Solicitando esclarecimentos, se possível...

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47953 | mcc | 17 sept. 2003 22:09

Caros confrades

Curiosamente, fui confrontada, esta semana, com algumas expressões que eram novidade para mim.Talvez porque nunca me tenham surgido ao longo destes anos todos de pesquisas e estas tenham sido centralizadas, essencialmente, em duas/três freguesias da Covilhã.

Ao procurar um registo de óbito de 17.., na freguesia de S.Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, dei com isto(vou redigir em linguagem actual):
"Aos dezasseis dias do mês de Novembro de 1782 faleceu com os devidos Sacramentos menos o da Unção Maria de Oliveira, mulher de Manuel da Costa, assistente na Mourama, arrabalde desta vila, freguesia de S.Pedro da vila da Covilhã, Bispado da Guarda, sendo de idade de setenta anos e foi sepultada em cova da fábrica da mesma Igreja e por verdade fiz este termo que assino dia, mês e ano ut supra.
O Cura José António Ferreira". Livro 2 de Óbitos, folha 133.

Num outro assento, aparece o testamento de uma dada senhora onde ela determina as suas últimas vontades. Deixa às suas irmãs várias propriedades, entre as quais uma enorme Quinta denominada "Quinta dos Negreiros".

Grande parte dos Testamentos que li revelam,entre outras coisas, como última vontade, tanto de homens como de mulheres, serem enterrados descalços, envoltos no hábito de S.Francisco.Não há distinção de sexo nem de estado civil.

Um último dado que recolhi: na maioria dos registos de óbito deste Livro de assentos aparece esta expressão "Fez uso da Igreja".

As questões a que eu gostaria de obter resposta, caso seja possível (a minha ignorância ainda é muito grande nestas matérias!)são:
1. O que significa ser assistente na mourama?
2. A Covilhã, por este século, tinha uma Judiaria. Haveria também uma Mouraria? E onde se localizava?
3. O que significa a expressão "sepultada em cova da fábrica da Igreja"? ( Nos restantes livros nunca tal li)
4. Que significa a expressão "fez uso da Igreja"?
5. A referência à Quinta dos Negreiros, partindo da suposição que foi um nome encontrado com uma certa lógica, pode levar-nos a supor tratar-se de um local habitado por gente que vivia do contrabando e comércio de escravos? Alguém já ouviu falar desta Quinta ou leu qualquer alusão à mesma?
6. Por último, a questão do hábito de S.Francisco ( que eu só encontrei referências neste século e nesta freguesia) era comum ou tinha qualquer motivo local?

Muito grata por quaisquer esclarecimentos. Desculpem o alongado da prosa.

Antes de finalizar, chamo a atenção de todos para o seguinte, como já fez o António Forjó: a partir do dia 24 do presente, as fotocópias da TT passam de 2,5 euros para 0,50 cêntimos.Pessoalmente, já me estou a guardar para a semana!

Com os melhores cumprimentos
MCC

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47955 | manuelr | 17 sept. 2003 22:17 | In reply to: #47953

Cara MCC

Cova da fábrica era o terreno pertencente à Igreja, onde eram sepultados. Poderiam ser sepulados dentro dela, normalmente os que aí tinham "cova " própria.

Negreiros deve referir-se talvez a uma Quinta pertencente aos Negreiros (Taborda de Negreiros ?)

Quanto ao Hábito de S. Francisco, deveria ser por devoção, por pertencer certamente a essa Irmandade.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47956 | manuelr | 17 sept. 2003 22:28 | In reply to: #47953

Cara MCC

Ainda sobre a quinta. Houve um Morgado, da Monte da Touca (ou das Tocas) ou dos Negros (pelos muitos que aí havia e serviam seus senhores), mas que pertencia à Qinta da Conceição, da família Rodrigues Cinza (Alpedrinha e Vale de Prazeres). Nunca se chamou dos Negreiros.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47959 | Pedro França | 17 sept. 2003 23:21 | In reply to: #47953

Cara MCC:

As expressões que refere não oferecem dúvidas de maior e aparecem numa enormidade de assentos, mormente nos paroquiais ou em testamentos. Releva tudo da prática e da experiência acumulada de quem realiza este tipo de investigações. Mas, indo por partes:
- Assistente na mourama (ou terra de Mouros)corresponde, no caso concreto a um bairro onde, desde tempos medievos moravam, assistiam, mouriscos e descendentes destes. Com o tempo e com a expansão/desenvolvimento dos burgos velhos (núcleo primitivo), extravasando para fora das cercas mais antigas, esses bairros vieram a comportar gentes que já não teriam relação directa com as primitivas populações.
- Sepultada em cova da fábrica da Igreja significa que a sepultura era da igreja e não particular ou privativa de uma dada pessoa, para si só e/ou para seus herdeiros. A igreja poderia dispor dela como entendesse.
- Quinta dos Negreiros é um topónimo que não esconde a sua ligação com "negros", e, não diria tanto ao tráfico negreiro mas mais à existência de escravos nessa quinta. Também se poderia colocar a possibilidade de os senhores dessa quinta serem estanqueiros em relação a escravos negros enquanto mercadoria, nessa zona da Covilhã ou Beira Interior.
- Hábito de S. Francisco: os moribundos ou antes de o serem, deixavam disposto que queriam ser enterrados envoltos nesse hábito ou porque eram fiéis devotos de S. Francisco, ou pertenciam a uma confraria cujo patrono era S. Francisco (de Assis).
E agora, é claro. Há que dar uma volta pela Covilhã e verificar em que parte da cidade é que esses lugares ficavam; uma ida ao Turismo, à Câmara Municipal..., vai ser agradável.
Desculpe se dei a entender que estava a colocar-me no papel de "Mestre a dar uma em cima de si...", não era minha intenção. Acredito sinceramente que tem de investigar mais vezes e cruzar-se com mais documentos.
Um abraço e disponha. Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47961 | Pedro França | 17 sept. 2003 23:28 | In reply to: #47959

Cara MCC:

O confrade Manuel Rolão foi respondendo enquanto eu estruturava o meu texto. Só em jeito de complemento: não é de todo despicienda a hipótese do Manuel Rolão sobre a quinta dos Negreiros ser também uma propriedade pertencente a uma família desse apelido, que as há, sim.
Abraço. Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47962 | JCC | 17 sept. 2003 23:32 | In reply to: #47953

Penso que a maior parte das suas questões estão esclarecidas e gostaria apenas de acrescentar um dado.

Era frequente, e ainda hoje acontece, haver pessoas que pertenciam a diferentes Ordens Terceiras (que me recorde existiam Franciscanos, Dominicanos e Carmelitas, não sei se mais). Estas ordens eram constituidas por leigos que procuravam seguir a Regra das diferentes Ordens, embora adaptada à vida foram dos conventos, sendo eventualmente casados, etc.

Estas pessoas costumavam dispor, como última vontade, que pretendiam ser enterradas com o hábito da ordem a que pertenciam.

Cumprimentos

Jo~sao Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47964 | rgc | 18 sept. 2003 00:11 | In reply to: #47961

E no Algarve, também.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47968 | mcc | 18 sept. 2003 01:35 | In reply to: #47955

Caro Manuel Rolão

Os meus agradecimentos pela pronta resposta. Vou indagar, na primeiríssima oportunidade, quando me deslocar à Covilhã, dos vestígios dessa Quinta pertencente (?) aos Taborda Negreiros. As questões da Cova da Igreja e do hábito de S.Francisco estão completamente clarificadas. Faltou só aquela "fez uso da Igreja".

Renovo os meus agradecimentos
mcc

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47970 | mcc | 18 sept. 2003 01:52 | In reply to: #47959

Caro Pedro França

Aproveito a boleia deste meu agradecimento pessoal para me congratular com o seu regresso de férias. Em boa hora venha para nos enriquecer, através da sua costumada disponibilidade, com os conhecimentos que nos escasseiam, de uma forma ou de outra.
De facto, tudo o que disse e que outros confrades igualmente confirmaram, faz toda a lógica.
Quanto a essa sua expressão de colocar-se no papel de "Mestre a dar uma em cima de si", não esteja com quaisquer problemas. Aprendi com o meu saudoso pai que não devemos ter receio de assumir a nossa ignorância mas devemos lamentar, sim, não procurar aprender! Tenho aprendido muito com todos vós e espero continuar no mesmo caminho. Este Forum é dos espaços mais interessantes que tenho conhecido pela net. Pena que às vezes se desvirtualize o objectivo! Mas deixemos isso para lá.

Aceite os meus sinceros e reconhecidos agradecimentos

mcc

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47971 | mcc | 18 sept. 2003 02:05 | In reply to: #47962

Caro João Cordovil

Realmente, agora que falou nessa questão das diversas Ordens seguidas pelo laicado, tudo parece claro. Não sei porque não pensei nisso, na altura. Mas como só havia referências a S.Francisco, inconscientemente fui levada a pensar em algo de diferente. Mas claro que é isso mesmo que falou. Estou a lembrar-me, neste momento, da importância do culto desse santo na cidade da Covilhã! Contudo, não deixa de ser curiosa a coincidência dos registos encontrados se reportarem à freguesia onde se situava a Judiaria da cidade e onde o número de laicos a adoptarem esse hábito como mortalha pertencer a ela.
Curiosidades...ou talvez não.

Com os meus sinceros cumprimentos
mcc

Reply

Direct link:

RE: Solicitando esclarecimentos, se possível...

#47972 | Pedro França | 18 sept. 2003 02:08 | In reply to: #47968

Cara MCC:

Em tempo: agradecia que me contextualizasse a expressão "fez uso da Igreja". Pode transcrever o assento (se for curto) ou parte dele, em que se insira a expressão? Obrigado.
Um abraço e mais uma vez desculpe-me o mau jeito. Já li a sua intervenção das 02:05.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 13:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen