melo - origem ?

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

melo - origem ?

#49281 | raesteves | 07 oct. 2003 21:12

Companheiros,
pertenço a uma familia "melo" cujos registos vêm de uma localidade chamada "covelo".

alguém pode esclarecer-me sobre esta familia?

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49305 | MSPAGraça | 08 oct. 2003 09:37 | In reply to: #49281

Caro RAEsteves

Esse Covelo é uma localidade, ou um lugar. Conheço dois lugares com esse nome, um no Porto, outro em Vila Real, onde existem antigas Quintas assim designadas.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49344 | raesteves | 08 oct. 2003 13:26 | In reply to: #49305

Obrigado pelo esclarecimento.
Freguesia do Covelo, Concelho de Gondomar.
Os registos que possuo sobre este ramo da minha familia são:
Bisavós: Joaquim de Sousa Melo cc Joaquina de Sousa Alves ( não sei se são naturais dessa freguesia do Covelo ) sei que o meu avô materno nasceu em Covelo: Jose de Sousa Melo e teve como irmãs: Maria de Sousa Melo e Olivia de Melo.
Olivia de Melo cc Jose Lourenço Vasco de Carvalho de Nave de Haver ( Almeida ), não deixaram filhos.
Maria de Sousa Melo casou no Brasil e regressou já víuva.Não deixou filhos.
José de Sousa Melo cc Maria Antunes ( Stº. António dos Olivais-Coimbra. Deixou uma filha: Maria Teresa Antunes de Melo.

Também sei que Joaquim de Sousa Melo (bisavós) tem mais irmãos:um deles mora ou morou? em Gondomar.Este tem dois filhos: José ?? de Melo e Manuela ?? de Melo, conhecidos apresentadores da RTP1 e ela Vereadora da CMPorto.

Se tem alguma informação ou me pode esclarecer onde posso obter mais dados sobre a origem da minha familia, agradeço.

Muito obrigado

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49351 | MSPAGraça | 08 oct. 2003 13:56 | In reply to: #49344

Caro Senhor

Trabalhei com a sua prima Manuela de Melo, enquanto ela era Vereadora do Pelouro da Cultura da CMP. Quem trabalhou com ela não pode deixar de elogiar a competência e o trabalho. E digo isto, mesmo não sendo da sua cor política.

Vou ver se tenho alguma coisa dos seus Sousa Melo.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49360 | raesteves | 08 oct. 2003 15:05 | In reply to: #49351

Caro Senhor
Muito obrigado pela colaboração.
Fico a aguardar a sua informação.
Cumprimentos
Raul Esteves

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49369 | tfp | 08 oct. 2003 15:35 | In reply to: #49344

Caro Senhor,

Segundo o que me foi dito, a Dra. Manuela Melo não tem parentesco com o José de Melo, e inclusivamente o pai é de Oliveira de Azemeis, tal como toda a familia.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49393 | raesteves | 08 oct. 2003 19:04 | In reply to: #49369

Obrigado pela informação.
A minha fonte pode ter-se enganado, não obstante, procurarei rápidamente tirar as dúvidas que a sua mensagem deixou.
Sempre fui informado que a Manuela de Melo (minha prima) seria a Manuela de Melo a que se refere e cujo pai residia em Gondomar e propietário de uma trefilaria. Efectivamente já estive em casa deles mas era muito jovem.
Cumprimentos
Raesteves

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49473 | raesteves | 10 oct. 2003 00:06 | In reply to: #49369

Caro Senhor.
Depois de consultar uma tia minha que muita memória tem possuo a seguinte informação:

JOSE DE SOUSA MELO (meu avô) junto com OLIVIA DE SOUSA MELO, MANUEL SOUSA MELO, HENRIQUE DE SOUSA MELO e MARIA SOUSA MELO eram filhos de JOAQUIM DE SOUSA MELO cc JOAQUINA SOUSA ALVES.

Por sua vez JOAQUIM DE SOUSA MELO tinha dois irmãos, a saber, ADÃO DE SOUSA MELO e ABILIO DE SOUSA MELO.

MANUELA DE MELO e JOSE DE MELO são filhos de ABILIO DE SOUSA MELO.

Sempre o que me foi dito e hoje reafirmado é que estes seriam as pessoas em causa. Não sei se a origem provém de Oliveira de Azemeis! por isso pedi ajuda.

Se proventura a informação que disponho é incorrecta, apresento desde já as minhas desculpas pela a utilização do nome da Drª. MANUELA DE MELO.

Os meus agradecimentos
Raul Melo

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49481 | tfp | 10 oct. 2003 00:26 | In reply to: #49473

Caro Raul Melo,

Temo ter sido mal interpretado, não pretendi em algum momento repreendê-lo sobre a utilização deste ou daquele nome.

Posso voltar a questionar a mesma pessoa que me informou confrontando-a com estes dados e logo lhe direi mais alguma coisa.

Cumprimentos cordiais

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#49569 | raesteves | 10 oct. 2003 20:09 | In reply to: #49481

Caro Tiago Pedroso
Nunca me passou pela cabeça tal intenção.
Uma vez mais indaguei junto da minha fonte da veracidade das afirmações traduzidas nas minhas mensagens iniciais.
Com efeito, minha tia reafirma que JOAQUIM DE SOUSA MELO tinha dois irmãos: ADÃO DE SOUSA MELO e ABILIO DE SOUSA MELO, oriundos da Vila da Lixa e que teriam estabelecido morada na vila de Covelo-Gondomar.

Manuela de Melo (assume-se que seria a pessoa em causa) e José de Melo seriam filhos de Adão ou do Abilio.

Se proventura esta informação estiver incorrecta, apresento as minhas desculpas.

Melhores cumprimentos
Raul Melo

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#50718 | raesteves | 30 oct. 2003 14:42 | In reply to: #49351

Caro Manuel Graça
Dispõe de alguma informação sobre os meus Sousa Melo?
Com os melhores cumprimentos
Raul Melo

Reply

Direct link:

RE: melo - origem ?

#50932 | MSPAGraça | 03 nov. 2003 09:08 | In reply to: #50718

Caro Raul Melo

Confesso que nada...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 14:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen