Familias Açorianas

This topic is classified in rooms: Famílias

Familias Açorianas

#5646 | fjardim | 08 juin 2001 17:26

Os Açoreanos relativamente aos Madeirenses souberam conservar muito melhor as suas tradições geneologicas; nos nossos dias é possivel ver familias brasonadas com solar proprio que estiveram sempre na mesma familia.
Nos Açores ainda existem alguns titulares, ao contrário da Madeira que não resta nem um.
Gostava de tomar conhecimento de algumas familias que se tenham ligado a familias Madeirenses - e que não foram poucas.

desde já agradeço, e só espero que esteja algum Açoriano neste forum, porque Madeirenses pelos vistos sou o único que participo.

Fjardim

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5703 | maes | 10 juin 2001 09:54 | In reply to: #5646

Prezado FJardim
Um antepassado de minha mulher, André da Ponte Quental da Câmara e Sousa casou em 31.05.1811, na Sé do Funchal com Carlota Joaquina Bittancourt de Freitas e Menezes.
André da Ponte Quental,natural de Ponta Delgada, era avô paterno do poeta Antero de Quental e descendente em S. Miguel de povoadores como Fernão do Quental, Pedro da Ponte "O Velho" que casou com Anna Martins, filha de Martinhanes Furtado De Sousa e Solanda Lopes, oriundos da Madeira. Na sua ascendência figuram também os Bicudo Correia de S. Miguel, sendo neto materno de Vital de Bettencourt Vasconcellos da ilha de S. jorge.
Carlota Joaquina Bittancourt, natural da Sé - Funchal, era sobrinha do 1.º Conde de Carvalhal e descendente de famílias como os Esmeraldo,Accioly, Atouguia, Correia Henriques, Câmara de Lemos e de povoadores como João Fernandes do Arco (Calheta).
Tenho baseado as minhas pesquisas um pouco à distância (só me desloquei uma vez ao Arquivo da Madeira). Tenho validado os dados em livros e estudos como as Memórias Seculares de Henrique Henriques de Noronha,as Saudades da Terra de Gaspar Fructuoso, em publicações do Arquivo da Madeira, tais como os Índices dos Registos de Casamentos e na imprescindível e inestimável colaboração da directora do Arquivo que me tem enviado as cópias de todos os registos que tenho solicitado.
Como ainda não foram publicados os índices de casamentos da Sé,tem havido alguma dificuldade, da minha parte, em "avançar" nas famílias Correia Henriques,Freitas e Menezes,Accioly e outras.
Aproveito para lhe solicitar, caso seja do seu conhecimento, algumas dicas de publicaçoes onde possa estudar a história destas famílias Madeirenses.
Antecipadamente grato
Manuel Estrada

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5711 | ítalo | 10 juin 2001 17:33 | In reply to: #5703

Gostaria de saber se têm alguma informação sobre uma família Morais ou Morais Rocha de origem açoriana aparentada com os Medeiros.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5760 | fjardim | 12 juin 2001 19:57 | In reply to: #5703

caro maes,
relativamente ás familias, accioly, correia henriques, esmeraldo,atouguia, etc. Deverá consultar- e penso que já o fez - o livro do Luiz peter clode, onde vem a descendência do joão fernandes do arco.
Penso que achará interessante, ler um livro da Agustina Bessa Luis, que se intitula a corte do Norte, que fala de algumas das familias que citou, mais concretamente a dos condes de carvalhal, visto estes terem um grande vinculo no Norte, na Ponta Delgada(Madeira).
Relativamente aos camara leme, poderá encontrar na geneologia dos homens Sousa, que tem a varonia dos camara leme. Foi editada esta geneologia nas artes e da historia da madeira, o qual posso-lhe facultar assim se desejar.
Eu não sei está nos Açores ou no Continente, no entanto, poderá ter algum conhecimento da familia Homem de gouveia dos Açores. Lancei aqui no forum esta familia se quiser acrescentar algo com o ramo dos Açorews ficava agradecido.
Outra familia que tenho interesse é os Ponte que foi referido no seu texto.SabE sE ALGUM RAMO dessa familia foi para a Mdeira.
Tenho conhecimento que o Antero de Quental tenha estado na Madeira. Aliás é referenciado na história da Ponta Delgada este facto, num solar que fica na Boaventura.
cumprimentos,
Fjardim

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5764 | fjardim | 12 juin 2001 21:03 | In reply to: #5703

Os bicudo correia que faz referencia são os bicudo correia falcão, visconde de Giraúl. Gostaria de informações desta familia, que são escssas neste site.

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5767 | fjardim | 12 juin 2001 21:50 | In reply to: #5646

Aqui está uma referencia á passagem do Antero de Quental pela Madeira.
No plano da arquitectura civil destacam-se dois solares: o dos Banhos, dos finais do séc. XVIII, recuperado para pousada, em 1992, por Silvano Jesus Teixeira, e o da Silveira, que apresenta gravado na porta de entrada o ano de 1783. Foi casa dos morgados Lício de Lagos, possuidores terras vinculadas. A tradição aponta a presença de Antero de Quental, hóspede de sua tia D. Isabel de Quental.
http://www.ceha-madeira.net/av/BOAVENTURA.htm
De acrescentar só que um dos últimos proprietários do solar da Silveira, foi Sabino Bento de Gouveia, tio do escritor Horácio Bento de Gouveia (casa museu Bento de Gouveia, escola preparatória Horacio bento de gouveia).
Tanto a casa do Ladrilho, como a da Silveira são possiveis aceder através do site www.monumentos.pt.

cumprimentos,
Fjardim

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#5789 | maes | 13 juin 2001 21:12 | In reply to: #5767

Caro Filipe Jardim
Cheguei há pouco tempo a este mundo fascinante da genealogia, estando a dar ainda, quanto muito, os segundos passos. Como tal, agradeço-lhe as orientações bibliográficas que teve oportunidade de me facultar.Como concerteza percebeu, tenho ainda centrado as minhas pesquizas à volta da genealogia dos Quentais dos Açores e suas ligações a outros ramos, nomeadamente a famílias madeirenses. Infelizmente um pouco à distância,como já referi, pois resido no continente.
A propósito do livro de Luis Peter Clode, creio que se refere ao título "A descendência de D. Gonçalo Afonso d`Avis Trastamara Fernandes". Ainda não tive oportunidade de o ler, tendo, contudo, alguma curiosidade em saber o que o autor defende sobre a filiação do dito Gonçalo Trastamara. Haverá alguma sustentação para quem defende a sua ligação a D. Afonso V e à Beltraneja (Joana de Castela)?
Quanto aos Accioly, tomei conhecimento da existência duma genealogia desta família, actualmente na posse da Casa Cadaval. Vou tentar estabelecer contactos.
O ramo dos Bicudo Correia que se ligou aos Quentais, creio que teve origem em Pedro da Ponte Rapozo casado com Maria Carneiro Bicudo, moradores na 1.ª metade do séc. XVII na Ribeira Grande. Por via varonil o último elemento desta família a que tive acesso é o de Pedro Jácome Bicudo Correia que nasceu em Ponta Delgada em 1856. O 1.º Visconde de Giraúl, título adquirido em finais do séc. XIX, entroncará neste ramo? Colhi estes dados nas folhas genealógicas de Carlos Machado (Biblioteca e Arquivo de Ponta Delgada). A propósito, existirão no Arquivo da Madeira algumas genealogias manuscritas por este autor? Provávelmente não.
Quanto aos Ponte e Homem de Gouveia, de momento não lhe posso adiantar mais do que os dados já transmitidos a este forum(como vou breve em férias para S. Miguel pode ser que por lá encontre alguma coisa ).
Em relação ao Antero de Quental, tenho algumas informações das suas estadias por cá no continente, nomeadamente em Vila do Conde onde fez o seu testamento e no Cartaxo, onde resido, e onde passou alguns períodos em casa de um Juiz seu amigo, bem como da relação forte entre o seu avô, André da Ponte Quental, e o poeta Bocaje. É natural que também se passeasse pela Madeira, pois sua tia D. Isabel Quental aí casou com um filho de Pedro Júlio da Câmara Leme. De notar também que sua avó paterna, D. Carlota Joaquina de Freitas Bettencourt, era natural do Funchal, descendente dos Carvalhais. Como refere que eles tinham um grande vínculo no Norte (Ponta Delgada,S. Vicente, Boaventura), não me surpreende nada que o Antero por aí andasse em casa de familiares.
É pena que só ainda saisse o I volume das Genealogias de S. Miguel e St. Maria de Rodrigo Rodrigues. Em conversa informal que tive com o Dr.º Hugo Moreira, também ele coordenador desta obra,soube que outros volumes estão já preparados para ver a luz do dia. Problemas de editores? De "capelinhas"? Concerteza que seria mais um bom contributo para o estudo de muitas famílias ( Pontes, Homem de Gouveia, etc..).
Quanto á genealogia dos Homem de Sousa e dada a disponibilidade que manifestou em poder facultá-la, e se não for abuso da minha parte, aqui deixo o meu endereço para eventual contacto
maes@mail.telepac.pt

E do livro de Luis Peter Clode.Existe ainda alguma edição à venda? Onde?

Cumprimentos
Manuel Estrada

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#6137 | mccastro | 21 juin 2001 21:53 | In reply to: #5789

Ainda não percebi, porque é que se tem falado tanto da ilha da Madeira, quando, que eu saiba e vem nos livros, a Madeira não é nos Açores.

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#6161 | fjardim | 22 juin 2001 11:42 | In reply to: #6137

mccastro,

Neste forum, felizmente sou livre de expressar as minhas ideias, as minhas dúvidas, a minha ignorância...e não obriguei até hoje ninguém a participar nos tópicos mandados pela minha pessoa.

Não consigo alcançar a sua preocupação por se falar tanto na ilha da Madeira. Talvez por não dominar geneologia e história insulares se senta um pouco marginalizado.

Se tivesse lido a pergunta inicial talvez percebesse o que eu quero quando lancei este tópico.

Só para finalizar, acho muito mais grave, quando temos uma participação construtiva, do genero, procurar bibliografia e disponibiliza-la no forum, e nem receber um obrigado ou uma qualquer atenção.

cumprimentos,
Fjardim

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#6166 | francisco | 22 juin 2001 16:35 | In reply to: #5760

Caro Filipe Jardim

Se me pudesse dizer onde poderei ter acesso à genealogia dos Homem de Sousa (Câmara Leme) agradecia.

Cumprimentos

Francisco de Mendia

Reply

Direct link:

RE: Familias Açorianas

#6187 | mccastro | 22 juin 2001 23:01 | In reply to: #6161

Caro fjardim,

Nunca foi minha intenção ferir as suas boas intenções quanto à informação que muito simpáticamente transmitiu a este fórum sobre famílias madeirenses.

Acontece que o "Assunto/Tópico : Famílias Açoreanas", leva a que pessoas com ascendentes familiares açoreanos (meu caso), se dirijam a este "tópico" convencidos que haja alguma informação sobre o assunto, mas até agora nada, só Madeira.
O mais indicado seria " Assunto/Tópico : Famílias Madeirenses ", mas tudo bem, o meu amigo é livre de "...expressar as minhas ideias,... "

Quanto à minha ignorancia sobre "...geneologia e história insulares..." , nunca ficou mal a ninguem tentar saber aquilo que não sabe, daí a minha consulta a este "fórum".Pelos vistos em vão.

Quanto a "Famílias Açoreanas ", terei o maior prazer em disponibilizar informações que me sejam solicitadas pois tenho o " Nobiliário da Ilha Terceira " que trás bastante informação sobre as mais importantes famílias desta ilha.

"Só para finalizar...", quero agradecer-lhe toda a informação sobre "Famílias da Madeira" que disponibilizou neste "fórum".
Queria apenas também dizer que "...se senta..." se escreve " se sinta ".

Já agora, já alguma vez foi aos Açores?
Já lá fui várias vezes (às ilhas todas), e à Madeira fui 3 vezes, e parabéns é uma ilha lindíssima.

Cumprimentos,
mccastro

Sau

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juin 2024, 18:30

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen