Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47950 | manuelr | 17 sept. 2003 22:00

Caros Confrades

Manuel da Silva, 7º avô de António Maria Fevereiro e meu 8º, é referido no Anuário como tendo nascido no Sec XVI na sua Quinta de Alpedrinha.
O António Maria Fevereiro tem mais elementos sobre estes Silva?
O Nuno Ponce sabe se há ligação destes com os seus (Correia da Silva de Sampaio)?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47951 | manuelr | 17 sept. 2003 22:02 | In reply to: #47950

Não é 7º e 8º mas sim 8º e 9º

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47966 | amtf | 18 sept. 2003 00:20 | In reply to: #47950

Caro Manuel da Silva Rolão

Pouco tenho sobre estes meus antepassados. Por coincidência passei hoje pela Torre do Tombo para levantar, entre outras papeladas, uma cópia do assento de casamento (Alpedrinha, 1-05-1766) de Luís José da Silva, de Alpedrinha, com Maria Rosálea (?), de Castelo Novo. Filhos, respectivamente, de José da Silva (de Alpedrinha) casado com Custódia (?) Rodrigues (de Castelo Novo, e de Manuel Gaspar Rodrigues casado com Maria Nunes (ambos de Alpedrinha), estes quatro últimos meus 6os avós.
O "jeito" para a paleografia é pouco. Não consegui decifrar todo o texto. De tiver interesse posso digitalizar o assento e enviá-lo por mail.
E é até onde vou nos "meus" Silvas, documentados. O Manuel da Silva que refere na sua mensagem é-me desconhecido. A que Anuário se refere?

Um abraço
António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47983 | Nuno | 18 sept. 2003 11:02 | In reply to: #47950

Caro Manuel,

Existem dois Silvas nos Correias de Sampaio.
Um deles não está totalmente averiguado mas suponho que esteja aparentado com os Silvas da Torre da Murta.
O outro Silva está perfeitamente identificado e
realmente existe um Manuel da Silva(século xvii), que era primo do Arcebispo Diogo Gomes da Silva, Inquisidor Mor do reino.Esse Manuel da Silva era proprietário na Covilhã e Alpedrinha.
Terá alguma ligação com o "seu"?

Um abraço,

Nuno Ponces

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47987 | manuelr | 18 sept. 2003 12:09 | In reply to: #47966

Caro António Maria Fevereiro

Refiro-me ao Anuário da Nobreza, Vol III Tomo II.

Luís José da Silva casou com Rosália Joaquina Rebelo de Abreu e era filho de José da Silva e de Custódia Rodrigues de Beja, neto paterno de José da Silva e de Maria da Cunha, Bisneto paterno de Manuel da Silva, referido no Anuário, como tendo nascido no Sec XVI na sua Quinta de Alpedrinha, de quem era descendente por varonia Luís José da Silva.
Salvo erro é a varonia da Srª sua Mãe. Engano-me?
Deste Manuel da Silva descendo por meu avô paterno e por minha avó paterna.
Por acaso perguntei por si ontem na TT, mas não consegui encontrá-lo.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#47991 | manuelr | 18 sept. 2003 12:34 | In reply to: #47983

Caro Nuno Ponces

Agradeço a resposta.

Em SVBeira, Castelo Novo e Alpedrinha, encontro apenas dois Manuel da Silva. Ambos andam pelos mesmos sítios na mesma altura. Um Manuel da Silva (este) casado com Maria Lopes (há um João Lopes Cabral que não sei de quem é filho), o outro é Manuel da Silva Cabral, que deveria ter casado 3 vezes. Manuel da Silva Cabral vem muitas vezes nos registos apenas como Manuel da Silva. Mesmo destes Cabral, o apelido que continuou foi o de Silva. Penso que serão o mesmo, mas não tenho outra confirmação que não seja a coincidência de datas e locais onde viveram.
Um Manuel da Silva Cabral casou com Maria Branco e tiveram filhos por volta de 1600, um deles Domingos da Silva de Castelo Branco, que teve um Manuel da Silva Cabral em 1623.
Ou Manuel da Silva Cabral cc Maria Branco teve um filho Manuel (teve um Diogo, Catarina, Estevam, Ana, Fernão), de quem não tenho notícia, ou casou 2ª ou 3ª vez com Maria Lopes. Ou foi o filho de Domingos da Silva de Castelo Branco que casou com Maria Lopes. Mas este nesceu em 1623 e não no Sec XVI, como vem no Anuário. Estará esta data correcta?
São estas as minhas dúvidas.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48000 | Nuno | 18 sept. 2003 14:33 | In reply to: #47991

Caro Manuel,

Vou tentar descobrir alguma coisa no fim de semana mas creio que tenho pouca coisa.
Sempre me despertou muito interesse esse Manuel da Silva Cabral que mandou contruir em Castelo Novo a casa que pertence aos Correia de Sampaio e onde estão sepultadas duas filhas ou sobrinhas.

Um abraço,

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48012 | amtf | 18 sept. 2003 15:47 | In reply to: #47987

Caro Manuel da Silva Rolão,

Estes Silvas são efectivamente a varonia de minha Mãe.
Não tenho essa edição do Anuário da Nobreza mas, entretanto, arranjei cópia do texto que citou. Conheço o autor e tentarei contactá-lo para ver o que nos pode dizer acerca de Manuel da Silva.
Da próxima vez que for à TT não deixarei de perguntar pelo Senhor Coronel. Ontem só lá estive breves minutos para levantar umas fotocópias e as minhas idas ali são muito espaçadas…

Um abraço
António Maria

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48089 | manuelr | 19 sept. 2003 23:46 | In reply to: #48000

Caro Nuno

Falou num Manuel da Silva, proprietário na Covilhã e Alpedrinha.

Vamos então à Covilhã:
Em 27-06-1650, foi padrinho de batismo da filha de Brás Luís e de Isabel de Proença, caseiros da Quinta de António da Silva de Serpa, Manuel da Silva de Serpa, do Tortozendo; Jorge de Serpa, foi padrinho em 1616.

Vamos ao Tortozendo:
Em 1637, foram padrinhos do filho de João de Matos e de Maria Rodrigues, António de Serpa da Silva e Maria Lopes (o meu Manuel da Silva foi casado com Maria Lopes), mas mais tarde, em 1650, são padrinhos os mesmos mas a madrinha é Maria Lopes cc Sebastião Rodrigues.
Jorge da Silva de Serpa, da Covilhã cc Ângela da Silva é padrinho em 1662 (por certo filho de Jorge de Serpa e de Ana da Silva).

Vamos a Castelo Novo:
Em 1717 nasce Diogo, filho de Pedro Freire Corte Real e de Filipa Teresa da Silva, neto materno de Diogo de Serpa da Silva, da Covilhã e de Maria de Brito (e não Inês Tavares da Costa Lobo), sendo padrinhos Diogo de Serpa da Silva e FRancisco da Costa Lobo, da Covilhã.

Vamos ao Felgueiras Gayo, Silvas, §45:
João Gomes da Silva teve B. a Diogo Gomes da Silva, que deu a sua Sobrinha Ana da Silva, uma Quinta na Covilhã para casar com Jorge de Serpa.

Parece-me serem estes do FG os que menciono acima.
O Manuel da Silva, proprietário na Covilhã (e/ou Tortozendo?) e em Alpedrinha, onde entra?

Vou ver os registos do Tortozendo e o resto da Covilhã, para ver se encontro alguma coisa.

O Manuel da Silva Cabral (um deles) era filho de Diogo da Silva e de Florentina da Cunha. Qual a relação De Diogo da Silva cc Florentina da Cunha, de SVB e morador em Castelo Novo, com Diogo da Silva CC Maria da Cunha?

O filho de Manuel da Silva Cabral, morador em Castelo Novo, usou o apelido Castelo Branco. No nascimento de Diogo filho de Filipa Teresa da Silva em Castelo Novo, aparece Teresa da Silva de Castelo Branco. Apelido ou por ser de Castelo Branco Pedro Freire? Não me parece.
Haverá relação entre O Manuel da Silva Cabral e Manuel da Silva de Serpa?

É este o estado em que tenho as coisas! Como vê, tudo contribui para esclarecer!

Um abraço
Manuel da Silva (mais um!) Rolão

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48179 | Nuno | 22 sept. 2003 11:59 | In reply to: #48089

Caro Manuel,

O Manuel da Silva que referi é o pai de Ana da Silva e creio irmão de D.Diogo Gomes da Silva.
Tenho a copia da doação D.Diogo a sua sobrinha
D.Ana onde é nomeado seu pai Manuel da Silva, sem referir contudo o grau de parentesco com o citado Diogo.Ou irmão ou primo co-irmão.


Vou ver outra vez a papelada para ver se consigo descobrir algo mais...

Um abraço,

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48235 | manuelr | 22 sept. 2003 20:14 | In reply to: #48179

Caro Nuno

Mas Ana da Silva sobrinha de Diogo Gomes da Silva, não é filha de Jorge da Silva?

Em Silvas §45, é dada como sobrinha, mas não há nenhum Jorge nem Manuel irmãos de Diogo Gomes da Silva. No entanto nos Costados, é dada como filha de Jorge da Silva.
Pode-me dizer o ano da doação? Pode ser outra Ana da Silva!
O irmão de Diogo Gomes da Silva, Aires, foi para a Índia (salvo erro ) em 1505.
Diogo de Serpe da Silva cc Inês Lobo, fº de António de Serpe da Silva e irmão de Manuel da Silva, é FSO em 1696 e tem um neto em 1717. Será neto de Ana da Silva e de Jorge de Serpe.Parece-me que as datas não batem certo!.

Haverá 2 Manuel de Serpe da Silva?

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48293 | Nuno | 23 sept. 2003 12:14 | In reply to: #48235

Caro Manuel,

Na verdade aparecem-me em diferentes documentos
Manuel e Jorge da Silva como pais de Ana da Silva.Dou mais crédito á filiação que consta da doação ou seja Manuel como pai.Jorge da Silva será alguem da familia.

O titulo de Silvas de Gaio(sobretudo nesta parte) está muito imcompleto.Diogo Gomes da Silva teve varios irmãos não referidos.
Quanto á data da doação só lhe poderei dar em Dezembro, uma vez que tenho essa documentação em Viseu.

Um abraço,

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Silvas de Alpedrinha-AMFevereiro e Nuno Ponce

#48334 | manuelr | 23 sept. 2003 19:20 | In reply to: #48293

Caro Nuno

Agradeço.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juil. 2024, 02:41

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen