Paiva Manso

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Paiva Manso

#52283 | rgc | 21 nov. 2003 17:46

Caro Luís Piçarra

Fiquei de lhe enviar um apontamento relacionado com a família ,em epígrafe.
Como não me recordo do tópico onde tal referi, abri este, na esperança que o leia.

No trabalho-GARRIDOS E MELOS COUTINHOS , pelo Dr. Francisco Cyrne de Castro, publicado no Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris-Lisboa -1970 Ano XV - Jan.º n.º 51, leio:

" António Fernandes de Miranda, natural de Tróia, baptizado em 1 de Junho de 1664, tendo sido Almoxarife, Capitão-mor e Juiz dos Orfãos na vila ( creio ser Miranda do Corvo) e
D.Isabel de Melo Coutinho, da freg. de Nossa Senhora da Finisterra, de Vila Nova de Anços, que veio a casar, em segundas núpcias, com o capitão-mor ANTÓNIO de PAIVA MANSO.
Este, "morador no lugar de Tróia, da vila de Miranda do Corvo, era filho de Manuel Francisco e de Catarina de Paiva; neto paterno de Manuel João e de Maria Francisca, e materno de Francisco Dias, familiar do StºOfício e de Maria de Paiva, todos do lugar de Tróia.
Casou em 2.ªs núpcias, talvez princípios de 1719, com Jacinta Maria, natural do lugar de Chã de Lamas, freguesia do Espírito Santo de Lamas, onde assistia, filha de Simão Esteves de Carvalho e de Domingas Simões.Teve carta de familiar do St. Ofício, de 4 de Maio de 1712, sendo então, já casado com D.Isabel de Melo Coutinho.
É interessante observar-se que a família de onde foi extraido este apontamento é um caso paradigmático em algumas famílias portuguesas muito ilustres, porque entre fidalgos e outros nobres, há bacharéis, capitães-mor,desembargadores,COC,clérigos; juntamente,com outros da família de/com categoria social muito diferente, tais como lavradores,e um deles- "trabalhador em sua fazenda e, quando não tinha que fazer, ajudava seus vizinhos, por salário ";e também um antepassado -,"ferrador."

Espero que este apontamento tenha alguma utilidade para o caro confrade, ou para alguém interessado nesta família.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Guerrero

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#52287 | luis262 | 21 nov. 2003 18:05 | In reply to: #52283

Caro Rafael Guerreiro:

Muito Obrigado pela sua informação.
A anterior foi num tópico sobre famílias de Miranda do Corvo.
Cumprimentos
Luis Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55475 | A.Godinho | 15 janv. 2004 17:59 | In reply to: #52283

Caro Rafael Guerreiro

Sabe dizer-me alguma coisa sobre a ascendência pelos Lobatos, Mirandas, Silvas e Paivas, das pessoas que seguem ?
Estarão ligados ao Capitão Mor que refere e aos Paiva Manso?

I.Clara Maria de Jesus ( filha de Maria Lopes,solteira, e neta de Tomé Lopes e Maria Lopes), n. Godinhela ( Miranda do Corvo) b. a 6.1.1757. Casou a 15.8.1778 com Bernardino da Silva Lobato. Tiveram:
II.Vicente da Silva Miranda
II.Maria Claudina Lobato de Paiva, c.c. Manuel Fernandes Lopes seu tio ( fº da referida Maria Lopes, solteira).
II. Joaquina Cândida, n. Godinhela, b. a 10.10.1791. Casou a 16.4.1812 com José de Santo António, da Godinhela. Filha:
III.Fortunata Cândida da Silva, n. Godinhela, b. a 12.11.1819, casou com seu tio materno Vicente da Silva Miranda, n. Godinhela, b. a 6.1.1787 e f. 1847, filho de Bernardino da Silva Lobato e de Clara Maria de Jesus. Casou segunda vez com o Dr. José Leal de Gouveia Pinto, médico. C.g . de ambos os matrimónios.

Elementos colhidos no artigo "Colecção Eusébio Tamagnini - Um Arquivo de Família", por Maria João Castro, in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, vol. XIX e XX, 1999-2000, pp. 329-380.

Nota: só colhi do artigo supra referido, e compus de forma livre, o que me interessava, para lhe colocoar esta questão. Trata-se de um interessantíssimo artigo com bastantes mais elementos sobre esta gente e outra informação de interesse para Miranda do Corvo.

Grato pela atenção que queira dispensar
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55476 | A.Godinho | 15 janv. 2004 18:04 | In reply to: #52287

Caro Luís Piçarra

Agradeço que veja acima a mensagem que dirigi ao confrade Rafael Guerreiro de Carvalho.
Tenho interesse nestas pessoas por o Dr.José Leal de Gouveia Pinto e a Fortunata Cândida da Silva serem 5ºs avós maternos dos meus filhos mais velhos.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55479 | rgc | 15 janv. 2004 18:26 | In reply to: #55475

Caro António Godinho de Carvalho

Sobre a região de Miranda do Corvo não tenho nada pesquisado. Vamos lá ver se para Março poderei deslocar-me e consultar alguns paroquiais,porque em princípio me interessam por presumir que os meus -PEREIRA- (pelo meu avô Alf.Manuel Francisco Pereira , da Mouta-freg.de São Domingos da Castanheira)ligados aos Denises e Carvalhos, etc.da antiga freg. de São Domingos da Castanheira ,concelho de Pedrógão Grande(hoje,cidade Castanheira de Pera.
Todavia, possuo um pequeno apontamento que me foi enviado,há anos pelo ilustre genealogista Senhor Ten-Coronel Sacadura Falcão,de um ramo dos -PEREIRAS,de Miranda do Corvo,da família deste Senhor,cujos apelidos e de zonas limítrofes me continuam a interessar e muito.Mas que eu, por circunstâncias adversas, nunca mais desenvolvi,mas não por desinteresse ou vontade.
Por isso, aproveito esta oportunidade de ser eu a pedir-lhe informações de- CARVALHOS-QUEIROSES-DENIS PEREIRAS-SIMÕES-ALEIXOS-TOMAZES-J/ZUZARTES e outros que, eventualmente, conheça ou venha a descobrir das zonas atràs referidas, que eu farei o mesmo.

Ao dispor. Com os meus cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55483 | rgc | 15 janv. 2004 18:41 | In reply to: #55479

http:genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.php?id=51387
V/Adriana Torres de Carvalho ( onde aparece o dito meu avô) ou então em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=52765
RC

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55484 | rgc | 15 janv. 2004 18:43 | In reply to: #55483

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=51387
RC

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#55531 | A.Godinho | 16 janv. 2004 10:39 | In reply to: #55479

Caro Rafael Guerreiro de Carvalho

Grato pela resposta pronta. Se encontrar alguma coisa das famílias que lhe interessam direi.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Paiva Manso

#99354 | luis262 | 04 sept. 2005 17:19 | In reply to: #52283

Caro Rafael Guerreiro:

Se lhe fosse possível e não lhe desse muita maçada, agradecia que me disponibilizasse elementos, sobre a ascendência de D. ISABEL DE MELO COUTINHO, que referiu na mensagem de 21.11.2003 e que veio a casar, em segundas núpcias, com o capitão - mor António de Paiva Manso.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Dª Isabel de Melo Coutinho

#99760 | luis262 | 08 sept. 2005 00:30 | In reply to: #99354

Renovação de pedido.

Reply

Direct link:

RE: Dª Isabel de Melo Coutinho

#99762 | luis262 | 08 sept. 2005 00:34 | In reply to: #99760

Desculpem não ter assinado a renovação de pedido.
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Dª Isabel de Melo Coutinho

#100516 | luis262 | 14 sept. 2005 23:35 | In reply to: #99760

Caro Rafael Guerreiro:

Desculpe a minha insistência, mas como as coisas "correm " muito depressa aqui no fórum r,ceio que lhe tenha passado despercebida a mensagem.
Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Nunes Pereiras de Pêra, Lousã e Miranda

#225592 | AQF | 05 avril 2009 14:07 | In reply to: #55479

Caro Confrade Rafael Carvalho,

Só agora vi esta sua mensagem antiga, e que me leva a perguntar-lhe se conhece os Nunes Pereira da minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=225590 e/ou sabe se têm ligação aos Pereiras de Miranda do Corvo ?


Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Dª Isabel de Melo Coutinho

#225610 | luis262 | 05 avril 2009 18:13 | In reply to: #99760

Boa tarde,

Isabel de Melo Coutinho, 1ª mulher de António de Paiva Manso, tem no Geneall duas páginas editadas, uma delas com o nome de "Isabel de Melo Coutinho da Cerveira", com a ascendência.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=314158
Isto responde á questão que em tempos coloquei e é um dado que pode , eventualmente, interessar.Aqui fica pois.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

Paiva Manso

#427023 | BrunoRodrigues | 09 sept. 2020 00:13 | In reply to: #55475

António Godinho de Carvalho,

Quanto aos Silva Miranda:
O meu bisavô, Abílio da Silva Miranda (1907-1967), filho de Adriano da Silva Miranda (? -?), neto de António da Silva Miranda (1821-1911), bisneto de António da Silva Miranda (? -?), era de Godinhela, bem como os seus ascendentes. Não encontrei ainda, no entanto, qualquer Vicente da Silva Miranda, mas seguramente que será da família.

Cumprimentos,
Bruno Rodrigues

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 06:09

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen