Ajuda na Torre do Tombo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda na Torre do Tombo

#51604 | sampaio | 13 nov. 2003 08:46

Carissimos

Necessitava, da ajuda de alguém que, nestes tempos mais próximos, vá à Torre do Tombo, e encontre um registo de nascimento .

O pedido é:

Mariana Adelaide de Sousa, nasceu na freguesia de Santos-o-Velho (1809) e faleceu na freguesia da Lapa a 14.10.1837 (segundo dados que constam na Descendência de D.João II - Silva Canedo). Casou, na freguesia de Santos-o-Velho com António Francisco de Melo Breyner.

Mariana Adelaide de Sousa, era filha de Francisco Maximiliano Ferreira de Sousa e D. Ana José de Mesquita.

A razão do pedido prende-se com a minha lacuna familiar no que toca aos ascendentes de D. Ana José de Mesquita. Julgo que no registo de nascimento de Mariana Adelaide de Sousa, deverá constar a freguesia na qual os seus pais se casaram, e obtendo esse dado poderei evoluir na ascendência materna da mesma.


Desde já muito obrigado,

João de São Payo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#51748 | camac41 | 14 nov. 2003 23:06 | In reply to: #51604

Caro João de São Payo

Procurei hoje na T.T. o nascimento de Mariana na freguesia de Santos-o-Velho, mas não encontrei o respectivo assento. Os baptismos de 1808 a 1814 constam do livro 34 caixa 13 e está microfilmado SGU 1154 referencias da T.T. (o livro tem na capa o nº 35). O livro tem um indice no inicio separado pela letra inicial do nome próprio onde são anotados os baptismos pela ordem do registo. Procurei no referido índice (1908/1914) na letra M o nome Mariana mas nenhuma correspondia aos pais indicados. Procurei também no livro nos anos de 1908 a 1910 mas também sem resultado.
Por curiosidade e por talvez lhe poder interessar transcrevo parte do seguinte assento onde consta o apelido Breyner. Vou manter a grafia no essencial dos nomes.
" ...em 30 de Outubro de 1809 na Igreja Paroquial de Santos-o-Velho baptizei e pus os Santos Óleos a José Francisco Soares de Mello da Silva Brainer Sousa Tavares filho legítimo do Exº Pedro de Mello Brainer do Conselho de Sua Alteza Real, comendador da Ordem de Cristo, Senhor da Trofa, baptizado na freguesia de Nª Srª das Mercês desta cidade e de Dona Ana Rufina de Mello Sousa Tavares baptizada na freguesia de Santo Isidoro da vila de Melo. Recebidos na freguesia de São Pedro de Alcântara neto pela parte paterna de Francisco de Mello, senhor de Ficalho e de Dona Isabel Josefa de Braynier Menezes que foi Condessa de Ficalho e pela parte materna de Estevão Soares de Mello, senhor de Mello e de Dona Tomásia Rita de Sousa Lemos e Meneses. Nasceu o sobredito baptizado aos 23 do presente mês. Forão padrinhos o Meritissimo e Exº Conde da Cunha Dom José Vasques da Cunha e a Mª e Exª Condessa das Galveias Dona Inês Josefa de Mello tocando com o manto de Nª Srª da Madre de Deus ...."

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#51905 | sampaio | 17 nov. 2003 16:36 | In reply to: #51748

Caro Carlos Leal Machado

Desde já, agradeço muitissimo a sua ajuda, e fundamentalmente a disponibilidade. O assento de baptismo referido no seu e-mail, é do irmão do marido da referida Mariana Adelaide de Sousa.
Estou com má sorte, pois tanto o assento de baptismo de Mariana Adelaide de Sousa, como do seu irmão Carlos Maximiliano Ferreira de Sousa, não são facilmente pesquisáveis (o outro é da freguesia da Sé-Rio de Janeiro).
Curiosa a evolução do apelido Breyner, até aos nossos dias!.

Mais uma vez, muito obrigado.

Coloco-me à sua disposição para alguma ajuda que, de sua parte também necessitar.

Abraço

João

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#51920 | camac41 | 17 nov. 2003 18:12 | In reply to: #51905

Caro João de São Payo

Procurei hoje o registo do casamento de Mariana Adelaide de Sousa, mas infelizmente pouco adianta.
No livro de casados nº 23 da fregª de Santos-o-Velho a pág 319v trás o assento nº 62/1834 (microfilme SGU 1164)que no essencial é o seguinte:
No dia 6 de Agosto de 1834, António Francisco de Mello Breyner, tenente do Estado Maior Imperial, baptizado neste freguesia em que é morador, filho do Exº Conselheiro de Estado Pedro de Mello Breyner e da Exª Srª D. Ana Rufina de Mello Breyner, já falecidos e a Meritíssima Srª D. Mariana Adelaide de Sousa, baptizada nesta fregª em que é moradora, filha do Meritíssimo Sr. Francisco Maximiliano de Sousa, chefe de Divisão, já falecido e da Meritª Srª D. Ana José de Sousa ....(faz referência a autorizações para se celebrar o casamento).
Testemunhas os seus irmãos
Luís Francisco de Mello Breyner
José Francisco de Mello Breyner.
Não há referência nenhuma aos avós.
Vou alargar a minha pesquisa no referente ao baptismo da Mariana pois confirma-se que ela foi baptizada em Santos-o-Velho.
No caso de não resultar há a pista do Arquivo Histórico Militar já que o marido foi oficial e deve ter um processo.
Agradeço a sua oferta mas de momento não tenho nenhum caso concreto para colocar. O meu ramo paterno é da zona de Paços de Ferreira com ramificações a Paredes, Lousada, Santo Tirso, Felgueiras e Penafiel e tenho as gerações mais próximas localizadas. O meu lado materno é da Beira Baixa e na T.T. tenho a sorte de existirem os livros ou microfilmes.
Espero em breve dar notícias

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#51931 | sampaio | 17 nov. 2003 19:32 | In reply to: #51920

Caro Carlos Leal Machado

Mais uma vez, muito obrigado, e espero que o alargamento da pesquisa traga o resultado pretendido. A pista do AHM, é óptima.

Obrigado e os meus melhores cumprimentos

João

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#52014 | camac41 | 18 nov. 2003 18:38 | In reply to: #51920

Caro João de São Payo

Infelizmente não tenho notícias em relação à Mariana Adelaide de Sousa. Pecorri o microfilme com os livros de 1800-1804; 1804-1808; 1808-1814 e 1814 a 1820 e não encontrei o assento.
Encontrei o assento de António Francisco Soares de Mello da Silva Breyner Sousa Tavares, nasceu a 17 de Fevereiro de 1813 e foi baptizado a 2 de Março no oratório das casas da residência do MºExº Dom Pedro de Mello Breyner. Foram padrinhos os irmãos Luís Francisco e Tomásia Francisca.
Encontrei também o assento de outro irmão João Francisco, nascido a 15 de Junho e baptizado a 17 de junho de 1814. Foram padrinhos Exº Sr. Principal Miranda tocando por procuração o irmão do baptizado Luís Francisco de Mello Breyner e tocou com a prenda a Exª D. Tomásia Francisca de Mello Breyner.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#52213 | camac41 | 20 nov. 2003 23:58 | In reply to: #51931

Caro João de São Payo

Coloquei esta mensagem em local errado pelo que a volto a enviar.
Infelizmente não tenho notícias em relação à Mariana Adelaide de Sousa. Pecorri o microfilme com os livros de 1800-1804; 1804-1808; 1808-1814 e 1814 a 1820 e não encontrei o assento.
Encontrei o assento de António Francisco Soares de Mello da Silva Breyner Sousa Tavares, nasceu a 17 de Fevereiro de 1813 e foi baptizado a 2 de Março no oratório das casas da residência do MºExº Dom Pedro de Mello Breyner. Foram padrinhos os irmãos Luís Francisco e Tomásia Francisca.
Encontrei também o assento de outro irmão João Francisco, nascido a 15 de Junho e baptizado a 17 de junho de 1814. Foram padrinhos Exº Sr. Principal Miranda tocando por procuração o irmão do baptizado Luís Francisco de Mello Breyner e tocou com a prenda a Exª D. Tomásia Francisca de Mello Breyner.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#52660 | sampaio | 27 nov. 2003 10:21 | In reply to: #52014

Caro Carlos Leal Machado

Mais uma vez, muito obrigado, pelo interesse e ajuda. É dificil encontrar pessoas com o espirito de entreajuda desinteressado que se encontra neste forúm, e em especial que encontrei em si.

Muito obrigado

João de São Payo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#53987 | sampaio | 17 déc. 2003 17:37 | In reply to: #52660

Caro Carlos Leal Machado

Mais uma vez, e se for possível, vinha pedir a sua ajuda na Torre do Tombo. Desta feita os dados são mais vagos, mas a freguesia mais pequena:

Procuro:

Nome dos Pais de D.Josefa Ferreira, natural de Santarém, freguesia de Santa Iria. Não tenho a data de nascimento, mas o seu marido; Gaspar simões, nasceu em 1661, em Lisboa.

O filho de ambos, Manuel Ferreira Monte, também era natural de Santarém, Santa Iria, não tenho a data de nascimento, mas era Tenente, em 1761. Se for possivel encontrar algum outro filho nascido em Santa Iria, seria ouro sobre azul.

Mais uma vez obrigado, independentemente do resultado.

Um Santo Natal, se não nos escrevermos antes

João de São Payo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#54036 | Jurema | 18 déc. 2003 13:13 | In reply to: #51748

Caro Carlos Leal

Gostaria que me dissesse, como se faz uma procura nos arquivos da T.T.
Eles permitem que se olhe os microfilmes ou livros, (não sei como funciona), tem-se algum custo nisso? Qual o valor? E as cópias sem ser certificadas, quanto custam?
Moro no Brasil e se eu solicitar para a própria T.T. eles demoram para fazer as buscas?
Obrigada pelas informações.

Abraços,
Jurema (Brasil)

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na Torre do Tombo

#54136 | camac41 | 20 déc. 2003 09:22 | In reply to: #54036

Cara Jurema

Aconselho que consulte o "site" da Torre do Tombo (...) onde poderá encontrar muita informação. Resumindo e no caso concreto dos Arquivos dos Registos Paroquiais (penso que é o que lhe interessa) estão na T.T. os livros do Distrito de Lisboa e os livros mais antigos de Castelo Branco e de alguns outros distritos de que não me recordo bem. Normalmente são disponibilizados os microfilmes para consulta e só quando estes não existem é que são cedidos os livros para consulta. A consulta pelo próprio é gratuita. O custo dos serviços de reprodução está indicado no site que lhe indiquei.
A T.T. faz serviços de pesquisa mas penso que está um pouco atrasada.
Se me indicar dados concretos e delimitados no tempo poderei ajuda-la nas freguesias do Distrito de Lisboa. Da zona do Norte (Paços de Ferreira, Paredes,Lousada, Flgueiras e Santo tirso)tenho alguns microfilmes.
Ao seu dispor e com o desjo de um Bom Natal e um próspero Ano Novo

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 18:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen