Igreja - Talha dourada

This topic is classified in rooms: Património

Igreja - Talha dourada

#57104 | jose gaspar | 06 févr. 2004 22:54

Caros confrades

Faço parte de um grupo de pessoas que querem recuperar a talha dourada da igreja de vale de figueira que é do século XVIII (1708).
A talha foi visitada á pouco tempo por um técnico de restauro e segundo a sua opinião a talha ainda é a primitiva, nunca foi mexida e que só se deve mexer na sua estrutura
Tenho receio de tomar alguma iniciativa que seja algum atentado ao nosso património o que acontece em muitas das igrejas do nosso pais.
Gostava de saber a vossa opinião e ajuda, como devemos iniciar este projecto.

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Igreja - Talha dourada

#57116 | A. Varela Remígio | 07 févr. 2004 01:10 | In reply to: #57104

Caro José Gaspar

O seu receio quanto ao tratamento a efectuar na talha em causa é de enaltecer. Efectivamente, cometem-se crimes neste domínio todos os dias no nosso país.

Como Conservador-restaurador fiquei num dilema ao ler este tópico, responder ou não. Se respondo, poderei ser acusado de interesseiro, se não respondo, de despreocupado com o Património Nacional, o que deveria ser a minha maior preocupação profissional.

Vou arriscar. Tentando ser o mais imparcial possivel, aconselho-o vivamente a consultar a Associação Profissionais de Consevadores-restauradores de Portugal que lhe poderá indicar alguns contactos de Conservadores-restauradores especializados em Escultura/talha formados a nível superior.

http://www.arp.org.pt/index.htm

Sempre ao dispôr para qualquer outra dúvida,
os meus cumprimentos

André Varela Remígio
a.v.remigio@sapo.pt

Reply

Direct link:

RE: Igreja - Talha dourada

#57128 | jose gaspar | 07 févr. 2004 11:02 | In reply to: #57116

Caro amigo André Remígio

Gostei da sua resposta e também da sua preocupação sobre o nosso património.
Já consultei a página que me aconselha e realmente fiquei ainda mais informado das ajudas que podemos adquirir.

Muito obrigado
José Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Igreja - Talha dourada

#57185 | texmel | 07 févr. 2004 20:11 | In reply to: #57116

Caro Senhor Gaspar
Não lhe toque nem consinta que lhe toquem,tenho visto tanto coisa bonita e boa estrageda que até fico triste com o que vejo.
Aceite o conselho de senhor Varela Remigio.Siga o velho ditado « A tenda na mão de quem a entenda» Boa sorte e não facilite.
TEXMEL

Reply

Direct link:

RE: Igreja - Talha dourada

#57285 | jose gaspar | 08 févr. 2004 23:22 | In reply to: #57185

Caros amigos

Sabiam que cada vez que faço uma visita e explico a historia da minha igreja vejo sempre novos pormenores das alterações que o edifício sofreu ao longo dos séculos. E o giro é que começo a desvendar que a igreja é mais antiga que as datas que se encontram na talha dourada: “com amor foi feito 1708” e no exterior na base de uma cruz (grande): “erecta em 1708 / caiu por temporal 1821 / levantou-se em 1822” e para me ajudar, descobri que debaixo de um dos pilar da igreja encontra-se uma inscrição (apenas visível algumas letras) que eu julgo ser medieval até porque a freguesia é referida no século XII como do termo de Santarém.
Será que na Idade Média havia uma capela e no ano de 1708 se alterou para uma igreja com a colocação da dita talha dourada, do ouro do Brasil?

Nota: a talha dourada foi mandada colocada pelos senhores Condes de Tarouca

Obrigado pelas vossas respostas
José Gaspar

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 21:53

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen