Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51875 | artur41 | 17 nov. 2003 12:45

Caros confrades,


Agradeço dados relativos à ascendência do capitão Miguel Furtado Neto cc com Francisca Jorge. Eram ambos naturais e moradores em Villa do Bispo.
Foram pais de Catarina(Catherina) Furtada que casou em 24.11.1699 com o capitão Domingos Marreiros * 31.1.1672, b. 6.6.1672, filho de João Marreiros de Arez e de Francisca da Veiga.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51882 | camisao65 | 17 nov. 2003 13:33 | In reply to: #51875

Artur,

Por acaso, existe um Miguel Furtado Neto, cujos pais eram:

- Diogo Peres n. ? m. 1635 c.c. Catarina Furtado de Mendonça, n. 1615, m. 1635.

Neto de Duarte Carvalho de Barbuda, e de Mariana Furtado de Mendonça, n. c.1585

Fonte Luis Soveral Varella

Um abraço

Luis

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51891 | artur41 | 17 nov. 2003 14:56 | In reply to: #51882

Luís,


Confirmei na fonte.


Abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51893 | rgc | 17 nov. 2003 15:09 | In reply to: #51882

Caro Luís

"Fonte Luís Soveral Varella".

Gostei,sim senhor! de ver citada a fonte. Não só pela amizade e consideração que tenho pelo Luís Soveral Varella, mas porque, em minha opinião,devemos sempre citar as fontes onde nos baseamos, como no caso presente. O que geralmente,no Forum, tem sido feito. Além de ser uma delicadeza é justo.
Eu costumo fazê-lo,para não me "enfeitar com as penas" de outros, aproveitando o trabalho de alguém, sem retribuir na medida do possível, ou pelo menos agradecer ou referir em trabalho inédito, publicado ou para publicar,quem deu tais informações,como se fossem pesquisas minhas e também, porque assim, responsabilizamos quem no-las dá.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51895 | rgc | 17 nov. 2003 15:30 | In reply to: #51893

Claro, salvo muitas informações, ou fontes documentais, por motivos óbvios: por exemplo,trabalhos inétidos, ou em vias de publicação, informações que nos dão,com carácter privado,ou muito pessoais; e tudo aquilo que o bom senso e delicadeza não permite vir a público, evidentemente.
RC

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51896 | rgc | 17 nov. 2003 15:31 | In reply to: #51895

corrijo: inéditos
RC

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51897 | camisao65 | 17 nov. 2003 15:44 | In reply to: #51893

Caro Rafael Carvalho,
´
Grato pelas suas palavras, mas não fiz mais do que a minha obrigação.


Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51901 | rgc | 17 nov. 2003 16:16 | In reply to: #51897

Agora reparei: tê-lo tratado apenas por Luís, porque não tenho o gosto de conhecê-lo pessoalmente, mas saíu assim, e foi indelicadeza minha. As minhas desculpas.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51902 | camisao65 | 17 nov. 2003 16:19 | In reply to: #51901

Caro Rafael Carvalho,

Que eu tenha lido, tratou-me correctamente, e como tal não tem que pedir desculpas, era só que faltava!


Com os melhores cumprimentos

Luis

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#51952 | artur41 | 18 nov. 2003 06:45 | In reply to: #51891

Luís,


Aliás, a ser assim, repara na mensagem do confrade Óscar Caeiro Pinto a respeito da ascendência de Duarte Carvalho de Barbuda:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5579#lista


Um abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#52057 | artur41 | 19 nov. 2003 13:07 | In reply to: #51952

Caros confrades


Agradeço o envio de dados suplementares relativos ao Capitão Miguel Furtado Neto, meu presumível antepassado.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#64473 | artur41 | 08 mai 2004 12:02 | In reply to: #52057

Caros confrades,


Peço o favor de me fornecerem mais dados sobre o Capitão Miguel Furtado Neto, caso os tenham e me possam disponibilizar.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#67359 | zelia | 13 juin 2004 03:02 | In reply to: #64473

Caro Artur
Moro em Santa Leopoldina, ES, Brasil e aqui há moradores cujo sobrenome é Furtado de Mendonça. Certamente são parentes, mas, infelizmente, eles não têm interesse em genealogia.
Zélia

Reply

Direct link:

Furtado de Mendonça (Santa Leopoldina,ES, Brasil)

#67438 | artur41 | 14 juin 2004 11:17 | In reply to: #67359

Cara Zélia,


Poderão ser parentes. Diz na mensagem que «infelizmente, eles não «têm interesse em genealogia». Dar-se-á o caso de precisarem de algum estímulo?!

Gostaria de perceber o alcance da sua mensagem!

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Furtado de Mendonça (Santa Leopoldina,ES, Brasil)

#67539 | camisao65 | 15 juin 2004 09:40 | In reply to: #67438

Caro Artur,


Como eu não perco uma...


Carlos Furtado de Mendonça
Coqueiral - ES


Custódio Furtado de Mendonça Filho
Vitória - ES

Diego Henrique Gomes Martins
Cachoeiro de Itapemirim - ES


Edilson Furtado de Mendonça
Guarapari - ES


Geraldo Furtado de Mendonça
Piúma - ES


Humberto Carlos Furtado de Mendonça
Cariacica-Sede - ES


Ísis Furtado de Mendonça
Linhares - ES

Josiane Aparecida Galdino
Nova Betânia - Linhares - ES


Josias Furtado de Mendonça
São José do Calçado - ES


Kleber Furtado de Mendonça
Santa Cruz - ES


Kleber Furtado de Mendonça
Jardim Camburi - Vitória - ES


Luciana Quinamo Furtado de Mendonça
Jardim da Penha - Vitória - ES


Luiz Furtado de Mendonça Fillho
Vitória - ES


Marcelo Furtado de Mendonça
Coqueiral - ES


Maria do Carmo Halfeld Furtado de Mendonça
Iriri - ES


Mário Nelito Furtado de Mendonça
Barra do Jucú - ES


Marlene da Silva Furtado de Mendonça
Vitória - ES

Marlene da Silva Furtado de Mendonça
Vitória - ES

Waldir Furtado de Mendonça
Vitória - ES


Carlos Heugenio Duarte Camisão
Cachoeiro de Itapemirim - ES


Cíntia Camisão Pereira
Jacaraípe - ES

Emerson Caetano Camisão
VL Betânia - Viana - ES


Joelito Ribeiro Camisão
Cachoeiro de Itapemirim - ES


Maria da Consolação Souza Camisão Pereira
Jacaraípe - ES


Maria da Penha Frisso Camisão
Vila Velha - ES


Maria Olimpia Oliveira Camisao
Vitória - ES


Newton Rezende Camisao
Vila Velha - ES



Grande Abraço

Luis

Reply

Direct link:

RE: Furtado de Mendonça (Santa Leopoldina,ES, Brasil)

#67572 | artur41 | 15 juin 2004 17:51 | In reply to: #67539

Caro Luís,


Interessante a profusão de "Furtados de Mendonça" e...de "Camisões"!


Grande abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#67593 | jvaldeira | 15 juin 2004 22:54 | In reply to: #64473

Caro Artur Camisão,

Embora não tenha muito a ver com o tema aqui lhe deixo uma nota curiosa. Encontrei em Coria (Extremadura espanhola) uma Plazuela del Duque, dedicada ao Dr.Camisón, médico de câmara de Afonso XII. Fica junto à Catedral e penso que o Duque a que se refere é o de Alba que tinha um pequeno palácio nas proximidades. Não sei se existe ligação entre ele e o médico mas a verdade é que parte das ruas desta cidade, além do nome, têm uma dedicatória...

Cumprimentos,
JValdeira

Reply

Direct link:

Dr. Camisón

#67613 | artur41 | 16 juin 2004 08:54 | In reply to: #67593

Meu Caro JValdeira,


De facto, bastante curiosa a informação!

Agradeço a referência da dedicatória...


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

P.S. Talvez seja melhor transferir este "tema" para outra "sala". Não concorda?

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#67622 | camisao65 | 16 juin 2004 10:49 | In reply to: #67593

Caro JValdeira,

Mais uma pequena curiosidade.
O nome completo desse Dr. Camisón, é Don Laureano Garcia Camisón, e nasceu em Villanueva de La Sierra, provincia de Extremadura.

Cumprimentos

Luis Camizão

Reply

Direct link:

RE: Furtado de Mendonça (Santa Leopoldina,ES, Brasil)

#67771 | zelia | 17 juin 2004 22:35 | In reply to: #67438

Certamente que era a falta de estímulo. Vários descendentes, de municipios vizinhos, já se manifestaram no forum.Isso é muito bom!

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#67897 | artur41 | 19 juin 2004 20:13 | In reply to: #67359

Cara Zélia,


Espero que tenha recebido, em boas condições, os dados hoje fornecidos!

Quanto tiver mais informações transmitir-lhas-ei.


Abraços

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Capitão Miguel Furtado Neto

#68537 | artur41 | 28 juin 2004 09:32 | In reply to: #67897

Caríssimos confrades,



Coloco aqui um excerto do estudo "AS NoSSAS ASCENDÊNCIAS À CASA REAL PORTUGUESA". Foi-me enviado pelo Rui Pereira, mediante autorização do Luís Soveral Varella (ambos meus parentes):


« XIII MARIANA FURTADO DE MENDONÇA, nasceu nos últimos anos do séc. XVI, por antes de 1591 e deve ter falecido em Monchique para onde depois de viúva com suas duas filhas, provavelmente para as termas das Caldas de Monchique.
Casou com DUARTE CARVALHO DE BARBUDA, pagem de D. Fernando Luís de Albuquerque, senhor de Vila Verde, filho de Bernardim de Barbuda , amo de D. Luís de Noronha, e de sua mulher Catarina Carvalho; neto paterno Lourenço Anes de Barbuda e de sua mulher Isabel Rodrigues de e de sua mulher Isabel Duarte de Barbuda; neto materno de Simão Fernandes Carvalho, alferes de Vila Verde dos Francos; e bisneto por varonia de Lourenço Esteves de Barbuda, colaço do Rei Dom Duarte, como consta da carta de brasão de Armas de seu bisneto Belchior de Soveral Barbuda datada de 4.1.1555, para Barbudas, e de sua mulher Violante da Veiga.

Filhas:

2(XIV) CATARINA DE MENDONÇA ou CATARINA FURTADO, como surge nos registos paroquiais , nasceu cerca de 1610 e foi moradora em Barão de S. Miguel, concelho de Vila do Bispo, termo de Lagos, e em Monchique onde surge com seu marido várias vezes ente 1638 e 1646. Casou cerca de 1630 com DIOGO PERES, de Barão de S. Miguel.


Filho:

2.3(XV) MIGUEL FURTADO NETO, nasceu cerca de 1645 e foi capitão da ordenança de Monchique. Casou a 12.2.1673 com FRANCISCA JORGE, filha de Luís Jorge, já falecido em 1673, e de sua mulher Bárbara Luís, moradora em Monchique, celebrando a cerimónia o padre Estevão Andrez e tendo por testemunhas o capitão Vicente Estevens Duarte e o capitão Manuel Furtado Duarte, morador em Barão de S. Miguel.

Filha:

2.1.3(IV) CATARINA FURTADO, nasceu cerca de 1675. Casou a 24.11.1699 em Monchique com DOMINGOS MARREIROS DE AREZ, de Vila do Bispo, filho de João Marreiros de Arez e de sua mulher Francisca da Veiga.»



Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto

#68566 | jvaldeira | 28 juin 2004 20:38 | In reply to: #68537

Caro Artur Camisão,

Este Duarte Carvalho de Barbuda, neto de Rodrigues e de Duartes, suscita-me alguma curiosidade porque imagino que poderá ser de alguma forma aparentado com o Cap.Mor de Odemira Lançarote Rodrigues Duarte, cujos descendentes são por sua vez apadrinhados por vários Barbudas em Odeceixe.

Tenho Lançarote Rodrigues Duarte, que foi também juíz dos orfãos, como tendo casado em 7-7-1630 em S.Maria de Odemira com Leonor de Oliveira Fogaça. Tem alguma informação sobre este Lançarote?

Já agora, se tiver oportunidade poderia repetir nomes dos avós de Duarte Carvalho de Barbuda, uma vez que um deles parece ter saído cortado?

Obrigado!
JValdeira

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto

#68569 | rafael | 28 juin 2004 22:40 | In reply to: #68537

Caros confrades

Leio aqui referência a Furtados , de Monchique. Por acaso, já teriam deparado com pessoas deste apelido das freg. do Alferce e de São Marcos da Serra ?
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto

#68601 | artur41 | 29 juin 2004 18:39 | In reply to: #68566

Caro JValdeira,


Sobre o Lançarote, que refere, nada sei.

Relativamente aos avós de Duarte Carvalho de Barbuda, o que lancei no Forum foi o que recebi: o Rui Pereira teve a amabilidade de fazer o treslado de parte substancial do estudo do Luís Soveral Varella, pelo que no original algum lapso deve ter ocorrido. Irei saber o que se passou!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#72253 | artur41 | 03 sept. 2004 09:49 | In reply to: #51902

Caros Confrades,


Muito me espanta o critério utilizado. Não entendo a "ambiguidade"...!
Se sou descendente de Duarte Carvalho Carvalho de Barbuda e de Mariana Furtado de Mendoça, qual o motivo do não entroncamento na B.D. do Genea?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Errata:

#72254 | artur41 | 03 sept. 2004 09:54 | In reply to: #72253

Onde se lê Carvalho Carvalho, deve-se ler Carvalho.

Reply

Direct link:

Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76067 | artur41 | 28 oct. 2004 00:13 | In reply to: #72254

Caro Luís Filipe,


Vou pesquisar melhor estes "Carvalho de Barbuda".


Um abraço

Artur

P.S. Nunca te esqueças, meu primo: o futuro a Deus pertence.

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76073 | SUÃO | 28 oct. 2004 08:59 | In reply to: #76067

Caro Luís Soveral Varella:

Agradeço-te o material sobre os Pachecos que ainda não tive vagar para ver. Conto fazê-lo neste fim de semana alargado.

Queria fazer-te um pedido. Faço-o neste espaço porque vi que a informação já aqui circula.

Gostaria de saber, não se vão alimentar futuros dissabores, quais as fontes ou a fonte que te levam a afirmar ser esta Catarina Furtado (c.c. Diogo Pires), uma Catarina Furtado de Mendonça filha de Duarte Carvalho de Barbuda e de Mariana F. de M.

Eu tenho as maiores dúvidas, as maiores dúvidas mesmo, em tal filiação. Não afirmo o contrário, mas porque tenho razões fortes que me levam a supôr outra realidade gostaria de ficar ilucidado.

Um grande abraço

Miguel Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76138 | LSV | 29 oct. 2004 02:14 | In reply to: #76073

Miguel

A informação que passei (sobre a qual não tenho provas e hoje teria sido certamente mais cauteloso) é a que me foi fornecida pelo Maurício Antonino Fernandes. De qualquer modo, que me lembre, nunca forneci essas informações para o fórum ... terei fornecido...?
Do mesmo modo que as informações que te passei a ti, são para ti. Para falarmos sobre elas, se o entenderes.
Mas tudo isso, inclusivé a dedução do dr. Maurício, vais poder verificar nos apontamentos que te enviei na semana passada. Vai exactamente num "capítulo" a que chamei «Furtado, de Monchique» os quais não entronco em ninguém referindo apenas em nota de rodapé a fonte, até melhor ou pior prova.

Aliás, verificarás que nos apontamentos que te enviei identifiquei entretanto um Pedro Furtado (§ 6.2) o qual não deverá ter nascido depois de 1560, pai de um Pascoal Pacheco, conforme livro de notas de Aljezur, de 1618, cuja data inviabiliza por completo que pudesse ser descendente de D. Mariana de Mendonça, a qual se sabe teve dispensa matrimonial para casar com Duarte Carvalho de Barbuda a 5.7.1618. Prova isto, sem sombra de dúvidas que Furtado já os havia por Monchique e arredores, antes da "famosas" filhas de D. Mariana de Mendonça.

Se ainda não respondi neste tópico (talvez o devesse ter feito, não sei...) até agora (em que fui contactado directamente) foi porque nada tive ainda para acrescentar ou retirar, melhor dizendo, confirmar ou desmentir. E foi precisamente por isso Miguel, para evitar os tais dissabores que referes. Discussões mais ou menos acesas onde se perde tempo demais com coisas de menos.
Sinceramente não tenho tempo para isso, ou correrei o risco de nunca tirar isto e muito mais "a limpo".
Preferiria aliás, confesso, ter discutido o assunto primeiro, cruzando dados e opiniões antes de aqui vir responder.
Estaria eventualmente em melhores condições de voltar ao assunto. E com ele mais ou menos ou mesmo indubitavelmente esclarecido.
O que te posso dizer é que não dou por provado nem to posso garantir que não é.

Entretanto hoje estive na TT e tinha a esperança de lá te encontrar. Volto para a semana.

Um abraço
Luís

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76142 | SUÃO | 29 oct. 2004 08:47 | In reply to: #76138

Caro Luís:

Agradeço-te a tua resposta, clara e sem rodeios o que só abona a favor da investigação que fazes. Penso que é essa a postura normal de todos nós que tentamos recuperar a memória das gerações passadas.

Como te disse já, vou ver com todo o vagor o extenso repositório de informações que me fizeste o favor de enviar. Conto com a tua ajuda para cruzarmos o material que cada um de nós tem.

Foi óptimo o teu esclarecimento e se fiz este pedido aqui foi simplesmente para que todos os que frequentam este Forum não interiorizem já como dados factuais o que são meras hipóteses, que por isso mesmo podem vir a ser confirmadas ou não, como penso que acontecerá neste caso em particular pelas razões que já deixaste transparecer e que eu penso poder engrossar com mais dados documentais sobre estes Furtados de Monchique, que aqui estão desde épocas muito anteriores às do referido casal.

Bem hajas, Luís, por tudo isso.

Um gande abraço do

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76146 | artur41 | 29 oct. 2004 09:28 | In reply to: #76142

Caro Miguel,


Parte d'aquilo que foi colocado neste tópico teve como base informações que me foram fornecidas mediante autorização do Luís Soveral Varella. Na verdade, o Rui Pereira solicitou a "dita" para me fornecer os dados.

Longe de mim, muito honestamente, avançar com dados, sem mais...

Para melhor clarificação da questão, eu peço-lhe que coloque, aqui, aquilo que sabe. Caso o deseje, claro está!


Melhores cumprimentos

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76164 | SUÃO | 29 oct. 2004 10:36 | In reply to: #76146

Caro Artur Camisão Soares:

Como calculará não o devo fazer antes de falar com o Luís S.V. e, sobretudo, antes de analisar todos os documentos que existem sobre a dita gente. Isto exige que cruzemos os elementos na posse de cada um.

E aqui o Luís S.V é fundamental, pelo levantamento que sei que fez das gentes de Monchique.

O meu objecto de estudo centra-se na nobreza das principais localidades do Algarve. O que tenho para lá disso não me permite controlar de forma segura a situação. Há primeiro que cruzar todos os dados e analisá-los. Genalogia não pode ser troca de cromos ou de vontades, como alguém e muito bem dizia há tempos neste Forum.

No devido momento, i.e. logo que possível, será transmitido a todos os participantes deste espaço o que nos foi dado apurar.

Abraços
Miguel Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76167 | artur41 | 29 oct. 2004 11:33 | In reply to: #76164

Caro Miguel,


Concordo consigo. A bem da genealogia: tem que se ter uma perspectiva de conjunto, pelo que o cruzamento dos vossos dados é indispensável.

Aguardarei com toda a serenidade.


Abraços

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76219 | rmfrp | 30 oct. 2004 01:25 | In reply to: #76142

Caros Artur Camisão Soares, Luís Soveral Varella e Miguel Côrte-Real:

Não intervim até ao momento nos tópicos controversos que surgiram neste mesmo Fórum ao longo da última semana, pois tenho consciência de que em situações de crispação é muito fácil ser-se mal interpretado. Porém, pelo respeito que me merecem todos os participantes neste tópico, e até porque o meu nome foi já aqui referido, creio ser meu dever efectuar um pequeno esclarecimento sobre as circunstâncias em que os dados relativos aos Furtados de Monchique chegaram a Artur Camisão Soares e Luís Camizão.

Tenho por hábito registar toda a correspondência de índole genealógica que recebo e envio, pelo que posso situar perfeitamente os vários passos seguidos pela informação.

Terá sido em finais do ano passado que a investigação de Artur Camisão Soares o conduziu a um entroncamento em Miguel Furtado Neto, do qual vim a tomar conhecimento, segundo creio, através deste mesmo tópico pelas primeiras mensagens datadas de 17 de Novembro de 2003.

Imediatamente, como se pode constatar por essas mesmas mensagens, Luís Camizão encontrou dados que indicavam um Miguel Furtado Neto (a esposa não era indicada) como filho de Diogo Peres e Catarina Furtado de Mendoça, e neto materno de Duarte Carvalho de Barbuda e Mariana Furtado de Mendoça, com a indicação expressa de a fonte ser "Luís Soveral Varella". Esses dados continuam disponíveis publicamente na internet até hoje: bastará procurar "Miguel Furtado Neto", com as aspas, no motor de pesquisa mais popular da actualidade para se encontrar imediatamente a página em questão, que pertence a uma base de dados genealógica.

Subindo uma geração na mesma base de dados, para a página de Catarina Furtado de Mendoça, verifica-se que a fonte é agora indicada como "Luís Soveral Varella (Maurício Antonino Fernandes)". É possível seguir a genealogia ascendente pelo ramo Furtado durante muitas gerações.

Nem teria sido porém necessário sair do Genea Portugal para encontrar a ligação que agora é colocada em dúvida, pois Catarina Furtado de Mendoça e Diogo Peres figuram na base de dados do GP, apesar de o filho Miguel Furtado Neto aí não constar:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34434

Deste facto dei conta publicamente, neste mesmo Fórum, a Artur Camisão Soares logo no dia 23 de Novembro de 2003:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=52357&fview=c

Quem enviou esta informação para a base de dados do Genea Portugal? A fonte indicada é uma das contribuições dos utilizadores: "GP-1248". Não é porém difícil saber qual o seu autor. Teria de ser alguém que investigava esta família, e utilizava a grafia "Mendoça". Se tal não fosse suficiente para dissipar todas as dúvidas, bastaria constatar que aqui na base de dados do GP a descendência de Catarina Furtado de Mendoça prossegue numa única linha, sempre com a mesma fonte, até um bisavô de Luís Soveral Varella.

Torna-se assim claro que, apesar de já não recordar esse facto, ter sido o próprio Luís Soveral Varella que publicou a filiação polémica em dois locais distintos da internet, onde se mantém há vários anos.

Porém, do ponto de vista dos descendentes da família Camisão, a questão não estava encerrada. Havia a questão de esclarecer se o Miguel Furtado Neto que constava na outra base de dados, sem indicação de casamento, e que não constava aqui no GP, era o mesmo Miguel Furtado Neto, progenitor do seu ramo, que tinha casado com Francisca Jorge.

Sucede que eu próprio tinha em minha posse elementos genealógicos de grande valor sobre famílias de Monchique, que me haviam sido gentilmente enviados por Luís Soveral Varella a 8 de Agosto de 2002 e que continham exactamente a informação de que o Miguel Furtado Neto casado com Francisca Jorge seria o filho de Catarina Furtado de Mendonça.

Quando tomei consciência deste facto, enviei, a 14 de Janeiro de 2004, um e-mail a Artur Camisão Soares e Luís Camizão, que abaixo reproduzo parcialmente (o restante texto da mensagem não está relacionado com este tema):

"Caros Primos:

Envio este e-mail para dar algumas informações quanto aos vossos Furtados de Mendonça.

Estive a rever os dados que em tempos me foram enviados por Luís Soveral Varella relativos à descendência de Mariana Furtado de Mendonça e verifiquei que lá consta a vossa linha até Catarina Furtado e Domingos Marreiros de Arez. Portanto, por aqui parece não haver qualquer dúvida de que o vosso ramo está entroncado. (...)"

Pela mesma altura tive ocasião de falar pessoalmente com Luís Soveral Varella e de lhe referir o facto de Artur Camisão Soares e Luís Camizão terem descoberto ser descendentes dos Furtados de Monchique.

Naturalmente, a minha referência aos dados de Luís Soveral Varella despertou a curiosidade dos descendentes de Miguel Furtado Neto. Daí que alguns meses mais tarde, mais concretamente a 13 de Junho de 2004, eu tenha enviado um e-mail a Luís Soveral Varella pedindo autorização para enviar uma cópia do seu trabalho a Artur Camisão Soares e Luís Camizão. Em e-mails datados de 13 e 16 de Junho, fui autorizado a fazê-lo. Assim, no dia 18 de Junho enviei a Artur Camisão Soares e Luís Camizão o trabalho em causa, transmitindo-lhes porém (a pedido do autor. Luís Soveral Varella) a ideia de se tratar de um trabalho eventualmente já desactualizado.

Devo esclarecer, porém, relativamente a essa eventual desactualização, que a mensagem que recebi de Luís Soveral Varella a 13 de Junho de 2004 referindo essa questão menciona explicitamente a linha até André Furtado de Mendonça como correcta.

Foi desse mesmo trabalho que (obviamente sem qualquer intervenção da minha parte) Artur Camisão Soares colocou neste mesmo tópico um extracto, em mensagem datada de 28 de Junho de 2004:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=68537&fview=c

Este extracto não inclui algumas notas de rodapé que acompanham o texto original, e uma dessas notas é importante nessa discussão. A chamada encontra-se após "2(XIV) CATARINA DE MENDONÇA ou CATARINA FURTADO, como surge nos registos paroquiais ,", correspondendo o espaço que aparece entre a palavra "paroquiais" e a vírgula ao número da nota de rodapé, que desapareceu. Na nota lê-se: "ligação genealógica provada pelo dr. Maurício Antonino Fernandes.".

Estou certo de que todos teremos interesse em conhecer detalhadamente as novas informações que colocam em causa a filiação de Catarina Furtado (de Mendonça) no casal Duarte Carvalho de Barbuda - Mariana Furtado de Mendonça. Todos estamos aqui pela Genealogia e ela faz-se com a verdade, ou pelo menos, se ela não for clara, com o mais próximo da verdade que conseguirmos chegar. No entanto, penso ter esclarecido os motivos pelas quais nem Artur Camisão Soares, nem Luís Camizão, nem eu próprio, havíamos tido até este momento razões para duvidar de tal filiação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76220 | artur41 | 30 oct. 2004 02:08 | In reply to: #76219

Caro Rui,


Agradeço-te o esclarecimento. Aquilo que dizes, corresponde em tudo à verdade.
Lamento que tenhas sido chamado a intervir, por este motivo.

Que não fiquem dúvidas: eu e o Luís Filipe apenas queremos saber a verdade. Em momento algum, como bem dizes, tivemos razões para duvidar de semelhante filiação.

Como sabes isto tem estado conturbado, com polémicas atrás de polémicas. O grande exemplo que aqui deste, de ombridade e consideração, é digno de todo o meu respeito!

O resto de um bom fim de semana.


Um abraço

Artur

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76221 | LSV | 30 oct. 2004 03:09 | In reply to: #76219

Caro Rui Pereira

Primeiro que tudo gostaria de informar que não estou minimamente disponível para entrar nesta ou noutra discussão de quem diz que disse e diz que foi.

Tudo o que refere é verdade, no que toca a ter sido eu quem lhe deu a informação e ter autorizado que a passase a outrém.
Talvez não o devesse ter feito. Ou melhor, talvez o devesse ter feito se fosse para contribuir para qualquer investigaçã.
Prefeira não ter escrito isto, confesso, mas já escrevi.
E fui eu sim que enviei esses dados para o Genea. Acontece que, o facto de eu permitir (e acho que assim mesmo deve ser) que alguém passe a outrém os dados que eu forneço não é razão suficiente para os publicar, mesmo referindo a fonte.

Como disse, e sem mais detalhes, na minha resposta ao Miguel Côrte-Real é que não dou hoje por provado ou não provado a linha que sempre tive (desde que a recebi do dr. Maurício Antonino Fernandes, para mim insuspeito), até, em conversa com um elemnto do extinto conselho de nobreza, ter sabido que essa mesma linha tinha sido não aprovada pelo CN num requerimento para uma carta de brasão de armas. Fui então investigar o que pude. E como referi, tenho hoje dúvidas do que para mim até então era insuspeito.
Não me parece razoável considerar este assunto como um «vou sair em minha defesa» porque aqui não há nem ofensa nem defesa. Nomeadamente na de "detective" de quem enviou ou não os dados para o Genea. A atitute é desnecessária e depropositada. Bastaria perguntar como é que os dados aí apareceram. Eu teria dito - fui eu. E se estão errados, ou se se provar que o estão, corrijam-se poie eu mesmo o proporia ao Genea. Acontece que não tenho ainda provas de que sim ou não.
Parece-me que estes "bate-papo" via net levam sempre a ânimos que mesmo sem se exaltarem são pouco corteses. É essa a unica razão porque eventualmente me poderei penitenciar. Por ter fornecido este, ou aquele dado.
Isto é um fórum de discussão, não é? pensava que sim.

Terei todo o gosto em colocar nesta base os dados que obtiver entretanto. mas desta vez, sem dúvida, com muitissimo mais cautela. Não tenha dúvidas.

De resto as minhas pesquisas continuam bem muito obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76222 | SUÃO | 30 oct. 2004 03:30 | In reply to: #76219

Caro Rui Pereira:

Da minha parte agradeço os seus esclarecimentos. Mas penso que para todos nós confrades interessa sobretudo conhecer os fundamentos da referida filiação e não tanto a sua autoria.

Conhecidos os suportes da filiação, e reunidos os elementos documentais conhecidos sobre os Furtados de Monchique, naturalmente se ajuizará a questão.

Quanto ao seu último período, não concordo inteiramente com o que diz nas suas duas primeiras linhas.

Quando se estabelece uma filiação até aí totalmente desconhecida (sem qualquer referência anterior nesse sentido, nem de nobiliários !) há que pôr em claro o plano em que se joga; se no hipotético, se no da realidade comprovada. Assim deverá ser sempre, e mais ainda quando uma filiação envolve duas realidades económicas e sociais muito distintas, a vários níveis dificeis de "encaixar". A menos que existam provas que a demonstrem inequivocamente.

Penso que concordará comigo.

Grande abraço

Miguel Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76226 | rmfrp | 30 oct. 2004 14:10 | In reply to: #76221

Caro Luís Soveral Varella:

Como sabe, e sabem todos aqueles que acompanham as minhas intervenções neste Fórum, a minha mensagem anterior afastou-se da linha habitual de confinar as minhas intervenções no Fórum a temas genealógicos. Foi a resposta a um contexto específico (em que não me considerei ofendido) e nada tenho a acrescentar.

Não descendo (tanto quanto sei) da família Furtado de Monchique, mas se me cruzar com ela em próximas investigações não deixarei de dar conta do que encontrar, a si e aos restantes interessados nesta família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76227 | rmfrp | 30 oct. 2004 14:11 | In reply to: #76222

A minha mensagem anterior destinou-se a esclarecer uma situação concreta. O esclarecimento está feito de forma que considero clara, pelo que não pretendo importunar mais os participantes do Fórum com esse assunto.

Relativamente às duas linhas que refere, não acredita certamente que a minha forma de pensar se baseie, para usar uma expressão agora em voga, numa inversão do ónus da prova.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76228 | rmfrp | 30 oct. 2004 14:13 | In reply to: #76222

Caro Miguel Côrte-Real:

Por lapso, a minha mensagem anterior, a si dirigida, seguiu sem a linha inicial. Por este facto peço desculpa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Capitão Miguel Furtado Neto- ascendência

#76240 | SUÃO | 30 oct. 2004 21:16 | In reply to: #76227

Caro Rui Pereira:

Claro que cada qual escolhe as linhas por que se cose...

Para mim, por exemplo, nunca me passaria pela cabeça estabelecer uma filiação sem a respectiva fonte (prova). E muito menos, caso isso acontecesse acidentalmente e me fosse chamada a atenção, ripostar com qualquer coisa do género "prove que não é" ! Isso só poderia ser uma brincadeira em época carnavalesca do tipo genealouca.


Os meus cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 00:10

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen