Curso de Verao

This topic is classified in rooms: Eventos

Curso de Verao

#43198 | Paulo | 10 juin 2003 18:21

Designação: Como construir a “minha história”? Primeiros passos num percurso de identificação da família

Regente: Bernardo Sá Nogueira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Duração: 9 horas

Calendarização: 30 de Junho, 2 e 4 de Julho, 14h-17h

Local: Reitoria da Universidade de Lisboa

Propina: 175 €

Nº mín. de alunos: 20

Nº máx. de alunos: 30

Como construir a “minha história”?

Primeiros passos num percurso de identificação da família

Objectivos: Neste breve curso, propomos centrar-nos nas bases da tarefa de preparar o cidadão para a aventura do conhecimento histórico, partindo de um exemplo prático: os registos paroquiais de baptismo, casamento e óbito, a fonte de informação mais utilizada nos estudos da família. Mostraremos como se recolhe a informação a partir de documentos antigos (lendo-os, elaborando fichas), como se analisam de maneira crítica os dados recolhidos (identificar os nomes), como se interpretam e como se chega à construção, ao discurso, sobre a história da pessoa que os procura e da sua família.

Síntese breve do Curso:

Os historiadores, especialistas preparados para interpretar o passado à luz da informação disponibilizada pelas fontes, sentem-se muitas vezes desesperados com algumas intervenções orais e escritas que outras pessoas leigas na matéria fazem sobre a História. É que, desconhecedores das regras de interpretação dessas fontes, pacientemente definidas por várias gerações de historiadores ao longo de muito tempo, esses leigos constroem argumentos no seu entender mal fundamentados sobre temas ou factos muito importantes para a memória do colectivo, “inquinando-os” com interpretações que, pela falta de fundamentação, podem ter consequências prejudiciais.


Pior é quando os historiadores de ocasião são pessoas persuasivas e com um discurso culto, agravando-se a situação quando as suas opiniões são veiculadas pela televisão. O problema é que os historiadores de ofício, embora tenham o direito e o dever de se precuparem e de manifestarem a sua discordância em público, não podem proibir ninguém de exprimir opiniões sobre um passado colectivo que também é seu.


Cada pessoa, enquanto indivíduo e cidadão, tem (também) o direito e o dever de construir a sua memória individual e colectiva – alicerce sem o qual um ser humano dificilmente se consegue enraizar no passado para se desenvolver plenamente no presente.


Em alguns domínios de especialidade, as regras e métodos utilizados pelos historiadores são complexas e, por isso, exigem naturalmente uma aprendizagem gradual. No entanto, qualquer cidadão com capacidade para ler ou ouvir e compreender a informação que hoje lhe é fornecida, com o objectivo de interpretar a actualidade, também pode aprender a ler e compreender os dados fornecidos pelos documentos escritos, ou outras fontes de informação (assim lhes chamam os historiadores), para interpretar o passado.


O seu passado, para começar. E o passado dos seus, da sua família. Através de uma aproximação rigorosa, segundo regras e métodos próprios, pode aprender a construir uma relação mais sólida com esse passado, tornando-o mais “seu”.


Neste breve curso, propomos centrar-nos nas bases da tarefa de preparar o cidadão para a aventura do conhecimento histórico, partindo de um exemplo prático: os registos paroquiais de baptismo, casamento e óbito, a fonte de informação mais utilizada nos estudos da família. Mostraremos como se recolhe a informação a partir de documentos antigos (lendo-os, elaborando fichas), como se analisam de maneira crítica os dados recolhidos (identificar os nomes), como se interpretam e como se chega à construção, ao discurso, sobre a história da pessoa que os procura e da sua família.


Programa do Curso:

1 – Fontes de informação: recolha crítica dos dados

2 - História individual, história familiar, história social

3 – Reconstituição da ascendência e descendência dos indivíduos


Materiais pedagógicos necessários:

1 – Colecção de fotocópias de registos paroquiais

2 – Projector de acetatos

Reply

Direct link:

RE: Curso de Verao

#43201 | jpbabc | 10 juin 2003 19:51 | In reply to: #43198

Caro Paulo,

A ideia é extremamente interessante e gostaria de saber mais pormenores sobre o curso !

Dou-lhe o meu e-mail e, assim, esclarecer uma ou outra dúvida que tenho !

Se, por ventura, preferir que o nosso diálogo se torne público, aqui neste Fórum, basta que escreva a confirmá-lo.

Muito obrigado e até breve,

José Pedro Castro

(josepedrocastro@sapo.pt)

Reply

Direct link:

RE: Curso de Verao

#43353 | Paulo | 13 juin 2003 12:20 | In reply to: #43201

Caro Jose Pedro Castro,

Se estiver ao meu alcançe terei muito gosto em prestar os esclarecimentos necessarios. Devo no entanto acrescer que nao tenho qualquer vinculo com a organizacao deste evento, apenas fui informado do mesmo e entendi que poderia ser interessante para os participantes do Forum.

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 13:33

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen