Faria de Albuquerque, Arouca

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Faria de Albuquerque, Arouca

#56190 | MSG | 28 janv. 2004 00:22

Caros confrades:
Procuro informações acerca do seguinte grupo familiar:
(1) P.e Francisco Faria de Albuquerque, pároco da freg.ª do Salvador de Burgo, Arouca, pelo menos entre 1706 e 1735; em 1714 é mencionado como arcipreste de Arouca (Gonçalves da Costa, Hist. da Cidade e Bispado de Lamego); faleceu em 1736.
Este sacerdote teve um filho de uma Joana (ou Catarina ) Camões, solteira (tem ainda duas filhas legitimadas em 1713):
(2) Francisco Duarte Camões, casado a 31.01.1707 com Luísa Tavares, filha de Bento Delgado e de Antónia Tavares, de S. Pedro de Arouca. Com ela morou pelo menos entre Junho de 1719 e Janeiro de 1748 na Rua da Lavandeira daquela freguesia.
Filhos destes:
(3a)Gaspar José de Faria de Albuquerque, bap. na freguesia de Burgo a 13.06.1719, afilhado do P.e Frei Manoel de Cerqueira, capelão do Mosteiro de Arouca, e de Feliciana, solteira, filha de Manoel Cerqueira (?) de Aguiar, de Arouca. Casou com Quitéria Maria do Espírito Santo, filha de Domingos Brandão de Almeida e de Isabel de Lobam (esta, filha do P.e Manoel Francisco de Lobam, pároco de S. Miguel de Urrô).
(3b)Quitéria, bap. 29.03.1722.
Ao tempo esta região integrava o bispado de Lamego, o que me traz uma outra dúvida: o paradeiro das respectivas inquirições de genere (se existem).
Obrigado por qualquer informação.
Marcos Sousa Guedes

Reply

Direct link:

RE: Faria de Albuquerque, Arouca

#66590 | mivapi | 03 juin 2004 23:18 | In reply to: #56190

Caro Senhor
Sendo Arouca o berço da minha família,vou tentar dar-lhe uma pequena ajuda.
Quanto ao Pe. Francisco de Faria de Albuquerque,a sua família já foi estudada por Manuel Rosado M. Camões e Vasconcelos nos seus "Albuquerques da Beira", Lisboa, 1948 p.169 (existe uma reedição recente,possívelmente à venda na livraria Genea).
Quanto às inquirições de genere de Lamego, existem algumas na Torre do Tombo sob a cota Sè de Lamego, n. 209,218 e 219. Espero ainda vir a encontrar mais inquirições desta diocese mas por agora é tudo quanto lhe posso oferecer.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Reply

Direct link:

RE: Faria de Albuquerque, Arouca

#69384 | mivapi | 11 juil. 2004 23:12 | In reply to: #66590

Será que alguma alma caridosa pode prevenir o iniciador deste tópico que já tem uma resposta?
Agradeço antecipadamente.

mivapi

Reply

Direct link:

RE: Faria de Albuquerque, Arouca

#69856 | MSG | 19 juil. 2004 02:11 | In reply to: #69384

Caro Confrade:
Muito obrigado. De facto, por razões diversas, tenho perdido um pouco o contacto com o Forum, e não dei imediatamente pela sua amável e esclarecedora resposta... e, fantástico! lá está de facto o meu P.e Francisco, no sítio que me indicou... lembro-me bem de colocar esta questão depois de ter folheado os "Albuquerques", e dessa vez sem sucesso....

Reply

Direct link:

RE: Faria de Albuquerque, Arouca

#69886 | mivapi | 19 juil. 2004 19:41 | In reply to: #69856

Caro Confrade

Folgo em ver que já leu a minha mensagem. Quanto às inquirições de genere de Lamego, soube entretanto que uma parte está no Arquivo Distrital de Braga. Este arquivo tem um site na net onde vêm referidos os nomes das pessoas objecto de inquirição, bem como a respectiva filiação.
Melhores Cumprimentos

MVP

Reply

Direct link:

RE: Faria de Albuquerque, Arouca

#69888 | mivapi | 19 juil. 2004 19:46 | In reply to: #69856

Caro Confrade

Folgo em ver que já leu a minha mensagem. Quanto às inquirições de genere de Lamego, soube entretanto que uma parte está no Arquivo Distrital de Braga. Este arquivo tem um site na net onde vêm referidos os nomes das pessoas objecto de inquirição, bem como a respectiva filiação.
Melhores Cumprimentos

MVP

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 11:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen