Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49505 | Pedro França | 10 oct. 2003 02:28

Caros confrades:

Já que aqui se fala de Couceiros, aqui vai disto:
Por meu avô paterno descendo do casal Manuel Fernandes Milhomens e de Isabel Godinha (Couceiro) que viviam já nos primórdios do séc. XVIII no lugar do Ribeiro/Meãs do Campo, Montemor-o-Velho. (Não encontrei o seu assento de casamento nesta fregª das Meãs do Cpo.).
Este casal teve uma filha - Maria Godinha - em 1703, e um - João Godinho Couceiro - em 1708 naquele lugar e fregª. Sei que o João G. C:ro foi casar a Arazede, no mesmo concelho, em 1742, com Teresa da Silva Anjo, do lugar de Rio Tinto, desta outra fregª, e aqui tiveram em 1743 a Manuel da Silva Godinho que casou em Arazede em 1765 com Caetana Maria da Silva, desta fregª, lugar de Azenha Derrubada.
Deste último casal houve a Maria da Silva Godinho, em 1783, que casou em 1804 com Joaquim de Sousa Rama, 4º senhor do Casal das Quintãs, das Meãs do Campo.
Também descendo desta linha dos Sousas Ramas mas mais detrás, mas o que eu procuro mesmo saber é a origem destes Couceiros Godinhos. Terão ligação com os Couceiros de Tentúgal?
Alguém poderá dar alguma "forcinha"?
Desde já o meu muito obrigado.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49532 | JBdeS | 10 oct. 2003 13:46 | In reply to: #49505

Caro Pedro França,

Os "meus" Couceiros são de Pereira do Campo, como deve ter lido nas trocas de mensagens com José de Magalhães Mexia. Nos arquivos de família não existe ligação com Godinhos, mas, tal como os Couceiro da Costa de Aveiro, o antepassado Couceiro que lhes deu o nome era da mesma região, penso que todos os Couceiro da zona de Coimbra devem ter a mesma origem.
Se o Pedro França quiser consultar o Genea, indo a Catarina Couceiro, a segunda morgada, acho que ficará com uma ideia.
Faltam muitos elementos que estamos a introduzir, o que, como sabe, leva o seu tempo.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Couceiros, de Pereira

#49544 | JCouceiro | 10 oct. 2003 15:12 | In reply to: #49532

Caro Zé Berquó Seabra:

Tenho acompanhado a sua troca de mensg. com o José Magalhães Mexia, contudo tal como os Couceiros da Costa, de Aveiro, julgo que os Couceiros, de Pereira, ainda não "encontrar" um antepassado comum entre eles.
Couceiro da Costa, aparece pela 1ª vez nos filhos do casal Branca Couceiro com Tomé André (Rolão) - o velho, cav. Fiadalgo; a Branca era fª de um António Couceiro, de Tentúgal, cavaleiro, fidalgo de linhagem, que provou a sua nobreza em 1531, para ficar isento do pagamento de uma finta da Câmara da Esgueira. Mesmo nessa justificação ficam algumas, poucas, dúvidas sobre a sua ligação aos Couceiros, de Tentúgal, descritos nos nobiliários.
Quanto aos Couceiros, de Pereira, gente igualmente ilustre, a ascendêndia de Catarina Couceiro, julgo, não estar documentalmente provada; é conhecida a data do seu óbito, e claro, o local da sua sepultura - " que hé da sua geracam" .
Assim, e segundo os documentos que consultei, a ligação tanto de uns como dos outros, é apenas possível através dos nobiliários !

Reparo, agora, que lhe respondo via tópico do Pedro França, pelo qual apresento as minhas desculpas por este "abuso"

Cmp,

José Couceiro da Costa.

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49545 | JCouceiro | 10 oct. 2003 15:23 | In reply to: #49505

Caro Pedro França,

Verifiquei o meu fich. de Couceiros e nada encontrei sobre Couceiros Godinhos.
Contudo, Joana Lobo Godinho que casou com o Lic. Afonso de Leão, baptisou filhos, em Tentúgal, desde 1594 até 1602.
Esta Joana Lobo Godinho era fª de Brás Lobo, fº e parece neta de Isabel Fernandes Couceiro, que fez testamento a 27.07.1522.
Será que é por aqui que aparecem os Godinhos Couceiro ??

Cmp,
José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Couceiros, de Pereira

#49551 | JBdeS | 10 oct. 2003 16:05 | In reply to: #49544

Caro José Couceiro da Costa,

Agradeço a sua intervenção neste tema.
Sempre pensei serem famílias diferentes e acho que a relação não será fácil de fazer, mas Couceiro de Tentugal, como o vosso antepassado,
e Couceiro de Pereira, como a nossa antepassada, terras ao lado uma da outra não é uma coincidência estranha? Refiro-me ao que vem nos nobiliários, é claro. Nestes, Catarina Couceiro, 2a administradora do vínculo e capela dos Couceiros, casada com Domingos João, irmão de Simão Pereira, padre, 1o administrador do vínculo juntamente com o seu outro irmão António Fernandes Pereira, vem como avó de Dionisia Couceiro. Sanches de Baena assim o afirma, só que há duas Catarinas; avó e filha, sendo esta última mãe de Dionísia.
Nos arquivos do meu antepassado Félix Couceiro, quase ilegíveis, vêm as duas Catarinas, acabando assim com o hiato de uma geração.
Penso que deve haver documentos na igreja de Pereira, pois, como José de Magalhães Mexia diz e muito bem, é raríssimo haver uma capela particular no interior de uma igreja. A explicação estará em o vínculo ter sido instituído por um padre? Padre esse que não é Couceiro, logo voltamos ao princípio.
O Pedro França escreveu um livro sobre os Couceiros que já encomendei. Pode ser que traga alguma luz a respeito deste assunto.

Diz-me que não está completamente provada a ligação de António Couceiro a Tentugal? E os Couceiro do Minho? Nunca ouvi falar de descendência alguma destes.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49552 | JBdeS | 10 oct. 2003 16:16 | In reply to: #49545

Caros Pedro França e José Couceiro da Costa,

Temos um Manoel António Couceiro, filho de Severiano António Couceiro, neto paterno de Bento Couceiro da Silva e de sua mulher Joaquina Tavares Esteves (casados em Pereira a 20.2.1721), filha do capitão Manoel Tavares Esteves, familiar do Santo Ofício, que casou com Maria Tavares Barreto de que não existe mais notícia. Será por aí?

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Couceiros, de Pereira

#49570 | JCouceiro | 10 oct. 2003 21:26 | In reply to: #49551

Caro José Berquó Seabra,

Parece-me evidente que existirá um tronco comum entre os Couceiros (quase todos) pois de uma forma geral no sec. XVI todos eles eram da governança dos locais onde residiam e alguns com foro da Casa Real; assim encontramo-los em Coimbra, Aveiro, Montemor e Tentúgal.
Esta limitação geográfica indicia uma teia de cruzamento de poder com carácter regional, apenas.
A curiosidade que lhe referi, é de tanto os Couceiro da Costa como os Couceiros, de Pereira, não poderem provar, julgo, a sua ligação ao eventual Diogo Couceiro, se é q. ele existiu; assim as duas famílias (com mais reconhecida projecção social) que usam ou usaram o apelido Couceiro, não estão absolutamente entroncadas no dito Diogo Couceiro.
Deixe-me que lhe diga, contudo, q. não me ralo um só momento com esse facto, pois o tipo de genealogia que faço é documental e o mais factual possível.
Quanto às Catarinas o que tenho é isto:
Catarina Couceiro c.c. Domingos João Pereira
Filha:
Maria Couceiro, bap. 19.12.1605 - Pereira, c.c. Sebastião Fernandes
Filha:
Catarina Couceiro, bap. 21.10.1627 - Pereira, c.c. Manuel Jorge Poiares
Filha:
Dionízia Couceiro, julgo não ter nascido em Pereira, lá faleceu a 7.09.1711; c.c. Pedro Fernandes da Silva- Pereira a 3.08.1675.
Quanto à opinião do JMM relativo a capelas no interior das igrejas, discordo em absoluto, pois são inúmeros os casos de capelas particulares tanto no lado da Epístula como do Evangelho de uma igreja paroquial. Necessário era, apenas, haver poder e vontade para que tal se efectivasse, se não veja-se a expressão "capela em vínculo de morgado"
Concomitantemente poderiam existir altares laterais igualmente vínculados.
Quanto ao livro do nosso Pedro França, desconhecia a sua publicação e assim como o seu âmbito.
Já no que diz respeito ao António Couceiro (Vilarinho - Aveiro) a sua ligação à localidade de Tentúgal, é absoluta, conforme poderá ver (e está correcto) no Anuário da Nobreza de Portugal -Couceiro da Costa -
Intrigante, por fim, foi a sua referência aos Couceiros, do MInho, pois nada sei sobre o assunto, razão pela qual muito lhe agradeço informações adicionais.

Cumprimentos,
José Couceiro da Costa

P.S. - Julgo, e para não abusar do autor deste tópico, mais conveniente migrar para um dos 2 tópicos mais indicados (de título) para este assunto.

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Couceiros, de Pereira

#49580 | Pedro França | 11 oct. 2003 00:53 | In reply to: #49551

Caro Zé Berquó:

Só um reparo: Domingos João Pereira, casado com Catarina Couceira (a 1ª que aparece nesta família), são pais de Maria Couceira (c.c. Sebastião Fernandes), avós de Catarina Couceira (c.c. Manuel Jorge Poiares), e bisavós de Dionísia Couceira (c.c. Pedro Fernandes da Silva). Assim é que está correcto. Está tudo no meu trabalho, de que faz menção na sua mensagem.
Quanto a capelas privativas nas igrejas, isso é "mato" meu caro; independentemente de ser um padre o fundador ou não. No caso de Pereira do Campo, o instituidor da capela de N. Sra. do Rosário é um padre - Simão Pereira, mas nem sempre. Aqui por Coimbra e arredores, talcomo noutras terras, há exemplos dessas instituições, tratando-se de capelas privativas com carneiro.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

P.S.: espero que consiga adquirir o tal livro.

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49582 | Pedro França | 11 oct. 2003 01:01 | In reply to: #49545

Caro Zé Couceiro:

É difícil responder, tanto mais que só tenho dados deste ramo de Couceiros a partir de finais do séc. XVII, c. 1670/80. Que venho de Couceiros tb., não há dúvidas e isso me afiançou o meu parente, até por outras vias (creio que já falecido, era já de muita idade quando o conheci por correspondência dirigida ao AUC onde trabalhei como funcionário da casa entre 1986-89) - João António de Azambuja Cardoso, que vivia em Lisboa. Aliás os paroquiais não deixam mentir, esse apelido aparece na sucessão, logo nos filhos daquele casal inicial que eu refiro no tópico, embora a minha antepassada usasse somente o "Godinho"; o irmão desta é que ia a "Godinho Couceiro".
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49583 | Pedro França | 11 oct. 2003 01:06 | In reply to: #49552

Caro Zé Berquó:

Conheço esse caso de cruzamento entre as duas casas de Pereira do Campo (a dos Couceiros e a dos Tavares Esteves), mas não é daí, seguramente que eu venho. Em 1700, Manuel Fernandes Milhomens e Isabel Godinha (Couceira) estariam já casados ou a casar-se. As gerações que indica na sua intervenção são mais tardias. Agradeço-lhe o esforço.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49622 | JCouceiro | 12 oct. 2003 11:44 | In reply to: #49582

Caro Pedro França,

Não me esquecerei dos Godinhos Couceiros, e como "apanho" tudo o que me aparece sobre Couceiros, pode ser q. em breve tenha mais notícias.
Caso consiga subir mais uma ou duas gerações diga-me pois poderei ter novidades para si.
Aguardo, e sempre à sua dispocição

Um abraço

Zé Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49628 | Pedro França | 12 oct. 2003 15:41 | In reply to: #49622

Caro Zé Couceiro:

Vou fazer por arranjar um tempinho na próxima 5ª Feira e ver se descubro mais alguma coisa destes Godinhos Couceiros que eu sei ser tudo gente dali da área: Meãs do Campo-Tentúgal-Carapinheira-Póvoa de S.ta Cristina-etc..
Depois, dir-lhe-ei alguma coisa; talvez tentando seguir a pista daquele meu tio av^(recuado) - João Godinho Couceiro - que foi casar a Arazede, tudo concº de M.or-o-Velho.
Um abraço e disponha.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49630 | gonçalo calheiros | 12 oct. 2003 17:16 | In reply to: #49583

Meu Caro Pedro França
Sou,como julgo que sabe descendente desses Tavares Esteves,de Pereira.Aliás a casa foi vendida por um meu tio-bisavô.
Assim.
1-D.Luisa Victória Tavares Esteves cc(26/12/1769)Joaquim Manuel Mascarenhas de Mancelos
2-Cap(?)João Pereira Pimentel Gomes,*22/5/1708
3-Felícia Tavares Esteves,*19/9/1712

4-António Pereira Pimentel
5-Anna Gomes
6-Cap(?)Manuel Tavares Esteves
7-Maria Soares Neta

8-Filipe Pereira Pimentel
9-Helena Francisca
10-
11-
12-António Tavares Simões Esteves,cc(7/1/1670?;16/5/1693?)
13-Mariana de Sousa
14-Manuel Mathias de Medina (ou Fradão)
15-Marias Soares Neta

24-Jerónimo Tavares,cc9/3/1652
25-Maria (ou Francisca)Esteves
26-Manuel Gonçalves Herdeiro,cc 25/1/1663
27-António de Medina
28-João Mathias Fradão
29-Izabel de Medina
30-Matheus Fernandes Sino
31-Maria Soares Neta

48-jerónimo Tavares
49-Isabel Simões
50-António Duarte
51-Francisca Esteves

100-Diogo Dias
101-Brites Duarte
102-Estêvão Francisco
103-Maria Dias
Pedia-lhe que me verificasse,eventualmente corrigisse e acrescentasse.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49631 | gonçalo calheiros | 12 oct. 2003 17:19 | In reply to: #49630

Meu Caro
Ainda em tempo-esses Soares não são os mesmos do Dr.Mário Soares?
G. Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49636 | JBdeS | 12 oct. 2003 18:41 | In reply to: #49630

Gonçalo Calheiros,

Na mensagem que enviei ao Pedro França a respeito dos Tavares Esteves disse que não havia notícia sobre a descendência do casal.
O seu Cap? Manuel Tavares Esteves será o mesmo de que falo?

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

P.S. É espantoso o que o Pedro França sabe e descobre.

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49643 | Pedro França | 12 oct. 2003 22:45 | In reply to: #49636

Caro Zé Berquó:

Claro que o cap. Manuel Tavares Esteves teve descendência. Na sua intervenção, quando falou desta família, na altura não dei desenvolvimento a este aspecto do seu discurso para não me desviar da temática "Couceiro", mas, agora que o assunto está a cair nas mãos de outros intervenientes, devo dizer que houve descendência. A este respeito veja o que respondo ao Gonçalo Calheiros.
Por outro lado, tb., não me elogie tanto, está a querer fazer de mim alguém muito especial (?)... Não mereço isso.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49647 | Pedro França | 13 oct. 2003 00:18 | In reply to: #49630

Caro Gonçalo:

Procurei em tempos, esgotar as casas solarengas de Pereira do Campo. Para lá do celeiro da Casa dos Duques de Aveiro, havia os solares da Quinta de S. Luís, o dos Couceiros e o dos Tavares Esteves. Deste último publiquei um artigo - "No rasto dos Tavares Esteves da Vila de Pereira (I)" - in: Munda. Coimbra: GAAC, nº 24/Novº, 1992, p. 58-70.
Não chegou a sair o (II) porque a revista não foi sensível à publicação pormenorizada, em tábua, dessa família. Por isso é que fiquei só pelo (I), embora a genealogia em texto esteja toda traçada neste.Por outro lado, cometeu-se uma barbaridade no meu artigo: aproveitando a altura recente da publicação das Actas do Congresso do Baixo Mondego, em vez da publicação no meu artigo, do brasão dos Tavares Esteves, existente no solar, "chaparam" o logotipo do dito congresso, como que para publicitação do mesmo...uma vergonha, enfim.
Eu creio que já me cruzei com o Gonçalo algures em data incerta ou então foi outro dos vários Gonçalos com quem já troquei correspondência. Sei que na sua família cheguei a falar por telefone com sua prima (?), D. Maria Clotilde de Noronha Montalvão e Silva (Corte Real?) que me apontara um sobrinho, Luís Filipe de Noronha, que não cheguei a conhecer nem sequer cruzei por telefone, este, capaz de me prestar informações sobre a casa de Pereira e família.
Mas, voltando à sua questão, vou só colocar à frente dos números da árvore que traçou, aqueles que não estarão o mais correctos. Então é assim:
2)não tenho a certeza de que tenha sido cap:ão das ordenanças
6)Cap. Manuel Tavares Esteves (este foi capitão das ordenanças de facto)
12)António Tavares Simões (ou Esteves)c.c.17.5.1693
14)Manuel Mateus Fradão
25)Francisca Esteves
27)Antónia de Medina
28)João Mateus Fradão
29)Isabel Medina
30)Mateus Fernandes Sino
52) Manuel Gonçalves Herdeiro (outro)
53) Maria Simões
54)Manuel Pereira "o Médico"
55)Maria Francisca
56) Simão Mateus
57) Maria Luís
58)Estêvão Francisco
59)? Medina (dou-lhe esta informação na 5ª Feira; no meu artigo, saltou o primeiro nome)
60) Simão Álvares Sino
61) Maria Esteves

Em relação a esta correcção falta-me o nº 59. Quanto a datas não tenho tudo tão exaustivamente levantado como seria de desejar; preocupei-me mais com datas de viragem na história da sucessão da Casa. No entanto, talvez considerando isto pontualmente numa outra intervenção que eu faça, uma vez que fiquei de lhe dar aquele dado...
Quanto ao resto, mantém-se o que traçou.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49654 | gonçalo calheiros | 13 oct. 2003 08:45 | In reply to: #49647

Meu caro Pedro
Efectivamente já uma vez nos cruzámos.O Pedro conseguiu-me uns dados sobre os ascendentes do Visconde do Sarzedo.Agradeço-lhe as preciosas informações que vai enviando aqui para o Fórun,muito especialmente estas que me interessam sobremodo.Como poderei obter o seu artigo?Teria o máximo interesse nele.
Ainda sobre a casa de Pereira-qual a leitura que faz da pedra de armas?E existirá e facto ligação com o Mário Soares?
Um gratíssimo abraço do
Gonçalo Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49663 | JBdeS | 13 oct. 2003 13:44 | In reply to: #49643

Caro Pedro França,

Não é todos os dias que se encontra neste Forum quem esteja sempre tão disponível e consiga elementos tão depressa. Isso é de agradecer.

É curioso, continuando a nossa conversa dos Couceiros, que Cândida Ferreira Couceiro da Silva, irmã da minha 5a Avó Guilhermina Couceiro da Silva, filha do referido Joaquim da Silva de que lhe falei, de Ourentão e Santo Varão, e de Cândida Ferreira Couceiro, tenha casado com António Soares Couceiro, médico, também da zona. Segundo a minha família, não eram aparentados.
Deve haver Couceiros "perdidos" a partir de uma certa altura, não acha?

Um abraço

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49677 | Pedro França | 13 oct. 2003 18:47 | In reply to: #49663

Caro Zé Berquó:

Isso é o que se chama de "Couceiros desentroncados"; é um velho estigma que paira sobre muitos trabalhos genealógicos, mesmo de autores que conviveram de muito perto com aqueles que eles mesmos conheceram, quanto mais nós que estamos quase a anos-luz desse tempo. Enfim..., mas arrisco a acreditar que deve haver aí algum parentesco por esclarecer, por muito obscuro que seja: trata-se dum apelido grado naquelas terras, todas confinantes umas das outras, e não tão vulgar como se poderia supor. Bem, nesse como noutros
casos só há uma saída: um levantamento de sapa.
Bom, um abraço, disponha e obrigado pela confiança.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49680 | Pedro França | 13 oct. 2003 19:05 | In reply to: #49654

Caro Gonçalo:

Hum, estou recordado, embora já lá vão uns anitos.
Quanto ao meu artigo, só contactando com a sede do GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro):
- Pátio do Castilho, 30 - 3000-103 Coimbra
- Telef./Fax: 239827624
- URL: http://www.gaac.pt
- email: mail@gaac.pt

Espero que consiga. Quanto à pedra de armas, é assim: o brasão de armas concedido aos Tavares Esteves na pessoa do Dr. José Tavares Esteves (chantre na colegiada de S. Pedro, Coimbra é diferente do que existe na realidade: esquartelado - I/Tavares; II/ESteves; III/Sousas; IV/Soares, concedido em carta de brasão passada a 09.07.1755; cf. Baena, Augusto Sanches de.- Archivo Heraldico-Genealógico. Lisboa: Typ. Universal, 1872, p. 423 (nº 1680). Na realidade o que existe em Pereira é um escudo partido: I/Tavares (5 estrelas de 6 pontas postas em sautor, c/diferença); II/Esteves (os outros apelidos/quartéis foram omitidas). O apelido Esteves não está como no Armorial Lusitano, mas sim como vem no brasonário de Armando de Matos: 9 flores-de-lis em pala de 3 em 3.
E é isto o que se me oferece dizer para já, com base nas questões que me pôs. Qualquer dúvida, diga.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#49938 | Pedro França | 17 oct. 2003 01:45 | In reply to: #49647

Caro Gonçalo:

Esta mensagem, dada a hora tardia, é só para corrigir o nº 58 dos costados. Trata-se de Estêvão Francisco Medina. O nº 59 não aparece no acto de casamento de João Mateus Fradão e de Isabel Medina, ocorrido a 24.01.1655/f. 53v., em Pereira, ou seja, os nºs 28 e 29.
Para saber o nome da mãe do 29, ou seja, o 59, terei de percorrer os paroquiais e localizar o baptismo de Isabel Medina.
Logo que possa, descarrego-lhe as datas que tenho.
Um abraço, por ora.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#53235 | A.Godinho | 05 déc. 2003 20:46 | In reply to: #49630

Caros Gonçalo Calheiros e Pedro França

No inventário dos títulos e papéis do cartório de D.Maria José Cordes Brandão, que se fez em virtude da Portaria de 21 de Julho de 1853 (este inventário é um vol. manuscrito com 229 folhas, propriedade de minha sogra) vem referido,entre muitas outras coisas, o que agora vos resumo:
- Carta de venda, de 20.3.1612 que fizeram Lourenço Pires Medina e sua mulher a Antóinio Duarte, de 26,5 aguilhadas de terra no Campo da Vila de Pereira.As ditas terras confrontavam umas (pois as 26,5 não eram todas juntas) com Manuel Esteves, de Condeixa,etc., outras com Simão Álvares Medina;etc.
- Aforamento em fateozim que em 19.10.1762 fez D.Leonor Josefa Gertrudes da Gama e Brito a José Pires Soares - são confinantes da morada de casas aforada, sita na Rua das Parreiras da Vila de Pereira, pelo sul os herdeiros do Capitão Manuel Tavares Esteves.
- Em 18.10.1762 a referida D.Leonor, afora em fateozim uma morada de casas com seu quintal, na Rua do Padrão da Vila de Pereira, que confrontavam do sul com Rua Pública, do Nascente e Poente com casas da dita D.Leonor. O foro era de 750 reis anuais.
- Em 7.10.1762 a referida senhora afora em fateozim um serrado a João Tavares Pimentel e sua mulher.
-Em 24.8.1750 Marçal de Macedo Velasques afora a Luiz Tavares Esteves e sua mulher umas casas térreas com quintal na Rua do Padrão...
-O mesmo Marçal de Macedo em 31.10.1754 afora ao Capitão Manuel Tavares Esteves 3 moradas de casas térreas na Rua do Padrão, confrontando uma delas do Poente com o dito capitão,, e tem seu quintal direito á Rua Nova, do Nascente com casas dos Bandeirinhas, a segunda morada de casas com seu quintal direito á Rua Nova, confrontavam do Nascente com casas e celeiro que foram do Luís Rodrigues e ao tempo do dito Capitão, , e do Poente com os Bandeirinhas; a terceira casa parte pelo Nascente com casas do da "senhoria directa" ( com isto fico confuso sobre quem seria o aforador se Marçal se a citada D.Leonor, é que pela sequência deveria ser Marçal...mas...)
-Algumas sentenças de 1735 com menção a capela que havia sido instituída por Luís Esteves.
Não será grande coisa esta informação mas é de boa vontade.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Godinhos Couceiros - Meãs do Campo

#58377 | carlos luiz | 19 févr. 2004 21:11 | In reply to: #49505

amigo eu procuro godinhos, mas do distrito de Portalegre-No Alto Alentejo-Sousel-Vila do Cano-é muito possivel que haja relaçao, entre estes godinhos.saiba que existe um brazao dos godinhos.procure em Lisboa na Biblioteca, ou na Torre do Tombo.allez coragem carlos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 mai 2024, 13:01

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen