Família Pina de Abreu (Tondela)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas

Família Pina de Abreu (Tondela)

#47792 | Filipe Prista Lucas | 16 sept. 2003 11:41

Caros Senhores,

Procuro informações acerca dos apelidos Pina de Abreu na localidade de Castelões, Tondela, onde terá nascido um meu antepassado, Albino Pina de Abreu, em 1799, filho de pais incógnitos.

Com os melhores cumprimentos e desde já grato pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#68495 | desousaj_99 | 27 juin 2004 14:10 | In reply to: #47792

Filipe:

I have seen your name on Genealogia regarding the Conselho of Tondela. I have branchs of my family tree that originate from the same Conselho, specifically the parish of Molelos and the villages of Botulho, Ermida, Molelinhos and Molelos. Do you have any family in this region?

Names that I am researching are Sousa, Bicho, Rodrigues, Gouveia, Neves, Coimbra, Dias and Pereira.

Your help would be appreciated.

Thanks in advance
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92582 | 6099 | 04 juin 2005 09:04 | In reply to: #47792

Caro Filipe Prista Lucas:
Embora com um ano e meio de atraso, informo-o de que possuo vários dados sobre estes Pinas Abreus de Castelões que não sei se ainda lhe fazem falta. João de Saõ Payo (Sargento-Mór de Viseu-1645, Escrivão da Câmara e Capitão de uma Companhia do Terço do Mestre de Campo Diogo Gomes de Figueiredo) é tronco desta família e c.c. Maria de Pina. Destes foi filho Simão de Pina e São Payo (escrivão da Câmara, morador em Viseu) que c.c. D. Francisca Maria de Castello-Branco (filha de Filipe da Silva Pereira e D. Helena de Figueiredo de Abreu Castello-Branco (herd.) e foram pais de António José de Pina e São Payo de Abreu Castello-Branco, Sr. da Quinta das Gouveias na freguesia de Castelões (Besteiros, Tondela), Escrivão da Câmara e Almotaçaria de Besteiros, f. 8/7/1776 (c.g. que segue até aos Viscondes de Almeida e Vasconcelos, entre outros). Se lhe interessarem mais informações, nomeadamente a respeito de vária descendência, agradeço que me contacte.
Cumprimentos.
José Paulo C. F. da Bandeira de FIgueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92588 | Filipe Prista Lucas | 04 juin 2005 12:57 | In reply to: #92582

Caro Senhor José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Muito obrigado pelas suas informações. De acordo com o seu registo de baptismo, de 5 de Março de 1799, em Castelões, o meu antepassado Albino (que depois viria a assumir os apelidos Pina de Abreu) era filho de pais incógnitos, entregue em Tondela a Maria, solteira, tendo sido seus padrinhos o Vigário João de Matos Viegas e Dona Antónia, solteira, filha do Dr. António José de Pina, da Quinta das Gouveias - que deduzo, então, ser o que refere.

No mesmo dia de investigação, localizei o casamento, em Castelões, a 24 de Janeiro de 1751, de António de Pina e São Payo com Dona Ana Bastos. Ele, filho de Simão de Pina e São Payo e de Dona Francisca Maria de Castelo Branco, neto pela parte paterna de João de São Payo e de Dona Maria de Pina, e pela parte materna do Dr. Filipe da Silva Pereira e de Dona Helena de Figueiredo. Ela, filha de Silvestre Coimbra e de Maria de Bastos, neta pela parte paterna de João Coimbra e de Domingas Bastos e pela parte materna de Pedro Bastos e de Maria João.

Com os dados que agora me dá - que confirmam o apelido Abreu nesta família - fico agora com a probabilidade (mas, claro, nunca certeza) de que Albino será neto do António José de Pina e São Payo.

Caso possua mais informações acerca da ascendência e descendência desta família, pedi-la-ia com todo o interesse, caso não lhe causasse muito incómodo.

Com os melhores cumprimentos e desde já agradecido pela informação,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92589 | 6099 | 04 juin 2005 13:40 | In reply to: #92588

Caro Filipe Prista Lucas:

O seu antepassado Albino Pina de Abreu será com toda a certeza, como diz, neto de António José de Pina e São Payo de Abreu Castelo-Branco, por ser filho (ilegítimo) do filho deste, que era o Dr. António José de Pina e São Payo de Castelo-Branco, Senhor da Quinta das Gouveias (em Castelões), mas não de sua mulher, D. Ana Joaquina do Loureiro e Nápoles [natural da Quinta do Souto de Vide (Penalva do Castelo), filha do Padre Frei Luís de Nápoles do Loureiro, religioso da Ordem de São Francisco e neta dos Morgados de Carvalhiços] com quem casou em 15-2-1768 na freguesa Fragosela em Prime (Viseu). Deste casamento foi filho João de Pina São Payo de Abreu Castelo-Branco de Figueiredo que c.c. D. Rosália Emília de Brito de quem descendem entre outros, como lhe referi, os Viscondes de Almeida e Vasconcelos. De momento, não poderei facultar-lhe todos os dados que possuo, já que não estão organizados e tenho de os procurar, mas oportunamente voltarei ao assunto se isso pode enriquecer a sua investigação.
Cumprimentos.
José Paulo B. de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92593 | Filipe Prista Lucas | 04 juin 2005 14:22 | In reply to: #92589

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Provavelmente até, o meu antepassado será então neto do referido Dr. António José de Pina e de D. Ana Joaquina do Loureiro e Nápoles, por via de uma sua filha, referida no assento de baptismo: D. Antónia. Tendo os seus pais casado em 1768, é muito provável que uma sua filha pudesse ter um filho em 1799.

De novo, muito obrigado pela sua ajuda.

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92618 | 6099 | 05 juin 2005 10:36 | In reply to: #92593

Caro Filipe Prista Lucas:

Efectivamente, também é possível. Aliás não só não há incompatibilidade de datas, como cronologicamente parece ser até mais razoável. Não me ocorreu essa possibilidade numa primeira análise por não ser uma situação muito comum a própria mãe aparecer como madrinha. Nestas situações é mais habitual aparecer o pai como padrinho. Mas também pode acontecer. E já agora, ambos os padrinhos podem ser os verdadeiros pais. O pai poderia ser o Padre João de Matos Viegas (de uma família numerosa com presença vasta nesta região de Tondela). Ou então este Albino poderia ser filho de algum irmão de D. Antónia, (por exemplo o João). Mas tudo isto são apenas meras hipóteses.

Como sabe, e dado o tempo entretanto decorrido após o "escândalo", é frequente mais tarde os registos de casamento e/ou óbito poderem vir a esclarecer este tipo de casos e para mais numa situação como esta em que foram adoptados os apelidos, passando a ser do domínio público o mais que óbvio parentesco filial com esta família. Outras boas vias de esclarecimento são os registos relativos aos filhos deste Albino Pina de Abreu, onde poderão ser mencionados os nomes dos avós. A não ser que existam outros documentos de foro particular que se possam investigar, não vejo mais alternativas para podermos chegar a uma conclusão fidedigna e certeira. Se conseguir concluír alguma coisa, muito agradeço que me informe.

Melhores cumprimentos.

J. Paulo B. de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92627 | Filipe Prista Lucas | 05 juin 2005 13:17 | In reply to: #92618

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Estive a rever a documentação que possuo e:

- No seu assento de casamento, datado de 26 de Agosto de 1829, surge como ALBINO PINA HENRIQUES, natural de Filhado, Castelões, filho de pais incertos. Casa com Joaquina Maria Henriques, natural da Cortiçada, filha de Manuel Henriques da Veiga e de Josefa Maria de Almeida, neta pela parte paterna de Marcos Henriques e de Joana Lopes da Veiga e pela parte materna do Capitão António Brás Fernandes e de Teresa de Almeida.

- No assento de baptismo de um de seus filhos, datado de 24 de Maio de 1840, surge como ALBINO HENRIQUES PINA, residente na Quinta do Filhado, ainda filho de pais incertos.

- No assento de baptismo de uma de suas netas, datado 17 de Abril de 1870, surge como ALBINO PINHO (sic) DE ABREU, natural de Castelões.

Assim que puder, investigarei a fundo os registos de Castelões, em busca de registos relativos a outros filhos e netos que me possam, eventualmente, dar mais alguma pista. Útil ainda seria também ver testamentos da família Pina de São Payo; em alguns testamentos da minha própria família já encontrei o reconhecimento de filhos ilegítimos. Tem notícia de algum destes documentos?

Entretanto pergunto-lhe ainda: tem informações acerca da família do referido Padre João Matos da Veiga?

Muito obrigado!

Filipe Prista Lucas

PS: A confirmar-se, não é o primeiro caso na minha família de uma mãe que surge como madrinha. No baptismo do meu trisavô António José Meireles Calado, a sua mãe surge, solteira, como madrinha (Maria Perpétua Meireles). O seu pai (Padre João Calado Fialho), não surge de todo.

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92633 | 6099 | 05 juin 2005 14:45 | In reply to: #92627

Caro Filipe Prista Lucas:

Presumo então que concluíu da adopção do apelido Abreu por um assento de baptismo de uma neta, já que anteriormente não aparece este apelido. Curiosamente, coexiste na mesma época e em zona geograficamente muito próxima (Santiago de Besteiros, freguesia de Tondela) uma família com apelidos Pinho de Abreu (Mascarenhas) e que são os Morgados de Santo André. Mas para não divagar sobre outras teorias muito menos plausíveis, consideremos que a grafia Pinho, é simplesmente uma gralha ou engano do pároco que redigiu o assento (e que até é compreensível por se tratar de uma conjugação de apelidos conhecida na época naquela região). Aliás julgo ser a nossa teoria anterior suficientemente pacífica e sólida para que o Albino seja Pina e não Pinho pelo facto de Dona Antónia, madrinha do dito Albino, ser efectivamente uma "Pina de Abreu". A não ser que Albino Pinho de Abreu e Albino Pina Henriques não fossem a mesma pessoa.
Lamentavelmente não tenho conhecimento de quaisquer documentos privados sobre esta família que possam servir de fonte de investigação e que eventualmente ajudassem a encontrar os seus verdadeiros pais. Julgo no entanto não estar de todo em causa que Albino seja neto ou filho de António José de Pina (...). Quanto a mim, essa é uma certeza absoluta.

Relativamente aos Matos Viegas (e não da Veiga), nunca me dediquei a investigá-los de forma exaustiva, mas posso dizer-lhe que esta conjugação copulativa permanece até aos nossos dias e durante os séculos XIX e XX, houve muitos elementos desta família dispersos pelo Concelho de Tondela e arredores que julgo pertencerem a vários ramos que se tornaram afastados uns dos outros. Conheço pessoalmente algumas pessoas da familia Matos Viegas que ainda são vivos. Mas mais do que isso não posso adiantar.

Voltarei ao assunto assim que obtenha mais dados ou sempre que me solicitar.

Melhores cumprimentos.

José P. Bandeira de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92634 | Filipe Prista Lucas | 05 juin 2005 15:10 | In reply to: #92633

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Sob pena de estar já a abusar da sua boa vontade, perguntava-lhe ainda se teria os nomes dos pais e referências sobre a ascendência do referido Padre Frei Luís de Nápoles Loureiro - que, a confirmar-se a maternidade de Dona Antónia, será também ele, meu antepassado.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92637 | 6099 | 05 juin 2005 15:46 | In reply to: #92634

Caro Filipe Prista Lucas:

Não incomoda de todo. Tenho o maior gosto em poder informá-lo daquilo que estiver ao meu alcance.

O padre frei Luís de Nápoles do Loureiro, religioso da Ordem de São Francisco, era filho do Morgado de Carvalhiços (São Miguel do Outeiro, Sabugosa, Tondela), João do Loureiro de Castello-Branco de Figueiredo e Queiroz e de sua mulher e prima D. Paula Joana de Nápoles do Loureiro e Albuquerque, cujas genealogias são sobejamente conhecidas dos nobiliários e como tal dispenso-me de fazer aqui a apresentação de todos os seus ascendentes (a não ser que me diga que lhe interessa). Em todo o caso posso referir os pais de ambos: João era filho de Manuel do Loureiro de Castello-Branco e de sua mulher a Morgada de Carvalhiços D. Maria de Castello-Branco e Vasconcellos; D. Paula Joana era filha de Nuno de Barros do Loureiro e Albuquerque, Senhor do Morgado do Loureiro (Silgueiros) e de sua mulher D. Helena Teresa da Costa de Vasconcellos e Oliveira. Sobre os morgadios referidos bem como ascendências e descendências, há vária bibliografia e trabalhos em publicações da especialidade.

Caso também lhe interesse, a mãe de D. Ana Joaquina do Loureiro e Nápoles era de uma família nobre do reino da Galiza (Castro y Andrade) e também tenho alguns dados genealógicos.

Espero que estes dados lhe sejam úteis e não hesite em pedir-me o que considerar do seu interesse. Responderei com o maior prazer, desde que esteja ao meu alcance.

Melhores cumprimentos.

José Paulo C.F.B. de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92806 | Filipe Prista Lucas | 07 juin 2005 14:28 | In reply to: #92637

Caro Senhor José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Será que me poderia indicar a melhor bibliografia que abranja os ramos referidos neste tópico?

Muito obrigado!

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#92829 | 6099 | 07 juin 2005 19:57 | In reply to: #92806

Caro Filipe Prista Lucas:

Reparo que abriu outro tópico sobre registos de baptismo de filhos de pais incógnitos. Espero que haja muitas respostas autorizadas para que possa esclarecer com mais propriedade o caso do Albino Pina de Abreu.

Para encontrar estudos genealógicos sobre os morgadios do Loureiro e de Carvalhiços e suas alianças, bem como de vários ramos de Abreus Castelos-Brancos e Figueiredos onde entronca a referida D. Helena, poderá consultar o "Nobiliário das Famílias de Portugal" de Felgueiras Gayo em vários títulos, a "Pedatura Lusitana" de Cristóvão Alão de Moraes, também em vários títulos, a revista "Beira Alta" onde em alguns dos seus muitos números, se abordam estes assuntos, e nomeadamente num deles há um artigo sobre os Morgados do Loureiro (não me lembro de momento quem era o autor), a "Portugal Antigo e Moderno" de Pinho Leal, o "Viseu" de Maximiano de Aragão, "Memórias de Viseu (arredores)" de José Coelho, "Gente Nobre de Besteiros" de Fernando de Gouveia e Sousa, "Ascendências Viseenses" de Manuel Abranches de Soveral, entre outros. Qualquer deles poderá ser consultado numa boa biblioteca, mas caso lhe seja de todo impossível ter acesso, e como sou possuidor de todos eles e de muitas outras publicações onde poderão ser referidos ou estudados estes ramos, poderá contactar-me para o efeito. Além disso, tenho várias outras notas soltas retiradas de registos paroquiais e de outros documentos publicados e não publicados que recolhi, quando há quase 25 anos comecei a interessar-me por estes assuntos genealógicos, mas que carecem de organização e como tal não são para já facilmente consultáveis.

Sempre ao seu dispôr, receba os meus melhores cumprimentos

José Paulo C.F.B. de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#94329 | JBrito | 25 juin 2005 10:30 | In reply to: #92627

Peço desculpa pela intromissão mas, ao ler estas mensagens, apercebi-me da referência a uma Quinta do Filhado, em Castelões.

Julgo tratar-se de gralha, pois em Castelões existiu casa nobre na "Quinta do Telhado", no lugar desta freguesia que ainda hoje tem o nome de "Telhado".

Em "A Terra de Besteiros e o actual Concelho de Tondela", de Amadeu Ferraz de Carvalho, lê-se que "Quyntal, quynta da costa, quynta do Telhado eram solares de famílias nobres, das infanções de Besteiros de tanta nomeada. À sombra dêsses solares foram-se formando pequenos aglomerados a que êles deram o nome."

Cumprimentos

J Brito

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#95234 | romeiroc | 05 juil. 2005 14:20 | In reply to: #92829

Boa Tarde,

Estou a tentar descobrir a minha ascendência e estou com alguma dificuldade. A pessoa que "procuro" era o pai incógnito do meu bisavô e era padre na freguesia de Várzea (Viseu). O seu nome era António Cardoso de Abreu Castelo Branco e era vivo em 1896, pois foi esse o ano de nascimento do meu bisavô. Já pedi certidões de nascimento e óbito do meu avô e Bisavô, mas nunca aparece este nome.
Podiam sugerir-me onde procurar, por favor? Sou novas nestas andanças e não sei mais onde procurar. As únicas informações que tenho são o nome da pessoa, a freguesia onde era padre e que a sua família era conhecida pelo populares como a "família dos lebre".
Podem-me ajudar, por favor?

Muito Obrigada.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#101815 | romeiroc | 30 sept. 2005 14:14 | In reply to: #92582

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo,
Venho novamente por este meio pedir-lhe auxilio. Seria muito incómodo solicitar-lhe a descendencia de António José de Pina e São Payo de Abreu Castello-Branco? Ando a tentar encontrar a ascendência de António Cardoso de Abreu Castelo Branco (nascido em Lugar da moreira, freguesia Sul, concelho São Pedro do Sul, no inicio do Sec XIX ou final do Sec. XVIII) e pode ser que descenda desta família de que se fala no tópico. Seria possível ajudar-me? Sei que já é o 2º "favor" que lhe peço e espero não estar a abusar da sua paciência.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#139948 | gmg | 11 janv. 2007 21:43 | In reply to: #47792

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#139949 | gmg | 11 janv. 2007 21:45 | In reply to: #92593

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#139950 | gmg | 11 janv. 2007 21:45 | In reply to: #92582

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#139951 | gmg | 11 janv. 2007 21:45 | In reply to: #94329

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#141065 | miguelnoutel | 21 janv. 2007 21:59 | In reply to: #92582

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Tenho na minha ascendência os apelidos Ribeiro, Fernandes, Pereira e ABREU perto de Tondela. Nesta sua mensagem despertou-me a atenção o apelido Abreu, dada a próximidade geográfica que tem para os meus, pois são da frª do Vimieiro, Santa Comba Dão. Ainda tenho parquiais para recuar (embora o pároco não seja generoso em informações relativas à naturalidade das pessoas), mas gostaria de lhe perguntar qual a família Abreu de que provêm os seus. São Abreus Castº Branco de Seia? Não têm nada a ver com o Vimieiro, pois não?

Cumprimentos

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#141066 | miguelnoutel | 21 janv. 2007 22:06 | In reply to: #139950

Caroa confrade,

Veja por favor a mensagem de 21.01.2007 para José Paulo Bandeira de Figueiredo (6099).

Obrigado,

Miguel

Reply

Direct link:

"GENTE NOBRE DE BESTEIROS"

#141104 | gmg | 22 janv. 2007 11:43 | In reply to: #92829

Caro Sr. José B. de Figueiredo,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.

Localizei o óbito de Maria Correia (ou Gomes, ou Gomes Correia, ou ainda Gomes de Figueiredo) casada com António Luiz Bandeira. Neste Registo de Óbito, ela consta com o Maria Correia e o marido como António Luiz, nomes que constam do registo de Baptismo de sua neta Rosa d'Alegria, em Portalegre.


Procuro, também, saber se na Igreja Matriz de Campo de Besteiros, se encontra alguma sepultura de D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA PEREIRA e de seu marido.

Tem alguma informação? As revistas que possui revelam esta descendência e ascendância? A "Gente Nobre de Besteiros"? De referir que no Nobiliário de Felgueiras Gayo, não consta toda a descendência de D. Tomásia Maria Bandeira Pereira, casada que foi com José Freire de Andrade.

Aguardo uma resposta.

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

"GENTE NOBRE DE BESTEIROS"

#141288 | gmg | 23 janv. 2007 11:16 | In reply to: #92829

Caro Confrade,

Renovo o meu pedido.

Assim que tiver disponibilidade, agradecia que me desse uma resposta. Espero que seja auxiliadora!

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#141466 | gmg | 24 janv. 2007 11:17 | In reply to: #92829

Caríssimo,

Espero que dê por este tópico no seu e-mail.

Agradecia que me pudesse tirar algumas dúvidas....

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#191289 | aabreu | 06 avril 2008 02:29 | In reply to: #92588

Sou do Brasil e meu avô JOSÉ PAES DE ABEU era de Tondela. Seus pais eram: JOSÉ NUNES MATTOS DE ABREU e CASEMIRA PAES DE ABREU.
Gostaria de saber se há alguma ramificação dessa família em Tondela, ou se ainda existem parentes por aí.

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#197505 | Álvaro CB | 22 mai 2008 04:04 | In reply to: #191289

Caro Filipe Prista Lucas

Creio que Albino de Pina Henriques (ou Albino de Pina Abreu) era filho de Ana de Pina (irmã de Antónia sua madrinha de baptismo) e de pai incógnito.

Ana de Pina foi baptisada na freguesia de Castelões(Tondela) a 5-2-1778 e aí faleceu a 22-12-1834.

Era filha do Dr. António José de Pina e Sampaio, falecido em 1787, senhor da quinta das Gouveias do Telhado e de sua mulher (com quem casou em 1768) Ana Joaquina de Queirós e Nápoles do Loureiro, falecida em 1821.

Neta paterna de António de Pina e Sampaio de Abreu Castelo-Branco, falecido em 1776, senhor da quinta das Gouveias do Telhado e de sua mulher (com quem casou em 1751) Ana Maria de Bastos Coimbra, falecida em 1766.

Neta materna de Frei Luís de Nápoles, religioso da Terceira Ordem de S.Francisco e de Joana Belchiora de Castro.

Cumprimentos
Álvaro Castello-Branco

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#211266 | Filipe Prista Lucas | 22 oct. 2008 01:29 | In reply to: #197505

Caro Álvaro,

Antes de mais, muito obrigado pela sua mensagem. A informação de que refere parte de alguma fonte que tenha localizado?

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#211270 | MManuel | 22 oct. 2008 09:27 | In reply to: #68495

Caro Confrade

Ao ler o seu pedido me lembro de uma boa amiga minha que vive em Franca que procura os familiares em Tondela Molelos. Pois Famila Coimbra e Gouveia. da parte da Avo dela que pouco ou nada sabe.
Aqui vai a direccao dela senhorita43@hotmail.com.
Um abraco e muito obg se tiver alguma informacao destas familias Doris

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#211347 | Álvaro CB | 23 oct. 2008 02:00 | In reply to: #211266

Caro Filipe,

Há uns anos estudei esta família Pina de Abreu, de Castelões, que foram senhores da quinta das Gouveias do Telhado (Telhado é um lugar da freguesia de Castelões), tendo na altura escrito alguns apontamentos. Revendo-os deparei com o seguinte registo de baptismo referente a Castelões (e que consta da obra "Gente Nobre de Besteiros" de Fernando Gouveia e Sousa, a pag. 289) e que transcrevo :

" 18 de Junho de 1830- Baptizou o revº padre Cura Pedro José Lopes a Luís, que nasceu aos dez dias do mesmo mês, filho de Albino de Pina Henriques e de sua mulher Joaquina Maria Henriques, ele natural do Telhado e ela da Cortiçada e assistentes no lugar do Ribeiro, desta freguesia, onde foram recebidos; neto paterno de avô incógnito e de D. ANA, do Telhado; neto materno de Manuel Henriques e de sua mulher Josefa Maria de Almeida, do lugar da cortiçada, desta freguesia. Foram padrinhos: o capitão José de Matos Viegas, do lugar de Molelinhos, freguesia de Molelos, e tocou, por procuração, Teotónio da Silveira, do lugar do Quintal, e D. Luísa Teresa de Jesus Pimenta, da Aldeia de Vilar, com procuração de quem tocou D. Maria de Pina, tia do pai do baptizado, também desta freguesia."´

Assim, creio esclarecer-se o nome da mãe de Albino de Pina Henriques (ou Abreu).

Já agora, embora possívelmente saiba, D. Ana de Pina (mãe de Albino) teve pelo menos 6 irmãos (João,José que f.cr.,António, Simão,Francisco e José) e 3 irmãs (Rita, Antónia e Maria); acresce que teve mais dois irmãos, filhos ilegítimos de seu pai (José António e Feliciana).

A sua irmã Rita, tal como ela era solteira e teve um filho natural de nome Francisco de Paula.
Dos outros irmãos tiveram descendência João, Simão e Feliciana.

Espero ter podido ajudar.

Com os meus cumprimentos,

Álvaro Castello-Branco

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#211911 | Filipe Prista Lucas | 29 oct. 2008 14:31 | In reply to: #211347

Caro Álvaro,

Muito obrigado pela sua ajuda. Pôs fim a uma questão que tinha pendente há anos!

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Pina de Abreu (Tondela)

#211912 | Filipe Prista Lucas | 29 oct. 2008 14:34 | In reply to: #92829

Caro José Paulo,

Conforme me pediu, informo que esta questão terá, então, sido resolvido com a ajuda do colega de fórum Álvaro Castelo Branco (ver abaixo neste tópico).

Aproveito a oportunidade para lhe agradecer de igual forma a informação que me disponibilizou (e que acabou por se confirmar correcta!).

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

Família Pina de Abreu (Tondela)

#352451 | Filipe Prista | 25 nov. 2014 11:22 | In reply to: #47792

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo,

Pretendendo agora avançar na pesquisa da ascendência galega de Joana Belchiora de Castro y Andrade, será que me poderia referenciar os dados que referiu ter ao seu dispor acerca deste ramo?

Muito obrigado,
Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

Família Pina de Abreu (Tondela)

#352465 | Samuel C O Castro | 25 nov. 2014 21:23 | In reply to: #47792

Prezado Filipe,

A ascendência da Joana Belchiora de Castro, creio acharás na pg 392, do livro "Beira Alta", publicado pela Assembléia Distrital de Viseu, em 1971, conforme aparece aqui em http://books.google.com.br/books?ei=5u10VM6dC_OLsQTzuoFY&hl=pt-BR&id=IaY6AQAAIAAJ&dq=%22joana+belchiora+de+castro%22&focus=searchwithinvolume&q=castro e o complemento da informação aqui em http://books.google.com.br/books?ei=5u10VM6dC_OLsQTzuoFY&hl=pt-BR&id=IaY6AQAAIAAJ&dq=%22joana+belchiora+de+castro%22&focus=searchwithinvolume&q=queir%C3%B3s . Pelo que ali diz, os pais dela seria JACINTO de Castro e Andrade e Bernarda Tabis de la Torre.

Como também tenho imenso interesse nessa ascendência, se por acaso descobrires os ascendentes do dito Jacinto de Castro e Andrade, peço sua especial gentileza de me informar.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 mai 2024, 01:31

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen