Abranches da Beira (outros)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Abranches da Beira (outros)

#41964 | mjborges | 20 mai 2003 11:06

Caros Confrades

Como existem, entre os confrades, muitos conhecedores dos vários ramos de Abranches da zona das Beiras gostava de saber se alguém dispôe de informações acerca de uma minha antepassada.
Trata-se de Branca Fernandes de Abranches, natural de Mouraz e ligada aos morgados de Mouraz. Segundo uma Carta de Brasão de um seu familiar que o meu pai consultou há muito tempo (e de que não consegue, por ora, encontrar a referência)ela é dada como descendente do primeiro Conde de Avranches, D. Álvaro Vaz de Almada, sendo Fernandes em homenagem ao filho do referido Conde (que era Fernando, de facto).
Casou com Domingos João Paes da Costa e tiveram:

Brites de Abranches, nat. de Mouraz, que terá falecido depois de 1625 e antes de 1645.
Casou com Francisco Nunes, nat. de Ázere e tiveram:

Feliciano de Abranches, nat. de Ázere, falec. em Lourosa a 11 /11/1681. Casou com Isabel Tavares, filha de Leonor Tavares e do Dr. António Ribeiro Pinto. Ambos foram sepultados na capela de Nª Sª da Piedade na Igreja de Lourosa, capela instituída por seus tios maternos Simão Tavares e Susana da Barca (aqui no Forum já foi referido outro Simão Tavares, que me parece o mesmo, mas casado com outra pessoa). Tiveram:
Maria de Abranches Tavares (Lourosa, 1646-1683) cc Marcos da Fonseca (ou de Afonseca), que tiveram:
Maria Marques de Afonseca (Lourosa, 1681-1759) que cc Gonçalo de Macedo Leal (Espariz:1683-Vª Pouca:1762).
A partir deles passou a vigorar o apelido Macedo que mais tarde se juntaria aos Quaresmas do Barril, permanecendo Quaresma de Macedo até à minha avó materna.

Será que me poderiam dar pistas acerca da efectiva ligação (ou não) desta minha antepassada aos Condes de Avranches?

Grata pela atenção

Maria José Borges

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#49092 | silvestre | 04 oct. 2003 16:39 | In reply to: #41964

Cara Maria José

Por acaso Branca Fernandes de Abranches nasceu no sec XV? A mesma questão põe-se em relação a Beatriz Fernandes de Abranches (irmã?), nascida em 1461 e segundo outra base de dados,com esse mesmo parentesco.
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#49165 | Conde | 06 oct. 2003 14:04 | In reply to: #49092

Veja neste forum o que o Arq.Eduardo Eduardo Osório escreveu sobre Tavares.Quanto a Abranches e enquanto não sai a obra do Dr.Abranches do Soveral,veja também aqui em Abranches.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#49175 | A.Godinho | 06 oct. 2003 14:40 | In reply to: #49165

Caro confrade e parente Conde

Aproveito este tópico para lhe perguntar destes meus antepassados:
António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Não estão esquecidos os "nossos" Cides de Santarém!
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#49176 | Conde | 06 oct. 2003 14:58 | In reply to: #49175

Caro Confrade:
Desses não tenho nada.Tenho Nunes de Nelas e de Carvalhal Redondo. Quer?Figueiredos de Canas tenho algures.Vou vêr.Depois digo.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#88774 | luis262 | 17 avril 2005 14:31 | In reply to: #49165

Caro Conde:

Sendo descendente de Beatriz Fernandes de Abranches, mas não só por essa questão particular, também estou interessado em saber quando sairá, se é que ainda não foi publicada, essa obra do Dr. Abranches do Soveral que deverá tratar dos Abranches da Beira. Penso que, como é evidente, pela importância que têm tido outras obras do autor, poderá vir a esclarecer muita coisa.
Quanto a Beatriz Fernandes de Abranches acontece que. ao contrário do que sucede por ora aqui no Genea, existem outras genealogias que a dão como filha de Fernando de Almada , conde de Abranches.
Será que já foi publicada alguma coisa de novo, que ajudasse a esclarecer o assunto? Ficaria agradecido a quem me pudesse informar sobre isso.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#89066 | luis262 | 20 avril 2005 12:37 | In reply to: #88774

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#89242 | luis262 | 22 avril 2005 15:05 | In reply to: #89066

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#90530 | luis262 | 11 mai 2005 15:46 | In reply to: #49165

Caro Conde:

Sendo descendente de Beatriz Fernandes de Abranches, cuja ascendência não é, pelo que sei, "pacífica" entre vários genealogistas e também porque o referido livro do Dr. Abranches do Soveral conterá concerteza muita informação interessante, gostva de saber se , entretanto, já foi publicado e se assim fôr, onde se poderá encontrar.
Agradeço qualquer "pista" sobre o caso.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#90531 | luis262 | 11 mai 2005 15:50 | In reply to: #90530

Desculpe a insistência mas só agora vejo que já há tempos coloquei uma questão semelhate...
L.P.

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#94919 | JBrito | 02 juil. 2005 00:44 | In reply to: #49175

Exm.º Senhor
A.Godinho

Vi hoje esta sua antiga mensagem. Chamou-me a atenção a repetição do nome António Francisco, pai e filho, em Canas de Senhorim.
Na minha ascendência tenho um Manuel Francisco Cardador, n. em Nelas, cujos costados conhecidos (onde também se repetem “Antónios Franciscos”, mas mais antigos) são os seguintes:

1 - Manuel Francisco Cardador, b. a 23.04.1669 em Nelas

2 – António Francisco, c. a 01.05.1662 em Nelas c.
3 – Maria Mendes

4 – António Francisco c. a 20.08.1632 em Nelas c.
5 – Maria de Abranches
6 – Belchior Mendes c. a 01.05.1633 em Nelas c.
7 – Domingas Duarte

8 – Domingos Afonso
9 – Maria Francisca
10 – Brás Simões
11 – Petronilha de Abranches
12 – Domingos Francisco
13 – Beatriz Mendes
14 – Domingos Lopes
15 – Maria João

Acresce, ainda, que nestes costados surgem Abranches e, ainda, que o referido Manuel Francisco Cardador foi casar a Mouraz, aldeia que surge na primeira mensagem deste tópico.

Será tudo coincidência? Não serão os seus “Antónios Franciscos” descendentes destes de Nelas e, assim, também eles Abranches?

Cumprimentos

Jorge de Brito

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#94931 | Pitinha | 02 juil. 2005 09:12 | In reply to: #94919

Caro confrade
Tenho interesse neste tema uma vez que descendo de Abranches Ferrão Abranches Castelo Branco e Garcia de Abranches...Soube em tempos que alguém estava fazendo um trabalho sobre familias da Beira. Será que sabe quando será publicado?
Os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#95083 | A.Godinho | 04 juil. 2005 10:32 | In reply to: #94919

Caro Confrade Jorge de Brito

Grato pela sua informação. Tentarei saber da ascendência do meu Antº Francisco mais antigo e ver se entronca nos seus. A viabilidade cronológica seria o meu António Francisco - mais antigo- ser filho do António Francisco c.c. Maria Mendes.

Com os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#95254 | JBrito | 05 juil. 2005 22:17 | In reply to: #94931

Cara Pitinha

Julgo que o genealogista Manuel Abranches de Soveral vem preparando uma obra acerca de Abranches da Beira. Aliás, nas suas recentemente publicadas Genealogias Visienses faz várias chamadas para "Abranches da Beira - a publicar". Julgo que a sua saída será para breve, pois tenho ideia de ter lido, algures no Forum, que já estava prevista para 2003!
Cumprimentos do

Jorge de Brito

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#95262 | luis262 | 05 juil. 2005 22:54 | In reply to: #95254

Caro Jorge de Brito:

Li a informação recente, num site que não posso aqui citar, que o livro de Manuel Abranches do Soveral, "Abranches da Beira", já está no prelo.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#95267 | Pitinha | 05 juil. 2005 23:28 | In reply to: #95254

Caro Jorge Brito
Fico-lhe muito grata pela sua informação.
Os meus respeitosos cumprimentos
Isabel

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#95515 | coelho | 08 juil. 2005 12:35 | In reply to: #94931

Caros confrades,

também me interessam os Abranches Ferrão, que, suponho, poderão ter sido conhecidos também como Abrantes Ferrão. Segundo uma monografia local do concelho de Águeda, um tal Pe. Manuel de Abrantes Ferrão foi pároco de Barrô e natural de Aguada de Cima, tudo desse concelho (primeira metade do século XVIII).

Pela minha parte, sou descendente (6 vezes!) de José de Abrantes Teixeira, natural da Vacariça (Mealhada) e capitão-mor de Aguada de Cima a partir de ~1680. Como os Abranches Ferrão parecem ser uma família muito antiga e espalhada, coloco a hipótese de os Abrantes de Aguada de Cima serem descendentes de algum ramo Abranches Ferrão, até porque Ferrão é apelido quase inexistente na região em torno de Aguada de Cima.

Aqui no Genea, encontrei os seguintes, entre os mais antigos:

Sebastião de Abranches Ferrão (São Romão)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=216409
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=39391&fview=c
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=42161&fview=c

Francisco de Abranches Ferrão (Torrozelo, Seia, * 1608)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20315

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Abranches da Beira (outros)

#96495 | JBrito | 23 juil. 2005 20:48 | In reply to: #94919

Correcção:

Revendo as cópias dos registos paroquiais relativos a este ramo, verifiquei que o que se encontra escrito é Abrantes, e não Abranches, tanto para Petronilha como para Maria...
Estes dados foram recolhidos já há vários anos e há muito que não lhes pegava!

Pedindo desde já desculpa se induzi alguém em erro, despeço-me com os melhores cumprimentos

Jorge de Brito

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 20:50

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen