Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50218 | PauloDuarte | 22 oct. 2003 15:33

Procuro informações sobre a ascendência deste Capitão. Apenas sei que faleceu na Lageosa a 3.9.1817 e que casou com D. Leonarda Maria Simões Botelho, de quem descendem os Viscondes da Lageosa (famílias Leite de Magalhães Machuca e Osório Crespo).
Será descendente dos Mendes de Almeida, de Celorico?
Será parente dos Mendes de Almeida, ascendentes dos Brito e Faro?

Muito Obrigado.

Paulo Duarte

Reply

Direct link:

RE: Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50228 | gonçalo calheiros | 22 oct. 2003 16:38 | In reply to: #50218

Caro Paulo
Muito provávelmente parente dos Brito e Faro,que foram Morgados da Lageosa.O meu antepassado Dr António Mendes de Almeida(da Cunha Botelho)nasceu lá,em 1778,e lá casou com Maria Barbara Machado de Faria,em 1801.Era filho do Cap. Francisco Mendes de Almeida,de S.Vicente,Guarda e de Luisa Esteves da Cunha de Cortiçô.Uma filha dete casal casou com um Osório Machuca
Cumprimentos
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50260 | PauloDuarte | 23 oct. 2003 09:46 | In reply to: #50228

Caro Gonçalo,
Muito obrigado pela sua informação.
Eu pensava que a Senhora que casou com um Osório Machuca (sem dúvida ascendente dos Viscondes) era filha deste Capitão José Mendes de Almeida!
De facto, eu já tinha conhecimento desse seu avô Dr. António Mendes de Almeida, juntamente com sua filha D. Maria José, padrinho de baptismo do meu tetravô António Duarte da Fonseca. E até tenho uma procuração autógrafa assinada por ele, como procurador de meu 5º avô António Furtado da Fonseca. A minha família do lado do avô paterno é quase toda daquelas redondezas.
Será que me podia dizer como se chamava a Senhora casada com um Osório Machuca?

Cumprimentos,
Paulo

Reply

Direct link:

RE: Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50284 | gonçalo calheiros | 23 oct. 2003 16:23 | In reply to: #50260

Caro Paulo
Não há dúvida que andamos fazendo buscas pelas mesmas famílias.E eu tinha escrito de cor-e errei.
A nota que tenho é sobre o casamento de meus 4ºs avós,Lourenço Justiniano do Couto e Brito da Costa Faro,e de D.Maria José Mendes de Almeida Botelho da Cunha,filha dos citados Dr António e D.MªBárbara,em 5/7/1826-NO ORATÓRIO DA CASA DE DIOGO OSÓRIO SOARES MACHUCA E SUA MULHER D.MARIA ANGÉLICA DA CUNHA BOTELHO,NETA DE FRANCISCO MENDES DE ALMEIDA(de quem seria a casa)Portanto pode perfeitamente ser filha do referido Capitão José,que seria assim irmão do Dr.António.Claro que há que verificar isso.
Cumprimentos
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50287 | PauloDuarte | 23 oct. 2003 16:32 | In reply to: #50284

Caro Gonçalo,
Muitíssimo obrigado pela informação e pela rapidez.
Então, a casa de Francisco Mendes de Almeida será a que ainda hoje pertence aos Osórios Crespos?

Cumprimentos
Paulo

Reply

Direct link:

RE: Capitão José Mendes de Almeida, da Lageosa do Mond

#50289 | gonçalo calheiros | 23 oct. 2003 16:45 | In reply to: #50287

Caro Paulo
Julgo que sim.Creio que é uma casa que está hoje em Turismo de habitação.
Meu Bisavô ainda herdou uma cas na Lageosa,que é uma ao lado da Igreja,com lance de escada duplo
Cumprimentos
Gonçalo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 mai 2024, 11:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen