"Mestres de Campo"

This topic is classified in rooms: Cargos

"Mestres de Campo"

#44906 | rgc | 12 juil. 2003 17:57

Caros confrades

Tenho consultado alguma coisa, pouca, sobre o assunto, mas a conclusão a que chego, não me satisfaz, porque me parece cargo atribuido a altas pessoas da nobreza, mas também me parece ter sido atribuído, algumas vezes, em função dos méritos militares e capacidade de comando de alguns oficiais da Ordenança, ou dos Terços Auxiliares.
Posto isto, gostaria de saber que atribuições geralmente eram atribuidas aos " mestres de campo ", a que classe pertenciam, e em correspondência com as patentes militares hodiernas que grau teriam na classe dos Oficiasis Superiores. Que me desculpem os confrades,colaboradores do Forum, alguns ilustres Oficiais Superiores, por não empregar a linguagem castrense adequada. Mas o Forum também serve para esta "instrução".
Aproveito também perguntar se algum de vós sabe acerca da ascendência, naturalidade, etc. do Mestre de Campo - João Fernandes Vieira, porque não tenho o artigo ou o livro (?)de José Antonio Gonsalves de Mello,, onde vem tratado. Lx.2000,C.N.P.C.D.P/C.E.H.A.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: "Mestres de Campo"

#44909 | jpcmt | 12 juil. 2003 19:43 | In reply to: #44906

Caro Rafael de Carvalho:
Veja aqui o tópico "Postos, cargos e dignidades militares", onde há uma notável exposição sobre o assunto da autoria do nosso Confrade Nuno Borrego.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: "Mestres de Campo"

#44917 | rgc | 12 juil. 2003 22:07 | In reply to: #44909

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Muito obrigado pela boa indicação que me enviou. Já consultei o tópico. De facto muito útil. E com muitos bons pedidos de informação, cujas respostas complementam o tópico.
Também estou de acordo com a mensagem do Senhor Oficial da Reserva Naval - Alexandre Callado. Portugal foi e é um País de ilustres marinheiros,por isso gostaria de ler aqui em relação à Armada Portuguesa, apontamento semelhante ao que Nuno Borrego escreveu em relação ao Exército Português do antigo regime. Particularmente, sobre cargos e dignidades de tantos ilustres navegadores, e de outros marinheiros ou do pessoal ligados à Gesta Marítima Portuguesa e à admministração dos territórios descobertos ou ocupados.
Por ex: que atribuições tinha o Feitor da Casa da Índia? O que era um Provedor dos defuntos e ausentes ? O que foram os mestres das naus ? Quem eram,geralmente, os acessores dos Vice-Reis da India ? E no Brasil, quando se fez a divisão em capitanias, que atribuições e poderes tinha o respectivo capitão-donatário ? etc.,etc.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: "Mestres de Campo"

#44930 | jpcmt | 13 juil. 2003 11:26 | In reply to: #44917

Caro Rafael Carvalho:
Alguns dos aspectos que cita, nomeadamente os que se referem à organização e poderes das capitanias e da Casa da Índia, são, p. ex., tratados no vol.I da "História de Portugal" de Oliveira Marques (pgs. 347 a 368).
Quanto a proprietários, armadores e mestres das
naus, o livro de Leonor Freire Costa "Naus e Galeões na Ribeira de Lisboa" (Cascais,1997), proporciona uma leitura interessante.
Creio que o Provedor de Defuntos e Ausentes tinha funções algo semelhantes aos dos, mais tarde, chamados Administradores dos Resíduos, i.e. geria os legados pios ("bens da alma") deixados pelos defuntos em testamento e, também, os bens dos ausentes que revertiam para Coroa.
No que se refere aos postos navais, não conheço nenhuma sistematização semelhante à aqui mencionada para o Exército, mas fico confiante que algum Confrade "marinheiro" nos possa definitivamente elucidar...
Melhores cumprimentos do
João de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: "Mestres de Campo"

#44941 | rgc | 13 juil. 2003 15:18 | In reply to: #44930

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Renovo os meus agradecimentos e expresso o verdadeiro reconhecimento pelo valioso mail enviado.
São ajudas deveras preciosas que a amabidade e paciência que teve merecem todo o meu agradecimento. Fico ao vosso dispor no que puder ser prestável.
Cumprimentos amigos, do
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 mai 2024, 00:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen