Sobre aTransmição da"bolinhaAzul"/"BolinhaAmarela"
This topic is classified in rooms: Formação
Sobre aTransmição da"bolinhaAzul"/"BolinhaAmarela"
Estando a pesquisar as diversas páginas deste site, deparo-me com frequencia com a seguinte duvida: Porque acontece, estando a seguir os costados de determinado individuo, a certa altura uma pessoa ´marcada`com a descendencia de A.Henriques(azul), passar (antes da Fuzão dos Cromossomas!!!) a marca como sendo de descendencia do I Duque de B.(amarela)???
(Vide por exemplo os costados da Lady Dy!
Já agora, (se for Possivel), como se dão exactamente estas ´transferencias` na realidade???
Com as minhas cordiais Saudações,
Rui Fragoso Malato
Direct link:
RE: Sobre aTransmição da"bolinhaAzul"/"BolinhaAmarela"
A bola azul identifica os descendentes de D. Afonso Henriques, enquanto a dourada identifica os descendentes do 1º duque de Bragança. A bola dourada tem "precedência" sobre a azul, sendo certo que, descendendo o 1º duque de Bragança de D. Afonso Henriques, são (também) bola azul todos os que tiverem bola dourada.
São bola dourada todos aqueles cujo pai ou cuja mãe (ou ambos) sejam bola dourada. Por força da "precedência" que acima referimos, se o pai fôr bola azul e a mãe bola dourada, o filho é bola dourada.
O uso destas bolas tem apenas como objectivo facilitar aos navegadores do site a identificação da linha que conduz ao primeiro rei de Portugal, de quem, segundo foi escrito por um ilustre genealogista e referimos no texto de apresentação do site, todos os portugueses descenderão.
Cumprimentos
Genea Portugal
Direct link:
RE: Sobre aTransmição da"bolinhaAzul"/"BolinhaAmarela"
Caros Amigos do Genea Portugal:
O confrade Rui Malato talvez se referisse ao facto de Frederick Spencer, 4º conde de Spencer (nº 5558) aparecer com bola doirada sem que nenhum dos progenitores a tenha; deve haver aí algum lapso.
Um abraço,
António Bivar
Direct link:
RE: Sobre aTransmição da"bolinhaAzul"/"BolinhaAmarela"
Caro António Bivar,
Obrigado pela dica.
A bola "perdida" de Frederick Spencer tem uma explicação: por seu avô materno, Charles Bingham, 1º conde de Lucan, o conde de Spencer descende de Mary Crofts que, até há pouco tempo se pensava ser filha de Carlos II, rei de Inglaterra. E por isso, toda a sua descendência teve, aqui, bola dourada.
A partir das investigações mais recentes que lhe atribuem um outro pai, tal como explicamos nas notas da respectiva página, retirámos as bolas douradas a toda a sua descendência. O conde de Spencer foi, por lapso, "poupado"...
Mas a verdade está reposta.
Obrigado mais uma vez.
Um abraço
Genea Portugal
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 janv. 2025, 19:24