D.Duarte Nuno

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

D.Duarte Nuno

#45063 | José | 15 juil. 2003 14:30

A propósito de uma troca de impresões noutro forum, agradecia o seguinte esclarecimento.

Quando é que D.Duarte Nuno passou a usar o título de Duque de Bragança: 1927 à morte de D.Miguel II ou 1932 à morte de D.Manuel II ?

JSP

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45065 | DiogoA | 15 juil. 2003 15:14 | In reply to: #45063

De notar que D. Duarte Nuno já chefiava os direitos miguelistas desde 1920 por abdicação de D. Miguel "II"...

Não saberei responder directamente à sua questão, mas suponho que já desde 1920 D. Duarte Nuno se intitulava duque de Bragança porque esse título já era usado pelo seu pai.

Diogo Alenquer

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45071 | José | 15 juil. 2003 15:52 | In reply to: #45065

Caro Diogo

Pelos vistos estamos em sintonia nestes 2 sites.

D.Miguel II efectivamente renunciou aos seus direitos sucessórios, mas terá renunciado também ao seu título ? Nunca li nada nesse sentido.

Apesar do texto que o Robert trouxe à colação, onde se refere que só em 1932, com a morte de D.Manuel II, D.Duarte Nuno passou a usar o título de Duque de Bragança, estava convencido que já anteriormente o usava, desde o falecimento de D.Miguel II.

Neste período nem sequer se punha a questão de haver dois candidatos a reclamarem-no, pois D.Manuel não o usou, e, nesta altura (1927-32), as relações entre os dois ramos da família tinham melhorado e D.Duarte Nuno era unanimemente reconhecido como futuro chefe da Casa Real.

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45072 | neena | 15 juil. 2003 16:00 | In reply to: #45063

Tenho um livro em casa que é capaz de explicar aquando D. Duarte Nuno passou a usar o título de Duque de Bragança. A ideia que eu tenho é que após a abdicação de seu pai e após a morte de D. Manuel II é que ele passou a utlizar o titulo de Duque de Bragança (o 23º salvo erro).
Logo à noite consultarei o dito livro e caso esta informação esteja errada, rectifica-la-ei.
Cumprimentos,
Cláudia Correia Santos

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45074 | DiogoA | 15 juil. 2003 16:39 | In reply to: #45071

Depois de D. Miguel II abdicar não vejo porque continuaria ele a usar o título de duque de Bragança, mas tal situação não deixa de ser verosímil.

Repare que onde está escrito "[em 1932] passou a SER duque de Bragança" não quer dizer que antes não USARA esse título...

Suponho que ele já usava o título desde 1920, mas pelo menos desde 1927 arriscaria tudo em como já assim se intitulava.

Melhores cumprimentos,
Diogo

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45075 | zepas | 15 juil. 2003 16:43 | In reply to: #45071

Caro Confrade José,

D. Miguel II, não obstante o exílio, sempre usou o título de Duque de Bragança, não obstante em Portugal os Príncipes Reais do ramo Saxe Coburgo continuarem a usar esse mesmo título e serem reconhecidos como tal.

Após a conferencia de Bronbach (penso que é assim que se escreve) D. Miguel II abdicou efectivamente do seu direito à sucessão da coroa a favor do seu filho mais novo, D. Duarte Nuno, tendo em conta a simultânea abdicação do seu filho mais velho D. Miguel, Duque de Viseu, pelos motivos que são sobejamente conhecidos.

Todavia, creio que D. Miguel II não terá abdicado do uso do título de Duque de Bragança, que julgo guardou para si, e que só deverá ter passado a ser usado por D. Duarte Nuno após a morte de seu Pai, que, aliás, veio a ocorrer poucos anos depois do acto de abdicação.

Quanto a esta reserva do uso do título de Duque de Bragança por parte de D. Miguel II, vou de qualquer maneira consultar a minha documentação para poder ter a certeza e depois confirmo-lhe.

No que respeita a D. Manuel II, efectivamente nunca foi Duque de Bragança uma vez que este título era reservado ao herdeiro presuntivo do trono de Portugal e foi por isso usado pelo seu o Irmão mais velho, o Principe Real D. Luis Filipe.

Cumprimentos,
JP

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45115 | neena | 16 juil. 2003 09:32 | In reply to: #45063

Bom dia,

Passo a transcrever uma pequena passagem dedicada aos Duques de Bragança in Reis e Raínhas de Portugal de Manuel de Sousa:
"Em 1932, morria em Inglaterra (exilado) o rei D. Manuel II, sem descendência, passando a chefia da Casa de Bragança para um neto de D. Miguel: D. Duarte Nuno, pai do actual duque de Bragança. D. Duarte Nuno contraiu matrimónio com uma descendente brasileira de D. Pedro IV (D. Francisca de Orleans e Braganga, bisneta do imperador D. Pedro II do Brasil)."...

Cumprimentos,

Cláudia

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45138 | José | 16 juil. 2003 15:32 | In reply to: #45115

Tudo isso é correcto, mas nada adianta em relação à data em que D.Duarte Nuno começou a usar o título de Duque de Bragança.

Não passa de uma conjectura, mas custa-me a crer que não tivesse sido logo após a morte de D.Miguel II.

Afinal de contas, D.Miguel usou esse título até à sua morte.
A sua renúncia de 1920, tanto quanto julgo saber, respeitou unicamente aos seus direitos dinásticos e não a títulos que usasse.

Em 1927, D.Duarte viu-se na posição de herdeiro indiscutível do ramo Miguelista, sendo ao mesmo tempo o herdeiro dinástico de D.Manuel dada a falta de descendência deste.

Seria estranho que neste interregno de 5 anos (1927-1932) D.Duarte não fizesse uso do título de Duque de Bragança, até porque não estava em litígio pelo mesmo com ninguém do ramo constitucionalista, já que D.Manuel nunca usou tal título.

Procurei informações tanto na "Nobreza de Portugal e do Brasil" como no livro "D.Duarte Nuno de Bragança, Um Rei que não reinou" mas ambos são omissos em relação à data.

Já agora alguém sabe se, enquanto herdeiro de D.Miguel (até 1927) e também de D.Manuel, D.Duarte, único herdeiro dinasta dos Reis de Portugal, não poderia/deveria ter sido Principe da Beira ?

JSP

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45180 | Ricardo | 17 juil. 2003 01:37 | In reply to: #45138

Mas nessa altura não seria apenas herdeiro presuntivo? Ou seja, nada impedia que D. Manuel tivesse descendência...

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45208 | neena | 17 juil. 2003 12:30 | In reply to: #45138

Bom dia,

De acordo no site da Casa Real pode lêr-se o seguinte:

"Fundamentos da Sucessão do Senhor Dom Duarte Nuno de Bragança

A sucessão do ponto de vista genealógico

Estabelecem as normas sucessórias da Carta Constitucional alguns princípios fundamentais, do ponto de vista genealógico, de que ressaltam dever o sucessor do Rei morto sem descendência ser o seu parente mais próximo, não poder ser estrangeiro e dever o sexo masculino prevalecer sobre o feminino. O seu artigo 88º estabelecia que extintas as linhas descendentes de Dona Maria II, passaria a Coroa à linha colateral.

De acordo estes princípios, nas linhas descendentes de Dona Maria II existiram três irmãos seus: D. Pedro II, Imperador do Brasil, Dona Januária, Princesa das Duas Sicílias e Dona Francisca, Princesa de Joinvile. Por serem estrangeiros os seus sucessores, estavam excluídos da sucessão. Nos seus netos, existiram duas Princesas com sucessão, irmãs de Dom Pedro V e de Dom Luís I, Dona Maria Ana, Rainha de Saxe e Dona Antónia, Princesa de Hohenzollern. Por serem os seus descendentes estrangeiros estavam excluídos.

Extinta, assim, a linha descendente de Dona Maria II, as linhas colaterais mais próximas existentes eram as dos filhos de Dom João VI , a de Dona Ana de Jesus Maria, Duquesa de Loulé, com descendência portuguesa e de Dom Miguel I que fora proscrito e exilado na Áustria. De acordo com o princípio de que a linha masculina prefere à masculina, estava, pois, na descendência de Dom Miguel I a sucessão. Era neto mais velho de Dom Miguel, e portanto primogénito, o Príncipe Dom Miguel. Mas este renunciara aos seus direitos em favor de seu irmão Dom Duarte Nuno. Assim, era o Senhor Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança, o chefe deste ramo e, nos termos, tanto das antigas Leis da Sucessão, com nos preceitos da Carta Constitucional, o legítimo sucessor de El-Rei Dom Manuel II."

Noutras paragens deste site pode também ver-se D. Miguel com sendo o 29º Rei de Portugal e 17º Duque de Bragança, sendo D. Duarte Nuno considerado o 23º Duque de Bragança. Diz também que "Após o falecimento de D. Manuel II, em 1932 e sem descendência, foi reconhecido e aclamado Rei pela Causa Monárquica, passando a ser o Duque de Bragança, Casa cujos bens perdeu logo em 1933, por decreto em que foi criada a Fundação da Casa de Bragança." (...)

Ora, D. Duarte Nuno parece ter herdado o titulo de Duque de Bragança) apenas pela morte de seu pai, D. Manuel II.

Após D. Miguel (17º Duque de Bragança) seguem-se:
D. Maria II, D. Pedro V, D. Luiz, D. Carlos, D. Manuel II, D. Duarte Nuno e D. Duarte Pio.

Não sei se posso utilizar links para esta página mas ela é fácil de localizar.

Quanto à questão do titulo de Principe da Beira, coloquei-lhes a questão. Portanto, aguardo uma resposta.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia Correia Santos

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45215 | zepas | 17 juil. 2003 14:10 | In reply to: #45208

Cara Confrade Cláudia,

No seu "post" existe um lapso. SAR o Senhor D. Duarte Nuno era filho do Senhor Dom Miguel II e neto d'El-Rey D. Miguel I, e não filho de S.M. o Rei D. Manuel II conforme refere.

Havia dois ramos concorrentes à coroa, mas com o infeliz desaparecimento de um deles naturalmente que o "problema" se simplificou por si mesmo.

Quanto à data em que SAR o Senhor D. Duarte Nuno começou a usar o título de Duque de Bragança, e segundo a sua transcrição efectuada a partir do "site" da Casa Real, a questão parece estar esclarecida.

Todavia uma coisa é certa, o Senhor D. Miguel II sempre usou o título de Duque de Bragança enquanto foi vivo, e apenas abdicou dos seus direitos à sucessão do trono em 1920 na pessoa do seu filho mais novo o Senhor D. Duarte Nuno.

Quanto ao assunto do Principe da Beira, por algum motivo o Senhor D. Miguel II não concedeu esse título a SAR o Senhor D. Duarte Nuno. Talvez porque à data não fosse est'último o seu filho mais velho e eventual herdeiro do trono, talvez porque não fosse costume no Ramo Miguelista, e também talvez também por uma questão de pudor uma vez que o título de Principe da Beira tinha sido usado pelo Principe Real D. Luis Filipe que foi tragicamente assassinado em 1908.

Seja como for, SAR o Senhor D. Duarte Nuno sempre foi reconhecido pelos seus como Principe.

Melhores cumprimentos,
JP

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#45218 | neena | 17 juil. 2003 14:40 | In reply to: #45215

Caro JP,

Tem toda a razão. D. Manuel II não deixou descendência. Por vezes a rapidez com se escreve ou raciocina, prega rasteiras.

Logo que tenha alguma novidade da Casa Real coloco um post neste tópico.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46855 | casa_loulé | 04 sept. 2003 04:24 | In reply to: #45218

quanto a mim, a linha sucessória deveria seguir pela Casa Loulé, na pessoa de D. Alberto, pois que os outros ou são estrangeiros ou estão proscritos. Que pena ter a sucessão enveredado pelo ramo miguelista, já que tantas vidas custou e foi o ramo de D. Pedro que venceu a guerra civil desencadeada pelo real irmão. E já agora o envenenamento de D. João VI teria que ver com essa linha sucessória que sempre nos quiseram impôr ?!

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46872 | zamot | 04 sept. 2003 11:43 | In reply to: #46855

Olha, o doido do outro tópico tb anda aqui a fazer estragos. Vá para casa snr "Casa_loulé" falsa.

JTMB

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46875 | neena | 04 sept. 2003 12:10 | In reply to: #46855

??????!!!!!!!!!!??????????

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46876 | camisao65 | 04 sept. 2003 12:15 | In reply to: #46872

rs rs rs

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46911 | artur41 | 04 sept. 2003 17:15 | In reply to: #46875

Caros confrades


Assistimos, mais uma vez, ao envio de mensagens anónimas. Independentemente do "conteúdo", a "forma" é de lamentar (a vários níveis)...!

Exorto o autor deste tópico (e outros participantes) a uma profunda reflexão:-).


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46916 | telles_diogo | 04 sept. 2003 17:57 | In reply to: #46855

Penso que todos podem expressar a sua opoinião sem receber criticas grosseiras. Se este sr. tem argumentos para sustentar a sua tese que a exponha, mesmo que mais ninguém concorde. Agora atoardas grosseiras como já vi aqui em resposta a este sr. é que são de muito baixo nível.

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46922 | casa_loulé | 04 sept. 2003 18:47 | In reply to: #45063

Um exemplo da vossa democracia senhores ! Penso que não ofendi ninguem e se querem saber não voltarei a este forum, pois parece que dar a nossa opinião é como cair no meio de meia duzia de cães raivosos (esses piores que os abandonados). Porém, parece-me que o problema não é não ter assinado as mensagens (por acaso foi por esquecimento, mas agora é de propósito) mas sim a minha opinião, pois se fosse alguma mensagem de que gostassem, não importava quem a escrevia. Quanto ao facto do meu penta primo Filipe ser apoiante de D. Duarte, tem o mesmo direito que eu tenho de não o ser. Assim como eu teria o direito de vos ofender se fosse da mesma laia que vós. Só ao senhor Rafael quero pedir desculpa e dizer que agradeço uma mensagem que enviou noutro tópico, e que pode contar comigo no genea. Vou apenas mudar de username e não tocar mais nestes assuntos, pois já vi o filme todo. Se D. Duarte fosse o Rei, tinha que andar a mandado desses senhores (ainda não é e já estamos assim...)

Só para finalizar: agradeço ao senhor Telles Diogo ter reparado nas atitudes dos outros confrades, acérrimos defensores da ilegitimidade que se tornou legitima. Vendo aqui no forum em todos os tópicos em que se fala de pretendentes ao trono, logo surgem as mesmas pessoas que com a sua arrogância tentam logo classificar tudo e todos que não estejam com a causa miguelista. Nem o Infante D. Afonso, nem El Rei D. Carlos, nem El Rei D. Pedro V têm o direito de ter filhos ilegitimos; D. Miguel II que concedia títulos de Nobreza ainda com o nosso Rei e Senhor D. Manuel II vivo, esse sim, legitimo legitimado.
E já agora digo-vos em que se sustenta a minha opinião:
- Quem tirou a prescrição à ninhada miguelista, tinha autoridade para o fazer ? Dada por quem ? Quem autorizou esses senhores a representar a Casa de Bragança, cujo título passa do Princípe assassinado, não para o Rei seu irmão, mas sim para quem já adivinhava que D. Manuel II não teria descendentes e por conseguinte se considerava já herdeiro do trono; Ainda tenho dúvidas se em 1908 não houve um apetite de querer ganhar agora a guerra que se perdera antes............ Quanto ao facto de Filipe apoiar D. Duarte, será que o Pedro também o apoia (esse seria o mais velho não ? ou já passaram a representação para o Filipe ?). E não interessa ou já esqueceram que D. Miguel e D. Pedro eram irmãos ? Quanto ao senhor que me chamou a atenção pelo facto de eu ter mencionado D. Pedro IV em vez de D. João VI desculpe mas sei muito bem quem era minha antepassada D. Ana de Jesus, irmã dos litigantes.

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#46960 | zamot | 05 sept. 2003 08:58 | In reply to: #46922

Meu Caro Anónimo

Caso tivesse assinado as suas mensagens pode ter a certeza que elas não teriam sido respondidas da maneira que foram, haveria um debate, e os seus pontos de vista seriam lidos e respondidos, mas colocar um post desta gravidade, com um "Nick" de uma Casa Honrada da qual tenho a maior das duvidas de que faça parte... não sei de que estava à espera, e não acredito na desculpa do esquecimento foi pura cobardia e quem sabe se terá outros motivos por trás... Assim enquanto não se assumir provando ser quem diz não lhe volto a responder.
Tenha coragem faça como a maior parte dos participantes deste forum: ASSINE

José Tomaz de Mello Breyner

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54269 | Joana | 23 déc. 2003 21:08 | In reply to: #46960

Desculpem intromenter-me mas perante estas mensagens acho que posso dizer umas coisinhas:sou frequentadora deste fórum à pouco tempo.Já troquei impressões com várias pessoas que foram muito simpáticas comigo e me ajudaram.Desde o princípio que assino as mensagens sem nunca me passar pela cabeça não as assinar, mas acho que as pessoas não deviam ser obrigadas a assinar.Agora as coisas que o casa loulé disse foram incorrectas.Melhores cumprimentos da Joana Rocha

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54609 | zedonordeste | 01 janv. 2004 17:13 | In reply to: #45063

Vespera de Natal e estamos a mexer neste tópico ainda...... D. Duarte descende de D. Miguel e por conseguinte é ele e só ele.... e os seus apoiantes idem. Só quero aqui esclarecer que D. Duarte Nuno começou a usar o titulo ainda em vida de seu pai. E que a linha miguelista, usou o título sempre, mesmo antes do regicidio. Aliás até títulos de nobreza o Senhor D. Miguel Junior deu, tendo vivo um Rei reinante.
Jose Almeida

Reply

Direct link:

Os Miguéis e os Títulos

#54621 | jbrandao | 01 janv. 2004 21:55 | In reply to: #54609

O Júnior e o Senior, mesmo depois de exilado!

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54622 | as1158190 | 01 janv. 2004 22:14 | In reply to: #54609

Peço desculpa de me meter na conversa mas parece-me que o Senhor D. Duarte Nuno morreu há já alguns anos. O seu Filho mais velho chama-se D. Duarte Pio.
Agradecia um esclarecimento.
Bom Ano Novo.

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54650 | José | 02 janv. 2004 15:09 | In reply to: #54622

D.Duarte Nuno morreu a 24.12.1976.
É actualmente duque de Bragança seu filho D.Duarte Pio n. 15.5.1945.

Quando iniciei esta discussão, pretendia saber em que momento exacto D.Duarte Nuno começou a usar o título de duque de Bragança, se por morte do Pai, D.Miguel (II) em 1927, se por morte de D.Manuel II em 1932.

Espero tê-lo esclarecido.
Bom Ano
JSPinto

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54662 | as1158190 | 02 janv. 2004 18:28 | In reply to: #54650

Muito obrigado pelo esclarecimento.Eu conhecia os factos por si narrados porque, dada a minha idade, pude acompanhar uma boa parte deles quase por dentro.
Às vezes chocam-me citações na Imprensa escrita ou falada, em que os jornalistas chamam Duarte Nuno a Duarte Pio. Por leviandade, acinte ou ignorância...Quem sabe?
A S P

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54668 | luso | 02 janv. 2004 19:37 | In reply to: #46922

Caro repúblicano encapotado

é por causas destas e de outras mais Camaras Pereiras á mistura que a credibilidade da Causa está como está.
Guerras de divã absurdas:Miguelistas versus absolutistas,Loulés contra D.Duarte etc etc .

Que pobreza em pleno sec XXI.

Que tal umas lições dos nossos irmãos espanhóis e seu sentido de Estado? vidé partido Carlista.

Caso e por hipótese absurda, tendo conta a "qualidade e bom senso dos nossos "Monárquicos", se desse a restauração ou a mudança da forma de chefia de estado era interessante analisar as mudanças constituicionais que se dariam e claro está como se realizaria a escolha do Rei .Lembro que seria necessário após o referendo em relação ao sistema politico escolher o Soberano em Parlamento .
Pensem nisso.

Picanceira

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54669 | luso | 02 janv. 2004 19:42 | In reply to: #54668

corrigo :Liberais.

ps lembro que estas questões são do sec xix, Portugal é atrasado mas sempre lutei para que os monárquicos (alguns mas ainda assim muitos)saíssem da idade das trevas.

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54685 | artur41 | 03 janv. 2004 16:14 | In reply to: #54668

Caro Pedro,


E não é que lhe dou razão!?

Pois é...pois é...!!

É por situações como as que descreveu que o movimento monárquico se encontra dividido. E não me venham agora falar do "obscurantismo". Felizmente, já vivemos em liberdade:-)


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: D.Duarte Nuno

#54686 | artur41 | 03 janv. 2004 16:24 | In reply to: #54685

Caro Pedro,


Só uma coisa: penso que quando se fala em "famílias" ou em "Casas" não se deve generalizar. Corre-se o risco de se estar a ser injusto!


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 03:03

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen