou da cidade da Guarda.
De qualquer forma muito obrigado
Atenciosamente
Antonio Barata de Lima

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 mai 2024, 21:11

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen