D.Pedro IV, compositor

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Brasil

D.Pedro IV, compositor

#49563 | JPBC | 10 oct. 2003 18:36

Há uns anos atrás tive oportunidade de ouvir a gravação de um "Credo", cuja autoria se atribui a D.Pedro IV, gentilmente cedida pelo Professor José Maria Neves, da Universidade do Rio de Janeiro.

Para além deste Credo, e dos Hinos (Hino da Independência e Hino Constitucional ou Hino da Carta, que foi o hino nacional português até 1910), também são atribuídos a D.Pedro IV um “Te Deum”, de que há registo que foi estreado em 1821 sob direcção de Marcos Portugal, a antífona “Sub tuum presidium” e um motete a São Pedro de Alcântara, o seu santo onomástico.

Já tentei, por diversas vezes, entrar em contacto com o cabido metropolitano do Rio de Janeiro, detentor dos diversos manuscritos musicais de D.Pedro IV, mas sem sucesso.

Entretanto, disseram-me que existe uma cópia destas obras no arquivo da Casa de Palmela.

O meu interesse por este legado musical prende-se ao facto de ser musicólogo e, há já uns anos, acalentar a esperança de, um dia, poder executar, em Portugal, as obras anteriormente referidas.

Para esse efeito, gostaria de saber se algum dos participantes no Fórum tem informações no que diz respeito à suposta existência de cópias destas obras no Arquivo da Casa Palmela, ou qualquer outra pista que leve à sua identificação em arquivos portugueses.

Desde já o meu obrigado

José Bruto da Costa

P.S. Para os menos entendidos na matéria, D.Pedro IV estudou música com José Maurício Nunes Garcia, o principal compositor brasileiro do século XVIII, Marcos Portugal, o único compositor português que foi aclamado internacionalmente e Sigismund Neukomm, discípulo dilecto do grande mestre Joseph Haydn, ou seja, um trio de professores de excepção!

Reply

Direct link:

RE: D.Pedro IV, compositor

#49565 | sapeca | 10 oct. 2003 19:34 | In reply to: #49563

Caro José Bruto da Costa:
Aqui estou eu à vontade, como peixe dentro de água, para me atrever a fazer-lhe uma sugestão.
Dado tratar-se de matéria que me é particularmente sensível, ou não me corresse nas veias o sangue Moreira de Sá, vou saber junto de minha muito querida Prima, Helena Moreira de Sá e Costa,sobre o assunto que aqui traz.
Se há pessoa que saberá com certeza disso será ela.
Ainda que não descure a oportunidade de contactar esse excelente e grande amigo, correlegionário político e eminente músico-maestro que é o Dr. Manuel Ivo Cruz.
Ele como estudioso que é, saberá certamente acerca dessas partituras.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos e bem haja por amar a Música e a ela dar os seus dotes. É a magia da Vida. É a alegria de qualquer Alma sensivel.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: D.Pedro IV, compositor

#49567 | jpcmt | 10 oct. 2003 19:44 | In reply to: #49563

Caro Confrade:

No catálogo da Exposição sobre D. Pedro, realizada em 1986 no Palácio de Queluz, há um interessante artigo do Maestro Manuel Ivo Cruz, intitulado "D. Pedro, Rei, Imperador e Músico".

Aí se diz o Autor que, de algumas das obras, há gravações em disco (refere a editora), outras encontam-se de facto no Arquivo da Casa Palmela e que, na colecção de ms. musicais do pai do Autor, que se encontram nos reservados da Biblioteca Nacional figura um conjunto de três hinos para piano. Também na B.N. existe uma antiga edição inglesa com uma versão do Hino da Carta.
Se não conhece este texto, que é longo, julgo que valeria a pena lê-lo, pois tem muitas indicações que lhe poderão ser úteis e que não cabe aqui transcrever.
Se não tiver fácil acesso ao catálogo, diga-me. Acrescento que, de música, não sei nada...
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: D.Pedro IV, compositor

#49623 | Monigo | 12 oct. 2003 12:15 | In reply to: #49563

Prezado Senhor

consta-me que o secretariado de SAIR D. Luís de Orleans e Bragança possui cópias destas composições.
Além disto foi lançado um CD há uns 12 anos sob os auspícios do Príncipe D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança com algumas das composições tocadas (não todas). Eu tenho que procurar este CD em minhas coisas. Não garanto que vá encontrá-lo mas vou tentar.

Cordialmente

Alberto Penna Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: D.Pedro IV, compositor

#49648 | JPBC | 13 oct. 2003 00:33 | In reply to: #49623

Caros Confrades

Muito obrigado pelas vossas informações/sugestões.
Realmente, foi um lapso grave não ter falado antes com o maestro Manuel Ivo Cruz. Quanto ao catálogo da Exposição sobre D.Pedro, ainda não me foi possível localizar, mas julgo que os serviços do Palácio me poderão facultar uma cópia, pelo menos do artigo.
Se, realmente, o secretariado de SARI D. Luís de Orleans e Bragança tiver uma cópia das composições, terei o maior gosto em pedir uma cópia, apesar de, confesso, ter mais interesse, partir das cópias existentes em Portugal.

Atenciosamente
José Bruto da Costa

Reply

Direct link:

D.Pedro IV, compositor

#409083 | lanzelotte | 29 oct. 2018 13:11 | In reply to: #49563

Prezado,
Não sei se é muito tarde para respondê-lo, mas encontrará diversas obras de D. Pedro neste sítio; http://acmerj.com.br/

Cordialmente

Rosana Lanzelotte

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juil. 2024, 04:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen