Pintro-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Pintro-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#53564 | cris | 12 déc. 2003 09:47

Vou tentando sem ideia alguma como proceder, fazendo a minha genealogia ou seja, familia PINTO (avó materna), REIS (avô materno), MENDES (avó paterna) e DE MATOS (avô paterno)ambas de Marco de Canaveses. Pinto Reis de Sao Martinho da Aliviada et Mendes De Matos de Tuias. Queria saber como obter certidoes de meus avós desde o estrangeiro sabendo que hà dias seguidos que (...) por problemas tecnicos nao me ajuda de forma alguma? E sabendo que meus visavós nasceram hà mais de 100 anos poderei me dirigir simplesmento ao concelho (Marco de Canaveses)? Deixo aqui minhas esperanças e conto com vossa ajuda. Desde jà os meus agradecimentos e cumprimentos.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53566 | cris | 12 déc. 2003 09:54 | In reply to: #53564

Encomendei um livro da autoria da Prof. Maria Emilia Monteiro sobre Marco de Canaveses e fiquei surpreendida ao descobrir que Carmen Miranda era afilhada dos Assis da quinta "là de dentro", meus familias por parte de meu avô materno, Luis Reis, irmâo de Sra Ana Assis, mae do politico Francisco Assis. Vou andando pouco a pouco mas vou andando... Agradeço toda informaçao que me possa alcançar um passo em frente. Obrigada.

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53568 | aeiou2 | 12 déc. 2003 10:09 | In reply to: #53564

Cara Amiga,
Julgo que Tuías pertence ao Arquivo Distrital do Porto,e já que os seus ascendentes nasceram há 100 anos,deve pedir assentos fotocopiados de baptismo ou casamento para efeitos de pesquisa genealógica. Pode fazê-lo por escrito para referido Arquivo,mas tendo o cuidado de indicar o nome da pessoa e dos pais,a data mais ou menos próxima,eles fazem a pesquisa dez anos para trás e dez anos para a frente,e indicar o local e a freguesia do baptismo ou casamento.Também deverá perguntar a modalidade de pagamento e de envio.A morada é :
Arquivo Nacional Torre do Tombo,A.D.Porto
Rua das Taipas,
Porto.veja sff,o nº,e o código postal nas moradas do GP
Boa sorte
Maria

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53570 | cris | 12 déc. 2003 10:28 | In reply to: #53568

Se compreendi bem, nao devo pedir certidoes de nascimento mas assentos fotocopiados de baptismo ? E se o nome dos pais me for desconhecido o que é o caso ? É por essa mesma razao que julgava eu precisar das tais certidoes afim de conhecer o nome dos pais e assim de seguida. Mas afinal nao?

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53571 | aeiou2 | 12 déc. 2003 10:53 | In reply to: #53570

Os assentos fotocopiados são mais baratos,pois não são autenticadas.
Se não conhece os nomes dos Pais é muito complicado.Mas se tiver conhecimento de um Centro Mormon na sua zona pode sempre pedir o micro filme referente a essa freguesia e com muita paciência e SORTE, tentar encontrar,os pais da pessoa em questão.
Também pode começar pelo casamento dos pais dessa pessoa e andar para trás,pois nos assentos de casamento costuma estar o nome dos pais dos noivos eás vezes onde estes se casaram.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53572 | MSPAGraça | 12 déc. 2003 10:55 | In reply to: #53570

Cara Cris

Se os registos tiverem mais de 100 anos, estarão certamente microfilmados pelos mormons. São cópias dessas fitas que nós consultamos aqui no Arquivo Distrital do Porto; os originais estão, na sua maioria, fora de consulta. Contudo, para si isso pode ser uma vantagem, porque torna-se possível fazer a consulta onde quer que esteja, desde que haja uma casa daquela religião...


Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53574 | cris | 12 déc. 2003 11:11 | In reply to: #53571

Desculpe a minha ignorância, estou no estrangeiro desde os meus 14 anos e tenho hoje 28. Assim, mais uma pergunta; um centro Mormon corresponde + ou - a quê? Meus avós tendo eles menos de 100 anos devo entao pedir um assento fotocopiado ? Minha irma se encontrando em Marco de Canaveses (concellho de nascimento e de casamento de meus avós) poderá fazer directamente o pedido?
Obrigada senhora Maria.

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53576 | aeiou2 | 12 déc. 2003 11:25 | In reply to: #53574

Consulte o familysearch.org na net e aí vai encontrar muita informação,e até se há um centro perto de sua casa.
Claro que a sua irmã pode pedir directamente para o Arquivo, e sai decerto mais em conta pois os portes de correio também se pagam.Se o seus avós nasceram há menos de cem anos os assentos ainda devem estar no Registo Civil da zona onde nasceram,Marco de Canavezes e aí até a poderão ajudar.
Pergunte sempre e trate-me apenas por Maria

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#53577 | cris | 12 déc. 2003 12:07 | In reply to: #53576

Cara Maria (se assim me permite)
Imagine que até lágrimas tenho só porque já me deu informaçoes com as quais poderei alcançar meu objectivo.
Muito obrigada. Até breve

Reply

Direct link:

RE: Pinto-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#54789 | cris | 06 janv. 2004 09:32 | In reply to: #53564

Tenho portanto na boa ordem das coisas, pedir
assento fotocopiado de casamamento de meus avos de forma a obter o nome de
meus bisavos e assento fotocopiado de casamento de meus bisavos para obter
o nome de meus tretavos...
Obtem-se os assentos fotocopiados no mesmo dia ? Visto a data de nascimento de meus bisavos (meados de 1900) terei de me dirigir a outro sitio outro que o arquivo do Marco de Canaveses? Posso fazer o pedido por escrito?

Desde jà o meu agradecimento.

Cristina

Reply

Direct link:

RE: Venha vêr por favor !

#55274 | cris | 13 janv. 2004 10:57 | In reply to: #53576

Aqui estou eu mais uma vez com perguntas.
Como proceder afim de obter o nome dos irmaos de meus bisavos ? para assim obter os tios de meus avos. E jà agora, como obter os filhos destes ultimos ?

Aqui fica mais uma vez os meus agradecimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pinto-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#56728 | Álvaro S. Holstein | 03 févr. 2004 13:24 | In reply to: #54789

Cara Cristina,

A maior parte dos registos que pretende estão no Arquivo Distritaldo Porto. O procedimento a seguir é certidão de casamento, seguida de certidão de nascimento, na primeira encontrará o nome dos pais dos nubentes e na segunda também os seus avós.

Existem alguns confrades aqui que tem pesquisa feita em relação às suas famílias, como o meu primo José António Reis, o Manuel Magalhães e o Conde e mesmo eu tenho família do Marco, mas de ramos, aparentemente, diferentes dos seus.

Cumprimentos,

Álvaro de Sousa Holstein

Reply

Direct link:

RE: Pinto-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#57828 | cris | 13 févr. 2004 09:11 | In reply to: #56728

Para informacao : meus antepassados
(Cristina DE MATOSS n.02.09.1975)

Avô paterno

1-José Carlos De Matos n.26.09.1920 Tuias, MC Pais :
2-José Matos De Almeida n.1895 Fornos, MC
3-Maria Dos Prazeres n.07.1900 Tuias, MC
Avos :
4-José De Matos De Almeida
5-Ana De Jesus
6-Icôgnito
7-Maria Mendes

Avo paterna

1-Margarida da Conceiçao Mendes n.26.09.1920 Tuias, MC
Pais :
2-José Mendes n.1891 Tuias, MC
3-Maria Da Conceicao n.1891 Tuias, MC
Avos :
4-Manuel Mendes
5-Ana da Conceiçao
6-Joaoa Vieira
7-Francisca De Jesus

Avô materno

1-Luis Dos Reis n.27.09.1922 Aliviada, MC Pais :
2-Arnaldo Dos Reis n.1890 Aliviada, MC
3-Maria Adelaide n.1889 Varzea de Ovelha, MC
Avos :
4-Victorino Dos Reis
5-Eufémia Monteiro
6-José Moreira
7-Ana Moreira

Avo materna

1-Maria da Piedade Pinto n.14.08.1922 Aliviada, MC
Pais :
2-Rodrigo Pinto n.1890 Aliviada, MC
3-Maria da Natevidade n.1891 Varzea de Ovelha
Avos :
4-Antonio Pinto
5-Ana Monteiro
6-José Maria Monteiro
7-Maria da Conceiçao

Sengundo informacoes recolhidas, os senhores José Antonio Reis, Manuel Magalhaes e Conde talvez tenham pesquisa feita em relaçao à minha familia.

Desta vez nao fico aguardando resposta porque a minha paciência foi de férias e ainda me da um ataque !!!

Abraços
Cristina

Reply

Direct link:

RE: Pinto-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#57914 | MSG | 13 févr. 2004 21:44 | In reply to: #57828

Olá Cristina!
Bem, agora é tarde para desistir, não é assim? :-)
Aproveito para lhe dar uma "dica" sobre a numeração dos antepassados (um dia destes faço um tópico sobre isto).
Se reparar na numeração que utilizou, ela só é viável durante poucas gerações - depois, dá imenso trabalho perceber, de repente, quem é o antepassado "57" ou o "145". E se já tiver visto árvores com muitas gerações, vê que os números ficam gigantes.
Há uns anos, na "Raízes & Memórias" que é uma revista portuguesa de genealogia, foi proposto um sistema que não penso estar a ser adoptado por muita gente mas que me parece muito mais racional, e que eu tenho utilizado.
É um sistema "binário", apenas com, por exemplo, "1" para homens e "2" para mulheres.
Assim, o seu Pai será o "1" e a sua Mãe o "2".
O seu avõ paterno ("pai do pai") será o "11" e a avó ("mãe do pai") o "12".
Quer isto dizer que lê, como se fosse de trás para a frente, cada número, e "situa" imediatamente a pessoa em causa em relação a si.
Exemplo: 12122 = a mãe da mãe do pai da mãe do (seu) pai. O número tem cinco algarismos = cinco gerações!
Cumprimentos,
marcos sousa guedes

Reply

Direct link:

RE: Pinto-Reis-Mendes-Matos - Marco de Canavezes

#210703 | paribas | 16 oct. 2008 12:22 | In reply to: #56728

Caro Alvaro de Sousa Holstein

Convido-o a visitar o seguinte link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210442#lista

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 20:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen