Silva Lobão Telo (do Alentejo)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Estou especialmente interessado nos ascendentes de: (1) António da Silva Lobão e de sua mulher (2) Josefa da Graça; e de (3) Francisco da Silva Lobão Telo e de sua mulher (4) Ana Isabel Faustina de Lima. São todos da zona de Portalegre, Arronches e Elvas, onde viveram no séc. 18. Agradeço desde já qualquer informação a este respeito.
Os meus cumprimentos,
Mateus de Vasconcelos
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro MAteus de VAsconcelos,
Tenho esta família estudada até meados do séc. XIX e algumas linhas até ao presente. Meteram-se outros trabalhos pelo meio e estão parados. De qualquer forma o tronco desta família na zona de Arronches, Mosteiros, onde se estabelecem, é a seguinte:
I ANA MARIA DA SILVA, natural de Vila Flor. Casou com ANTÓNIO GOMES, natural de Vilas Boas. Tiveram a:
1 (II) MANUEL DA SILVA LOBÃO, com quem seguimos.
II MANUEL DA SILVA LOBÃO, nasceu em Vila Flor, ou Samões. Casou com CECÍLIA MARIA, natural de Monforte, filha de João Mourato e de sua mulher Joana Maria. Tiveram, entre outros, a:
1 (III) FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, baptizado na freguesia de Nossa Senhora dos Mosteiros, Arronches, a 04-III-1753. Foi Sargento-Mor das Ordenanças em Arronches. Casou com VITÓRIA BRITES NUNES, natural de Mosteiros, Arronches, filha de José Nunes e de sua mulher Leonor Pires. Com geração.
2 (III) ANTÓNIO DA SILVA LOBÃO, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Arronches. Casou com D. JOSEFA GRAÇA DA FONSECA, nascida em Santa Eulália, Elvas. Com geração.
Cumprimentos
Nuno Borrego
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno Borrego,
Muito lhe agradeço a genealogia que enviou. O António da Silva Lobão é certamente o que eu procurava. Este António (o seu 2(III)) foi pai de Francisco da Silva Lobão Telo Rasquilha, que nasceu em S. Bartolomeu, 9-4-1809 e participou no cerco de Marvão como comandante de um Batalhão. Casou com uma prima de nome Maria Francisca da Silva Lobão, de Santa Eulália, filha de Francisco da Silva Lobão Telo e de Ana Isabel Faustina de Lima.
Este Francisco da Silva Lobão Telo talvez seja um homónimo do 1(III) da sua genealogia, porque o que procuro foi casado com esta Ana Isabel Faustina de Lima e não com Vitória Brites Nunes (como aconteçe com o 1(III)).
Este casal (Francisco Rasquilha e Maria Francisca S. L.) consta do n. 73 do livro “Costados Alentejanos”.
Grato,
Mateus de Vasconcelos
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro MAteus de Vasconcelos,
Cá vão elemetos mais completos. Cumprimentos.
NB
I ANA MARIA DA SILVA, natural de Vila Flor. Casou com ANTÓNIO GOMES, natural de Vilas Boas. Tiveram a:
1 (II) MANUEL DA SILVA LOBÃO, com quem seguimos.
II MANUEL DA SILVA LOBÃO, nasceu em Vila Flor, ou Samões. Casou com CECÍLIA MARIA, natural de Monforte, filha de João Mourato e de sua mulher Joana Maria. Tiveram, entre outros, a:
1 (III) FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, que segue.
2 (III) ANTÓNIO DA SILVA LOBÃO, com quem se abre o Cap. II.
III FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, baptizado na freguesia de Nossa Senhora dos Mosteiros, Arronches, a 04-III-1753. Foi Sargento-Mor das Ordenanças em Arronches. Casou com VITÓRIA BRITES NUNES, natural de Mosteiros, Arronches, filha de José Nunes e de sua mulher Leonor Pires. Tiveram filhos a:
1 (IV) FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, que segue.
2 (IV) JOSÉ DA SILVA LOBÃO TELO, com que se abre o Cap. …
3 (IV) D. LEONOR DA SILVA LOBÃO TELO, com quem se abre o § …
III FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, Capitão da Companhia de Ordenanças de São Vicente. Casou com D. ANA ISABEL FLORÊNCIA DE LIMA PICÃO, filha de ………………(cf. Título de Picão, n.º....). Tiveram a:
1 (V) FRANCISCO, nasceu em Santa Eulália a 14-IV-1806.
2 (V) D. MARIA FRANCISCA DA SILVA LOBÃO, nasceu em Santa Eulália em 1807. Casou com seu primo FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO. Com geração que segue no Cap. …
3 (V) D. MARIA ISABEL DO CARMO DA SILVA LOBÃO TELO, nasceu em Santa Eulália. Casou na freguesia de São Bartolomeu, Arronches, a 26-XII-1838, com JOSÉ FRANCISCO DOS REIS SARMENTO, natural da freguesia de Santo André, Estremoz, filho de Gaspar dos Reis Sarmento e de sua mulher D. Justa Maria de Jesus.
4 (IV) D. MARIA ANA VITÓRIA DA SILVA LOBÃO TELO, nasceu em Santa Eulália. Casou na freguesia de São Bartolomeu, Arronches, a 26-XII-1838, com JOAQUIM DOS SANTOS DA SILVA MENDES, nascido na freguesia de São João, Abrantes, filho de Alexandre Mendes e de sua mulher D. Maria Angélica da Silva.
Cap. II
III ANTÓNIO DA SILVA LOBÃO, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Arronches. Casou com D. JOSEFA GRAÇA DA FONSECA, nascida em Santa Eulália, Elvas. Tiveram filhos a:
1 (III) FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, que segue.
2 (III) D. VITÓRIA BRITES DA SILVA LOBÃO, com quem se abre o §
III FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Arronches, a 09-IV-1809. Casou na freguesia de São Lourenço, Portalegre, a 06-VIII-1834, com sua prima D. MARIA FRANCISCA DA SILVA LOBÃO TELO, nascida na freguesia de Santa Eulália, Elvas, filha do Major Francisco da Silva Lobão Telo e de sua mulher D. Ana Isabel Picão (cf. Cap. …, n.º …). Tiveram a:
1 (IV) FRANCISCO, baptizado na Matriz de Arronches a 06-II-1837.
2 (IV) D. ANA JOAQUINA DA SILVA TELO, nasceu em Santa Eulália. Casou na matriz de Arronches, a 20-IX-1864, com VICENTE JOAQUIM CORADO, natural de Degolados, filho de Vicente Joaquim Corado, natural de São Vicente, Elvas, e de sua mulher Joana Rita, natural de Campo Maior.
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Adianto ainda, provavelmente sabe, que o apelido Rasquilha foi tirado duma herdade onde eram lavradores no termo de Arronches, abandonando alguns ramos o Lobão, passando a usar Telo Rasquilha.
Preparo com um meu parente, João Luís Cabral Picão Caldeira, um estudo sobre CAldeiras (de Barbacena, com varonia Mosqueira, até ver...); Picão e Lobão Telo, que trás algumas novidades sobre esta gente.
Cumprimentos
NB
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno Borrego,
Volto a agradeçer-lhe os seus dados. Aproveito para lhe fazer uma pergunta. Acha que a “D. ANA ISABEL FLORÊNCIA DE LIMA PICÃO, filha de ………………” (mulher do Francisco IV da parte I) é filha de Amaro José de Bastos Picão e de Francisca Faustina de Lima? Eles são da mesma zona e as datas parecem coincidir.
MV
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Fico a aguardar o vosso trabalho com muito interesse.
Muito obrigado.
MV
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Mateus,
Sim, é filha do Amaro. Cumprimentos.
NB
V AMARO JOSÉ DE BASTOS PICÃO, baptizado em Santa Eulália a 15-I-1749 (servindo de padrinho Tomé Chichorro da Gama Lobo) e falecido na mesma localidade a 03-X-1789; habilitado de genere em Elvas em 1764 , foi estudante de Filosofia, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, por carta de 13-I-1779 , Familiar do Santo Ofício (FSO), por carta de 02-V-1769 ; Capitão de Ordenanças em Santa Eulália e lavrador rico e abastado. Algumas das testemunhas ouvidas aquando da elaboração do processo para FSO, declararam que sua avó Juliana tinha fama de mulatice, o que ninguém conseguiu provar e que levou o Comissário do Santo Ofício em Elvas, Francisco Nunes, a relatar sobre esta matéria o seguinte: “ M. Ill.es Snr.es na forma que V.ªs Sr.ªs ordenam fui ás freguesias da Senhora da Ventosa, São Vicente e Aldeia de Santa Eulália, termo e Bispado desta cidade de Elvas, nelas fiz esta diligência, as testemunhas me parecem dignas de crédito e isto se pode dar a seus ditos por não alcançar coisa em que se encontre a impureza do sangue do pretendente, e só se fazem menor dignas de crédito, naquela parte, aquelas que falam em que o pretendente tem parte de mulatismo pela avó paterna, tanto, por não darem razão de seu dito, como não concordarem umas com as outras, pois umas dizem ser por parte de João da Guerra, outras por parte de Maria Picão, pais da dita avó Juliana, e bisavós do habilitando, em que se mostra ser tudo falso, por quanto nem um nem outro ter nada de mulatos, o que tudo se vê claramente na inquirição de genere do habilitando, que se acha na Câmara Episcopal, em que algumas testemunhas falaram no mesmo e com o mesmo fundamento que nesta, o que tudo se destruiu pelas certidões de casamento dos mesmos bisavós em que se falava, e sentença que no mesmo Juízo Eclesiástico teve a seu favor; e segundo o que alcancei me parece que um irmão de um destes bisavós foi casado com uma mulher que se dizia tinha parte de mulatismo, é o que posso e acho para informar V.ªs Senhorias que Deus Nosso Senhor Guarde por muitos anos. Elvas 4 de Março de 1769 = Francisco Nunes”. Casou em Maio de 1773 com D. FRANCISCA FAUSTINA DE LIMA, baptizada em Santa Eulália a 20-II-1754, filha de João Martins Grenho, natural da freguesia de São João Baptista da Póvoa del-Rei, termo de Trancoso, e de sua mulher Isabel Domingues, natural de Santa Eulália; n. p. de Manuel Fernandes, natural do Lugar de Santa Eufémia, termo de Trancoso, e de sua mulher Ana Rodrigues, natural da freguesia de São João Baptista; n. m. de Domingos Gonçalves Lima, natural da freguesia de São Tomé de Carrilhão, Couto de Barcelos, e de sua mulher Ana Martins, natural de Santa Eulália, Elvas.
Filhos entre outros:
1 (VI) MANUEL MARTINS PICÃO, nasceu em 1779 e morreu a 31-V-1805. Foi Capitão de Ordenanças e lavrador em Font’Alva. Casou com MARIA DA ASCENSÃO. S. m. n.
2 (VI) CLÁUDIO JOSÉ DE BASTOS PICÃO, nasceu em 1782. Foi nomeado Capitão da Companhia de Ordenanças de São Vicente, por decreto de 27-VIII-1807. Casou com D. JOAQUINA VICÊNCIA CORDEIRO VINAGRE. S. m. n.
3 (VI) LAUREANO JOSÉ DE BASTOS PICÃO, com quem se abre o Cap. II.
4 (VI) D. ANA ISABEL FLORÊNCIA DE LIMA PICÃO, casou com FRANCISCO DA SILVA LOBÃO TELO
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno,
Vi algures, se não estou em erro numa monografia, uma referencia com a origem desta familia (Lobão Telo). Infelismente na altura não tirei a referencia e não me lembro muito bem onde isto está. De qualquer forma, mal encontrar, envio-lhe o texto.
Boa sorte para a suas pesquisas e aguardo o seu trabalho com muito interesse.
Muito Grato.
MV
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Mateus,
Julgo que é possível ligar os do Alto Alentejo ao Tronco, ainda não tive tempo para ver os paroquiais de Vila Flor.
Cumprimentos
NB
I LOPO MACHADO, (cf. Felgueiras Gayo, Nobiliário de Famílias de Portugal, Vol. VI, Título de Machados, § 78). natural de Mirandela, foi filho de António Machado e neto de Rui Machado de Góes . Casou com CATARINA PINTO, natural de Vila Flor, filha de João de Erosa e de sua mulher Violante Pinto. Tiveram entre outros a:
1 (II) MANUEL MACHADO, com quem seguimos.
II MANUEL MACHADO, nasceu em Vila Flor, onde foi Juiz dos Órfãos. Habilitou-se a FSO, não sabemos de lhe foi passada carta . Casou com GUIOMAR DA SILVA, nascida na Quinta da Carcandeira, Ansiães, filha de Fernando Pereira de Sampaio e de sua mulher Ângela Ferreira, naturais de Ansiães. Tiveram entre outros a:
1 (III) LOPO MACHADO, que segue.
III LOPO MACHADO PEREIRA, foi Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo; FSO por carta de 1644. Casou com CATARINA DE LOBÃO, natural de Vila Flor, filha de Nicolau de Lobão, natural da Torre de Moncorvo, e de sua mulher Violante do Sil, natural de Vila Flor; neta paterna de Domingos de Lobão e de sua mulher Isabel de Castro, naturais da Torre de Moncorvo; neta materna de Francisco do Sil e de sua mulher Catarina de Almeida, naturais de Vila Flor. Tiveram a:
1 (IV) JACINTO MACHADO. S. g.
1 (IV) MANUEL DE LOBÃO TELO, com quem seguimos.
IV MANUEL DE LOBÃO TELO, não é referido por Felgueiras Gayo. Casou com MARIA DE ALMENDRA. Tiveram a:
1 (V) CLEMENTE DE LOBÃO TELO, com quem seguimos.
V CLEMENTE DE LOBÃO TELO, natural de Samões. Foi Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Casou em Serpa com D. ISABEL DA CONCEIÇÃO, natural de Serpa, filha de Manuel Rodrigues Sisudo e de sua mulher Maria Martins. Tiveram a:
1 (VI) MANUEL DE LOBÃO TELO, baptizado na freguesia do Salvador, Serpa. Habilitou-se a FSO em 1738.
2 (VI) JOÃO DE LOBÃO TELO, em 18-VII-1779 teve CBA para Lobões e Telos .
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Se me disser onde estão os paroquiais de Vila Flor, talvez eu os possa ver, enviando-lhe o que encontrar sobre eles.
MV
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Exmo. Sr. Dr. Nuno Borrego :
Por acaso terá alguma informação sobre esta família Corado aqui mencionada?
Sou descendente por via materna de famílias de Campo Maior( uma deles precisamente Corado) que iniciei o estudo á alguns anos atrás e por falta de documentação na TT uma vez que se encontra tudo em Évora parei com o referido trabalho.
qualquer informação que me possa dar agradeço desde já. Sei igualmente que está para publicar um trabalho sobre famílias alentejanas. Poderá informar-me para quando a saída da obra?
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno Borrego
A família de m/ mulher é descendente de António da Silva Lobão e de s/ mulher Josefa da Graça da Fonseca, por sua filha Victória Brites do Carmo. Poderei organizar e enviar-lhe os elementos que possuo para que complete mais um pouco este estudo.
Cordialmente
J. Almiro
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro J. Almiro,
Muito agradeço esses elementos. O meu mail é nunoborrego@iol.pt
Cumprimentos
Nuno Borrego
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Miguel,
Se me disser os elementos que necessita poderei espreitar. A documentação de Campo Maior (eclesiática) está em Elvas. Estou quase a ir para Elvas procurar umas pontas soltas do meu trabalho, verei com todo o gosto aquilo que pretende.
Nuno Borrego
nunoborrego@iol.pt
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno Borrego :
agradeço desde já a prontidão da sua ajuda que será preciosa. Vou reunir os elementos que considero mais importantes para mim pois não quero ser exaustivo e enviar-lhos-ei.
com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
PS - conheço alguns descendentes da família Mexia de Campo Maior que ainda usam o apelido e vivem em C Maior, alguns são meus primos por outros ramos.
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Nas pesquisas que estou a efectuar para construção da minha árvore genealógica constatei que descendo de indivíduos de apelido Lobão, de Serpa. O meu 4º Avô João José de Lobão natural de Serpa era filho de José Inácio de Lobão e de D. Teresa Antónia de Bastos, também naturais de Serpa. Dos dados que possuo sei que o dito João José de Lobão batizou em 1826 um filho Manuel ( meu trisavô) do qual foi padrinho um Clemente de Lobão. O que gostaria de saber, de quem me poder ajudar é: qual a ligação desta família à família Lobão aqui referida?
Obrigado desde já
joão Ramos
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Caro Nuno Borrego,
Descobri, recentemente, que tenho na família indivíduos com ascêndência ao ramo Lobão Telo, Bastos Picão, Lobão Rasquilha, Caldeira, Barradas, etc - de Santa Eulália e arredores.
Li, com muito interesse os posts deste tópico, onde desenvolve com todo o seu conhecimento, que deveras me apraz, as várias ligações familiares, nem sempre fáceis de entender (dada a elevada consaguinidade) entre os vários elementos desta família.
Sem querer abusar da sua predisposição para ajudar, pergunto-lhe (dado terem passado mais de 4 anos desde que o tópico foi iniciado) se já possui mais alguns dados sobre estas famílias, até onde é conhecida a ascendência destes ramos familiares e se já publicou o tal estudo sobre os Caldeiras?
Os melhores cumprimentos.
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Silva Lobão Telo (do Alentejo)
Num trabalho sobre a genealogia do escritor elvense António Sardinha, realizado por Jofre de Lima Monteiro Alves, aparece que:
"I – ANTÓNIO GOMES DE ALMENDRA, nasceu em 1685 em Vilas Boas, concelho de Vila Flor.
Casou com Ana Maria da Silva Lobão[1], nascida em 1690 na freguesia de Samões, concelho de Vila Flor. Filhos:
II – MANUEL DA SILVA LOBÃO, que segue.
II – GONÇALO JOSÉ DA SILVA LOBÃO, nasceu em Samões em 1725.
[1] Ana Maria da Silva Lobão seria irmã de Clemente de Lobão Telo, nascido em Samões, freguesia do concelho de Vila Flor, a 28 de Dezembro de 1679, sendo este filho de Manuel Lobão Montes e de Maria de Almendra, neto pela via paterna de Lopo Machado Pereira e de Catarina Lobão do Sil, neto materno de Pedro de Bairros e de Isabel Lopes. O apelido Silva vinha-lhe por sua bisavó Guiomar da Silva Pereira, casada com Manuel Machado, pais do referido Lopo Machado Pereira."
Algum dos confrades já consegui entroncar esta Ana Maria da Silva Lobão com o ramo principal dos Lobões? Ou esta ideia de ela ser irmã de Clemente Lobão Telo não passa de uma "tentativa" de enobrecer os antepassados do ilustre elvense?
Tiago Picão de Abreu
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 12:59