Interesses genealógicos : regiões e famílias

This topic is classified in rooms: Regiões | Famílias

Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51456 | A.Godinho | 11 nov. 2003 13:30

Caros Confrades

Aqui vai uma pequena relação de algumas das regiões onde incidem os meus interesses genealógicos. Tem esta por objectivo tentar entrar pontos de interesse comuns com os demais confrades. Digam qualquer coisa, se tal vos aprouver.
Tenho investigado sobretudo:

ALTO ALENTEJO

Vimieiro, Montargil, Ponte de Sor, Galveias,Cabeção, Avis,Belver,Benavila, Ervedal, Crato, Gáfete, Aldeia da Mata, Mora, Valongo, Lavre, Cabeção, Aldeia Velha,Póvoa e Meadas, Portalegre-poucos da fregª da Sé - etc.

RIBATEJO

Couço,Chouto, Santarém ( Barros, Godinho de Macedo, Cid de Bívar, Velho Cabral, Correia da Silveira etc.), e Azinhaga( Barbosas e Henriques);

NORTE ( E CENTRO)
-Rossas ( Vieira do Minho): Rebelo, Rodrigues, Gonçalves, Braz
-Guidoes e Alvarelhos ( Trofa e antes Santo Tirso):Ferreira, Gonçalves,Duarte etc.
-S.Martinho de Fornelo : Costa
-Porto (Rua Chã, fregª de S.Pantaleão?): Francisco de Araújo meados do sec.xvii
-S.Martinho da Barca ( Maia): Gonçalves, Crasto, João, etc.
-Bucos ( Cabeceiras de Basto): Braz, Teixeira,Gonçalves, etc.
-Senhorim/ Canas de Senhorim/Cunha Baixa (Nelas e Mangualde): Figueiredo, Pais, Almeida, Nunes
-Ninho do Açor/Tinalhas/Louriçal ( Castelo Branco): Pires (Rolão?), Marques, Seco, Lobato, Simão, etc.
-Aldeia da Ponte (Sabugal): Álvares, Vaz
-Macinhata de Seixa (O. de Azeméis): Barbosa, Martins
-Ansião (várias freguesias): Freires, Castelão, Ferreira, Gomes, Neno, Tojinho, Pires etc.
-Almoster (Alvaiázere): Freire
-Gouveia: Gil
-Cortiçada (hoje Azurara da Beira): Pires etc...


ANGOLA
Fonseca Coutinho, Fonseca Negrão

Cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51457 | A.Godinho | 11 nov. 2003 13:32 | In reply to: #51456

Onde se lê:
"...tentar entrar pontos de interesse..."

Leia-se:
"...tentar encontrar pontos de interesse..."

Reply

Direct link:

S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#51461 | tfp | 11 nov. 2003 14:36 | In reply to: #51456

Caro António Godinho de Carvalho,

Não terá por acaso encontrado nas suas pesquisas na Barca os apelidos Meireles Pimentel entre 1800 e 1850 ?

Encontrei 2 assentos de baptismo nessa paroquia mas suponho poderem existir mais referentes a essa familia.

Agradeço antecipadamente a sua atenção

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#51476 | A.Godinho | 11 nov. 2003 17:48 | In reply to: #51461

Caro Tiago Pedroso

A minha gente de S. Martinho da Barca remonta ao sec. XVII, de onde saíu um ramo para Montargil nos finais do dito. Em Montargil passaram a usar o apelido Crasto ( depois Castro). Presumo que o apelido tenha origem toponímica, lugar de Crasto, em S. Martinho da Barca. O indivíduo que passou a Montargil chamou-se Pascoal de Crasto e era filho de António João e de Ana Gonçalves. Como vê, lamentávelmente, não posso ajudá-lo com os seus Meireles Pimentel.
Com os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#51478 | tfp | 11 nov. 2003 17:56 | In reply to: #51476

Caro António Godinho de Carvalho,

Agradeço de qualquer forma o interesse.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51484 | José Luiz Folhadela | 11 nov. 2003 18:45 | In reply to: #51456

Caro confrade:
Interesso-me por Rebelos, de Anjos, Vieira do Minho. Descendo de João Manuel Vieira Rebelo casado em Anjos a 18-2-1799 com Maria Joana Vieira da Mota. Acontece porem que não encontro o nascimento.Tenho porém muita descendência que lhe poderei fornecer caso lhe interesse.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51491 | A.Godinho | 11 nov. 2003 19:17 | In reply to: #51484

Caro José Luíz Folhadela Rebelo

Grato pela sua mensagem. Aqui vai o que possuo sobre os meus Rebelos, de Rossas.
Maria Rebelo casada em 1/7/1744 em Rossas (Vieira do Minho) ,com João Braz.Ela filha (ilegítima) de Maria Gonçalves e de Gonçalo Rodrigues , do lugar de Calvos (Póvoa de Lanhoso ?), e ele filho de Manuel Brás e de sua mulher Maria Teixeira, da fregª de S.João de Bucos ( Cabeceiras de Basto).Aquele casal ( João Braz e Maria Rebelo que viveram em Cazares -Bucos) foram pais de Marcelino Braz que casou em Rossas 16/6/1786 com Mª Gonçalves (fª de Bento Gonçalves e de Luiza Gonçalves, do Lugar da Fonte, Rossas) ,testemunhando o casamento entre outros um tal de Manuel Rebello Lobo, do Pombal.
Como vê tenho bem pouco. Possuo, todavia, mais elementos sobre a descendência de António José Braz ( ou Cazares) filho do casal Marcelino Braz e Maria Gonçalves, que lhe poderei fornecer se nisso tiver interesse. Este António José Cazares passou a Mora( distrito de Évora) no princípio do sec. xix onde teve descendencia.
A ilegitimidade da Maria Rebelo impede-me de continuar a busca da sua ascendencia através dos paroquiais. Acha que pode haver ligação próxima dos seus e dos meus Rebelos? Caso tenha algo sobre esta gente ou indicação de alguma bibliografia ficaria muito agradecido se me pudesse dizer.Como possuo o Nob. de Alão de Morais e o de Felgueiras Gayo, já vasculhei quase tudo( penso) quanto pudesse relacionar-se com estes meus Rebelos ( títulos de Vieiras, Rebelos, etc.) mas nada...
Se eu puder ajudar em algo disponha.
Grato pela atenção.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51493 | José Luiz Folhadela | 11 nov. 2003 19:55 | In reply to: #51491

Caro António Godinho Carvalho:
O meu problema não será muito diferente, já que o João Manuel Vieira Rebelo era filho de mãe solteira (Maria Teresa Vieira, de Anjos)e de um tal Manuel Vieira Rebelo (este nome tirado do registo de netos, filhos de João Manuel, mas não todos e feito por ordem arbitrária...).
Tenho uma velha obra que já por várias vezes tenho referenciado aqui no Forum:
VIEIRA DO MINHO - Notícia Histórica e Descritiva - Edição do "Hospital João da Torre" de 1923.
Fotocopiar todo o livro não me é possível nem terá grande interesse (livro muito volumoso; em muito mau estado; muitos capítulos sem interesse e actualidade), porém um capítulo pode-o interessar - Vieira aristocratica. Terei o maior prazer em lhe enviar caso queira. Para tal mande-me o seu endereço para jlfolhadelaarrobasapopontopêtê que lhe enviarei pos correio.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51495 | abivar | 11 nov. 2003 20:32 | In reply to: #51456

Caro António Godinho de Carvalho:

Fiz em tempos uma pequena investigação nos assentos de Mora, dos costados dos meus primos Caldas de Almeida (ascendência de José Miguel de Almeida, n. 10/6/1878). Também tenho com algum desenvolvimento a ascendência dos Rebello de Sequeira e Aragão que foram ter a Mora (interessante percurso de uma linhagem que no século XV passa de Viseu ao Algarve, daí a Alenquer e finalmente a Mora para aí se ligar no século XX com gente oriunda de Viseu!). Se lhe interessar posso mandar mais elementos.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51501 | rgc | 11 nov. 2003 20:52 | In reply to: #51495

Caro António Bivar

Se tiver alguma coisa sobre-Rebelos-e Bravos-de São Bartolomeu de Messines,ou que nesta região tivessem vivido,agradeço-lhe muito tal informação.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51521 | abivar | 12 nov. 2003 00:07 | In reply to: #51501

Caro Rafael:

Infelizmente o que tenho sobre Rebellos do Algarve é só a linha que deu os tais de Mora; trata-se de uns Rebellos oriundos de Viseu, descendentes do 1º Alfaqueque-mor de Portugal (carta de 26/4/1478), Estêvão Rebello, e que passaram ao Algarve, Tavira, na pessoa do filho, Vicente Rebello. Daqui passou uma linha a Palha Cana, Alenquer, no século XVII, e depois a Mora no século XVIII. As informações acerca da linha de Viseu ao Algarve foram-me transmitidas pelo Miguel Corte-Real; não sei se há ligação destes com os de São Bartolomeu de Messines.

Um abraço,

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51524 | rgc | 12 nov. 2003 00:27 | In reply to: #51521

Caro Tó
Os meus agradecimentos.
Entretanto, pode ser que vá aparecendo mais alguma contribuição para este tópico.

Um abraço.
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Vieira / Rebelo

#51527 | Carlos Silva | 12 nov. 2003 09:26 | In reply to: #51493

Caros colegas,

Ja tentaram aproveitar as inquiriçoes de genere do Arquivo Distrital de Braga (no site do mesmo para começar).
Assim a inquiriçào de Manuel Luis Rebelo, de Santa Maria dos Anjos :

Processo: 17182
Nome: Manuel Luis Rebelo
Pai: Agostinho Rebelo
Mãe: Catarina Luisa
Data: 1768-06-14
Freguesia: ANJOS,SANTA MARIA
Concelho: VIEIRA MINHO
Distrito: BRAGA


Uma pequena pesquisa na referida base de dados demonstra que os Vieiras Rebelos que aparecem sào quase todos do concelho de Vieira (ou Lanhoso) :
1743 Inacio Joaquim Vieira Rebelo
11672 Alexandre Joaquim Vieira Rebelo
12038 Antonio Fernando Joaquim Vieira Rebelo
14090 Paulo Vieira Rebelo
19841 Jose Vieira Rebelo
23386 Joaquim Simoes Vieira Rebelo

Melhores cumprimentos

Carlos silva

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51538 | A.Godinho | 12 nov. 2003 11:55 | In reply to: #51495

Caro António Bívar

Agradeço o seu interesse.
Dos Rebelo Sequeira e Aragão que refere tenho apenas a ascendência dos mesmos até ao Rodrigo Manuel de Sequeira e Aragão c.c. Eusébia Maria de Távora, que me foi gentilmente fornecida pelos meus parentes e amigos João Malta, João Pereira Lopes Rui Lopes Aleixo. Não sei, todavia, se eles conhecem essa ascendencia até ao sec. XV. Tais elementos são decerto muito interessantes e tenho, naturalmente, interesse em conhecê-los e se me permitir transmiti-los àqueles meus parentes.
Creio que já tem o meu e-mail.
Tenho muitos elementos sobre gente antiga de Mora,grande parte deles publicados no meu livro. Caso queira alguns elementos destes meus apontamentos de gente de Mora diga,pois tenho muito gosto em fornecer-lhos.
Com os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Vieira / Rebelo

#51541 | A.Godinho | 12 nov. 2003 12:05 | In reply to: #51527

Caro Carlos Silva

Grato pelo seu interesse.
A dificuldade que tenho é consultar os processos (e aí ver os avós,eventualmente bisavós, outros parentescos, testemunhas, etc.) já que de Ponte de Sôr a Braga são umas centenas de km. Talvez um dia, em passeio, lá vá ...
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51543 | A.Godinho | 12 nov. 2003 12:15 | In reply to: #51493

Caro José Luiz Folhadela

Registei o seu e-mail. Vou contactá-lo por tal via. Desde já agradeço a sua disponibilidade.
Palpita-me que estes Rebelos terão todos um tronco comum, mas é só um palpite.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51568 | Conde | 12 nov. 2003 17:04 | In reply to: #51456

Caro Confrade:
Estou muito interessado em Nunes de Nelas,cuja ascendência se liga a Morais de Carvalhal Redondo,Ribeiro de Albuquerque, de Maceira Dão.
Em particular interessa-me a ascendência de António da Costa n.Travanca de Lagos a 17.6.1891 casado em Nelas a 30.12.1912 com Maria Cristina Nunes,n.Nelas 1898,fal.Nelas 29.8.1958.Ligam com os seus?
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#51580 | A.Godinho | 12 nov. 2003 18:38 | In reply to: #51568

Caro parente Conde

Não estranhe o tratamento de parente ( que o somos pelos Cides de Santarém - cujos elementos aliás fiquei de lhe enviar).
A minha gente na região que refere , remonta a mais recuados tempos. Aí vai o pouco que tenho:

António Francisco,natural de Canas de Senhorim, filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes; casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Na verdade as regiões de que tenho mais elementos são as do Alto Alentejo e Ribatejo.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#60323 | carlos luiz | 12 mars 2004 21:53 | In reply to: #51456

Mais uma vez!Sou eu que procuro,familias do alto alentejo-vila do Cano-Os Dordios-Godinhos-Rebochos-Caeiro-a partir de 1700
se ler esta mensagem,diga-me se tem estas genealogias, no seu livro-genealogias alentejanas-cumprimentos de um desçendente alentejano--carlos

Reply

Direct link:

RE: Interesses genealógicos : regiões e famílias

#60903 | carlos luiz | 21 mars 2004 22:53 | In reply to: #51456

Caro confrade,eu sou um pequeno congrade.
As minhas buscas, tem sido na T.do Tombo,em Lisboa, ou por certidoes,pedidas nos arquivos distritais, onde pertençem os meus ramos genealogicos,neste caso, por exemplo Portalegre.Não vejo a região, de Vila do Cano,conselho de Sousel,onde procuro os ramos
Dordios,Godinhos-Rebochos e Caeiro talvez parente do nosso artista João Villaret !

cumprimentos carlos

Reply

Direct link:

RE: S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#222429 | vabopi | 28 févr. 2009 00:53 | In reply to: #51461

Caro Tiago Faro Pedroso,
Deparei quase por acaso com a sua questão sobre os Meireles Pimentel, posta há mais de 5 anos!
Estando eu interessado num Luis Meireles Pimentel que terá sido "Recebedor-mor del Rey D. Manoel" , portanto numa época diferente da por si referida, arrisco perguntar se dispõe de alguma informação que me possa ajudar.
Cumprimenta,
Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#222439 | tfp | 28 févr. 2009 02:10 | In reply to: #222429

Caro Vasco Galvão,

Não creio que sejam os mesmos, e infelizmente não sei nada do "Recebedor-mor" que refere.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: S. Martinho da Barca - Meireles Pimentel

#222475 | vabopi | 28 févr. 2009 16:36 | In reply to: #222439

Caro Tiago Faro Pedroso,
De qualquer forma aqui fica o meu agradecimento.
Cumprimenta,
Vasco Galvão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 16:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen