General Manuel Ferreira da Silva Couto
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões
General Manuel Ferreira da Silva Couto
Caros participantes do forum
Procuro elementos (datas e locais de nascimento e falecimento, biografia),do General Manuel Ferreira da Silva Couto, que foi comandante do Quartel General do Porto (e da Região militar?) de 1949 a 1953.
Era filho do Dr.Manuel Ferreira da Silva Couto, médico, nascido no Porto e de sua mulher DªMaria Antónia Pereira, igualmente natural do Porto. Penso que terá nascido numa das últimas duas décadas do séc.XIX, pois tinha uma irmã, Maria Helena Pereira da Silva Couto n. a 22.4.1905, bastante mais nova, que entretanto já faleceu.
Tanto os pais deste oficial general como esta irmã,( mãe de minha mulher) constam do GENEA.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: General Manuel Ferreira da Silva Couto
Caros participantes do forum:
Consegui saber mais alguns dados sobre este oficial general, e confirma-se, segundo o portal do exército, que foi comandante da Região Militar Norte, durante o referido período.
Casou com Maria Rita Salema de La Cueva. Deste casamento houve geração, mas não possuo informações sobre filhos e eventuais netos, pois, com o tempo, foram-se perdendo os contactos com estes primos de minha mulher.Gostaria sobretudo de obter mais dados, como os que referi na mensagem de abertura deste tópico
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: General Manuel Ferreira da Silva Couto
Renovo o pedido de informação.
Por curiosidade consta da base de dados do GENEA, uma D.Maria de Fátima da Costa Salema de La Cueva Couto, nascida em 1955 e casada com D.Manuel Maria de Sousa e Holstein Beck, que, pelo nome , deve descender( filha? neta?), do oficial general em causa, tio de minha mulher. Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: General Manuel Ferreira da Silva Couto
Caro Luís Piçarra
Conheci o Exmo. General Silva Couto. Não há dúvida de que foi o General Comandante Militar da Região Militar Norte, cujo QG era e é aqui no Porto, no antigo Campo de Stº Ovídio, hoje praça de não sei o quê...
Creio q. era oriundo da Arma de Artilharia, não lhe garanto. Sei é q. escreveu um pequeno opúsculo intitulado "Algumas bocas de fôgo notáveis, na RMN". Tenho isso, mas não sei onde; tb. pouco lhe interessará pois ali não fala da família!
Também sei que tinha uma bela "Folha de Serviços", com muitas medalhas e comendas!
Lembro-me bem q. foi ele quem recebeu na Estação de S. Bento, S.Exa. O presidente da República, então o General Óscar Fragoso Carmona, uma figura de raro encanto.
Vieram num pomposo cortejo, debaixo de copiosa chuva, até à CMP que iria ser inaugurada, ainda com aqueles horríveis andaimes do antigamente.
Foi então q. vi q. ambos tinham o peito constelado de medalhas e comendas! Não lhe asseguro, mas creio eram os dois veteranos da Grande Guerra e muito ligados.
Tenho uma vaga ideia de q. foi igualmente Cmdt da Região Militar Centro, cujo QG era em Tomar. Não garanto.
Por acaso fui testemunha dessa importante inauguração, pois era afilhado dum Director de Serviços da CMP. Igualmente sobrinho-neto do Ajudante do Gereral Comandante da RMN, o eterno Tenente Gonçalo Cristóvão (antigo revoltoso de Monsanto, reintegrado pelo Presidente Sidónio, mas, cuja evolução na carreira lhe estava vedada).
Na ocasião não me lembro de ter comido e ter bebido... mas assim era dantes... eram só discursos e tudo a seco; nem uma garrafinha de água do Luso para os oradores!
Se no entretanto não aparecer alguém com mais viva memória e melhor conhecimento, sugiro q. contacte o nosso QG agora da RM/Porto. Ou ainda o magnifico Dicionário de Manuel Amaral. Especialista (o maior!) em biografias de militares, no seu belo site arqnet.pt.
Aqui, o mano Luís e sua equipa, preocupam-se mais com a descedência dos ditos...
Boa sorte e depois diga-me se eu o enganei muito ou não!
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: General Manuel Ferreira da Silva Couto
Caro Manuel Maria Magalhães:
Só agora respondo à sua mensagem, pois não tenho, por enquanto, nada de novo, mas não queria deixar de agradecer a sua colaboração. Não sei se o General Manuel da Silva Couto era veterano da primeira Guerra Mundial , mas sei que o seu irmão mais velho, tambem ele Oficial do Exército , Emílio Tito Ferreira da Silva Couto, lutou na 1ª Guerra, tendo sido feito prisioneiro na Alemanha, (creio que na altura era Capitão )e consta de uma lista de Oficiais portugueses prisioneiros de guerra na Alemanha. Não chegou a atingir o generalato, mas nada mais sei, sobre a sua vida militar. Embora mais velho que o irmão, julgo que a diferença de idades não seria grande, sendo pois bem possível que ambos fossem veteranos desta guerra. Por mera curiosidade, Emílio Tito, foi padrinho de batismo da minha sogra, muito mais nova que seus irmãos. Casou com Idalina(ou Maria Idalina) Torres e tinham casa na Fôz Velha, onde agora ainda moram descendentes seus.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: General Manuel Ferreira da Silva Couto
Caro Luís Piçarra
Normalmente só usam as designações "Foz Velha", ou ainda S.João da Foz, quem aqui é nascido e criado, com 3 gerações, pelo menos!
Já coscuvilhei aqui na BD e verifiquei q. sendo o Luís "alfacinha" de gema, é a sua mulher nossa vizinha!
Nada como fazer perguntas à minha Mãe que apesar dos seus 87 anos tem uma memória extraordinária e não faz a menor confusão.
Pois lembra-se perfeitamente do General Silva Couto, da mulher dele e da filha (que rondará hoje pelos 80 anos), que normalmente acompanhava o seu pai, substituindo a sua mãe que detestava recepções e cerimónias públicas.
Sei já também quem era o Coronel Emílio Tito (camarada de armas do Coronel Manuel Menezes de São Payo, tb. veterano da G.G. e pai do Sábio Genealogista Prof. Luís de Mello Vaz de São Payo).
Sua mulher, D. Idalina Torres, era filha de Romualdo Torres (de origem castelhana), muito conceituado Engenheiro de pontes, estradas e minas, pela APP. Durante muitos anos foi sub-Director das Obras Públicas no Norte. Colega, grande amigo e vizinho na Foz Velha, do meu bisavô Alberto Álvares Ribeiro, foram eles os "pais" da linha de caminho de ferro e dos velhos túneis (que nunca vieram abaixo...)desde S.Bento até Caíde de Rei, inclusivé.
O General Silva Couto tinha uma bela casa de família, na Circunvalação, perto da dos Agrellos e portanto nas imediações da Senhora da Hora, não muito longe do actual Regimento de Infantaria do Porto.
Ainda não pude encontrar o meu "dossier" sobre a Região Militar do Porto, onde terei mais informes do honrado e brioso General Silva Couto (que detestava estrangeiros, sobretudo ingleses; exceptção feita a franceses, cuja educação e cultura apreciava...); devo ter junto os tais opusculos dele.
Espero movimentar-me a 100 % em breve e nessa altura farei as necessárias buscas.
Experimente o contacto por 0413523901arrobanetcabopontotp, pois a minha caixa habitual, hotmail, está em péssimo funcionamento, não sei porquê.
Cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 janv. 2025, 13:11