Rodrigo Cid de Magalhães partidário de D.António

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias

Rodrigo Cid de Magalhães partidário de D.António

#57611 | A.Godinho | 11 févr. 2004 19:40

Caros confrades

Aqui no Forum, no tópico "Partidário(as e Oponentes do Rei D. António", é referido, como partidário do dito Senhor, o Padre Rodrigo Cid de Magalhães. Ora este Padre pode ser o Padre Rodrigo Cid filho de Manuel Fernandes da Fonseca e de Constança Cid, e irmão inteiro de meu antepassado Luis Fernandes Cid. Consta o citado Padre Rodrigo Cid, filho daquele casal, na Base de Dados do Genea, onde se refere que seguiu o partido do Prior do Crato tendo de se ausentar para o estrageiro, onde morreu. A serem a mesma pessoa o Padre Rodrigo Cid e o dito Rodrigo Cid de Magalhães, tal trás-me um elemento novo, ou seja a possibilidade da existência do apelido Magalhães na ascendência daqueles meus antepassados (Manuel Fernandes da Fonseca e de Constança Cid).
Ficaria grato a quem pudesse fornecer-me algo mais acerca deste assunto...
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Rodrigo Cid de Magalhães partidário de D.António

#58052 | jpbabc | 16 févr. 2004 00:44 | In reply to: #57611

Caro António Godinho de Carvalho,

Acabo agora mesmo de ler este seu pedido de ajuda. Veja se lhe interessa.

No referido livro de J. V. S. consta uma nota de rodapé relativa ao Padre Rodrigo Cid de Magalhães que passo a transcrever:

Pág. 31 (99) - Era natural de Santarém; cf.: seu testamento com data de 16 de Abril de 1583: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo del-Rei D. António, doc. nº 98. Este doc. vem citado na obra do Sr. Dr. Mário Alberto Nunes Costa, Os Arquivos del-Rei D. António e seus servidores, pág. 29. No «rol das pessoas», ibidem. pág. 162, nº 30 vem cit. com o nome de «Rui Cide, religioso». Sobre este clérigo, que acompanhou D. António em França e nesse país veio a falecer, vid. Pedro de Frias, Crónica del-Rei D. António, pág. 191.

Espero que encontre o que deseja.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Reply

Direct link:

RE: Rodrigo Cid de Magalhães partidário de D.António

#58104 | A.Godinho | 16 févr. 2004 13:22 | In reply to: #58052

Caro José Pedro Castro

Fico-lhe muito grato pela sua resposta atenta. Vou tentar consultar a preciosa bibliografia que indica e o testamento referido, assim que tiver alguma disponibilidade.

Os meus melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 20:16

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen