Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

#57473 | josemariaferreira | 10 févr. 2004 14:53

Alguém tem conhecimento da origem destes apelidos? e de familias que os tivessem usado principalmente no Alentejo e Algarve?
Grato pela atenção.
Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59046 | jvaldeira | 28 févr. 2004 01:16 | In reply to: #57473

Caro J.M. Ferreira,

Tenho uma Maria Catarina Bocarro n.??-09-1679 em Portimão c.c. Francisco da Rocha Pereira em 24-02-1706, também Portimão.

A família do marido está bastante estudada.Ver:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=39870

Quanto a Maria Catarina Bocarro encontrei os seus pais e avós mas ainda não consegui entender exactamente donde vem o Bocarro. Ver:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=50671&fview=e

Sei que o Roberto Lopes também estudou alguns Bocarros...

Cumprimentos,
JValdeira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

#59098 | MO2004 | 28 févr. 2004 17:49 | In reply to: #57473

Caro Sr. José Maria Ferreira,

Relativamente ao apelido "Maneta" tenho conhecimento de uma pessoa já falecida há alguns anos que tinha esse apelido, e era do Alentejo (zona de Ourique / Garvão ?). Os seus descendentes já não têm esse apelido. Segundo me disseram "Maneta" era proveniente de uma alcunha de um familiar (não sei se pai ou avô)e que passou a apelido.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Cumprimentos
Helena Pombinho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

#59102 | MO2004 | 28 févr. 2004 18:00 | In reply to: #57473

Caro Sr. José Maria Ferreira

Queira desculpar mas não mencionei o nome da pessoa: Eduardo da Encarnação Maneta
Qualquer um dos seus três filhos já não tem esse apelido.

Cumprimentos
Helena Pombinho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59215 | josemariaferreira | 29 févr. 2004 19:34 | In reply to: #59046

Caro JValdeira

No séc. XV já encontrei uma família de apelido Bocarro a morar na Vila de Panoyas cuja ascendência permaneceu pelo menos naquela localidade até ao séc.XVIII. Era uma família pouco numerosa que se foi misturando através dos tempos com outras famílias nobres da terra como Barbudas/os,Varelas,Miguens,Louzeiros e Guerreiros.
O primeiro que achei foi Joham Bocarro, nascido cerca do ano de 1420, proprietáro confinante com o couto do concelho da Vila de Panoyas.

Bocarros entroncados:

1.DIOGO BOCARRO, nascido cerca do ano de 1580 casou com N... de quem teve: Manuel e Diogo.

2.DIOGO BOCARRO (Moço), filho de Diogo Bocarro e de N... casou com Isabel Roiz Varella de quem teve: João nascido a 5 de Setembro de 1637 e outro filho chamado Manuel.

3.JOÃO ROIZ BOCARRO VARELLA,filho de Diogo Bocarro e Isabel Roiz Varella, casou com Sebastiana Raposo Louzeiro de quem teve: Baltazar e Manuel Bocarro.

4.BALTAZAR LUÍS BOCARRO VARELLA,filho de João Roiz Bocarro Varella e de Sebastiana Raposo Louzeiro. Casou no dia 5 de Fevereiro de 1679 com Isabel Soberal filha de André Soveral e de sua mulher Maria Neves.
Deste casamento tiveram: Mariana nascida 21 de Dezembro de 1679 e Brás nascido a 10 de Fevereiro de 1681.

Outros Bocarros desentroncados:

1.MANUEL BOCARRO, nascido cerca de 1580 casado com N... tiveram: Catarina, Pedro, Diogo e Afonso.

2.PEDRO BOCARRO, casou com Catarina Cavaleira deste casamento tiveram: Catarina nascida a 4 de Abril de 1628 e Domingos nascido a 14 de Julho de 1631.

3.DOMINGOS BOCARRO, casou com Domingas Afonso em 14 de Julho de 1626.

4.MANUEL BOCARRO,alferes da Ordenança da Vila casado com Maria Afonso tiveram: Manuel nascido em Agosto de 1685 e Sebastião a 10 de Maio de 1694.

- Sobre o apelido Mascarro/Mascarra(e não Moscarra) acabo de descobrir um tal Vasqu`Eannes Mazcarro morador na Vila de Loulé no séc.XIV.
No séc. XVI,aparecem em Almodôvar e Panoyas famílias deste apelido, tudo leva a crer que este apelido tenha origem no sul de Portugal ainda no início da nacionalidade.Este apelido terá dado origem ao apelido Mascarenhas? tudo leva a crêr que sim, apesar de vários conceituados genealogistas defenderem a sua origem toponímica. Mascarenhas poderá ser patronímico de Mascarra senão vejamos a grafia usada no século XIV,no apelido de um tal Vasco Gonçallvez Mazcarrenhas. Espero que esta minha tese venha a revolucionar a origem do apelido Mascarenhas. Deixo á consideração de todos os confrades interessados neste tema.
Cumprimentos
Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59216 | nunomaria | 29 févr. 2004 19:55 | In reply to: #59215

Caro José Maria Ferreira

A sua tese sobre a origem do apelido Mascarenhas (eventual corruptela de Mascarro) é, no mínimo, curiosa e digna de atenção...

Tanto mais que os Mascarenhas aparecem desde cedo ligados à Ordem de Santiago, à qual pertencia Loulé, onde moraria no século XIV o tal Vasq'eannes Mazcarro.

Nos documentos onde localizou Vasq'Eannes Mascarro faz-se alguma alusão à Ordem de Santiago ou atribui-se-lhe algum estatuto social preciso (cavaleiro, escudeiro, etc)?

Com os melhores cumprimentos

Nuno Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59222 | josemariaferreira | 29 févr. 2004 21:05 | In reply to: #59102

Cara Helena Pombinho

Curioso a pessoa que disponho como primeira de uma geração de Manetas é dessa zona!
Trata-se de Manoel Roiz Maneta que na segunda metade do séc.XVII, morava na Vila de Panóias cuja geração chegou aos nossos dias na sua descendente Bárbara Maneta, casada com Celestino Domingos Mestre.
Este apelido tem origem em alcunha? se tem, essa origem perde-se nos tempos, pois aparece muito frequentemente no Algarve e Alentejo consolidado em famílias que o transmitem de geração em geração.
Cumprimentos
Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59229 | josemariaferreira | 29 févr. 2004 21:44 | In reply to: #59216

Caro Nuno Maria

Não se faz qualquer alusão à dita Ordem, trata-se de uma sessão de câmara em que participaram "juíz e oficiaees e fidalgos cavaleiros escudeiros homens boons"
Cumprimentos
Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59235 | nunomaria | 29 févr. 2004 22:10 | In reply to: #59229

Caro José Maria

Obrigado pelo esclarecimento.

Também em Portimão aparecem "Mascorros" nos finais do sec.XV e princípios do século seguinte.

Cumprimentos
Nuno Maria

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59237 | MO2004 | 29 févr. 2004 22:31 | In reply to: #59222

Caro José Maria

É realmente curioso! Eduardo da Encarnação Maneta foi casado com uma irmã da minha mãe e, recordo, de em miúda ir a Panóias com um dos meus primos e ele ir visitar umas tias ou primas do lado paterno. Quanto ao apelido ter origem em alcunha foi o que me contaram.
Com os elementos que me deu, vou tentar saber mais pormenores junto dos meus primos e se conseguir saber algo contactá-lo-ei.
Cumprimentos :-)
Helena Pombinho

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Cam

#59307 | jvaldeira | 01 mars 2004 20:23 | In reply to: #59215

Caro José Maria,

Agradecido pelos seus dados que são muito interessantes. É bem possível que exista ligação porque há muito "movimento" entre Portimão/Alvor e Odemira/Ourique. Passa-se o mesmo com os Jaques Oliveira, Fogaça, Afilhado, Malveiro e penso que também com Barbuda e Varela: todos aprecem nas duas regiões e na maioria dos casos com ligações familiares provadas.
Mas para eventualmente chegar aos seus Bocarro alentejanos ainda preciso de mais algum trabalho em Portimão...
Cumprimentos,
JValdeira

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

#89139 | anna | 21 avril 2005 11:24 | In reply to: #57473

Meus caros,

A cada dia que passa esta história se torna mais interessante……..

Leiam, por favor, nas crónicas de Espanha, o episódio dos 7 infantes de Lara:

10. La Leyenda de los Siete Infantes de Lara, relato épico castellano, mitad historico mitad mitológico tiene algo que ver con nuestro pueblo pues fue precísamente en un paraje de Espeja, Valdespejón, donde se desarrolla la escena culminante de la venganza que relata.
El episodio se desarrolla a finales del siglo X, concretamente durante los mandatos de los condes Fernán Gonzalez y García Fernandez [18]
Gonzalo Gustios [19] es un rico hombre [20] de Salas que tiene siete hijos varones: los siete infantes. La historia cuenta el episodio de una abominable traición que acabó con la vida de los siete hermanos y el drama de Gonzalo Gustios.
Hallándose toda la familia en Burgos asistiendo a los esponsales de Doña Lambrea con un tío de los infantes, Rodrigo Velazquez, huvo un duelo en el que murió un primo de la novia a manos del menor de los infantes. Este será el desencadenante de la tragedia.
Doña Lambrea urdirá su venganza solibiantando los ánimos de su marido.
Gonzalo Gustios es enviado en traición a Almanzor que le hace prisionero. Los infantes son traicionados, en ausencia de su padre, en el campo de Almenar por su tío, allí mismo son descabezados los siete. Las cabezas son enviadas a Almanzor que las muestra a su padre. Almanzor se apiada ante el enorme dolor del anciano y le envía a su hermana para consolarlo.
Años después Gonzalo es liberado mientras, en la hermana de Almanzor, ha prendido la semilla de un amor. Poco tiempo después nacerá un niño que llevará el nombre de Mudarra.
Antes de partir D. Gonzalo a Castilla hace prometer a la princesa que, cuando el niño crezca, le será enviado a sus tierras para poder consumar la venganza contra D. Rodrigo el traidor.
Pasan los años y Mudarra llega a Castillla presentándose ante su padre; el bastardo inicia una persecución de D. Rodrigo arrasando a su paso todas las tierras del infame conde.
Por fin se produce el encuentro de ambos, se baten y Mudarra hiere a D. Rodrigo; lo monta en un pollino y, llegando a Salas, es ajusticiado en la forma más vil consumándose de esta forma la venganza de Mudarra.
El fragmento del romance que nos interesa es el del encuentro de perseguido y perseguidor. Veamos lo que dice Menendez Pidal.
"Por último, Ruy Velazquez sale de allí muy de mañana y sube cazando por la ribera de un río que llaman las crónicas aguas de Espeja; este río ha de ser el río Vezo, que se forma de varios arroyos en los términos de Espeja y Espejón y va a morir al Arandilla, a poco más de un km. de Coruña.
Cansado ya Ruy Velazquez de tanto huir cuando le anuncian que se acercaba la hueste de Mudarra, quiso hacerle frente: "e aquel donde le esto dixeron avia nombre de Val de Espeja; e dijo estonce Ruy Vasques que alli los esperaria; e porque los espero alli ovo nombre de alli adelante de Val de Espera, e asi lo ha oy dia" [21] Hoy no se conserva rastro de la tradición a la que alude el juglar ni sí que paraje alguno lleve el nombre de Valdespera. Sólo conozco un Valdespejón, valle de media hora, entre las villas de Espeja y Espejón; quizá sea el lugar donde fue herido D. Rodrigo. Mudarra, haciendo a éste prisionero, lo lleva a través de los pinares de Catalago(SIC) y Arganza hasta Vilviestre, que dista cuatro leguas de Espeja, y es el sitio donde fue ajusticiado el traidor".
Para mim, que procuro entender as minhas origens na sua essência, foi muito gratificante ter encontrado este episódio nas crónica de España.

Acresce ainda dizer que minha avó D. Tereza da Silva, nasceu em Vilviestre (del Piñar), precisamente o acima mencionado – Castilla y Léon.
Chamaria também a atenção para o brazão antigo da vila.

Cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Apelidos:Modarra,Moscarra,Bocarro,Maneta e Campeão

#89170 | anna | 21 avril 2005 17:29 | In reply to: #89139

Em aditamento,
Gostaria de dizer que o escudo antigo de Vilviestre del Piñar é de estrelas de 8 pontas, conforme o é o brazão antigo dos Carvalhos.
Ora, como a minha família neste ramo é de Carvalhos e de Carvalhos da Silva
Ver no Genea: Tomas de Carvalho e Sousa.

cumprimentos,
:)
Anna

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 07:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen