família rombo - procura-se origem

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

família rombo - procura-se origem

#50252 | pollyroger | 22 oct. 2003 23:54

procuroinformação sobre a genealogia da família rombo.

pela informação que tenho, desde, pelo menos, a segunda metade do século XIX que a família vive no distrito de castelo branco, mais precisamente nas freguesias de vilha velha de ródão e fratel.

pretendo fazer a reconstituição da genealogia da família o mais correctamente possível, desde o momento em que começam a haver registos.

qualquer informação será bemvinda.

desde já agradeço as respostas

polly roger

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50316 | AMFA | 24 oct. 2003 10:46 | In reply to: #50252

Houve Rombos em Mazagão e em Tânger, nos sécs. XVII e XVIII
Cito, sem preocupação de ser exaustivo:
-
AFONSO ROMBO, moço de câmara do Rei, casado com Ana Cabral. Toveram DOMINGOS ROMBO CABRAL, que foi para Tânger.
-
BARTOLOMEU ROMBO e DOMINGAS ROMBA, filhos de Gonçalo Fernandes Leite e de Leonor de Pinho
-
GASPAR VIEIRA ROMBO, JOANA ROMBA (casada c.g.), MARIA ROMBA (casada c.g.) e RODRIGO ROMBO, cavaleiro da Ordem de Cristo, filhos de LUÍS VIEIRA ROMBO e de CATARINA PINHEL
-
SEBASTIÃO ROMBO, filho de Francisco de Mendonça e de CATARINA ROMBA

Se lhe interessarem informações sobre esta gente, diga-me, pois lhas darei com todo o gosto
Augusto Ferreira do Amaral

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50345 | abivar | 24 oct. 2003 20:46 | In reply to: #50316

Meu Caro Augusto:

Lembro-me de uma comunicação acerca de umas armas contendo provável representação heráldica de Rombos (um peixe) feita ao IPH, se não me engano (?) pelo nosso confrade e amigo José Bénard Guedes Salgado. Lembra-se disto? Já não me lembro bem de qual era o problema associado a estas armas, mas tentarei inquirir junto de quem de direito...

Um abraço,

António

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50350 | camac41 | 24 oct. 2003 23:21 | In reply to: #50252

Caro Polly Roger

Nos Processos da Câmara Eclesiática de Castelo Branco (Ordenações) aparecem:
João Vieira Rombo (em 1709 - Maço 1886) filho de Manuel Lopes Vieira e de Maria Dias Rombo; neto paterno de Tomás Dias Vieira e Maria Gonçalves; neto materno de Pedro Fernandes e de Maria Dias Rombo.
Em 1781 no Maço 1889 aparecm dois irmãos José Manuel Rombo e Manuel José Rombo, filhos de antónio Pires e de Inês Maria; netos paternos de Domingos Marques e de Catarina Rodrigues; netos maternos de Pedro João e Teresa Fernandes.
São todos de Fratel

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50471 | pollyroger | 27 oct. 2003 23:52 | In reply to: #50316

antes de mais muito obrigado por ter respondido à minha mensagem.

fiquei interessada na informação que me enviou e gostaria de colocar uma outra questão: as pessoas que referiu, antes de irem para Tânger, viveram ou tiveram alguma ligação ao distrito de Castelo Branco?

desde já lhe agradeço uma possível resposta

Joana

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50472 | pollyroger | 28 oct. 2003 00:00 | In reply to: #50350

caro sr. Carlos Leal Machado

antes de mais obrigado por ter respondido à minha mensegem.

a informação que me enviou foi sem dúvida útil. gostaria que me respondesse ainda a uma outra questão, esta de ordem prática: sendo uma mera curiosa nestas questões de genealogia, poderei consultar os registos que utilizou para me enviar a informação? ou é preciso estar-se qualificado para tal?

desde já agradeço um possível resposta

com os melhores cumprimentos

Joana

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#50473 | camac41 | 28 oct. 2003 00:14 | In reply to: #50472

Cara Joana

Não é preciso estar-se qualificado para consultar tais arquivos. Na Sala de Referências da T.T. preenche os impressos com a seguinte indicação
Camara Eclesiástica de Castelo Branco
Ordenações
Maço nº----

O livro de Candido Teixeira "Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres, de Sernache do Bonjardim e de seus contornos" tem um capítulo relativo aos Rombos da Sertã.
Indique-me o seu mail para camacarrobanetcabopontopt que eu envio-lhe cópia do mesmo.

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#209791 | samouco | 03 oct. 2008 22:06 | In reply to: #50316

Caros Confrades,

Tenhos os seguintes avós em Olhão:

-SEBASTIÃO MARTINS, natural da freguesia de Nª Sª do Rosário de Olhão, filho de MANOEL MARTINS e BARBARA ROMBOA.

-O SEBASTIÃO era viúvo de CARTARINA DA GRAÇA e casou em Setúbal-Santa Maria da Graça com ANTÓNIA BAPTISTA a 15.08.1714.

Como a freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, só tem livros depois de 1700 e o SEBASTIÃO já era viúvo em 1714, qual a freguesa onde devo procurar o baptismo?

Esta BARBARA ROMBOA, será da família ROMBO? Alguem tem informações sobre esta freguesia e nomes?

Agradeço a vossa ajuda.

Emídio Carvalho

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#209793 | gmg | 03 oct. 2008 22:16 | In reply to: #50472

Em Portalegre viveram os ROMBO TAVARES, ou ROMO TAVARES. Se não estou em erro eram uma Família que no séc. XVIII tinha o chamado "Palácio Amarelo".

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#209852 | samouco | 04 oct. 2008 15:45 | In reply to: #209793

Caros Confrades,

Renovo o pedido, sobre os ROMBOS de Olhão e agradeço ao Confrade GMG

Cumprimentos

Emídio Carvalho

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#209861 | gmg | 04 oct. 2008 18:17 | In reply to: #50472

Em Portalegre, o Arquivo Distrital de Portalegre, tem informações sobre os ROMBO TAVARES, ou ROMO TAVARES, ligados ao Palácio Amarelo. Tente o Arquivo.

Cumprimentos,
GMG

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#209935 | samouco | 05 oct. 2008 16:53 | In reply to: #209861

Caro Confrade GMG,

Agradeço a sugestão, mas penso que sem o baptismo do Sebastião em Olhão, fico sem bases para procurar o casamento dos pais em Portalegre.

Vou pedir ao Arquivo de Portalegre para pesquisar o casamento em que freguesia e em que anos?

Agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos

Emídio Carvalho

Reply

Direct link:

RE: família rombo - procura-se origem

#209975 | Gilson Nazareth | 06 oct. 2008 02:16 | In reply to: #50252

Caro,
Descendo dos Rombo de Pegli ,Ligúria, datados desde o século XVI ou XV,teria que verificar.
Interessam-lhe/
Abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#210044 | samouco | 06 oct. 2008 22:39 | In reply to: #209975

--------------------------------------------------------------------------------
Caros Confrades,

Tenhos os seguintes avós em Olhão:

-SEBASTIÃO MARTINS, natural da freguesia de Nª Sª do Rosário de Olhão, filho de MANOEL MARTINS e BARBARA ROMBOA.

-O SEBASTIÃO era viúvo de CARTARINA DA GRAÇA e casou em Setúbal-Santa Maria da Graça com ANTÓNIA BAPTISTA a 15.08.1714.

-Como a freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão, só existe depois de 1700 e o SEBASTIÃO já era viúvo em 1714, qual a freguesia onde devo procurar o baptismo?

Ou seja, em que freguesia se baptizavam as crianças de Olhão antes de existir a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Olhão?

Alguém tem informações sobre esta freguesia e nomes?

Agradeço também ao Confrade Gilson Nazareth, quando conseguir recuar uma geração, ou duas, talvez precise de sua ajuda.

Emídio Carvalho

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#271973 | Gilson Nazareth | 07 mars 2011 14:37 | In reply to: #210044

Caro,
Meu primo Giogio Rombo acaba de recuar, na Italia, mais duas gerações dos Rombo.
Um tio nosso ,Bartolmeo Rombo, esteve no Perú pouco depois de 1500,sendo navegador teria batido com os costados em Portugal?
Quanto ao brazão o sabia em campo vermelho com 5 vieiras,de ouro, em sator.Não posso afirmar que tenhamos direito a ele mas é o usado pelos Rombo em Pegli.
Abraço,
Gilson

Reply

Direct link:

RE: família Rombo em Olhão

#311112 | anarego | 31 juil. 2012 23:02 | In reply to: #271973

Nos meus ascendentes, existem Dias Rombo todos naturais do distrito de Portalegre, alguns da vila de Arronches (freguesia da Assunção). O mais recente, Manuel Dias Rombo (a filha dele, Maria Jacinta, foi minha trisavó, mas como era mulher, o nome Dias Rombo perdeu-se no meu ramo...) casou pela 1ª vez na freguesia da Assunção em Arronches em 08-07-1807.
Espero que esta informação possa ter alguma utilidade.
Os melhores cumprimentos
Ana Maria Rego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 20:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen